Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
yanni540

FOX 1.0 2009 FUNCIONANDO EM 2 CILINDROS

16 posts in this topic

boa tarde pessoal!

sou novo aqui no forum e gostaria de pedir uma ajuda aos profissionais da área. Tenho um Fox 1.0, 2009/2009, que de repente apresentou o seguinte problema:

No motor estão funcionando somente o 1º e 3º cilindros, e fazendo um barulho esquisito, como se tivesse algo solto na tampa de válvula, próximo a correia dentada.

Fiz os testes para saber se seria problema de cabos, velas e bobina. A principio pensei que fossem velas, depois do teste de centelhamento dos cabos.

Desconectando estes das velas, verifiquei que a marcha lenta não caia, quando soltava das velas os cabos 2 e 4. Troquei as referidas velas, por novas da NGK. Mas o problema persiste.

A luz de anomalia está funcionando normalmente, ou seja, acende quando liga a ignição e apaga quando o motor entra em funcionamento. Eu troquei o oleo do motor desse carro no começo do

ano e está no nivel. Agradeço a quem puder me ajudar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem todo jeito de ser bobina com problemas.

yanni540 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

E a bobina? Você trocou também?

E esse barulho na região da correia dentada, foi verificado algo? A correia está ok? Foi verificado o sincronismo se está tudo certo? Pois se estiver com algum problema na correia dentada (no tensionador, por exemplo) pode ser que pulou um dente no comando e o motor saiu de sincronismo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
39 minutos atrás, jankefarias disse:

Tem todo jeito de ser bobina com problemas.

Boa tarde Jankefarias,

obrigado pela rapida resposta amigo. A bobina não pode ser, porque a centelha está chegando nas velas 

Share this post


Link to post
Share on other sites
36 minutos atrás, Sekiya disse:

E a bobina? Você trocou também?

E esse barulho na região da correia dentada, foi verificado algo? A correia está ok? Foi verificado o sincronismo se está tudo certo? Pois se estiver com algum problema na correia dentada (no tensionador, por exemplo) pode ser que pulou um dente no comando e o motor saiu de sincronismo.

Boa tarde Sekiya,

obrigado pela atenção amigo. Não foi verificado nada com relação ao barulho. Eu só testei a centelha e como em 2 cilindros haviam centelhas, mas o funcionamento do motor não caiu quando retirei os cabos desses cilindros (2º e 4º), deduzi que fossem velas. Coloquei velas novas, NGK, mas continuou do mesmo jeito.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , a questão da bobina, o que me intriga um pouco é que ela funciona 2x2 ou seja em pares, mas o cilindro 1 funciona com o 4 e o 2 junto com o 3. Teoricamente, a falha seria em cilindros diferentes da que você citou. (1 e 4 ou 2 e 3)

Mas nada impede que seja ela também...

Testou os cabos com um multímetro? Verificou se há oxidação nos terminais dos cabos?

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 minutos atrás, Sekiya disse:

Please login or register to see this link. , a questão da bobina, o que me intriga um pouco é que ela funciona 2x2 ou seja em pares, mas o cilindro 1 funciona com o 4 e o 2 junto com o 3. Teoricamente, a falha seria em cilindros diferentes da que você citou. (1 e 4 ou 2 e 3)

Mas nada impede que seja ela também...

Obrigado Sekiya,

vou verificar a questão da correia dentada, devido ao barulho que está fazendo próximo a ela. Caso não seja a correia, vou comprar e bobina e testar.

Não tem nada a ver com o sensor de fase?

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 minutos atrás, yanni540 disse:

A bobina não pode ser, porque a centelha está chegando nas velas 

Testou os cabos com um multímetro? Verificou se há oxidação nos terminais dos cabos?
De repente, até pode estar chegando tensão na ponta do cabo, mas não o suficiente para uma queima.

A questão da correia sair de ponto está diretamente ligada ao sensor de fase que pega o sinal do comando de válvulas. Você pode até retirar o sensor (que fica ao lado da bobina) e ver se está incrustado de limalha (é comum) e limpar e ver se muda algo. Como existe essa questão do barulho na região da correia, eu imaginei que possa ser algo relacionado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
6 minutos atrás, Sekiya disse:

Testou os cabos com um multímetro? Verificou se há oxidação nos terminais dos cabos?
De repente, até pode estar chegando tensão na ponta do cabo, mas não o suficiente para uma queima.

