Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Webrafa

Fox 1.6 Imotion - Difilculdade partida frio

9 posts in this topic

Bom dia colegas

Estou com o um problema que acho que só a Nasa pra encontrar.

Tenho um Fox 1.6 Imotion 2010, que me incomoda todos os dias frios de manhã na primeira partida. Preciso bater várias vezes a partida para que ele funcione. Hoje pela manhã estava 2 graus(moro no sul) e foi até a bateria morrer e nada, tive que fazer um chupeta nele e depois de várias partidas ainda pegou.

Depois que o carro pega não tenho mais nenhum problema, funciona perfeitamente, bate pega . Problema é só pela manhã em dias mais frios.

Detalhes:

1-Primeira partida de manhã difícil de pegar
2-Só utilizo gasolina. Já tentei usar álcool mas continua igual
3-Já foi trocado, velas, cabo de velas, sensor temperatura, sonda lambda ,válvula reguladora pressão combustível
4-Não apresenta nenhum erro no scanner
5-Todos os parâmetros de leitura OK
6-AF configurado perfeitamente para gasolina
7-Testado pressão nas linhas de combustível (tudo ok)
8-Motor com só uma sonda lambda pré-catalisador. 
9-Central IAW 4GV.OR

Já passou em 4 mecânicas e ninguém descobre o que pode acontecer. Já gastei minha alma só trocando peças e ninguém resolve.

Alguma outra dica do que poderia ser isso?

Share this post


Link to post
Share on other sites
52 minutos atrás, Webrafa disse:

Bom dia colegas

Estou com o um problema que acho que só a Nasa pra encontrar.

Tenho um Fox 1.6 Imotion 2010, que me incomoda todos os dias frios de manhã na primeira partida. Preciso bater várias vezes a partida para que ele funcione. Hoje pela manhã estava 2 graus(moro no sul) e foi até a bateria morrer e nada, tive que fazer um chupeta nele e depois de várias partidas ainda pegou.

Depois que o carro pega não tenho mais nenhum problema, funciona perfeitamente, bate pega . Problema é só pela manhã em dias mais frios.

Detalhes:

1-Primeira partida de manhã difícil de pegar
2-Só utilizo gasolina. Já tentei usar álcool mas continua igual
3-Já foi trocado, velas, cabo de velas, sensor temperatura, sonda lambda ,válvula reguladora pressão combustível
4-Não apresenta nenhum erro no scanner
5-Todos os parâmetros de leitura OK
6-AF configurado perfeitamente para gasolina
7-Testado pressão nas linhas de combustível (tudo ok)
8-Motor com só uma sonda lambda pré-catalisador. 
9-Central IAW 4GV.OR

Já passou em 4 mecânicas e ninguém descobre o que pode acontecer. Já gastei minha alma só trocando peças e ninguém resolve.

Alguma outra dica do que poderia ser isso?

Tem notado consumo excessivo nele? Pode ser a válvula canister travada aberta ou até mesmo fechada, gera dificuldade na partida a frio. 

Outra dica, que talvez resolva, já vi resolver em alguns casos, dar o contato no carro três vezes, antes da partida, por exemplo, liga as luzes no painel, escuta a bomba acionar e desliga, liga, escuta a bomba acionar e desliga, liga, escuta a bomba acionar e desliga, liga novamente, esperar as luzes apagarem e em seguida da a partida. Em alguns casos no G1 vi essa dica funcionar, acho que vale o teste. 

Esse problema é sempre que o carro está frio ou só em dias frios?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem gasolina no tanque de partida a frio? Por mais que não use alcool me parece que o sistema injeta gasolina quando está bastante frio. Também sou do sul, fui ligar o carro esses dias e falhou bastante dai lembrei que a gasolina do tanquinho tava mais que vencida, esvaziei e coloquei podium, não falhou mais ao ligar e vejo que a gasolina do tanquinho está sendo consumida.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 hours ago, Tannoukhy said:

Tem notado consumo excessivo nele? Pode ser a válvula canister travada aberta ou até mesmo fechada, gera dificuldade na partida a frio. 

Outra dica, que talvez resolva, já vi resolver em alguns casos, dar o contato no carro três vezes, antes da partida, por exemplo, liga as luzes no painel, escuta a bomba acionar e desliga, liga, escuta a bomba acionar e desliga, liga, escuta a bomba acionar e desliga, liga novamente, esperar as luzes apagarem e em seguida da a partida. Em alguns casos no G1 vi essa dica funcionar, acho que vale o teste. 

Esse problema é sempre que o carro está frio ou só em dias frios?

Ola colega, 

Esqueci de adicionar nos itens da lista - Valvula Canister também foi verificada, pulsando normalmente, não esta travada aberta ou fechada.

