Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Souza

Consumo De Combustível

1,446 posts in this topic

Olá pessoal, estou com meu fox a quase 1 mes, no começo me assustei muito com o consumo para um carro 1.0, porem tenho sentido melhoras no consumo, mas ainda continuo achando alto...ta com 144km rodados, ele ta na faixa de 6,4km/l, mas acho ainda cedo...

Conversei com um rapaz da CC aqui da minha cidade, ele me falou pra encher o tanque de gasolina e andar 10km com o carro sem desligar, segundo ele para o motor consguir diferenciar alcool/gasolina, fiz isso e senti uma melhora, pouca, mas melhora....estou na espectativa que ele beba menos!

Abraço a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, estou com meu fox a quase 1 mes, no começo me assustei muito com o consumo para um carro 1.0, porem tenho sentido melhoras no consumo, mas ainda continuo achando alto...ta com 144km rodados, ele ta na faixa de 6,4km/l, mas acho ainda cedo...

Conversei com um rapaz da CC aqui da minha cidade, ele me falou pra encher o tanque de gasolina e andar 10km com o carro sem desligar, segundo ele para o motor consguir diferenciar alcool/gasolina, fiz isso e senti uma melhora, pouca, mas melhora....estou na espectativa que ele beba menos!

Abraço a todos!

putz.. 6.4? no alcool e com ar ligado neh?

se isso fosse no meu.. ja tinha pirado.. kkk

essa média é o que o CB ta mostrando.. ou aque vc fez nos calculos abastecimento/km ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, estou com meu fox a quase 1 mes, no começo me assustei muito com o consumo para um carro 1.0, porem tenho sentido melhoras no consumo, mas ainda continuo achando alto...ta com 144km rodados, ele ta na faixa de 6,4km/l, mas acho ainda cedo...

Conversei com um rapaz da CC aqui da minha cidade, ele me falou pra encher o tanque de gasolina e andar 10km com o carro sem desligar, segundo ele para o motor consguir diferenciar alcool/gasolina, fiz isso e senti uma melhora, pouca, mas melhora....estou na espectativa que ele beba menos!

Abraço a todos!

na verdade esse andar 10km depois de trocar de álcool pra gasolina, não tem nada a ver com o consumo é só pra central reconhecer que o carro esta rodando com outro combustível, senão pode ocorrer de quando você tentar ligar o carro de novo ele não pegue (acho que já aconteceu com alguém aqui do fórum).

a melhora que você deve estar sentindo é pelo fato de que gasolina "dura mais" que o álcool.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem, estou a procura de um novo carro e o consumo é um dos itens que avalio dentre minhas opções. Eu não gostava muito do Fox, mas o modelo novo está muito show! fui numa concessionaria para ver o gol e o fox. o interior do Fox dá de mil no do gol!

Pelo que vejo aqui, o Fox 1.6 está bem economico. Eu tenho um Celta flex e a media da raposa está proximo dele. Gosto da mecanica bem ajustada dos 1.6 da VW. em pouco tempo farei parte desse grupo! hehe....

Share this post


Link to post
Share on other sites

SilverFox, creio que o seu pensamento está correto, já observei o consumo na posição 1 do computador de bordo que quando se parte com o motor frio o consumo indicado (que será a média do percurso) é elevado e vai melhorando assim que o motor vai atingindo a temperatura normal de funcionamento. Nesta semana fiz uma viagem (estrada) e a média do percurso ficou em 10,4 Km/l com alcool com velocidade entre 100 e 120Km/h. Acho que está bom para um motor 1.6.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz ontem 15,3km/l na estrada, marcado pelo computador de bordo.

Velocidade sempre entre 100 e 120km/h. Estrada sem muitas ultrapassagens.

Na volta, estava apressado, ja fui direto a 120~140, o consumo caiu pra 13km/l

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz ontem 15,3km/l na estrada, marcado pelo computador de bordo.

Velocidade sempre entre 100 e 120km/h. Estrada sem muitas ultrapassagens.

