Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Assadi

Dicas Para Seu Fox Novo

82 posts in this topic

No manual tbm fala pra quando for desligar o carro a noite, deixar uns 2 minutos o ventilador ligado no ar quente pra evitar odores desagradaveis no filtro do ar condicionado. Tem vezes q eu deixo de fazer isso e no outro dia quando vou usar o A/C ele tá cheirando pano embolorado. Acho q é porque o filtro fica muito umido depois de usar o A/C e o ar quente ajuda a diminuir a umidade.

Tem umas coisas ai sobre a potencia maxima q eu nao sabia e ficava com pena de usar o carro em alto giro. Bom saber. Valeu

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu nao lembro muito bem, mas é recomendavel desligar o ar condicionado e deixar no ventilador entre 2 e 5min. Isso ajuda a nao acumular sujeira pois, o ar condensado tende a "grudar" a poeira, mesmo sendo pouca, o que pode ocasionar entupimento a longo longo prazo. E tem algo haver tambem com "secar" a umidade dentro do sistema.

algo assim

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas é impossivel nao ultrapassar os 4 mil rpms em uma estrada de pista comum, voce precisa de tudo que o motorzinho 1.0 tem e mais um pouco na hora de uma ultrapassagem.

Além disso, motores de baixa rotação (digo isso porque o meu é 1.0) são projetados para trabalhar em regimes bem + altos que os 2.0 em diante. Na minha opinião, até os 4 ou 5 mil KM, não ultrapassar os 4000 rpm, e voltar as marchas sempre que cair dos 3000rpm... Resumindo, trabalhar nessa faixa de giro.

Depois disso, 5000 rpm ou mais um pouco os motores trabalham tranquilo... Sempre digo, carro 1.0 é pra quem sabe usar...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é, precisa mesmo, mas tb mesmo em ultrapassagens eu não ultrapasso os 5 mil giros do motor, ando com o motor na normalidade de giros.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou contar uma coisa pra vcs... peguei o carro e ainda ta sem placa.

TODOS os radares do RJ estão me multando em alta velocidade huahauhauhauhauhauha

Linha vermelha, linha amarela, aterro do flamengo... onde tiver radar eu passo a 30km/h a mais huahuahuahua FODA!!!!

Fui as forras com prefeitura do RJ.

Queero ver me multar sem placa. Para o Detran não tenho identidade e CPF só certidão de nascimento(nota fiscal da fábrica)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

So não esquece de passar uma fita isolante no vidro dianteiro e traseiro pois fiquei sabendo que eles podem ampliar a foto ate pegar o VIN que se encontra no seu vidro sendo o final do seu chassi essa seria sua identindade vai ai uma dica se não o teu carro pode ja ta marcado pelo menos!!! Please login or register to see this image. /monthly_12_2010/post-2232-078827700%201292463563_thumb.jpg" data-fileid="844" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-2232-078827700 1292463563_thumb.jpg">

Share this post


Link to post
Share on other sites

Minha opnião é a seguinte:

Concordo plenamente com as palavras da 4 Rodas. Existem métodos confiáveis de produção e máquinas de usinagem (no caso do motor) que mantém padrões de precisão de 0,001mm (milésimo de milímetro). Porém em contra partida a montadora faz estas recomendações por mescla de interesses na garantia e na satisfação dos clientes. Porque? Pensem comigo: Primeira situação: "Vendi um carro zero pro cliente; ele arregaça, esmerilha o carro nos 1°s 50km e acaba que o carro dá problema. O cliente volta até eu com o carro quebrado e desce a lenha na montadora, dizendo que é uma porcaria e tals. E temos um ditado clássico: O cliente sempre tem a razão" Segunda Situação: "A montadora elabora estes manuais com caracterizações mais baixas do que os componentes do veiculo aguentam para que o cliente fique ressabiado de "rudiar" do carro e assim incentivar subliminarmente uma maior conservação à direção e consequentemente, não utilizar dos recursos da garantia.

