Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Assadi

Dicas Para Seu Fox Novo

82 posts in this topic

Tava vendo umas dicas no site da revista Auto Esporte e entre elas achei uma interessante. Fala da necessidade de andar sem forçar o motor nos primeiros 5.000 Km. Ou seja, nada de esticar marcha. A explicação é que, por mais que as peças dos motores dos carros mais novos tenham menos folgas nos encaixes, o veiculo ainda esta passando por uma adaptação. E ainda, a temperatura elevada no motor, devido ao excesso de velocidade também não faz bem ao carro.

Por tanto, a dica é andar em baixas rotações nos 5.000 km inicias do carro, afim de evitar problemas futuros na vida útil motor.

Outras dicas são:

- Ligar o carro pela manhã e deixar funcionando no mínimo 2 minutos para pré-aquecer antes de sair, pois o óleo precisa circular no motor para fazer uma lubrificação completa antes de ser exigido qual quer esforço;

- Ao parar o carro a noite sabendo que você só irá sair no dia seguinte deixe o motor funcionar 1 minuto em baixa rotação.

- Nos primeiros 5000km não ande em velocidades superiores a 100km pois todos os componentes do motor são novos e estão se adaptando.(vou deixar o carro com minha vó e depois dos 5.000 eu pego de volta)

Agora incrível é essa frase que vem nos manuais dos carros da Mercedez:

- “Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5000km, maior será o desempenho e durabilidade posterior.”´

Dificil pegar o Fox(e se for 1.6 é que é dificil mesmo) novinho e aliviar o pé. Mas se é melhor pro carro....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tava vendo umas dicas no site da revista Auto Esporte e entre elas achei uma interessante. Fala da necessidade de andar sem forçar o motor nos primeiros 5.000 Km. Ou seja, nada de esticar marcha. A explicação é que, por mais que as peças dos motores dos carros mais novos tenham menos folgas nos encaixes, o veiculo ainda esta passando por uma adaptação. E ainda, a temperatura elevada no motor, devido ao excesso de velocidade também não faz bem ao carro.

Por tanto, a dica é andar em baixas rotações nos 5.000 km inicias do carro, afim de evitar problemas futuros na vida útil motor.

Outras dicas são:

- Ligar o carro pela manhã e deixar funcionando no mínimo 2 minutos para pré-aquecer antes de sair, pois o óleo precisa circular no motor para fazer uma lubrificação completa antes de ser exigido qual quer esforço;

- Ao parar o carro a noite sabendo que você só irá sair no dia seguinte deixe o motor funcionar 1 minuto em baixa rotação.

- Nos primeiros 5000km não ande em velocidades superiores a 100km pois todos os componentes do motor são novos e estão se adaptando.(vou deixar o carro com minha vó e depois dos 5.000 eu pego de volta)

Agora incrível é essa frase que vem nos manuais dos carros da Mercedez:

- “Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5000km, maior será o desempenho e durabilidade posterior.”´

Dificil pegar o Fox(e se for 1.6 é que é dificil mesmo) novinho e aliviar o pé. Mas se é melhor pro carro....

Assadi concordo com a reportagem!!!!

Vc teria o site da reportagem?

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tava vendo umas dicas no site da revista Auto Esporte e entre elas achei uma interessante. Fala da necessidade de andar sem forçar o motor nos primeiros 5.000 Km. Ou seja, nada de esticar marcha. A explicação é que, por mais que as peças dos motores dos carros mais novos tenham menos folgas nos encaixes, o veiculo ainda esta passando por uma adaptação. E ainda, a temperatura elevada no motor, devido ao excesso de velocidade também não faz bem ao carro.

Por tanto, a dica é andar em baixas rotações nos 5.000 km inicias do carro, afim de evitar problemas futuros na vida útil motor.

Outras dicas são:

- Ligar o carro pela manhã e deixar funcionando no mínimo 2 minutos para pré-aquecer antes de sair, pois o óleo precisa circular no motor para fazer uma lubrificação completa antes de ser exigido qual quer esforço;

- Ao parar o carro a noite sabendo que você só irá sair no dia seguinte deixe o motor funcionar 1 minuto em baixa rotação.

