Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Souza

Consumo De Combustível

1,446 posts in this topic

Na cidade 11 km/l (normalmente to sozinho)

Na estada 16.6 km/l ( 4 pessoas mais malas) 1500km rodados

Share this post


Link to post
Share on other sites

É fato que o carro desengatado consome mais combustível. O raciocínio é muito simples. Carros com injeção eletrônica automaticamente injetam gasolina para manter o motor ligado quando em ponto morto. Se você mantém o carro engatado, isso não acontece, pois o próprio giro das rodas irá girar o motor.

Inclusive isso é válido independente de marcha. Pode ser em 5a, 4a... até primeira marcha. Exatamente por isso o uso de marchas como freio motor é muito bem vindo, pois não consome combustível e ajuda a economizar freios, além de tornar a frenagem mais segura (por não recair só nos freios).

Abraços.

Andar na banguela é pra caminhão e carros de 1990 pra baixo, depois da injeção, o carro faz muito mais "força" pra mandar "alimento" pro motor, assim ele gasta mais gasosa com ele sem marcha engrenada do q com... quer descer um morro sem se preocupar, coloque na 4ª ou na 5ª, apesar de q, na 5ª Eu não sinto confiança, o carro fica muito solto... é fácil de perder controle, com relação a curvas/freios...

O CB mostra --.-- quando desce morro (grande trecho) de 4ª/5ª, enquanto na 3ª já vi algo em torno de 32 - 66 - (e até) 89 km/l. rsrsrs

Parei de usar freio motor, após meu mecânico dizer q isso força desnecessariamente o motor. Quando esse não é preparado pra isso, carros de corrida de altíssimas rotações é comum usar freio motor, mas nos carrinhos 1.0, não é indicado.

Pode ser bobeira, pode ser tabu, pode ser o q for, mas por enquanto não vou nem pensar em fazer isso com o Fox. Meu tio me ensinou a técnica há 10 anos... até janeiro eu fazia isso em qq carro, hj em dia, não faço mais, só em caso q eui veja q só o freio não vai ser o suficiente.

Cyber... o meu tá mais ou menos assim, cidade = 12 km/l e estrada = 14 - 15, depende de quem dirige... rs

Amplexo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na cidade 11 km/l (normalmente to sozinho)

Na estada 16.6 km/l ( 4 pessoas mais malas) 1500km rodados

Sensacional! Sua raposa tá com o consumo excelente.

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Recorde hoje, indo de campina grande a jp com velocidades entre 90 e 100km/h. Sem ar porém com vidro traseiro pouco aberto (cerca de um dedo) e ventilador.

Chegou a 18,5km/l :o :o :o :o :o :o

Eu disse: Caceetaaa

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caraca... eu quero essa marca... rs

Se manter entre 90 - 110 é mais econômico em qq carro... como se fosse velocidade cruzeiro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Até agora estou bem satisfeito...

Faço diariamente um percurso diário de 35km. Sem engarrafamento, 70% do percurso numa avenida com velocidade entre 60km/h e 80km/h e os outros 30% cidade mesmo, com semáforo etc. Tem também as saídas no final de semana e ainda o fato da minha cidade ser tudo ladeiras enormes...

Tinha um gol g5 1.0 ano passado e ele fazia uma média de 9.0km/l nesse percurso mencionado acima, e meu fox 1.6 hoje em dia faz 11,8km/l. Isso medindo no lápis mesmo. Utilizando gasolina aditivada e com ar condicionado ligado em 50% do percurso.

Quanto a andar na maciota ser para quem tem carro 1.0, discordo pois ter um carro 1.6 significa basicamente ter mais torque que um 1.0 o que é muito útil mesmo quando se anda na maciota, digo até mesmo que ter um carro 1.6 é uma questão até mesmo de conforto.

Agora pra quem quer mesmo correr, compre uma Fireblade e ai sim vc vai ver o que é correr. :lol:

mas.. ta medindo.. deixando o ponteiro deitar la no fim da "reserva".. ou quando entra na reserva vc completa medindo pela "autonomia"?

lembre-se que a "autonomia" é uma média naquele momento.. que pode variar bastante em quanto o carro anda.. e como disse que a cidade tem muita subida.. oque exige muito do motor..

se for na "ponta do lapis" medindo ate o fim da reserva.. meu velho.. parabéns! temos mais um 1.6 prodigio! heheh

ta fazendo uma media até melhor que o meu (1.0)andando praticamente nas mesmas condicoes que vc..

abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz uma viagem ontem de 120km e o computador de bordo tava marcando uma média de 18km/l, será que é isso mesmo??? Velocidade média de 110 a 120km/h.

