Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Souza

Consumo De Combustível

1,447 posts in this topic

Galera tenho uma dúvida que talvez vocês ja tenham respondido...

Alguém ja fez as contas pra ver se o que o CB mostra de consumo é real?

Encher o tanque, andar X km, depois encher de novo e fazer as contas pra ver quanto deu..

Eu sempre faço isso, e em todas as vezes que abasteci, o consumo real foi mais alto do que o que acusava o CB

Quando ele marcava 13km/l o carro fez na real 12...

Será que isso acontece pela quantidade de combustível que entra nao ser sempre a mesma? (quando a bomba trava, no caso)

Ou será que o CB é impreciso mesmo?

Bom, só comentando, tenho um 1.6 com 3300km, e ontem fiz uma viagem de 130km, logo após encher o tanque com gasolina..

Fui bem de boa, nao passei de 110. Quando cheguei no meu destino, o CB estava marcando nada menos que 17,9km/l

Fiquei DE CARA! hahahahhaa

Achei sensacional...

Alguem já teve média parecida?

Abraços a todos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera,

o meu é 1.6 (2.500km) e faz 7km no álcool na cidade e 12km na gasolina,ar ligado direto e pisando bem.

Não tenho o que falar do consumo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola Souza, tenho um fox trend 1.6 I-MOTION. A média até agora com alccol é de 9.8 no automático e 12,3 na gasolina entre urbano e estrada.

A minha raposa está com 570 Km rodados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah galera sei não.

Não estou a fim de ficar dando de desconfiado mas não acredito que Fox Prime 1.6 faz mais do que 9km/l....

Tem gente falando que faz 14, 15km/l. Isso esta mais do que Uno economy, e fica muito difícil para eu acreditar, acho que só quando o meu chegar mesmo que vou acreditar.

Sai de um Punto 1.4 que fazia de 8 a 10km/l, Hyundai i30 aut. que fazia 6 a 7,5km/l, passei por (locado) gol g5 1.0 que esta fazendo 9.0km/l, acho que sei la como um 1.6 pode fazer mais que um 1.0?

Enfim, tomara que eu seja apenas mais um número dessa estatística de excelente consumo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah galera sei não.

Não estou a fim de ficar dando de desconfiado mas não acredito que Fox Prime 1.6 faz mais do que 9km/l....

Tem gente falando que faz 14, 15km/l. Isso esta mais do que Uno economy, e fica muito difícil para eu acreditar, acho que só quando o meu chegar mesmo que vou acreditar.

Sai de um Punto 1.4 que fazia de 8 a 10km/l, Hyundai i30 aut. que fazia 6 a 7,5km/l, passei por (locado) gol g5 1.0 que esta fazendo 9.0km/l, acho que sei la como um 1.6 pode fazer mais que um 1.0?

Enfim, tomara que eu seja apenas mais um número dessa estatística de excelente consumo.

Olha, se vc tem dúvida de que 1.6 consume menos ou igual a 1.0, te digo com toda certeza que sim.

Tenho um Polo 2008 com o cambio antigo ainda (5ª não alongada) e faz 15km/l na estrada na gasolina.

Peguei o meu Fox 1.6 na quinta passada (07/04/11), está ainda com 270Km, e na primeira abastecida fez 11,1Km/l (gasolina) e isso no papel, não no computador de bordo (q o meu nem tem).

Estou muito satisfeito com o carro e fiz questão de pegar o 1.6 justamente por causa disso, a autonomia do 1.0 e 1.6 são muito parecidas.

Fica aí minha dica.

Abraços.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Medi o meu hoje, 670km rodados com 50 litros de gasolina. Moro em Brasília, ou seja estrada/cidade.

média de 13km por litro, isso sempre sempre sempre com ar ligado.

Minha raposa é a franzina 1.0.

abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá turma, como estão?

Não sei se devo continuar o assunto aqui, apesar de se tratar de consumo de combustível, ou se devo abrir um novo tópico. Lendo os posts percebi que pouco se falou em consumo com o veículo parado (litros por hora, l/h).

Seguinte, achei estranho demais o carro da minha esposa, pois ele faz incríveis 0,1 l/h com o carro em marcha lenta (obviamente que estou sendo sarcástico, pois um motor 1.6 não tem condições de fazer isso). O mais impressionante é que o erro do computador de bordo no consumo médio de cada tanque está bem preciso, erro de no máximo 0,5km/l...

Será que isso é um erro na leitura do CB dela? Mais alguém tem o consumo com o carro em marcha lenta parecido?

Grande abraço a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em marcha lenta, parado meu consumo fica em 0.7l/h. Chegando a 1.4l/h quando ligo ar-condicionado?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em marcha lenta, parado meu consumo fica em 0.7l/h. Chegando a 1.4l/h quando ligo ar-condicionado?