- Nos primeiros 5000km não ande em velocidades superiores a 100km pois todos os componentes do motor são novos e estão se adaptando.(vou deixar o carro com minha vó e depois dos 5.000 eu pego de volta)

Agora incrível é essa frase que vem nos manuais dos carros da Mercedez:

- “Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5000km, maior será o desempenho e durabilidade posterior.”´

Dificil pegar o Fox(e se for 1.6 é que é dificil mesmo) novinho e aliviar o pé. Mas se é melhor pro carro....

se vc deixar o carro com sua avó pode ser pior que andar em alta rotação, dependendo os "trancos" no motor pode danificar mais que a alta rotação...rs

derrepente a sua avó manda bem mais na maioria os "idosos" tendem a dar mais tranco nas saidas e paradas alem de trocas de marchas... ai sei la né... o negocio é andar sem forçar você até pode passar dos 100 desde que não esteja forçando o motor exemplo voce antes dos 5000km vai viajar o carro esta leve e por exemplo vc pega a castelo branco velocidade permitida 120 pode ir tranquilo... só não queira pegar os 120km em 8 segundos...rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu realmente não sei como funciona esse negócio das peças se acostumarem, se adaptarem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

o melhor é seguir as recomendações do manual e não as da MERCEDES né?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou contar uma coisa pra vcs... peguei o carro e ainda ta sem placa.

TODOS os radares do RJ estão me multando em alta velocidade huahauhauhauhauhauha

Linha vermelha, linha amarela, aterro do flamengo... onde tiver radar eu passo a 30km/h a mais huahuahuahua FODA!!!!

Fui as forras com prefeitura do RJ.

Queero ver me multar sem placa. Para o Detran não tenho identidade e CPF só certidão de nascimento(nota fiscal da fábrica)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Assadi concordo com a reportagem!!!!

Vc teria o site da reportagem?

Abraço

Opa, tenho sim:

Please login or register to see this link.

Aliás, o site tem ótimas dicas dadas por um engenheiro mecânico.

Please login or register to see this link.

Aproveitem!

Share this post


Link to post
Share on other sites

se vc deixar o carro com sua avó pode ser pior que andar em alta rotação, dependendo os "trancos" no motor pode danificar mais que a alta rotação...rs

derrepente a sua avó manda bem mais na maioria os "idosos" tendem a dar mais tranco nas saidas e paradas alem de trocas de marchas... ai sei la né... o negocio é andar sem forçar você até pode passar dos 100 desde que não esteja forçando o motor exemplo voce antes dos 5000km vai viajar o carro esta leve e por exemplo vc pega a castelo branco velocidade permitida 120 pode ir tranquilo... só não queira pegar os 120km em 8 segundos...rs

Kkkkkkkk. Tava brincando cara. Coitada da minha vó. Acho q nunca nem tocou no volante de um carro. Mas pelo q entendi da matéria o lance é n forçar com aquelas boas esticadas(ah como é bom qndo faço isso na Parati 1.6 da policia) e velocidades altas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ehehhe

cara, quando vocês vão entender que se deve "detonar" o carros nos primeiros kilometros...

MINHA DICA:

nos primeiros 1000(mil) km, fique de boa, não passando dos 4000 rpm

pois o motor é novo, peças novos, ainda não estão em perfeita "sintonia" e "encaixes"

mas lembre-se, que o teu carrinho, la na fabrica, antes de sair e vir até a concessionária,

ja foi testado, E CÁ ENTRE NÓS, ELES TESTAM PESSADO MESMO!!!

alguns chegam até a sair fumaça do motor, por causa da tinta das peças internar...

agora depois dessa kilometragem, estique a 2ª 3ª 4ª e 5ª até os 6000 rpm, ou até cortar

fazendo isso você terá um carro, muito bem amaciado, e fazendo médias melhores...

e o melhor de tudo, nesse periodo, ele estará na garantia, qualquer problema, é só levar na concessionária...