A questão da correia sair de ponto está diretamente ligada ao sensor de fase que pega o sinal do comando de válvulas. Você pode até retirar o sensor (que fica ao lado da bobina) e ver se está incrustado de limalha (é comum) e limpar e ver se muda algo. Como existe essa questão do barulho na região da correia, eu imaginei que possa ser algo relacionado.

Testou os cabos com um multímetro? Verificou se há oxidação nos terminais dos cabos? NÃO FIZ ESSES PROCEDIMENTOS.

vou realizar esses testes que você mencionou hoje a noite e posto aqui amanhã. Por enquanto fico muito agradecido pela atenção de todos. Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia galera!

Meu Fox tá me dando dor de cabeça. Troquei velas, cabos de velas, (coloquei da marca NGK), limpei o sensor de fase e infelizmente o veiculo continua do mesmo jeito, ou seja, falhando nos cilindros 2 e 4 (com centelhas nos 4 cilindros).

falta somente conferir o ponto de ignição e trocar a bobina (que está enviando normalmente centelha às velas). Não conferi ainda se tem sinal positivo e pulso nos bicos injetores. como só estou tendo tempo a noite fica dificil de fazer esses testes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelo feedback. Acho que você está indo pelo caminho certo de ir testando e trocando os itens mais baratos para os mais caros/complicados.

Para conferir o sincronismo, fica mais complicado sem ter que desmontar as correias de acessório, pois o ponto de referência, um fica na capa da correia, mas o inferior fica escondido na polia da correia dentada. O que você pode verificar é se a correia está bem tensionada ou não retirando a capa superior da correia dentada. São apenas 3 presilhas de pressão (cuidado ao soltá-las para não cair dentro do compartimento da correia). Aí só verificar com a mão, na parte "dianteira" da correia (onde ela desce da polia do comando para a polia do virabrequim) se está firme ou frouxa. Se estiver firme, provavelmente não deve ter pulado dente.

A questão dos bicos injetores é uma boa. Eu não tinha pensado nisso. Acho até que é bom verificar antes de trocar a bobina (que não é tão barata).

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu que agradeço pelas suas respostas, Sekiya.

hoje a noite vou conferir essas outras etapas.Postarei o resultado aqui amanhã.

Abração, amigo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia amigos!

FOX 1.0 2009

trocadas velas e cabos de velas da marca NGK

Testados a alimentação e pulsos dos bicos: OK.

Correia dentada bem tensionada.

Infelizmente os 2 cilindros continuam falhando e o carro com barulho, tipo rajadas.

há a possibilidade dos 2 bicos estarem defeituosos?

ou será que já é hora de trocar a bobina?

Abração!

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia meus amigos!

problema do meu fox resolvido.

Tudo não passava de agua depositada nos chicotes do motor, devido o veiculo ter transitado em dia de chuva.

troquei bobina, velas, cabos, limpei sensor de rotação, conferi correia dentada, conforme me foi orientado pelo amigo Sekiya, mas o veiculo continuava falhando.

resolvi dar umas voltas nele, mesmo aos trancos. Fui sentindo o carro melhorando aos poucos, conforme ia esquentando o motor.

uma hora depois, para minha surpresa, o funcionamento do motor estava "redondinho".

Obrigado pela ajuda

abração!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , pelo menos o carro ficou bom! Espero não tê-lo induzido a trocar componentes que estavam bons e tê-lo feito gastar dinheiro à toa.

Era água em conector? Você saberia dizer em qual região ou em qual conector? Pois se um dia aparecer alguém com problema semelhante, poderia ficar registrado aqui o local onde aconteceu o problema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Espero não tê-lo induzido a trocar componentes que estavam bons e tê-lo feito gastar dinheiro à toa."

Que é isso amigo!!...você me ajudou bastante.As peças que troquei, velas e cabos, na verdade teriam que ser trocadas, mais ou mais tarde. A bobina de ignição acabei comprando uma usada, por R$ 50,00 mas em bom estado de funcionamento, com garantia de 30 dias. Serviu para testes, pois não precisei desembolsar 250 reais por uma bobina nova.

a água escorria do chicote que passa próximo à bobina de ignição. Os únicos conectores que soltei e apliquei um limpa contato foram da bobina de ignição e do sensor de fase.

Muito obrigado

abração!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0