Na volta, estava apressado, ja fui direto a 120~140, o consumo caiu pra 13km/l

elias seu consumo ta excelente! alguma dica?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal qual no painel mostra tres tiposd econsumo qual é o real ainda tenho essa dúvida

real mesmo só vc calcular na mão mesmo!

mas pra nao dizer que o CB não tem uma media real, seria a média da memoria 2, ou seja, no visor com o numero 2 no canto superior direito, a media seria aquele simbolo de um circulo cortado ao meio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos... também notei que andando a 3000 giros, a economia é grande. Fiz uma viagem de 500km e deu para fazer em torno de 16km/l. A velocidade, para 3000 giros é em torno de 100km/h. Experimentem!

O que percebi, é que aparentemente dá uma diferença de 1km/l se tu fizer o cálculo pelos litros versus distância percorrida, no momento do abastecimento no posto... alguém sabe algo a respeito?

Share this post


Link to post
Share on other sites

elias seu consumo ta excelente! alguma dica?

Cara,

A dica é a seguinte:

1º - Aproveite as descidas.

As vezes vale a pena sacrificar o consumo para aumentar a velocidade na descida e aliviar o pé na subida um pouco.

2º - Não precisa andar colado nos carros.

Quando andamos coladinho no carro da frente, acabamos freiando mais e acelerando mais para tentar acompanhar exatamente ele.

Garanto que não vai diminuir o seu tempo de viagem, afinal, mesmo distante dele, você ainda está seguindo ele no mesmo ritmo.

3º - Não precisa reduzir tanto pra ultrapassar, pelo menos não no 1.6.

Meu segredo pra ultrapassar quando em pistas simples, é sempre dar uma distanciada, ficar de quinta mesmo, e ja ir analizando

quando vai dar pra ultrapassar. Quando tiver perto de a pista liberar para ultrapassagem, já vai acelerando gradativamente, de forma

que quando encostar no carro da frente, ja vai estar uns 20~30km mais rapido que ele, suficiente pra uma ultrapassagem.

4º - Quando estiver sozinho, não precisa ficar acelerando demais. Escolha uma velocidade para sua viagem, e tente manter nela.

Nas subidas, pode deixar a velocidade cair. Tente manter o acelerador sempre na mesma posição.

5º - Use o CB direto na função Consumo instantaneo. É ele quem vai dizer se você está acelerando desnecessáriamente.

Quando o consumo estiver abaixo de 10km/l (na gasolina), você está acelerando demais, desde que não seja seu objetivo,

tira um pouco o pé. As vezes aceleramos sem necessidade, a velocidade não sobe notavelmente, mas estamos acelerando mais do que o necessário

para manter a velocidade estável.

Resumidamente, é tentar ficar sempre em uma velocidade estável, tentar prever o comportamento de outros carros para diminuir a frenagem e consequentemente

diminuir a quantidade de vezes que vamos fazer uma retomada, que consome mais combustivel.

----------

O nosso CB tem uma deficiencia. Quando estamos engatados, mas sem o pé no acelerador, o consumo instantaneo fica em ---. Mas na verdade, quando estamos nessa

condição, o consumo de gasolina é ZERO, por tanto deveria mostrar (infinito) km/l. Mas por limitações do mesmo, ele põe --- e acaba não somando isto a media de

consumo. Isso faz com que a gente tenda a usar mais a banguela (carro desengatado), pois o cb mostra um consumo melhor, quando na verdade, é melhor deixar engatado

que o consumo está melhor.

O mais confiavel é dividir km rodados por litros abastecidos, e tentar sempre abastecer no mesmo ponto do tanque, para ter uma precisão melhor nos litros abastecidos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu 1.6 tá fazendo uma média de 5.0km/l no álcool...

Bebe pra caramba, se eu colocar uma farinha no tanque ele manda tbm, come com farinha hauhuauah :mellow:

O bichinho tem sede rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala galera, td bom?

Esse é meu primeiro post, em breve vou tirar umas fotos pra me apresentar...

Peguei o Fox ontem (10/09), um Prime I-motion vermelho, e agora está com 150km....

Sei que ainda é muito cedo para tirar uma média, mas estou me surpreendendo.

Ao sair da cc coloquei R$40,00 de podium (segundo o vendedor o ideal era colocar 30R$ de gasolina na primeira vez, e depois de gastar esses 30R$ poderia começar a usar alcool)

Na gasolina ele marcou uma media de 10.1km/l com ar e 12.3km/l sem o ar.