Igual aqui!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é, estou achando muito estranho o dela estar marcando 0.1 l/h com ou sem ar...

Vou pedir para passarem o Scanner nesse carro, deve ter algum parâmetro errado...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu 1.0 também fica em 0,1l/h em marcha lenta com ou sem ar.

Só quando ta muito frio, assim que liga, fica em até 0,3l/h.

Eu pensava que tava normal.

Achava que esse valor em torno de 0,7 seria com etanol.

Não seria isso?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu 1.0 também fica em 0,1l/h em marcha lenta com ou sem ar.

Só quando ta muito frio, assim que liga, fica em até 0,3l/h.

Eu pensava que tava normal.

Achava que esse valor em torno de 0,7 seria com etanol.

Não seria isso?

Acho muito difícil um motor se "sustentar" com apenas 100ml de gasolina em 1 hora... mesmo sendo 1.0...

Todos os 1.6 que vejo esta na marca de 0,7 a 0,8 sem ar...

Galera que tem 1.0 ai, como marca o CB de vocês?

Share this post


Link to post
Share on other sites

fiz uma viagem agora no feriadão.. deu 13.8kml.. cidade e estrada.. sendo maior parte estrada..

com ar ligado quase todo o tempo..

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu faz 0,7 parado sem ar, com ar ainda não fiz o teste.

Fiz tb uma viagem nesse feriado, fiz a média de 14 km/l (variando pra + ou pra - 1 km/l)na estrada.

Na cidade faz 11.3 - 11.8 (comigo) e 12.8 (com minha namorada).

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu está fazendo incriveis 8KMm/l na gasolina e no alcool 6km/l. Já levei duas vezes na cc e eles simplesmente falam q não tem muito o que fazer, somente resetam e atualizam um software lá mais nunca adiantou de nada.

Com o combustivel nesse preço fica dificil colocar a raposa pra rodar!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu faz 0,7 parado sem ar, com ar ainda não fiz o teste.

Fiz tb uma viagem nesse feriado, fiz a média de 14 km/l (variando pra + ou pra - 1 km/l)na estrada.

Na cidade faz 11.3 - 11.8 (comigo) e 12.8 (com minha namorada).

so num cheguei por ai.. pq fazia tempo que não pegada uma estradinha... ai na volta me empolguei quando vi boa parte da estrada livre.. duplicada.. enchi 130.. 140.. kkk..

mas.. na ida fui feito uma velha.. so 90.. 100.. heheh

Share this post


Link to post
Share on other sites

Voltei de viagem essa semana. O carro está com menos de 2 mil km ainda.

Fez incríveis 19,9 km/l na descida da serra e 15,3 na subida.

Neste ritmo, o computador de bordo marcava autonomia de 830 km para serem rodados.

Nunca nenhum carro meu fez essa média!

Obs.: Andando a exatos 90 km/h, sem fazer ultra passagens bruscas.

Na cidade: 8,5 em trânsito lento e entre 11 e 13 fluindo melhor.

Share this post


Link to post
Share on other sites

hj me deu curiosidade de entrar e ver o consumo da galera...!!

ontem enchi o tanque do meu...fox 1.6...com 6300km rodados com gasolina comum...e ele fez 8.7km/l (na cidade), sempre faço o calculo manual... e ele sempre faz isso... de 8.5km/l a 9,5km/l...!! ando trocando as marchas sempre em 3000/3500 giros!!!

acho uma boa média...

tinha um peugeot 206 16V e ele fazia a mesma marcação...!!!

o C4 hatch 1.6 16V - tb faz 9km/l....

acho que é a média de carros 1.6... se tem os carros 1.6 que faz 11km/l na cidade é porque a galera deve andar bem de boa...!! mas se é pra andar de boa pra que ter um carro 1.6???? kkk

vai de 1.0... hehe

to muito feliz...com a raposa... puta de uma carro... acho que nunca mais vou trocar de um volks... hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

outra coisa...a galera tava falando se o consumo que CB é correto...! isso é impossível ser pois...existem vários fatores... como qualidade da gasolina...estilo de pilotagem e por aí vai... é sempre aproximado....!!

mais uma c0isa eu digo... a autonomia é sempre certeira... hehe deixo pra abastecer quando esta acusando 5km de autonomia...e sempre entra 49/50L no meu tanque... hehe!!! o tanque tem 55L de acordo com o manual... hehe nunca fiquei na rua....!!!

ja com peugeot que tinha... kkk a autonomia dele era doidona... fiquei na rua duas vezes...kkkkkkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Porisso peguei um 1.0... não ia querer/poder andar de 1.6, eu piso muito! rs

Eu achava q o 1.6 tinha um consumo melhor... por não ter q acelerar tanto quanto no 1.0.

