Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Bem, 

 

Não sei quanto ao valor da manutenção do cambio manual e do i-motion.

 

Mas eu não compro carro com 50 mil Km, que para mim é está rodado o suficiente para começar a dar problemas diversos. A menos que sempre foi teu e fez as manutenções corretas. 

 

E por fim eu não compraria um i-motion com 50 m mil km não sabendo nas mãos de quem que ele andou. Pra mim serve também esta condição para o carro inteiro. 

 

Mas isso é decisão pessoal. Sempre depende de quanto for gastar na compra deste carro. 

Intendi,Mais o valor q tenho não da pra pegar um 0km,Queria mto pegar um polo 2012 sportline,mais como vai sair de linha optei pelo fox,to pensando num 13 1.6.tenho 32mil pra investir

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não existe óleo vitalício, todo óleo lubrificante precisa ser trocado.

Sim, não deixo passar também, verifico tudo nas revisões, da unha do pé até ao fio do cabelo... a raposa merece toda atenção e zelo. Minha idéia sobre o meu carro é que ele sempre tem que estar disponível, para uma voltinha ou para uma viagem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

e o fato do xenon? alguem achou solução, estou com medo e pensando em tirar os xenos do milha!

Share this post


Link to post
Share on other sites

e o fato do xenon? alguem achou solução, estou com medo e pensando em tirar os xenos do milha!

Na duvida eu nem coloquei, prefiro andar sem do que ter possibilidade de queimar algum módulo do cambio ou algo do tipo, a chance de queimar pode ser 1% né!! Masss vai que sou esse 1%...hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu andei 2 anos com xenon no neblina, nunca tive problemas. Mas aí um lado queimou e, com tanto medo que a galera me botou, voltei para as originais.

Dá pra fazer uma ligação independente usando relé que não afetaria o chicote, deve gastar uns 50 merréis num eletricista para fazer.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu andei 2 anos com xenon no neblina, nunca tive problemas. Mas aí um lado queimou e, com tanto medo que a galera me botou, voltei para as originais.

Dá pra fazer uma ligação independente usando relé que não afetaria o chicote, deve gastar uns 50 merréis num eletricista para fazer.

Sera que tem algo a ver com xenon instalado em carro que ja venha com o farol de milha de fabrica, pq ai o chicote seria completo até a caixa de fusiviss e talss, no meu caso eu que instalei as milhas e mesmo assim optei por não usar..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Há onze anos uso xenon nos faróis de milha nos Polos que tive. Só uma vez queimou o reator de um porque o cara instalou num local que pegava muita água da chuva. Só fui ver quando queimou. Troquei o reator, foi colocado num outro local e nunca mais deu qualquer tipo de problema. Nem no meu ultimo que é i-motion. Está com eles até hoje e vou entregar na concessionária assim.  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal boa tarde

Minha raposa tem quase 72 mil km e faço revisões regularmente de 5 em 5 mil km rodados, troco óleo de motor, filtros de ar, filtro do combustível, etc, sou zeloso em relação ao carro, mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha é quando preciso fazer a substituição de componentes, assim como a embreagem dele, já que é i-motion e eu não sinto no pedal o peso da mesma. Quando esse componente está gasto ele apresenta problemas? (quais componentes preciso ficar de olho), por exemplo, a embreagem patina ou algo do tipo? Não digo que ele esteja com problema, mas como eu posso fazer a manutenção preditiva antes que me apresente problemas, estoure algum componente, etc? Gosto do cambio automatizado, é confortável, já me adaptei com os tranquinhos, que sinceramente é só aliviar o pé um pouco do acelerador nas passagens que nem dá para sentir, se bem que eu gosto de guiar fazendo as passagens no manual, o que o torna mais confortável ainda. Já minha esposa, só dirige no Drive. Não penso em outro carro, gosto demais.

 

Mas eu gosto de verificar tudo, sou bem chato e perfeccionista quanto a isso. Afinal o seguro morreu de velho e o homem prevenido vale por dois.

 

Quem puder ajudar, fico grato

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caro Rodcyber

 

Com 72 mil Km não sei que mecânico faz as tuas manutenções.

 

Provavelmente não faz mais na autorizada. Aconselharia que seu mecânico fizesse  um revisão para ver o estado da embeagem, platô, disco de embreagem, etc....

 

Com esta kilometragem já devem estar "mais pro fim do que pro meio", pra não dizer gasta. 

 

Se tiver que fazer a embreagem nova, vai custar a mesma coisa do que se fosse manual, talvez um pouco só a mais e dura mais uns quantos kms.  

 

Como o cambio é praticamente eletrônico, não vai estourar nada, ele vai parar de funcionar e não vai engatar mais nada. Nem no manual e nem no automático. Ai a solução é chamar o guincho e rebocar até o mecânico. 

 

Então, se és um Matogrossense prevenido, manda ver....! 

