Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Souza

Consumo De Combustível

1,446 posts in this topic

Well, estou há 2 dias com meu Fox Prime. O carro é muito bom!! antes estava com um Celta e claro, a diferença é um absurdo! Mas o Celtinha cumpre muito bem sua proposta e tem o seu lugar!

Ainda não cheguei a 100km. A impressão que tenho, pelo I-system é que o carro é muito economico. Cheguei a fazer uma média de 17,5km/l com gasolina no percurso para o meu trabalho. O trajeto é rodoviário e estava livre ( A famosa ponte Rio-niterói ). Acompenhei muitos tópicos de consumo no celta clube e a discussão é sempre a mesma: uns acham muito beberrão, outros economicos. Mas isso depende de muitos fatores, principalmente transito e o pé do sujeito. Mas o que percebi é que a reclamação de consumo por aqui é relativamente menor entre os 1.6.

O meu Celta tinha um computador de bordo que desenvolvi. Quem tiver curiosidade, olhem ese link:

Aqui tem mais info:

Please login or register to see this link.

( se isso for contra as regras do fórum, peço desculpas. Mas a intenção é só mostrar alguns fatos com algum dado palpável...)

Esse CB que desenvolvi ficou muito preciso e o erro de medição chegava a ficar abaixo de 1%. Assim relato aqui dados confiáveis. Comparando o consumo do celta com o do Fox me parece que a diferença é pequena. Nas mesmas condições de estrada livre, conseguia uma média de 17~18km/l com o 1.0 ( eu era um dos que conseguia fazer um celta economico ). Com álcool ja fiz em torno de 13,6km/l. Isso é um ótimo numero!

Em marcha lenta, com gasolina, o celta ficava em torno de 0,74l/h. O NF, 0,8l/h. Ou seja, medidas bem parecidas. De acordo com meus abastecimentos, vou mudando o combustivel para ter uma melhor comparação. E também vou aproveitar e constatar a precisão do I-system e posto aqui!

Só pra finalizar...New Fox 1.6 é uma carreta!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu experimentei colocar gasolina na raposa e fiquei impressionado. Andei 440 km e ainda não chegou na reserva. No álcool, ando muito menos. Já sabia que daria uma boa diferença, mas não achei que fosse tão expressiva. :D

Renan,

Quantos km rodados tem seu carro? É 1.0 ou 1.6 (é i-motion?)

Abraços,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera,

Consumo é algo complicado porque depende 90% de como dirigimos. Mais podemos tentar filtrar as informações assim:

Modelo: Trend 1.6

Medido por: I-System

Estrada Gasolina : Não abasteci com Gasolina ainda

Estrada Alcool : 13km/l

Obs: andando dentro dos limites

Cidade Gasolina : Não abasteci com Gasolina ainda

Cidade Alcool : 8,5km/l

Obs: andando dentro dos limites

Acho que se padronizar as informações fica mais fácil de apurar no futuro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá galera, recentemente adquiri um novo fox e gostaria de compartilhar com vocês minha experiência de consumo. Ando cerca de 70km em estrada todos os dias, pois trabalho em outra cidade. Bem, o pessoal aqui já falou tudo, o consumo varia de acordo com o estilo de direção da pessoa (pisa fundo ou não), para-e-anda o tempo todo, etc, etc.

Já andei 2000Km e já abasteci com álcool e gasolina. Meu fox é um Prime 1.6 com roda de liga leve.

Uma coisa importante na hora do consumo é tentar andar o máximo possível na marcha mais alta, como o 1.6 é forte, consigo ficar de quarta a maior parte do tempo, só em quebra-molas que rola uma segunda (se o quebra-molas for baixo, dá pra ir até de terceira mesmo). A 60km por hora já dá pra rodar de quinta. Melhorei bastante meu consumo assim. No começo, por inexperiência, andava muito de terceira e reduzia toda hora pra segunda.

Outra coisa importante é a rotação. Obviamente que quanto maior a rotação maior o consumo. Por isso que em estrada carros 1.0 às vezes bebem mais que carros 1.6. A 110Km/h o carro está a cerca de 2900 RPM. Para vocês terem uma ideia, o gol do meu pai, 1.0, a 110km/h já passou de 4000RPM.