lógica do assunto: as empresas querem que você não force o motor porque?

porque lógicamente está na garantia, se der problema eles terão que trocar...

quanto você acha que custa um motor de uma mercedes? acham que eles querem ficar trocando motores deste nivel de preço?

tudo isso é meu ponto de vista

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu também acho isso. Alias, sou da idéia de que as peças não se acostumam! Sei la, nunca ví isso de uma máquina ter que funcionar mais lentamente no começo pra ir se acostumando. Vai colocando alcool num motor a gasolina, mas aos poucos pra ver se o carro se acostuma com a idéia! haha. Pior é que tem gente que faz isso ainda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uns meses atrás eu até mandei um e-mail para a Revista 4 rodas sobre o "amaciar" o motor. E olha o que obtive de resposta:

"Rafael ,

obrigada pelo contato. Segue abaixo texto de reportagem publicada.

Abraço,

Sandra Hadich

Atendimento ao Leitor

Revista QUATRO RODAS

O que devo fazer para amaciar o motor do meu carro?

Isso é coisa do passado, porque hoje os motores já saem de fábrica com suas peças ajustadas. A expressão amaciar o motor era utilizada no passado, porque a usinagem e a fundição eram manuais. A conseqüência era que não havia duas peças perfeitamente idênticas. Para resolver o problema, submetia-se o carro ao amaciamento, que era um período de ajuste, ainda na fábrica, em que o motor ficava em funcionamento para que as partes se desgastassem em alguns pontos até que se alojassem perfeitamente em seus lugares. Hoje, essa necessidade não existe mais graças à usinagem eletrônica de peças e à evolução da tecnologia de fundição e de produção de ligas metálicas. Isso fez com que as peças ficassem com suas dimensões precisas."

Portanto, pau na máquina galera.

haha

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aeeee até que enfim alguém falando minha língua! Alias, isso é igual aquele negócio de pisar no acelerador antes de desligar o carro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou contar uma coisa pra vcs... peguei o carro e ainda ta sem placa.

TODOS os radares do RJ estão me multando em alta velocidade huahauhauhauhauhauha

Linha vermelha, linha amarela, aterro do flamengo... onde tiver radar eu passo a 30km/h a mais huahuahuahua FODA!!!!

Fui as forras com prefeitura do RJ.

Queero ver me multar sem placa. Para o Detran não tenho identidade e CPF só certidão de nascimento(nota fiscal da fábrica)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

cara... toma cuidado DIZ A LENDA que algumas câmeras tem a definição boa e eles podem dar zoom e pegar o número do chassis no vidro do carro, espero que não seja verdade mas......... sei lá... fiquei 15 dias sem placa e andei no sapatinho...rsrsrsr.

to legal de pagar multa......

um abração

e tudo de bom....

Share this post


Link to post
Share on other sites

É. Tem fundamento mesmo das montadoras pedirem pra segurar o pé enquanto o carro esta na garantia. E esta respota da 4 rodas tem muita razão tambem. Em pleno século 21, carros com problema de encaixe?

Share this post


Link to post
Share on other sites

quando falei em se acostumar, não quiz dizer ao pé da letra...

não se "acostuma" um motor a gasolina a andar no alcool...

bom mais enfim

esta resposta da quatro rodas, responde boa parte do assunto...

vamos pizar fundo ai galera hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

quando falei em se acostumar, não quiz dizer ao pé da letra...

não se "acostuma" um motor a gasolina a andar no alcool...

bom mais enfim

esta resposta da quatro rodas, responde boa parte do assunto...

vamos pizar fundo ai galera hehe

Na verdade eu nem lembrava do seu post quando me referi a "acostumar". É que muuuuita gente que usa esse termo, por isso usei também. Mas poderia ser assentar, ganhar formas, etc.

Abraços!!

Creio que daqui uma semana sai minha raposa!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Encontrei o link dizendo sobre o tópico exposto... o link que estava como resposta não estava funcionando, esse aqui funciona...

Please login or register to see this link.

