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FoxSS

Retifica só do cabeçote ou completa?

2 posts in this topic

Saudações galera.

Tenho um Fox 1.6 8v 2011 com ar e cerca de 140 mil km acumulados em circuitos mistos (estrada e cidade) e ultimamente estou com uma dúvida me incomodando. 

Fui em um mecânico para investigar sobre uma falta de força do motor em baixa rotação, há meses tento resolver esse problema, já troquei vela, cabos e até a bobina, mas continua. Ele volta um pouco de fumaça pela vareta de óleo, mas não fuma pelo escape, nem baixa óleo depois de 5000 km rodados (troquei recentemente, não baixou nada).

O Fox está funcionando normal, exceto pela falta de força em baixa rotação, parece carro 1.0, como tenho ele desde 0 km, então conheço bem a espécie. A luz de injeção acende de vez enquanto, mas o consumo é de 9 km/l a 10 km/l com álcool na cidade, o que considero bom, na gasolina faz 12/13 km/l.

O mecânico fez um teste de compressão que mostrou uma compressão menor no cilindro 4, ele disse que pode ser algo no cabeçote mas me aconselhou fazer o motor todo.

Cabeçote: R$ 800

Retífica completa: R$ 3500

Motor novo: R$ 5000

Qual será a melhor opção nesse caso?

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Eu acho que antes de qualquer coisa, é preciso abrir o motor pois ele está fraco. Não adianta deixar assim.

Se fosse comigo, eu analisaria as peças com o motor aberto antes de decidir algo. Quando aberto, já dá para visualizar a situação dos cilindros se estão muito espelhados (perderam o brunimento) e se há muita folga nos pistões. O fato de sair fumaça pela vareta, é sinal que há problemas nos anéis de compressão. Talvez um anel rachado/quebrado, mas o raspador e o o de óleo podem estar íntegros (por isso não há queima de óleo na câmara de combustão). Este pode ser o motivo pela qual o mecânico recomendou a retífica completa.

Diante da situação, a questão é dinheiro e tempo:

- motor parcial completo é melhor por que já vem montado de fábrica com peças genuínas. É tirar um e colocar o outro. Gasta menos tempo no reparo, mas é mais caro e tem que resolver a documentação (troca do número de motor). Fora isso, você ficará com um motor usado nas mãos (certeza que vão querer comprar de você a preço de banana).

- retífica completa seria o ideal, na minha opinião, desde que seja feita em uma ótima retífica, com equipamentos de precisão e com bons profissionais, tanto na retífica quanto na montagem. Nada de retífica "meia-boca", em que você pode ter mais problemas depois. Se a mecânica que for montar o motor não ter o costume de utilizar um mísero torquímetro, fuja desta opção. Melhor um motor parcial novo.

- retífica de cabeçote apenas, acho que não servirá para o seu motor. A não ser que se constate que o problema esteja nele e não no pistão/cilindro.

 

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