O próximo carro q eu pegar vai ser no mínimo 1.4, tô cansado de subir morro de 2ª ou 1ª! rs

Até lá eu manero na forma de dirigir, ainda estou muito "excitado" com velocidade!

Share this post


Link to post
Share on other sites

hj me deu curiosidade de entrar e ver o consumo da galera...!!

ontem enchi o tanque do meu...fox 1.6...com 6300km rodados com gasolina comum...e ele fez 8.7km/l (na cidade), sempre faço o calculo manual... e ele sempre faz isso... de 8.5km/l a 9,5km/l...!! ando trocando as marchas sempre em 3000/3500 giros!!!

acho uma boa média...

tinha um peugeot 206 16V e ele fazia a mesma marcação...!!!

o C4 hatch 1.6 16V - tb faz 9km/l....

acho que é a média de carros 1.6... se tem os carros 1.6 que faz 11km/l na cidade é porque a galera deve andar bem de boa...!! mas se é pra andar de boa pra que ter um carro 1.6???? kkk

vai de 1.0... hehe

to muito feliz...com a raposa... puta de uma carro... acho que nunca mais vou trocar de um volks... hehe

Discordo um pouco de você. Eu não sei onde mora, mas aqui em Brasília que é tudo plano, eu ando no FOX da minha esposa (o meu ainda não chegou) a 100, 120km/h, acelerando normal (sem puxar muito com o motor, mas eventualmente o fazendo) e o carro dela dá 12km/l comigo (cálculo manual)...

Isso vai de estilo de condução, apesar de não andar muito devagar eu sempre antecipo a situações como semáforos, quebra-molas, pardais, etc. e diminuo a velocidade basicamente com reduções, economizando combustível e pastilha de freio. Em descidas eu sempre deixo engatado em 5a marcha e o consumo vai basicamente a zero (ainda existe pessoas que não acreditam nesse sistema de cut-off, para testar basta colocar uma velocidade baixa e parar de acelerar com uma marcha que mantenha a rotação perto dos 2mil rpm e depois colocar no ponto morto, vai perceber que o computador vai zerar o consumo enquanto engatado e vai mostrar um consumo quando colocar no ponto morto).

Com relação ao computador de bordo é aproximado sim, pois, como você bem disse, depende de muitas variáveis, mas é muito aproximado, pois existem muitos sensores de precisão nesses veículos mais novos, mas a precisão é muito boa. Pode-se perceber que essa precisão é muito boa justamente com seu argumento da autonomia, essa função do computador de bordo utiliza justamente o consumo médio dos últimos 5km (salvo engano) e calcula a autonomia com base na quantidade de combustível disponível.

É isto, grande abraço a todos...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que se esse Novo Fox tivesse rodas aro 14 o consumo da versão 1.0 diminuiria consideravelmente. Minha irmã tem um Fox 2007 e ele até que é relativamente mais economico que o meu. Porem em detrimento da estética eles colocaram rodas aro 15 o que se por um lado deixou mais bonito sacrficiou o consumo. E tambem o cambio tem um escalonamento de marchas muito longo no 1.0. Acho que me acustumei tanto com o Celta que tinha as marchas mais curtas o que o tornava uma fera no transito que apanhei pra acustumar com o Fox...rsrsrsrs

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

ahahahahahaha acho queeu so o unico que ja zerou varias vezes a autonomia do CB... ja cheguei a andar uns 10 km com a autonomia zerada !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

É fato que o carro desengatado consome mais combustível. O raciocínio é muito simples. Carros com injeção eletrônica automaticamente injetam gasolina para manter o motor ligado quando em ponto morto. Se você mantém o carro engatado, isso não acontece, pois o próprio giro das rodas irá girar o motor.

Inclusive isso é válido independente de marcha. Pode ser em 5a, 4a... até primeira marcha. Exatamente por isso o uso de marchas como freio motor é muito bem vindo, pois não consome combustível e ajuda a economizar freios, além de tornar a frenagem mais segura (por não recair só nos freios).

Abraços.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ahahahahahaha acho queeu so o unico que ja zerou varias vezes a autonomia do CB... ja cheguei a andar uns 10 km com a autonomia zerada !!

Eu não deixo chegar na metade do vermelho de reserva...

Isso faz um mal pro carro... E carro que fica abastecendo apenas R$ 10,00, por ex. acostuma a bóia de combustível, daí quando enche o tanque a bóia costuma não subir e pode até quebrar a peça q faz a marcação...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now