Meu FOX é prime com 6 meses e meio de uso e 6100km rodados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Kra... a medição é simples. Sempre abasteço no mesmo posto, na mesma bomba. E faço a medição a partir do seguinte procedimento:

1- Chego lá, peço pra completar até "disparar" o sensor da bomba o que corta a injeção de combustível por medida de segurança. Totalizando X litros.

2- Zero o contador de KM que vai de 0km a 999km.

3- Rodo até o carro chegar próximo da reserva.

4- Volto ao mesmo posto, na mesma bomba.

5- Peço para completar, até "disparar" o sensor da bomba... Obtemos então Y litros, que é justamente o que eu consumi desde o abastecimento anterior.

6- Consulto o contador, e obtenho o total de KM percorridos desde o último abastecimento.

7- Divido o total de km rodados desde o último abastecimento, por Y.

8- Obtenho então a média de consumo! Considero esse método bem confiável, uma vez que pode ser repetido várias vezes em períodos de tempo de amostragem maiores ou menores, o que termina por restringir bastante a margem de erro.

OBS.: Os valores que aparecem na CB apresentam um erro de aproximadamente 12%, se comparados aos obtidos executando-se o descrito acima.

Motor VHT 1.0 pra mim, se Deus quiser, nunca mais! Bebe muito e da muito problema.

Gol g5 1.0 então, é um verdadeiro Gol contra!!! ;)

Esse é realmente o procedimento correto, muito bem descrito, parabéns...

Para quem ainda tinha dúvidas de como fazer o cálculo está ai um DIY...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz uma viagem ontem de 120km e o computador de bordo tava marcando uma média de 18km/l, será que é isso mesmo??? Velocidade média de 110 a 120km/h.

Meu FOX é prime com 6 meses e meio de uso e 6100km rodados.

O computador de bordo geralmente mostra um valor um pouco acima do real, mas com toda certeza seu carro deve ter feito mais de 15km/l...

Se não exigir muito do motor 1.6 ele consegue ser bem econômico, e exigir eu me refiro a ficar esticando marchas desnecessariamente mas pode-se andar normalmente, não precisa andar igual um idoso...

Abraços...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sobre essa questão de consumo, é muito relativo, pois depende de tantos fatores como exemplo: engarrafamentos, saídas bruscas ou leves, passar ou não as marchas no tempo correto, uso ou não de ar condicionado, entre outros.....

Meu Fox é 1.6 Rodas de liga leve e só abasteço com gasolina, pois o preço de R$ 2,15 no litro do Etanol aqui em recife, está muito superior aos 70% na relação de consumo entre gasolina e etanol. Com gasolina e sempre com o ar condicionado ligado, tenho feito em média mais de 10 km/litro, chegando em alguns casos a quase 14 km/litro.

Até duvidei dos valores informados pelo computador de bordo, mas fazendo o controle manual, chega muito próximo, então o computador está correto. Gostaria de saber então de outros membros que possuam um Fox 1.6 qual o consumo médio do veículo.

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sobre essa questão de consumo, é muito relativo, pois depende de tantos fatores como exemplo: engarrafamentos, saídas bruscas ou leves, passar ou não as marchas no tempo correto, uso ou não de ar condicionado, entre outros.....

Meu Fox é 1.6 Rodas de liga leve e só abasteço com gasolina, pois o preço de R$ 2,15 no litro do Etanol aqui em recife, está muito superior aos 70% na relação de consumo entre gasolina e etanol. Com gasolina e sempre com o ar condicionado ligado, tenho feito em média mais de 10 km/litro, chegando em alguns casos a quase 14 km/litro.

Até duvidei dos valores informados pelo computador de bordo, mas fazendo o controle manual, chega muito próximo, então o computador está correto. Gostaria de saber então de outros membros que possuam um Fox 1.6 qual o consumo médio do veículo.

Abraços

O meu é um Fox Prime 10/11 1.6 com aproximadamente 5000km rodados e 6 meses de uso. Os dados de consumo são os seguintes (os dados informados foram calculados na ponta do lápis, e sempre bateram com o informado pelo CB):

Gasolina Cidade ar ligado: 11 km/l em média.

Gasolina Estrada ar ligado: 13.5 km/l em média, podendo chegar, a depender da rodovia e da velocidade, a 14.0, 14.5 km/l.

Álcool Cidade ar ligado: 7.0 km/l em média.