A dica de ligar a chave no contato algumas vezes antes de ligar também já tentei e nada infelizmente :(

Acontece quando deixo o carro parado de um dia para o outro, e no outro dia de manhã vou dar partida. Nos dias mais quentes não tenho tanto problema, com duas tentativas de partida já pega de manhã. Nos dias mais amenos (abaixo dos 20 graus mais ou menos) a dificuldade vai aumentando. Hoje por exemplo que fez 2 graus foi o caos apresentado no relato hhehehehehe

Mas obrigado pelas dicas de qualquer forma 

Share this post


Link to post
Share on other sites
51 minutes ago, jankefarias said:

Tem gasolina no tanque de partida a frio? Por mais que não use alcool me parece que o sistema injeta gasolina quando está bastante frio. Também sou do sul, fui ligar o carro esses dias e falhou bastante dai lembrei que a gasolina do tanquinho tava mais que vencida, esvaziei e coloquei podium, não falhou mais ao ligar e vejo que a gasolina do tanquinho está sendo consumida.

Não tentei isso porque achei que o sistema de partida a frio só trabalhava quando o carro esta abastecido a alcool. Como sempre utilizei gasolina nunca enchi o tanquinho, só quando foi tentado utilizar álcool , depois nunca mais enchi. 

De qualquer forma hoje mesmo vou encher o tanquinho da partida a frio para testar, não custa nada tentar né.

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só atualizando.

Colocado gasolina no tanquinho de partida a frio. Não resolvido

Hoje a tarde vai pra Concessionária. Se lá não descobrirem ai posso abandonar :(

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu também achava que era só no alcool mas no friozão ta baixando.... que pena que não resolveu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Webrafa disse:

Só atualizando.

Colocado gasolina no tanquinho de partida a frio. Não resolvido

Hoje a tarde vai pra Concessionária. Se lá não descobrirem ai posso abandonar :(

Poxa, que dilema. Em todo caso, conta pra gente o que te passarem na concessionária.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/05/2021 at 11:20, Webrafa disse:

Bom dia colegas

Estou com o um problema que acho que só a Nasa pra encontrar.

Tenho um Fox 1.6 Imotion 2010, que me incomoda todos os dias frios de manhã na primeira partida. Preciso bater várias vezes a partida para que ele funcione. Hoje pela manhã estava 2 graus(moro no sul) e foi até a bateria morrer e nada, tive que fazer um chupeta nele e depois de várias partidas ainda pegou.

Depois que o carro pega não tenho mais nenhum problema, funciona perfeitamente, bate pega . Problema é só pela manhã em dias mais frios.

Detalhes:

1-Primeira partida de manhã difícil de pegar
2-Só utilizo gasolina. Já tentei usar álcool mas continua igual
3-Já foi trocado, velas, cabo de velas, sensor temperatura, sonda lambda ,válvula reguladora pressão combustível
4-Não apresenta nenhum erro no scanner
5-Todos os parâmetros de leitura OK
6-AF configurado perfeitamente para gasolina
7-Testado pressão nas linhas de combustível (tudo ok)
8-Motor com só uma sonda lambda pré-catalisador. 
9-Central IAW 4GV.OR

Já passou em 4 mecânicas e ninguém descobre o que pode acontecer. Já gastei minha alma só trocando peças e ninguém resolve.

Alguma outra dica do que poderia ser isso?

Voce  chegou a pedir pra verificar a valvula de partida a frio??? Ela pode apresentar dois problemas que são comuns. O primeiro é ela não abrir (queimar o solenóide) e não dar nenhum sinal de funcionamento. O segundo problema é por entupimento dela por conta da falta de uso constante.

Como voce disse que usou alcool, mas que usa mais gasolina, podem ser um desses problemas. Inclusive, é comum a gasolina se deteriorar no reservatório de partida a frio e entupir a filtro do injetor de partida a frio (motorzinho). Ainda que voce ouça o sistema entrar em funcionamento, não significa que o combustivel esteja realmente passando e sendo injetado no TBI (corpo de borboleta).

Voce citou o filtro canister, esse filtro nada a tem a ver com sistema de partida a frio, ele tem outra função, portanto, de fato não poderia ser ele. Mesmo voce tendo colocado gasolina no reservatório de partida a frio, se tiver gasolina deteriorada no fundo do reservatório, sem fazer a limpeza, não irá passar.

O acionamento do sistema de partida a frio se dá de forma automática, pois o módulo faz a leitura da temperatura externa e ao detectar temperaturas abaixo de 15 graus e o carro estando abastecido com alcool, automaticamente injeta a gasolina do reservatório de partida a frio. 

A valvula de partida a frio voce mesmo pode trocar e não custa uma fortuna, cerca de 50 reais aproximadamente. Teria que testar ela fora do carro pra ter certeza, mas ai já vai do seu conhecimento em saber fazer isso.

Por fim, mas não menos importante, revise cabos de velas e velas. A baixa condutividade elétrica desses cabos de velas é caracteristica na linha Fox/ Polo, mesmo tendo pouco tempo de uso, acabam por dar problema.

Revise tambem sua bobina, se estiver com isolamento trincado, afeta a partida a frio e sobretudo partida com motor quente. Pode parecer bobagem essas coisas que citei, mas todas impactam diretamente nesse caso de partida a frio. 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now