Estes são os números que consegui, com estilo de direção leve (sem pisar fundo):

Etanol / Cidade (SEM AR COND):

Média: 7,0 Km/l

(Já cheguei a 7,5Km/l, mas dificilmente passei de 7Km/l)

Gasolina / Cidade (SEM AR COND):

Média: 10,5 Km/l

(Já cheguei a 12Km/l)

Etanol / Estrada a 110Km/h:

Média: 9,3 Km/l (SEM AR) - 8,7 Km/l (COM AR)

Gasolina / Estrada a 110Km/h:

Média: 15 Km/l (SEM AR) - 14Km/l (COM AR)

Gasolina / Estrada a 80Km/h:

Média: 16,5 Km/l (SEM AR) - 16Km/l (COM AR)

Espero que tenha ajudado. Lembrem-se galera, tentem andar na marcha mais alta o maior tempo possível, só não vale deixar a raposa morrer...hehehe

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

belas dicas cara, mas como vc dissse que o 1.0 pode beber mais nas estradas por conta que a rotação aumenta, mas na cidade, andando sempre devagar, o 1.0 bebe menos que o 1.6...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal,já fiz 2 medições com alcool,rodando somente em cidade e na maioria das vezes em trjetos curtos.

A 1º medição deu 6,5km/litro, agora a 2º medição deu 7,2km/litro, lembrando que é no alcool.

Ontem eu abasteci com gasolina,mas tinha uns 15 litros de alcool no carro ainda.

O alcool aqui em São Paulo pulou pra R$1,50, ja tá ficando meio caro.

Vamos ver como ele se comporta nessa mistura.

Fox trend 1.0 4 portas.

Ele esta com 1200km rodados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala pessoal..

vi a resposta de muitos aqui nesse tópico.. e acho q o meu até q tá bem.. tem feito 8,5km/l (70% do tempo com Ar ligado) no etanol na cidade.. agora minhas opiniões em relação ao consumo:

1) Com certeza o pé influencia na média de consumo.

2) A média do I-system não é lá muito precisa (é uma boa referencia) mas o melhor é zera o mostrador de km e encher o tanque.. na proxima parada no posto.. encher o tanque novamente e ver quantos km rodou.. e fazer as contas.. é bom sempre anotar esses dados.. pra fazer um histórico de consumo.. pois se houver uma mudança significativa de consumo (sem mudar o modo de dirigir) é o primeiro sinal de problema no motor...

3) Qualidade do Combustível (q acho muito importante e não vi ninguem comentar).. bom na minha experiencia com os carros anteriores a média chegava a variar 1,5km/l... meu antigo fox (1.0 / 2006) fazia 9,5km/l (etanol).. e dependendo do posto chegava a fazer 8,0km/l.. portanto vale a pena pagar uns centavos a mais por uma autonomia e qualidade melhores.. mesmo pq se um tem rendimento tão inferior com certeza não está fazendo bem para o seu carro! com isso o desgaste pode ser precosse.. entre outros..

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

cara, queria eu que aqui o alcool fosse 1,50, aqui faz tempo, mais de meses que o alcool é 1.84 o litro!!!

a gasolina é 2.64, caro p baraio!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá galera, recentemente adquiri um novo fox e gostaria de compartilhar com vocês minha experiência de consumo. Ando cerca de 70km em estrada todos os dias, pois trabalho em outra cidade. Bem, o pessoal aqui já falou tudo, o consumo varia de acordo com o estilo de direção da pessoa (pisa fundo ou não), para-e-anda o tempo todo, etc, etc.

Já andei 2000Km e já abasteci com álcool e gasolina. Meu fox é um Prime 1.6 com roda de liga leve.

Uma coisa importante na hora do consumo é tentar andar o máximo possível na marcha mais alta, como o 1.6 é forte, consigo ficar de quarta a maior parte do tempo, só em quebra-molas que rola uma segunda (se o quebra-molas for baixo, dá pra ir até de terceira mesmo). A 60km por hora já dá pra rodar de quinta. Melhorei bastante meu consumo assim. No começo, por inexperiência, andava muito de terceira e reduzia toda hora pra segunda.

Outra coisa importante é a rotação. Obviamente que quanto maior a rotação maior o consumo. Por isso que em estrada carros 1.0 às vezes bebem mais que carros 1.6. A 110Km/h o carro está a cerca de 2900 RPM. Para vocês terem uma ideia, o gol do meu pai, 1.0, a 110km/h já passou de 4000RPM.