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

É isso ai , os caras mandam vc andar piano para nao dar problema nunca ... Eh como se comprasse uma ferrari e mandassem vc nao passar dos 200km/h ?! Tah doido tem q andar com o carro da maneira que vc quiser, se der problema eles que arrumem ! Depois da garantia acabar vc pode andar piano srsr

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera...pera lá...realmente hoje em dia as peças são mto mais precisas do que antigamente , mas a quatropatas errou feio em dizer que não existe a necessidade de amaciar os motores de hje em dia...

se esta escrito no manual (no caso do fox diz primeiros 1500km) , não faz sentido dizer o contrário...mesmo pq se fosse para não quebrar o motor eles aumentariam essa kilometragem...que brasilero roda menos de 1500km em um ano?

O mundo , mto menos nosso querido Brasil , tem tanta tecnologia a ponto de fazer arvores perfeitas que casam direitinho com os tuchos...nem nenhuma peça é perfeita...ainda mais quando se tem uma produção em larga escala...

o fato de o carro ficar amarrado é questão de costume...se vc rodar direitinho os primeiros 1500 km , e depois mais 2000km pisando , seu carro vai andar igual ao que ficou esguelando o carro desde o primeiro km...

Share this post


Link to post
Share on other sites

achei muito interessante essas dicas

vou andar bem de boa nos primeiros 5 mil km

e fazer oque essas dicas mandam hehehe

vou cuidar bem da raposaaaa

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah, eu piso, sempre pisei e sempre vou pisar... se na parte de ficha técnica do próprio Fox, fala q a potência do mesmo só é atingida aos 5250 RPM, eu não vou poder andar em alta rotação não?

Sei q vou economizar pouco e q vou desgastar um pouco mais do q minha namorada, por ex. q troca as marchas sempre nos 3K RPM... isso no máximo.

É tipo o Bravo, novo lançamento da Fiat, ele em 2500 RPM atinge 90% da potência total (132 cv no 1.8 e 152 cv no 1.4 T-Jet), mas só entrega 100% nos 5000 e poucos RPM. Ou seja, dos 2500 aos 5000, não faz muita diferença, mas faz!!!

Eu ando bem no Fox, ele acelera e dá bons giros... de motor, é claro.

Quem tem I-motion aí, sabe q o motor muda marcha quase no vermelho das RPM... q se não me engano são 6,5K ( no meu é)! Ou seja, no modo Esportivo (S), ele força o motor pra ter um maior torque.

Não vou abusar, mas vou sempre acelerar até no mínimo os 4K RPM, até chegar nos 6K km rodados. Depois acelerarei o necessário pra ter um bom rendimento de velocidade/rotação.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com relação a rotação do motor pode botar para ferver...

O período mais crítico é nos primeiros kms, pois o motor ainda esta se ajustando. Apesar da precisão que existe hoje na indústria automotiva sempre existe a possibilidade de uma pequena rebarba, etc. Além do fato das peças precisarem se ajustar entre sim...

Depois pode meter o F... A própria fabricante corta o giro do motor quando ele chega perto do perigoso, e vai por mim ela corta bem antes da zona efetivamente perigosa... pra isso que existe corte de giro...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tava vendo umas dicas no site da revista Auto Esporte e entre elas achei uma interessante. Fala da necessidade de andar sem forçar o motor nos primeiros 5.000 Km. Ou seja, nada de esticar marcha. A explicação é que, por mais que as peças dos motores dos carros mais novos tenham menos folgas nos encaixes, o veiculo ainda esta passando por uma adaptação. E ainda, a temperatura elevada no motor, devido ao excesso de velocidade também não faz bem ao carro.

Por tanto, a dica é andar em baixas rotações nos 5.000 km inicias do carro, afim de evitar problemas futuros na vida útil motor.

Outras dicas são:

- Ligar o carro pela manhã e deixar funcionando no mínimo 2 minutos para pré-aquecer antes de sair, pois o óleo precisa circular no motor para fazer uma lubrificação completa antes de ser exigido qual quer esforço;

- Ao parar o carro a noite sabendo que você só irá sair no dia seguinte deixe o motor funcionar 1 minuto em baixa rotação.

- Nos primeiros 5000km não ande em velocidades superiores a 100km pois todos os componentes do motor são novos e estão se adaptando.(vou deixar o carro com minha vó e depois dos 5.000 eu pego de volta)

Agora incrível é essa frase que vem nos manuais dos carros da Mercedez:

- “Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5000km, maior será o desempenho e durabilidade posterior.”´

Dificil pegar o Fox(e se for 1.6 é que é dificil mesmo) novinho e aliviar o pé. Mas se é melhor pro carro....