E esse aqui embaixo diz ao contrário... agora vai entender...

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Encontrei o link dizendo sobre o tópico exposto... o link que estava como resposta não estava funcionando, esse aqui funciona...

Please login or register to see this link.

E esse aqui embaixo diz ao contrário... agora vai entender...

Please login or register to see this link.

Confio mais na reportagem da UOL.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sempre fiz o contrário do que diz a reportagem, nunca tive problemas, se você não pissar no início vai ficar com o carro preso, depois não adianta querer forçar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom cara, como eu sempre fui da opinião de que o carro precisa ser amaciado

la vai o segunite:

rodei 100 km com o carro de boa, depois to esticando todas as marchas....

principalmente a 2ª e 3ª, até pq não tem mais pista pra isso...

ontem mesmo coloquei 160km/h na quarta...

se acontecer algum problema, com certeza eu posto aqui...

mas até agora ta tudo show, se tem algo que vai acontecer, estourar motor, transmissão, ou sei la, vai acontecer nos primeiros 5000km...

pra quem gosta de velocidade, até os 160km/h, vai de boa...

depois ja demora pra pegar velocidade,

alguém mais setá dando boas pisadas ai??

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu ja coloquei 160 na estrada com a quinta, mas ja tava com 2 mil km rodados.... Depois disso nao fui... :)

Abs !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ae galera, no Manual do meu carro a volks fala sobre isso e fala assim mais ou menos:

Até os 1000 km não force o motor demais, trabalhe em até 3/4 da velocidade maxima do carro, logo, velocidade máxima é de 180 km /h, mais de 120 km/h.. ok.. Em seguida fala que entre 1000 e 1500 é pra você atingir a velocidade máxima do carro (me espantei com essa recomendação), ou então esticar as marcha, em altos regimes, porém pra fazer isso de forma linear, com carinho, ou seja, não é pra sentar o pé de uma vez, trocar de marcha correndo e tal.. é pra fazer de forma suave.

Por acaso alguem lembra de ter lido isso no manual? Meu carro ta na garagem agora, depois posso postar a página aqui pra você verem!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ae galera, no Manual do meu carro a volks fala sobre isso e fala assim mais ou menos:

Até os 1000 km não force o motor demais, trabalhe em até 3/4 da velocidade maxima do carro, logo, velocidade máxima é de 180 km /h, mais de 120 km/h.. ok.. Em seguida fala que entre 1000 e 1500 é pra você atingir a velocidade máxima do carro (me espantei com essa recomendação), ou então esticar as marcha, em altos regimes, porém pra fazer isso de forma linear, com carinho, ou seja, não é pra sentar o pé de uma vez, trocar de marcha correndo e tal.. é pra fazer de forma suave.

Por acaso alguem lembra de ter lido isso no manual? Meu carro ta na garagem agora, depois posso postar a página aqui pra você verem!

Uia. Interessante isso. Manda ai pra gente ver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uia. Interessante isso. Manda ai pra gente ver.

Demoro, vou procurar a pagina e posto aqui! Acho que na primeira pagina depois daquelas dicas de segurança, tipo na seção 2! Vou postar isso aqui e vamo ver se a galera tem a mesma interpretação que eu tive!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ahei aqui:

"Condução Econômica e pouco poluente:

Rodagem:

Rodagem do motor:

O motor novo precisa de rodagem cuidadosa nos primeiros 1500km.

Durante os primeiros 1000km:

-Não circule a mais de 3/4 da velocidade máxima.

-Nunca acelere excessivamente.

-Evite regimes altos.

-Evite na medida do possivel, a utilização com reboque.

Entre os 1000 e os 1500 kilometros.

- Vá aumentando a velocidade GRADATIVAMENTE, até atingir a velocidade máxima ou o regime de giros máxima admissível do motor.

Durante as primeiras horas de funcionamento, o atrito interno do motor é maior devido ao ajuste de peças móveis. Para que esse ajuste seja perfeito, é necessário uma condução adequada."

Isso tá na página 184. Condução econômica e pouco poluente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now