Estes são os números que consegui, com estilo de direção leve (sem pisar fundo):

Etanol / Cidade (SEM AR COND):

Média: 7,0 Km/l

(Já cheguei a 7,5Km/l, mas dificilmente passei de 7Km/l)

Gasolina / Cidade (SEM AR COND):

Média: 10,5 Km/l

(Já cheguei a 12Km/l)

Etanol / Estrada a 110Km/h:

Média: 9,3 Km/l (SEM AR) - 8,7 Km/l (COM AR)

Gasolina / Estrada a 110Km/h:

Média: 15 Km/l (SEM AR) - 14Km/l (COM AR)

Gasolina / Estrada a 80Km/h:

Média: 16,5 Km/l (SEM AR) - 16Km/l (COM AR)

Espero que tenha ajudado. Lembrem-se galera, tentem andar na marcha mais alta o maior tempo possível, só não vale deixar a raposa morrer...hehehe

Abs

otimas médias para 1.6 .. ce ta tirando isso pelo CB ou na "ponta do lapis" ?

se for pelo CB.. é bom fazer as contas.. pq 1.6 fazendo 12 na cidade.. e 16 na estrada.. é coira rara! tua raposa baixou espirito do uno! kkk..

bom.. vi uma incoerencia no que vc falou..

"A 60km por hora já dá pra rodar de quinta" no 1.6? é doidera kra.. marcha alta com pouca potência força o motor e mais.. e acarreta num consumo maior..

no meu 1.0 a 60km.. de terceira ou no maximo de quarta.. e outra.. vc vai viciar o carro a andar sempre devagar com baixa rotação.. resultado.. vai "amarrar" ele a andar pouco.. e quando precisar de potencia ele não vai responder a altura..

mas.. é isso ae.. dicas e mais dicas.. heheh

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara.. o i-motion do D (drive) faz isso.. andando em local plano .. ele joga 5º lá pelos 60km/h.. se entrar numa rampa e precisar de potencia ele reduz (então não força o motor).. com isso o consumo é mais baixo mesmo..

Share this post


Link to post
Share on other sites

otimas médias para 1.6 .. ce ta tirando isso pelo CB ou na "ponta do lapis" ?

se for pelo CB.. é bom fazer as contas.. pq 1.6 fazendo 12 na cidade.. e 16 na estrada.. é coira rara! tua raposa baixou espirito do uno! kkk..

bom.. vi uma incoerencia no que vc falou..

"A 60km por hora já dá pra rodar de quinta" no 1.6? é doidera kra.. marcha alta com pouca potência força o motor e mais.. e acarreta num consumo maior..

no meu 1.0 a 60km.. de terceira ou no maximo de quarta.. e outra.. vc vai viciar o carro a andar sempre devagar com baixa rotação.. resultado.. vai "amarrar" ele a andar pouco.. e quando precisar de potencia ele não vai responder a altura..

mas.. é isso ae.. dicas e mais dicas.. heheh

Fala amigão, a 60Km não força não cara, dá pra desenvolver. E com relação a amarrar, de vez em quando eu dou umas pisadas aqui sim. Afinal, ninguém é de ferro ! hehehe

E é na ponta do lápis sim amigo, enchia o tanque, zerava o marcador parcial e controlova. Para você ter uma ideia, atualmente meu Fox tá com gasolina e estou com meio tanque e já andei uns 320km. Se continuar assim fará uns 640km, misto de estrada e cidade (final de semana só rodo na cidade). Misto cidade/estrada de 13km/l acho que tá de boa.

Reparei uma coisa, minha raposa não gosta de álcool...heheh

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala amigão, a 60Km não força não cara, dá pra desenvolver. E com relação a amarrar, de vez em quando eu dou umas pisadas aqui sim. Afinal, ninguém é de ferro ! hehehe

E é na ponta do lápis sim amigo, enchia o tanque, zerava o marcador parcial e controlova. Para você ter uma ideia, atualmente meu Fox tá com gasolina e estou com meio tanque e já andei uns 320km. Se continuar assim fará uns 640km, misto de estrada e cidade (final de semana só rodo na cidade). Misto cidade/estrada de 13km/l acho que tá de boa.

Reparei uma coisa, minha raposa não gosta de álcool...heheh

Abs

ah.. show.. pegou uma raposa abençoada então! heheh..

pois eh.. ja o meu é o contrario.. bixin é alcoolatra.. kkk..

ja fiz 10km/l sem ar.. :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

fiz media com gasolina agora, ta fazendo 14KM/l e alcool 10Km/l na estrada e com o ar ligado!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Puxa, achei que ia achar algo diferente, mas a maioria anda na boa.