Apesar de já ter bastante tempo desse post acima vou fazer uns comentários do que eu acho (pode nem ser o mais correto, é apenas a minha opinião.).

A questão da rotação do motor eu abordei no post anterior.

Dar a partida e aguardar o motor aquecer com ele parado é um grande erro, isso era muito comum entre os proprietários antigamente até porque era quase impossível rodar em carros a etanol com ele frio (eram carburados)... Mas os próprios manuais hoje recomendam que se ante com o veículo de forma moderada para que ele atinja a temperatura correta. As explicações são simples:

- o motor parado (sem carga) demora mais para aquecer, ou seja, trabalha mais tempo com o óleo muito mais viscoso;

- Polui mais o meio ambiente, pois se gasta combustível apenas para se aquecer o veículo e não há deslocamento;

- O veículo precisa aquecer-se como um todo, não apenas o motor (essencialmente seu bloco). Logo, o ideal é dar a partida e colocar o veículo em movimento sem forçar seu funcionamento até atingir a temperatura ideal. Assim se aquece o conjunto como um todo. Imagine você deixar seu veículo parado aquecendo e quando for sair já sai forçando mais o carro, só que neste momento apenas o motor está quente, logo a caixa de câmbio, por exemplo, ainda estará com seu óleo muito viscoso, entre outras tantas peças.

Realmente parar o veículo e deixar ele em marcha lenta é uma boa alternativa, apesar que isso é essencial em carros turbos.

E com relação ao manual da Mercedes ou esse manual é antigo ou de algum modelo em específico. Eu, meus primos, meus tios e meus pais possuem/possuíram Mercedes, dos mais variados modelos, e nunca vi esse tipo de informação em nossos manuais, e olha que leio manual de cabo a rabo.

Enfim, uma pequena parte de como eu penso com relação ao assunto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Motor carburado para motor injetado só muda o tp de injeção do combustível , não a temperatura de trabalho...nós continuamos tendo um sistema que deixa a mistura mais rica entrando no motor (antigo afogador)...a diferença é que hje ele é eletrônico...tanto é que qdo vc liga o carro frio sai mais fumaça do escapamento , e fica um cheiro mais forte de combustível...não faz mto sentido o câmbio ter que esquentar em sincronismo com o motor , mas realmente não se deve nunca , mesmo com o motor quente , sair pisando...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mesma coisa não, hoje a injeção eletrônica injeta a quantidade necessária para o motor em N situações, lendo informações de N sensores e combinado com N atuadores...

Logo não se pode comparar um sistema que utiliza predefinições e propriedades físicas, caso do carburador, com um que utiliza N parâmetros para injetar a quantidade correta de combustível...

Quem já andou em carros carburados, principalmente a etanol, sabe muito bem que por mais regulado que o carburador estivesse o carro engasgava bastante até se atingir a temperatura ideal, o que não acontece com tanta frequência nos motores a IE (entenda: motores bem desenvolvidos, pois uns já estão beeem mais evoluídos que outros)...

Share this post


Link to post
Share on other sites

o melhor é seguir as recomendações do manual e não as da MERCEDES né?

BOA! kkkkkk

vamos seguir o manual do FOX da VOLKS kkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, prefiro seguir meus "instintos", não abusando demasiadamente do motor, quero conhecer o carro, fazê-lo ser uma extensão do meu corpo, ou vcs não "sentem" o carro...?

O Fox, eu sinto pouco, pq faz pouco barulho, mas mesmo assim, dá pra vc sentir o carro tremer quando força o acelerador...

Com isso eu vou andando... só sigo o manual em caso de reposição de peças, ou pra saber o q faz o q, q eu não tenha descoberto sozinho!

Não leio manual nem de rádio... rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, prefiro seguir meus "instintos", não abusando demasiadamente do motor, quero conhecer o carro, fazê-lo ser uma extensão do meu corpo, ou vcs não "sentem" o carro...?

O Fox, eu sinto pouco, pq faz pouco barulho, mas mesmo assim, dá pra vc sentir o carro tremer quando força o acelerador...

Com isso eu vou andando... só sigo o manual em caso de reposição de peças, ou pra saber o q faz o q, q eu não tenha descoberto sozinho!