 

Espero ter ajudado. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , bom dia, é bom trocar idéias e ficar informado, na próxima revisão estará na lista para revisar, muito obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu chapolim fez 75 mil km hoje.

Tudo certo no câmbio. Embreagem ainda original.

A suspensão e freio são os que me tiram do sério.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu chapolim fez 75 mil km hoje. Tudo certo no câmbio. Embreagem ainda original. A suspensão e freio são os que me tiram do sério.

 

Beleza Marcel, 

 

Mas fique de olho, de uma revisada pode estar chegando ao fim, a embreagem e componentes é claro.  Abs. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza Marcel,

Mas fique de olho, de uma revisada pode estar chegando ao fim, a embreagem e componentes é claro. Abs.

Está aí uma coisa que não é simples de revisar. Vc precisa desmontar tudo para avaliar e se vai desmontar tudo, já troca logo.

Eu estou atento em vazamentos e nível do fluído hidráulico do robô. A embreagem, infelizmente não dá para pagar mão de obra só para olhar se está tudo bem.

Mas obrigado pela preocupação e idéia.

;-)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só queria registrar a excelente experiência que estou tendo com o i-motion.

 

41.000 e nenhum problema! A única coisa que me tirou do sério foram as tais máquinas que levantam o vidro. Já troquei as duas da frente.

 

 

Dica de usuário: Algumas pessoas se assustam ou reclamam daquela famosa mensagem "Falha no câmbio i-motion. Favor entrar em contato com a VW blablabla" quando tentamos ligar o carro. Depois de muito me irritar e xingar a VW, percebi que as mensagens apareciam se eu desligasse o carro com o câmbio em alguma posição que não fosse a P. Ou seja, se deixar no D, a mensagem vai aparecer e a galera pra variar vai falar mal do câmbio.

Depois que percebi isso, a mensagem nunca mais apareceu :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só queria registrar a excelente experiência que estou tendo com o i-motion.

41.000 e nenhum problema! A única coisa que me tirou do sério foram as tais máquinas que levantam o vidro. Já troquei as duas da frente.

Dica de usuário: Algumas pessoas se assustam ou reclamam daquela famosa mensagem "Falha no câmbio i-motion. Favor entrar em contato com a VW blablabla" quando tentamos ligar o carro. Depois de muito me irritar e xingar a VW, percebi que as mensagens apareciam se eu desligasse o carro com o câmbio em alguma posição que não fosse a P. Ou seja, se deixar no D, a mensagem vai aparecer e a galera pra variar vai falar mal do câmbio.

Depois que percebi isso, a mensagem nunca mais apareceu :)

Amigo a posição "P" que se refere seria a "N" de neutro correto?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também não entendi nada o que tu quis dizer com "P".....  Talvez "ponto morto"....

 

Mesmo eu desligando na ré ou qualquer marcha engatada ou não, o meu nunca deu esta mensagem....!!!!  :huh:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo a posição "P" que se refere seria a "N" de neutro correto?

Exato! hahaha, os senhores me entenderam! 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, tudo tranquilo?

 

Durante esta última semana, passei um sufoco dirigindo minha raposa preta!

Estava no trânsito quando parei num semáforo, e assim que ficou verde, eu obviamente fui sair de primeira no automático ( D ), e a rotação foi quase no corte de giro e não mudou, pois para ajudar estava numa descida onde favoreceu a aceleração.

 

Em resumo, "do nada" a função automática "D" do câmbio i-motion não estava funcionando, não estava trocando sozinho a marcha, apenas aumentava no corte de giro ou diminuía quando chegava na rotação mínima.

Se eu colocasse na função manual "M" do câmbio, eu conseguia trocar, porém em uma velocidade de troca muito grande. Demorava em torno de 3 à 5 segundos para a troca da marcha.

Sofri um pouco por conta disto durante uma semana, não consegui parar para ver o problema onde gostaria.

Mas comentários, sugestões, pitacos não faltaram... No possível fiz o que podia!

Verifiquei os fusíveis, deixei o cabo do negativo da bateria desligado por 3 horas para garantir o reset dos módulos, mexi nos cabos, acelerei, freiei... enfim nada resolveu!

 

Até que tive um tempo e fiz o que tanto queria, levei na CC.

 

Então, agora vem o motivo do meu post!

 

Eu descobri o que não achei procurando por horas na internet. O motivo do "problema" do porquê não funcionava o i-motion / troca de marchas.

Para minha surpresa, o consultor foi mais rápido e pronto do que imaginei. Logo me surpreendeu com a resposta:

"- Você está com uma das lâmpadas de freio queimadas, certo?"
"- Não sei, acredito que não!"

 

Enfim, estava....

E diz ele que o fato de ter uma lâmpada queimada, aciona um sistema de "aviso" onde afeta o "módulo de aceleração".

Que automaticamente desativa o sistema automático das marchas para alertar o motorista que algo está errado.