Agora coloquei o alcool aditivado da shell, e ele está marcando 7.2km/l com ar e 8.1km/l sem o mesmo.

O I System é confiavel? Pois essa média está me surpreendendo.

Assim que acabar esse tanque vou completar com alcool para medir a moda antiga^^

Abraços!

Edit.:

Completando, como o amigo disse acima, ando com o CB sempre no consumo, assim qndo vejo que está baixo dou uma tiradinha de pé e realmente o consumo melhora sem mudar a velocidade, e também qndo o carro está andando em 4º e o câmbio resolve não colocar a quinta mesmo aliviando o pé coloco eu mesmo, o consumo no cb melhora tbm.

Aproveitando, vocês estão amaciando conforme manda o manual?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom,

Fox 1.6 Prime manual... hoje minha patroa conseguiu fazer 16,9km/l numa viagem de 180km (90ida 90volta), andando entre 100 e 110, ela gostou muito do carro e disse que ligou o ar na volta algumas vezes.

Isso pelo Computador de bordo e com Gasolina Shell Vpower, depois vamos fazer a média real.

O carro está agora com 420km, estamos amaciando com gasolina aditivada e sem andar em giros altos.

Depois dos 1500km vamos testar com álcool.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom,

Fox 1.6 Prime manual... hoje minha patroa conseguiu fazer 16,9km/l numa viagem de 180km (90ida 90volta), andando entre 100 e 110, ela gostou muito do carro e disse que ligou o ar na volta algumas vezes.

Isso pelo Computador de bordo e com Gasolina Shell Vpower, depois vamos fazer a média real.

O carro está agora com 420km, estamos amaciando com gasolina aditivada e sem andar em giros altos.

Depois dos 1500km vamos testar com álcool.

É aquilo que eu disse, se tu pegar uma estrada onde não tenha que fazer ultrapassagens a todo momento e consiga manter uma velocidade constantante de 100km/h (aproximadamente 3000 giros), tu consegue 16km/l a gasolina... isso é bom!

Share this post


Link to post
Share on other sites

16km/l ta bom mesmo, e depois de amaciado deve melhorar um pouco.

Qto será que faz no álcool andando assim?

Abc

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, como vcs estão amaciando? Meu 1.6 iMotion tava marcando uma media boa no alcool, logo no primeiro tanque, de 8.1, mas tinha a reserva de gasolina no tanque.

Já agora está marcando no CB entre 5.8 e 6.4 (provavelmente só alcool no tanque) =/

Eu estava seguindo o amaciamento do manual, agora está com quase 300km mas comecei a dar umas esticadas de leve, até cerca de 4k ~ 4.5k giros, segundo um mecânico da cc eu não devia esperar os 1000km e sim 2 tanques.

Estou esperando acabar o alcool e acho que vou usar só V-Power ou Podium ateh os 1000km...

E ai, como vcs estão amaciando?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, tem uma recomendaçao no manual para andar na manha até os 1500km, to sem o manual aqui, mas da uma olhada no seu que vc acha. La eles recomendam não ultrapassar certo limite de rpm, acho que chegar até os 4000rpm não tem problema. Parece que o ideal é não ultrapassar 2/3 do rpm máximo.

Galera, como vcs estão amaciando? Meu 1.6 iMotion tava marcando uma media boa no alcool, logo no primeiro tanque, de 8.1, mas tinha a reserva de gasolina no tanque.

Já agora está marcando no CB entre 5.8 e 6.4 (provavelmente só alcool no tanque) =/

Eu estava seguindo o amaciamento do manual, agora está com quase 300km mas comecei a dar umas esticadas de leve, até cerca de 4k ~ 4.5k giros, segundo um mecânico da cc eu não devia esperar os 1000km e sim 2 tanques.

Estou esperando acabar o alcool e acho que vou usar só V-Power ou Podium ateh os 1000km...

E ai, como vcs estão amaciando?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, como vcs estão amaciando? Meu 1.6 iMotion tava marcando uma media boa no alcool, logo no primeiro tanque, de 8.1, mas tinha a reserva de gasolina no tanque.

Já agora está marcando no CB entre 5.8 e 6.4 (provavelmente só alcool no tanque) =/

Eu estava seguindo o amaciamento do manual, agora está com quase 300km mas comecei a dar umas esticadas de leve, até cerca de 4k ~ 4.5k giros, segundo um mecânico da cc eu não devia esperar os 1000km e sim 2 tanques.

