Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Rburiti

Ruído E Tranco Ao Engatar Ré No Imotion

18 posts in this topic

primeiramente, não encontrei outro tópico sobre o assunto. Só esse acima que foi um problema específico do rapaz e, caso seja necessário, moderadores podem transferir pra lá por favor.

Bom, peguei o fox em out/2010. É ano 2010 modelo 2011 e imotion (como está na assinatura). Recentemente, há cerca de 1 meses, quase 2, meu fox está com um problema no cambio ao engatar a ré. Toda vez que ligo o carro e ele está frio, ao engatar a ré ele faz um barulho (como se fosse um crrééq quando um carro manual engata sem apertar a embreagem completamente), e ainda assim dá um tranco forte para completar. Já tentei passar a marcha de outras formas (apertar duas vezes no freio, apertar no freio e esperar uns 5segundos e passar a marcha...lembrando que piso no freio até o final). E nada ainda. Alguém aqui tem esse problema?? Amanha vou tentar filmar o carro assim que sair para a universidade e tentar captar o barulho para mostrar. O problema é que sempre vou na capital para fazer manutencao/revisao/etc. Aqui na minha cidade nao quero passar perto da VW nem amarrado.

Acredito que seja os aneis sincronizadores (caso tenha nesse cambio ASG, não estudei sobre ele ainda).

Eu sei que tem uma garantia de 3 anos para motor e câmbio, será que a garantia cobre isso? Afinal não quero comprar um cambio novo (provavelmente muito caro) depois de 8 meses de uso.

Informações do website da VW

Cobertura

Motor

Cabeçote(s) e suas partes móveis internas, retentores e juntas;

Bloco do Motor e suas partes móveis internas, cilindros, retentores e juntas

Cárter incluindo sua(s) junta(s).

Transmissão

Carcaça e suas partes móveis internas, retentores e juntas

Diferencial e suas partes móveis internas, retentores e juntas

Transmissão automática: adicionalmente aos dois componentes supra, embreagens de todas as velocidades, caixa de válvulas, conversor de torque e bomba do fluido hidráulico.

Peças de reposição

1 ano sem limite de quilometragem, quando adquiridas e instaladas nos Concessionários Volkswagen.

03 meses sem limite de quilometragem, quando vendidas no balcão de Concessionário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E ae, blza?

Cara, o meu já fez algumas vezes esse barulho, mas só qndo eu to manobrando meio rápido e a ré entra com o carro andando pra frente ainda, mas são raríssimas vezes.

Ow qndo tipow, sab qndo vc manda o cambio fazer alguma coisa e parece que ele "assusta" com o comando, como qndo sai cantando pneu do lugar do nada?

Mas sempre engatando a ré.

Vc costuma pegar mta ladeira com o carro? Pq se vc estiver em uma ladeira e estiver trânsito, desiste e para o carro, pq esse cambio n suporta ficar com akelas pequenas saidinhas do lugar, ele queima mta embreagem e acende o aviso no painel falando que ele está Sobreaquecido.

Como vc flw q ele arranha sempre no engate, pode ser, sei lah, que a embreagem não está acionando por completo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, é sempre no primeiro engate da ré do dia. Quando saio de meio dia não acontece nenhum barulho. Minha garagem é plano e já testei, quando vou para universidade, deixar o carro numa ladeira e ao voltar para casa engatar a ré. Nao acontece nenhum barulho. Acontece sempre sempre de manha quando saio de casa, umas 8hs da manha.

Amanha de manha vou filmar e ver se da para pegar o som, só terei uma chance. Há um tempo atrás testei e na primeira ré fazia o barulho, aí coloquei no N e depois na R e nao fez o barulho.

É como se algo estivesse colado, porém só na R mesmo pois no D nao acontece.

Muito estranho

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não sei se é isso + pode ser que enquanto o seu carro fica parado muito tempo, o cambio pode estar "segurando" um pouco o carro, tente antes de engatar a ré do carro de manhã, colocar em neutro e deixar o carro se mover só um poquinho... depois engata a ré, se o barulho persistir da uma olhada em outras possibilidades, + se o barulho sumir, provavelmente o freio de mão está um pouco desregulado e o cambio é quem está segurando um pouco o carro....

Falo isso pq qndo estava na califonia o PT Cruiser que minha irma estava fazia este barulho e qndo deixava andar um poquinho no neutro o barulho sumia....

Share this post


Link to post
Share on other sites

lendo esses relatos até me dá um frio na espinha....

Share this post


Link to post
Share on other sites

lendo esses relatos até me dá um frio na espinha....

lendo esses relatos até me dá um frio na espinha.... [2]

Share this post


Link to post
Share on other sites

lendo esses relatos até me dá um frio na espinha.... [2]

lendo esses relatos até me dá um frio na espinha.... [3]

:unsure:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo menos a garantia do câmbio é de 3 anos (com todas as revisões na CC) assim ficamos menos preocupados com isso.