Não leio manual nem de rádio... rs

Bruckn, mais é sempre bom ficar ligado no que o manual diz neh

se voce quer um motor para um bom tempo neh ou sei la

acho que a dica do assadi é muito boa

pelo menos eu vou fazer isso

:roadrage:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, cada um faz o q acha q seja melhor para seu bolso e carro, eu acho q forçar até 6K é bom, muitos técnicos já me falaram isso.

Melhor aprender por si mesmo, pois cada carro tem um tipo de motor/caixa/funções e ninguém além do proprietário conhece melhor o auto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E ponto final !!!!Please login or register to see this image. Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu peguei meu FOX TREND 1.0 faz uns 5 meses....e ele está com quase 10.000 km....

E confesso que fazia juz ao termo "amaciar" o motor...pois afinal tenho 5 anos de garantia de motor...entnão...

Daqui 2 semanas irei fazer revisão....

mas confesso que no começo ele era super "amarrado" nas arrancadas...agora ta ficando bem melhor...

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu peguei meu FOX TREND 1.0 faz uns 5 meses....e ele está com quase 10.000 km....

E confesso que fazia juz ao termo "amaciar" o motor...pois afinal tenho 5 anos de garantia de motor...entnão...

Daqui 2 semanas irei fazer revisão....

mas confesso que no começo ele era super "amarrado" nas arrancadas...agora ta ficando bem melhor...

abs

5 anos de garantia do motor do FOX? vc esta confundindo com Hyndai cara! A VW dá 3 anos de garantia de motor e cambio para seus carros e 1 ano de garantia "total"!

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu peguei meu FOX TREND 1.0 faz uns 5 meses....e ele está com quase 10.000 km....

E confesso que fazia juz ao termo "amaciar" o motor...pois afinal tenho 5 anos de garantia de motor...entnão...

Daqui 2 semanas irei fazer revisão....

mas confesso que no começo ele era super "amarrado" nas arrancadas...agora ta ficando bem melhor...

abs

Aí, me falaram q eram 4 anos, 1 total e depois mais 3 anos de motor e caixa, mas tem vendedor q fala q são apenas 2 anos sequentes de garantia de motor e cx, após o 1º anos de garantia total.

Como códigos e valores e cores e tantas outras coisas q nem os próprios gerentes sabem (ou fingem q não), garantia entra neste rol... kkkkk

Vou te falar algo sobre arrancadas... eu só perdi até hj pra uma moto e um carro, a moto era uma Falcon e o carro era uma BMW... fora isso, eu arranco antes de todos e qq um q estiver do meu lado... sendo motorista e não piloto querendo fazer = a mim! lol

Lembrando q, não faço alusão ao uso de arrancadas muito severas e nem alta velocidade em vias públicas. Estou comentando sobre o q ocorre na maioria das vezes q eu vejo q abre o sinal. rs

10K rodados em 5 meses...??? Vc viaja com o carro ou anda muito todo dia??? rs

Amplexo.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olha, tirei a prova sobre o assunto com 2 palios que minha mãe teve.

Ambos tinham o mesmo motor 1.0 Fire. No primeiro, por recomendação do meu pai, andava de boa, com todo cuidado do mundo, nunca forçava. Resultado: depois dos 10mil km o motor, que já eh uma droga de natureza, evoluiu e se tornou uma super droga. Super amarrado, dava raiva.

Ai veio a segunda cobaia. Sentei o pé (depois dos mil km)... pegava estrada pra casa da muieh e ia cortando giro em todas as marchas (menos na 5. lógico). Resultado: beeeem melhor que o anterior, até mais economico. Ainda era frouxo, mas ficou bem melhor. Ai vendemos antes de saber se tal prática causou danos mais sérios :)

Com meu Celta fiz o mesmo, esperei dar os mil km e desci o pé. O bichinho já é encapetado de natureza e ainda evoluiu bastante, super economico (14km/l na cidade) apesar de ainda estar nos 3mil km.

Não acredito que as peças automotivos precisem de 10 mil km pra se acomodarem. Uns 500-1000km até faz sentido... mas só.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu fico no meio termo. O meu ta com 800 quilômetros, não esguelo o motor e também não troco marcha em menos d 2500

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma coisa q sempre faço é ligar o carro com o pé na embreagem. Li em algum lugar que é bom para o motor, que não força e tals.... Alguém mais sabe disso?

Meu antigo carro, que estava chegando nos 200k sempre fiz isso e nunca me deu problema de manutenção de motor.

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now