Estou esperando acabar o alcool e acho que vou usar só V-Power ou Podium ateh os 1000km...

E ai, como vcs estão amaciando?

Amigo, eu fiz o que dizia no manual... andar até o máximo de 70% da velocidade máxima do carro até os primeiros 1500km. Coloquei no i-system para me avisar se eu chegasse a 135km/h. Agora ele está com 2000km e está fazendo uns 10km/l a gasolina na cidade. Com o trânsito bem congestionado, faz uns 8,5km/l... e com o trânsito mais livre na cidade, faz 12km/l -- tudo isso, medindo pelo i-system.

Acho que lá depois dos 5000km ele deve amaciar mais ainda...

Share this post


Link to post
Share on other sites

elias seu consumo ta excelente! alguma dica?

Caro jajay, o segredo (até onde tenho visto) é permanecer nos 3000 giros do motor... eu consigo uns 16km/l na estrada andando assim! :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, eu fiz o que dizia no manual... andar até o máximo de 70% da velocidade máxima do carro até os primeiros 1500km. Coloquei no i-system para me avisar se eu chegasse a 135km/h. Agora ele está com 2000km e está fazendo uns 10km/l a gasolina na cidade. Com o trânsito bem congestionado, faz uns 8,5km/l... e com o trânsito mais livre na cidade, faz 12km/l -- tudo isso, medindo pelo i-system.

Acho que lá depois dos 5000km ele deve amaciar mais ainda...

Eu estava seguindo o manual, até 1000km de boa e giro baixo e do 1000 ao 1500 velocidade maxima ou giro alto.

Meu carro está com uns 300km e o mecanico da cc me flw hj pra continuar assim, mas de vez em quando jogar pro manual e esticar ateh os 5500 a segunda e a terceira.

Segundo ele se andar só em rotação baixa o carro "vicia" e o motor não rende o que poderia render...

Com isso a media no alcool caiu para 5.2 a 6.0 dependendo do transito...

Lembrando que o meu é 1.6 iMotion

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom meu fox 1.0 faz média de 9,5 a 10,5 na cidade com gasolina dependendo de quem esta dirigindo como as vezes muda o condutor fica nesse meio termo como uso 1 taque por semana fica sempre nisso kkkk nao muda muito quero pegar estrada para ver como fica como vou fazer itajaí foz de iguaçu em outubro conto pra voces como foi o desempenho do menino..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal muito legal esse forum. Estou para fechar meu Novo Fox e entrar definitivamente para o Clube.

Pesquisei muito sobre o consumo e optei pelo 1.0, as informações referente ao consumo são:

Estrada / Cidade

A12 G15 / A7,5 G12

Obs: Valores em média.

Ambos com ar ligado full time.

Meu carro atual é um GM Celta 1.0 e tem o mesmo rendimento acima. E não me preocupo com consumo pois é muito econômico, fator na qual a escolha para o Novo Fox.

Abs a todos

RAfael

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal muito legal esse forum. Estou para fechar meu Novo Fox e entrar definitivamente para o Clube.

Pesquisei muito sobre o consumo e optei pelo 1.0, as informações referente ao consumo são:

Estrada / Cidade

A12 G15 / A7,5 G12

Obs: Valores em média.

Ambos com ar ligado full time.

Meu carro atual é um GM Celta 1.0 e tem o mesmo rendimento acima. E não me preocupo com consumo pois é muito econômico, fator na qual a escolha para o Novo Fox.

Abs a todos

RAfael

Amigo, acho que voce vai perder no consumo em relação ao Celta, já que celta + leve e rodas 13 ou 14 depende do modelo ja o fox 15 pneu mais largo = mais atrito mais resistencia maior o consumo!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu estou com o meu fox 1.6 a +- 3 semanas. Porem ja fui com ele para a praia e ja andei nele 1.000km. Peguei os trechos da Castelo Branco sentido SP e tambem a Imigrantes. Somando a Ida e a Volta ele fez uma média de 9.8 com alcool, girando entre 110 e 120Km/H. Acredito que por ser estrada ele consumiu um pouco, porem como motor ainda esta "travado" ele deve melhorar com o tempo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now