O meu já fez 16,7Km/L na estrada, com gasolina.

Como tb já fez 11Km/L.

Tudo depente como anda.

Apesar que 11, andando forte, é melhor que os 14, 15, 16 que eu faço com a moto andando forte!

Tenho uma curiosidade, alguém aqui abastece com Podium, Premium ou similar?

Sabe se muda algo?

Na moto eu só abasteço com Podium, a única diferença é no aquecimento da moto, ela fica sempre uns 2 graus mais fria, além de parecer que o motor anda mais "solto".

No carro alguém usa essa gasolina?

Pode relatar algo sobre consumo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

bastante interessante as informações, eu tava mesmo querendo saber uma media de diferença entre o 1.0 e 1.6!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Prime 2010/2011, com 5500km ta fazendo 15km/l, média real de um tanque, medido na bomba. Gasolina aditivada BR. 90% estrada, ar ligado de vez em quando.

Velocidade entre 100 e 110km/l.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu ta com 700km e de começo tava usando só gasolina.

Sem ar tava batendo em 11 km/l cidade e 15km/l estrada(100/110 km/h)

Com ar ficava na faixa de 9 km/l cidade e 14 km/l estrada (100/110 km/h)

Coloquei alcool vpower esses dias e a média por hora ta sendo entre 7,5 a 8,0 km/l com ar rodando na cidade ,já na estrada ta fazendo 11 km/l com ar.

Como ainda esta bem cabaço o carro , creio que ainda va melhorar substancialmente o consumo.

Lembrando que Santos é 99.9% plana, marcha trocada entre 3.000/3.500 rpms.

Fox 1.0 .

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu 1º tanque foi de Alcool, no computador de bordo deu 8.2 km/l na cidade..... to andando que nem minha vó heheheheh

Proximo passo é fazer a média na mão mesmo pra ver a diferença.

Fox 1.0 4p

Share this post


Link to post
Share on other sites

cerca de 10km/l na cidade, com gasolina. Fox Imotion sempre em D (nada de S, senao cai pra 5km/l hihih)

Cidade com muita ladeira....e estou andando em modo geriatrico

Share this post


Link to post
Share on other sites

As fotos abaixos são em "homenagem" ao Allan".

@Allan, tirei essas fotos hoje. Uma indo para a VW, e outra qdo cheguei em casa. Só um detalhe, estou no álcool... :P

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

As fotos abaixos são em "homenagem" ao Allan".

@Allan, tirei essas fotos hoje. Uma indo para a VW, e outra qdo cheguei em casa. Só um detalhe, estou no álcool... :P

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

caraca mano, 5h16min da manhã tu ja ta na estrada.... nessa hora to no décimo sono.... rsrsrs.

Corajoso heim! rsrs

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

caraca mano, 5h16min da manhã tu ja ta na estrada.... nessa hora to no décimo sono.... rsrsrs.

Corajoso heim! rsrs

Abraços

Corajoso não, necessidade. Tem que estar na fábrica às 06:00, para isso levanto às 04:30 e saio de casa às 05:00.

E isso porque na terça eu trabalhei no horário da tarde, que vai até às 23:00, chegando em casa às 00:00.

Quem precisa trabalhar tem que sujeitar a uns horários meio doidos de vez em quando.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Corajoso não, necessidade. Tem que estar na fábrica às 06:00, para isso levanto às 04:30 e saio de casa às 05:00.

E isso porque na terça eu trabalhei no horário da tarde, que vai até às 23:00, chegando em casa às 00:00.

Quem precisa trabalhar tem que sujeitar a uns horários meio doidos de vez em quando.

Nossa cara, é verdade. As vezes temos que cumprir horários bem doidos mesmo. É que eu to mal acostumado agora, faz um ano e meio que eu estou afastado do trampo e só trabalhando em casa, ai ja viu né a coisa desanda... Mas antigamente, quando tinha que viajar para algumas obras tinha dia que eu virava a noite fazendo comissionamento de equipamentos... não é facil mesmo.

Mas voltando ao tópico, não estou conseguindo abrir a primeira foto que vc postou, e fiquei com uma dúvida lá, parecia que a unidade de medida do consumo estava diferente de km/l...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now