Pessoal, no manual não fala nada sobre algum suposto cuidado ao engatar a ré ou mesmo ao desligar o carro em uma marcha específica como o N?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu ia falar isso, precisa ver se vc não está desligando o carro antes do N estar engatado, ai pode ser que o cambio está "girado", = no manual ando a marcha n entra, vc engata outra, o carro anda 1cm ae ela passa a engatar!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sempre desligo no N. Tudo certinho, ao engatar N D ou R sempre com suavidade, nunca com pressa. Paticamente nao uso o modo M, sempre deixo o cambio trabalhar...

da' um frio na espinha pensar em consertar. Mas garantia e' pra isso.

Bom, vou estudar pois tenho duas provas amanha. Final de periodo e' horrivel!! kkkkkkkkkkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ow qndo tipow, sab qndo vc manda o cambio fazer alguma coisa e parece que ele "assusta" com o comando, como qndo sai cantando pneu do lugar do nada?

Mas sempre engatando a ré.

O meu até agora não fez barulho nenhum. Mas percebi que acontece de o câmbio se "assustar" as vezes qdo vc faz um comando muito rápido. Aconteceu umas 2 vezes já de eu engatar a ré, e começar a acelerar para manobrar e o carro não saia do lugar, daí uns 3 segundos depois ele engatou a ré. Mas isso aconteceu nas 2 vezes que eu troquei meio rápido de D para R (passando pelo N). Fazendo devagar e com calma foi perfeito. Acho que tem que ser devagar mesmo se não o câmbio demora pra entender o que vc esta fazendo... rsrs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só para constar, acho que resolvi o barulho. Quando desligo o carro agora piso no freio e enquanto isso giro a chave para desligar, obviamente com o cambio em N. Nao sei porque, mas percebi quando pai desliga o carro só girando a chave, e eu testei pisando no freio ao desligar. Ia filmar para captar barulho mas nao consegui uma filmagem com som bom. Desisti. (provavelmente camera nao ajudou) :P

Fiz o teste por 2 semanas e deu certo. Agora problema resolvido ;D

vlw pela ajuda.

Edit: corrigido alguns erros de português

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser mesmo... eu já estava acostumado a sempre desligar o carro pisando no freio. Eu tenho o costume de sempre estacionar de ré, então sempre qdo desligo o freio está acionado e a alavanca no N.

Share this post


Link to post
Share on other sites

lendo esses relatos até me dá um frio na espinha.... [3]

:unsure:

Não pensem assim. senão pega mesmo !! rsPlease login or register to see this image. Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sei q não tem como comparar, afinal meu carro é de '95, de outra marca e além do mais é automático, mas... quando eu mudo de D para R ou até mesmo de N para R, sinto um tranco e dá um barulhinho... me falaram q poderia ser óleo e alguns ajustes, mas no caso de um novo, não sei...

Eu sempre desligo em P o meu, no caso do I-motion seria N... e nunca ando em N, pois isso pode acarretar algum dano à injeção... além de consumir muito mais combustível...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é, eu também geralmente desligo só depois de colocar o N pisando no freio...é meio que automático já que pra ligar tem que estar nesta situação...

Não escuto nenhum barulho ao trocar de N pra R ou D...só se abrir a janela da de escutar o barulho do sistema engatando ou desengatando as referidas marchas.

Única coisa que aconteceu até agora foi numa subida eu usar o freio de mão e inventar de colocar o N....o sinal abriu e eu rapidamente troquei pro D, acelerei e o carro só acelerou e desceu....como tudo foi rápido não sei se nao engatei direito ou se o sistema falhou pelos comandos muito rápidos. Agora não uso o N a não ser pra parar o carro. Se bem que no manual pede pra desligar no R já que o carro fica engrenado e não correrá solto, caso o freio de mão nao segure...

No resto esta tudo OK!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é, eu também geralmente desligo só depois de colocar o N pisando no freio...é meio que automático já que pra ligar tem que estar nesta situação...

Não escuto nenhum barulho ao trocar de N pra R ou D...só se abrir a janela da de escutar o barulho do sistema engatando ou desengatando as referidas marchas.

Única coisa que aconteceu até agora foi numa subida eu usar o freio de mão e inventar de colocar o N....o sinal abriu e eu rapidamente troquei pro D, acelerei e o carro só acelerou e desceu....como tudo foi rápido não sei se nao engatei direito ou se o sistema falhou pelos comandos muito rápidos. Agora não uso o N a não ser pra parar o carro. Se bem que no manual pede pra desligar no R já que o carro fica engrenado e não correrá solto, caso o freio de mão nao segure...

No resto esta tudo OK!

Alex, isso já aconteceu comigo tb. Esse sistema não aceita mudanças rápidas de N para D ou para R. Tem que dar um tempinho mesmo, rs.

Mas, de resto é só alegria né!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser mesmo... eu já estava acostumado a sempre desligar o carro pisando no freio. Eu tenho o costume de sempre estacionar de ré, então sempre qdo desligo o freio está acionado e a alavanca no N.

²

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now