Álcool Estrada ar ligado: 8.5 km/l em média.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu é um Fox Prime 10/11 1.6 com aproximadamente 5000km rodados e 6 meses de uso. Os dados de consumo são os seguintes (os dados informados foram calculados na ponta do lápis, e sempre bateram com o informado pelo CB):

Gasolina Cidade ar ligado: 11 km/l em média.

Gasolina Estrada ar ligado: 13.5 km/l em média, podendo chegar, a depender da rodovia e da velocidade, a 14.0, 14.5 km/l.

Álcool Cidade ar ligado: 7.0 km/l em média.

Álcool Estrada ar ligado: 8.5 km/l em média.

Interessante observar como o FOX é muito mais eficiente na gasolina... para valer a pena álcool no FOX só se a gasolina estiver certa de 63% do valor da gasolina...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa, faça esse relato para nós mesmo Iceman...

Na verdade eu fiz os cálculos com base nos consumos informados pelo Kalius... Minha raposa não chegou para eu testar ainda... mas aqui em Brasília ainda está impossível abastecer com álcool...

Share this post


Link to post
Share on other sites

A minha raposa 1.0 trend é bem sedenta comparada ao meu carro anterior, um Clio 1.0 16v.

Com gasolina: de 9,5 a 10,5 km/l, dependendo de quanto congestionamento se pega.

To no segundo tanque de alcool, no primeiro deu entre 7,5 a 8 km/l.

Na estrada até que tá razoável. Dá pra fazer até 17 matendo 100km/h.

Mas um trecho que eu andei mais rápido, tentando manter 140km/h, baixou pra 12km/l.

Apesar de aqui em Fortaleza o álcool ainda estar na casa de 1,99, to preferindo colocar esse por ouvir o motor batendo pino com gasolina. Isso me preocupa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos lá, vendo e revendo depoimentos dos colegas ai segue meus dados.hehehehe

Consumo misto avaliado em 12,8 km/l

Agora com a que da dos preços estou para encher o tanque com alcool para ver a media que vai dar !!! aguardem !!!

;););)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é bem isso... Batida de pino não é algo físico (no sentido de colisão de uma peça com outra).

Ocorre com a gasolina, pois a gasolina detona mais cedo que o álcool, isso ocorre no FOX por conta da alta taxa de compressão (e também possível erro na programação da central, erro de fábrica mesmo, pois é perfeitamente possível a taxa de compressão utilizada no FOX) e possível utilização de combustível de baixa qualidade. O álcool tem um ponto de detonação muito superior, aguentando uma compressão maior.

Basta adicionar um pouco de álcool à gasolina que esse problema que o Frutuoso teve e tudo resolvido.

Enfim, eu acho que não conseguirei explicar bem por aqui, mas existe um texto muito bom na BestCars que explica isso: Please login or register to see this link.

Espero que consiga sanar as dúvidas com relação a tal assunto...

Grande abraço...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz uma viagem ontem de 120km e o computador de bordo tava marcando uma média de 18km/l, será que é isso mesmo??? Velocidade média de 110 a 120km/h.

Meu FOX é prime com 6 meses e meio de uso e 6100km rodados.

Então na verdade ele fez entre 16~16,5km/l

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom o texto

;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pôxa, e ainda falam q carro 1.0 é mais econômico...?!?!?! rs

Na média de 100 - 120 km/h, o meu tá melhorando... 14,8 km/l, mas se tiver um morrinho, cai pra 13 e alguma coisa...

Na cidade varia do motorista, comigo tá na mesma... de 11 à 12 km/l. Com minha namorada, vai até 13 km/l na cidade.

Acho q já amaciei o suficiente pra melhorar o consumo, mas vou forçar até os 5K km rodados...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com meu Fox 1.6 10/11 a 5700km rodados estou fazendo 11,33Km/L em trajeto 70% cidade 30% estrada praticamente, com ar ligado 50% do tempo e andando normal.

Calculado manualmente, óbvio!

O computador de bordo apresenta um erro entre 13 e 14%, eu estou tirando todas as médias manuais e anotando qual o correspondente no PC de Bordo. Aí eu zero tanto o Km como o PC de bordo... Estou graficando e anotando tudo numa planilha .xls que quando eu tiver quantidade decente de dados postarei aqui para todos consultarem :)

Então se quero saber como está meu carro no momento, vejo o PC de bordo e tiro 14%, pior que isso não fica MESMO ;D e ele é bem econômico, não faço mais que isso porque moro num morro PÉSSIMO e lá vez ou outra do uma esticadinha. Digo que se morar num lugar mais normalzinho dá pra fazer 12km/L sussegado! E outra, faço muito trajeto curto de 5km pra faculdade, 10km pro trabalho... Ainda não peguei estrada, quando pegar farei a média ir no teto HAHAHAHAHA

Meu antigo Corsa 1.0 VHC fazia 12,5km/l nas mesmas condições... Meio tenso. Na estrada fazia uns 15km/L e eu acho que o Fox fará mais ou igual na pior das hipóteses.