No caso a lâmpada do freio queimada interfere diretamente no sistema do câmbio.

 

Bom, me surpreendi! E confesso que não acreditei no primeiro momento... mas sim.. era isso!

Então resolvi compartilhar com vocês, já que sofri um pouco e não achei em lugar algum esta explicação.

 

E agora já respondendo uma suposta duvida que alguém possa ter:

"Eu não procurei algo no manual ainda que explique sobre isso, mas vou procurar, pois agora fiquei curioso"

 

E um comentário pessoal:

- Eu tenho um Fox Prime 10/11 completinho... tem computador de bordo que alerta sobre revisões, combustível, temperatura da embreagem, ausência de energia no câmbio caso algum fusível queime, nos problemas críticos alertando que devo ir à uma CC... etc!
Ai pergunto: Por que não avisar que tenho uma lampada queimada apenas, um aviso pouparia muita dor de cabeça...

 

 

Bom gente, espero que tenha ajudado...

Pra quem já passou, sabe do que eu estou falando, e pra quem nunca passou, fica a dica!

 

Abraços

maa likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bah.... esta ai eu vou conferir na concessionária com os consultores técnicos e mecânicos. Vou copiar o teu relato e levar lá.......

 

Não é que eu não esteja acreditando, afinal, tu ta contando a situação, mas isso é incrível..... se for isso mesmo temos que botar no "jornal". 

 

"Uma lampada queimada afeta o modulo de aceleração do carro.......!  Que automaticamente desativa o sistema automático das marchas para alertar o motorista que algo está errado

 

A não........ está vou pedir explicação na VW se for preciso. 

 

Eu já andei dois dias com a sinaleira queimada no Polo i-motion e só vi porque alguém na rua me avisou, e não aconteceu nada disso. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bah.... esta ai eu vou conferir na concessionária com os consultores técnicos e mecânicos. Vou copiar o teu relato e levar lá.......

Não é que eu não esteja acreditando, afinal, tu ta contando a situação, mas isso é incrível..... se for isso mesmo temos que botar no "jornal".

"Uma lampada queimada afeta o modulo de aceleração do carro.......! Que automaticamente desativa o sistema automático das marchas para alertar o motorista que algo está errado

A não........ está vou pedir explicação na VW se for preciso.

Eu já andei dois dias com a sinaleira queimada no Polo i-motion e só vi porque alguém na rua me avisou, e não aconteceu nada disso.

Conserteza isso nao e nada bom, imagina na subindo a serra de madrugada minha lâmpada resolve queimar... olha a cituaçao....

Inclivel isso!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho bem possível isso acontecer pois se trocar a lâmpada de freio comum de um Fox com câmbio mecanico e não automatizado por lâmpadas de LED na hora acusa no painel, a luz do EPC acende.

Na linha Polo e Golf só a lâmpada de freio queimado ja acende a luz EPC no painel.

No Fox automatizado não acho difícil acontecer..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, isso é conversa fiada de chefe de oficina que quer enrolar o dono ou que o dono entendeu errado.

Já tive várias lâmpadas de freio queimadas, nunca acendeu nada no painel ou travou o i-motion. Já usei Led na ré, só tirei pq achei que ficou ainda pior que a lâmpada convencional.

Mas nunca o carro travou por causa de lâmpada. A única coisa que eu falo sobre lâmpada é que precisa ser uma lâmpada boa (osram, Philips) pois as vagabundas queimam muito rápido, pois ficamos muito tempo com o pé no freio.

Eu já tive 3 queimas de lâmpadas de freio, uma de ré e já se vão 75 mil km. Para mim é lenda urbana como o de colocar em N quando parar no semáforo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na linha Polo e Golf só a lâmpada de freio queimado ja acende a luz EPC no painel.

 

 

Will1, isso não procede.

 

Nos meus 5 Polos isso nunca aconteceu. Queimou a lampado do freio e só fiquei sabendo proque vi ou fui avisado. Nunca acendeu nada no painel em nenhum deles.  

 

Agora, alterar o câmbio i-motion é do tipo, essa eu quero ver para crer........

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will1, isso não procede.

 

Nos meus 5 Polos isso nunca aconteceu. Queimou a lampado do freio e só fiquei sabendo proque vi ou fui avisado. Nunca acendeu nada no painel em nenhum deles.  

 

Agora, alterar o câmbio i-motion é do tipo, essa eu quero ver para crer........

No Audi A3 2001 de um colega meu tem isso... quando queima acusa no pc de bordo no centro do painel.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom... Nos tem Fox´s que se colocarmos um led qualquer nos faróis o Modulo fica louco por causa do consumo da lâmpada é menor, é plausível se a lâmpada queimar, o modulo pirar também.

 

Além do mais é uma lâmpada "critica" já que a falta dela pode causar um acidente por isso o fato de não deixar/faltar aceleração.

 

Apesar de um simples aviso no painel já bastar. =/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now