Share this post


Link to post
Share on other sites

No i-system esta marcando alcool - 6km/L!!! NO URBANO! sera que tem algo errado?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com meu Fox 1.6 10/11 a 5700km rodados estou fazendo 11,33Km/L em trajeto 70% cidade 30% estrada praticamente, com ar ligado 50% do tempo e andando normal.

Calculado manualmente, óbvio!

O computador de bordo apresenta um erro entre 13 e 14%, eu estou tirando todas as médias manuais e anotando qual o correspondente no PC de Bordo. Aí eu zero tanto o Km como o PC de bordo... Estou graficando e anotando tudo numa planilha .xls que quando eu tiver quantidade decente de dados postarei aqui para todos consultarem :)

Então se quero saber como está meu carro no momento, vejo o PC de bordo e tiro 14%, pior que isso não fica MESMO ;D e ele é bem econômico, não faço mais que isso porque moro num morro PÉSSIMO e lá vez ou outra do uma esticadinha. Digo que se morar num lugar mais normalzinho dá pra fazer 12km/L sussegado! E outra, faço muito trajeto curto de 5km pra faculdade, 10km pro trabalho... Ainda não peguei estrada, quando pegar farei a média ir no teto HAHAHAHAHA

Meu antigo Corsa 1.0 VHC fazia 12,5km/l nas mesmas condições... Meio tenso. Na estrada fazia uns 15km/L e eu acho que o Fox fará mais ou igual na pior das hipóteses.

Opa LKF.....mais um de Blumenau?! Então não estou sozinho!!!! risosss

Muito bom saber dessa média, é mais ou menos a que meu pai com um Voyage consegue fazer.

Espero que o meu Fox, siga essas mesmas médias apresentadas....apesar de já ouvir muita gente dizer que é sorte isso...tem carros da VW que vem economicos e outros nao...e nao sabem o porque...deve ser o bendito pé...mas o meu vai ter que fazer essa média! Risosss

abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com meu Fox 1.6 10/11 a 5700km rodados estou fazendo 11,33Km/L em trajeto 70% cidade 30% estrada praticamente, com ar ligado 50% do tempo e andando normal.

Calculado manualmente, óbvio!

O computador de bordo apresenta um erro entre 13 e 14%, eu estou tirando todas as médias manuais e anotando qual o correspondente no PC de Bordo. Aí eu zero tanto o Km como o PC de bordo... Estou graficando e anotando tudo numa planilha .xls que quando eu tiver quantidade decente de dados postarei aqui para todos consultarem :)

Então se quero saber como está meu carro no momento, vejo o PC de bordo e tiro 14%, pior que isso não fica MESMO ;D e ele é bem econômico, não faço mais que isso porque moro num morro PÉSSIMO e lá vez ou outra do uma esticadinha. Digo que se morar num lugar mais normalzinho dá pra fazer 12km/L sussegado! E outra, faço muito trajeto curto de 5km pra faculdade, 10km pro trabalho... Ainda não peguei estrada, quando pegar farei a média ir no teto HAHAHAHAHA

Meu antigo Corsa 1.0 VHC fazia 12,5km/l nas mesmas condições... Meio tenso. Na estrada fazia uns 15km/L e eu acho que o Fox fará mais ou igual na pior das hipóteses.

Quero este relatório amanha cedo em minha mesa !!Please login or register to see this image. Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dae pessoal,

Belezaa???

Seguinte, tenho uma duvida com relação ao consumo da minha RAPOSA 1.0!!

Tenho me baseado pelas informações que aparecem no Consumo do PAINEL ... sabem me confirmar se ela realmente é confiável??

ME BASEANDO PELO PAINEL, vejo que ele tem feito em média 7 no alcool e 10 na gasolina ... eu particularmente acho que pra um carro 1.0 ele ta mto beberrão??? Concordam comigo ou estou equivocado??

No inicio todos me falavam que era pke ele estava com motor novo e até amassear ficaria assim, porém agora ele já está com 10.000Km e não tenho pisado muito(rsrs) e continua com o mesmo consumo!!

Agradeço quem puder me ajudar ou me orientar!!

ABRAÇOO GALERAAAA!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sera que rastrear a central fala o consumo real ???Please login or register to see this image. Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now