Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Oliv3

Durabilidade dos pneus de fábrica

16 posts in this topic

Boa tarde a todos do grupo.

 

Sou o primeiro dono de um VW Fox GII 1.6 Highline 2014/2014. Tenho o costume de organizar finanças futuras em um prazo de 4 a 5 anos adiante. Terei que futuramente gastar com cinco pneus novos que, no momento, já terão passado dos seis anos.  Atualmente meu Fox está com 32.700 km. A minha pergunta é: quantos km rodados duraram os pneus de vocês? Os do meu carro são Pirelli P7 195 55 15. Faço rodízio a cada 10 mil km. Calibro com 35 psi na frente, 32 atrás e 36 no estepe.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A durabilidade é muito relativa pois depende do uso predominante do carro (cidade ou rodovia) e do pavimento. No meu caso, a troca dos Pirelli P7 foi na casa dos 48 mil km, isso porque o carro foi comprado usado (com 18 mil km). Na época os pneus pareciam bem gasto para a km, graças ao asfalto da cidade de onde veio e da disposição das ruas com muitos cruzamentos.

Quanto a pressão utilizada, acho muito alta. O Fox é leve e daria para rodar tranquilamente com os 28 PSI de pressão quando vazio. Muito cheio, tende a desgastar mais no centro da banda e sacrifica mais a suspensão. Eu utilizava 30 a 32 PSI (nos 4 pneus) por não confiar no calibrador do posto.

5 pneus novos pois vai trocar o estepe também?
Se ele estiver novo, pessoalmente eu acho um desperdício de dinheiro investir nisso, somente porque dizem que pneu tem prazo de validade de 5 anos. O estepe fica bem guardado e protegido e sua durabilidade ultrapassa os 5 anos facilmente.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de tudo, obrigado pelo retorno, Sekiya.

Sim, eu utilizo a pressão de carro carregado, segundo o manual do Ford New Fiesta que, por sua vez, utiliza os mesmos pneus do Fox (195 55 15). Acho a tabela de calibragem dos pneus do Fox muito baixa.

Pretendo trocar todos os cinco pneus do carro quando eles tiverem passado dos sete anos e meio, sim. Os do meu outro carro eu os troquei quando estavam com cerca de seis anos. Tirei todos os Bridgestone Turanza ER30 e coloquei 5 Michelin Energy XM2 novos. A borracha da banda de rodagem dos quatro pneus estava bem ressecada e na hora que retiramos os pneus da roda, desprenderam alguns pedaços de borracha que estava nos talões. Isso confirmou ainda mais o investimento que eu fiz. Como estavam com bastante sulco, consegui vendê-los por R$ 50,00 cada um.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo seu uso, imagino que os pneus do seu Fox durariam muito mais que 50 mil km. Só para efeito de comparação, rodei 30 mil km antes de vender o Fox (usei o mesmo Pirelli P7 aos 48 mil km) e eles estavam com menos desgaste se comparado com as condições de que eu peguei o carro com 18 mil km. E olha que rodei mais na cidade que estrada.

Em São Paulo, a impressão que eu tenho é que os carros consomem menos pneus. Não sei se é porque há grandes avenidas, ou por causa das ruas e quadras irregulares ou o asfalto é menos abrasivo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ouvi dizer que a validade dos pneus são de 5 anos, os meus vão completar 5 anos, rodo pouco e os pneus ainda estão praticamente novos e ainda tem até os "cabelos".

Share this post


Link to post
Share on other sites

O pessoal confunde garantia (de cinco anos) com prazo de validade dos pneus. Apesar de não haver consenso, algumas fabricantes como a Michelin e a Continental recomendam substituir um pneu com mais de dez anos, mesmo que ele tenha ficado estocado ou como estepe. A VW, entretanto, não usar um pneu com mais de seis anos de uso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é que o pessoal confunde garantia com validade. É que diversos canais de comunicação sobre o meio automotivo já divulgaram esta informação e hoje disseminou. Quem não tem conhecimento e senso crítico acaba acatando esta informação como sendo absoluta, podendo desperdiçar dinheiro e sacrificando o meio ambiente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troquei os cincos pneus Pirelli P7 que tinha vindo de fábrica no carro por cinco pneus Michelin Energy XM2+.

São pneus caros, mas a nota deles no INMETRO por aderência no molhado (B) me fez optar por eles.

Depois que troquei os pneus, parece outro carro. Pneus silenciosos e macios. Ainda não tive a oportunidade de testar a aderência deles.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite, estou querendo trocar os meus por pneus Aptany 195/55 R15, e uma marca chinesa que venho namorando, gostaria de saber se voces a conhecem e/ou podem falar sobre

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um prime 2012 desde 0km. Até os 30 mil Km eu fiz o rodízio, dai percebi que os dianteiros gastam um pouco mais que os traseiros. Então decidi não fazer mais o rodízio e preservar os pneus traseiros e com 50 mil Km comprei um pneu novo e peguei o step é coloquei na frente. Hoje meu carro está com 65 mil Km e comprei só 1 pneu, confesso que os traseiros já estão pedindo uns novos, mas ainda não chegou na marca de desgaste para troca. Utilizo o carro em distâncias curtas rodo 6 km por dia. Sempre vazio e com pneus calibrados. Hoje não o utilizo mais em rodovia pois tenho outro carro. Acredito que isto colaborou para está vida longa dos pneus. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 12/09/2019 at 23:40, Camposvt disse:

Boa noite, estou querendo trocar os meus por pneus Aptany 195/55 R15, e uma marca chinesa que venho namorando, gostaria de saber se voces a conhecem e/ou podem falar sobre

Não conheço a marca e não os colocaria no meu carro. Se tiver dinheiro disponível, vá de Michelin. Se não puder, opte por Dunlop que tem excelente custo-benefício. Goodyear e Bridgestone são bons. Já os usei e os recomendo. Yokohama e Continental também são confiável. Não tendo dinheiro para comprar essas marca e se for pensar em comprar pneus Remold, é preferível um chinês mesmo. Mas pode ter certeza de que eles duram pouco e não são tão bons em pisos molhados. Convém você dar uma olhada na etiqueta no Inmetro, antes de comprá-los. Eu só não compraria pneus da marca Pirelli. São ruins de aderência, apresentam desgaste prematura e estrutura fraca. O preço, entretanto, não é dos melhores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com o Oliv3, e acrescento pneus logo após os freios são os itens mais importantes quando se trata de segurança, não arrisque prefira MIchelin.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 10/11/2019 at 09:32, Oliv3 disse:

Não conheço a marca e não os colocaria no meu carro. Se tiver dinheiro disponível, vá de Michelin. Se não puder, opte por Dunlop que tem excelente custo-benefício. Goodyear e Bridgestone são bons. Já os usei e os recomendo. Yokohama e Continental também são confiável. Não tendo dinheiro para comprar essas marca e se for pensar em comprar pneus Remold, é preferível um chinês mesmo. Mas pode ter certeza de que eles duram pouco e não são tão bons em pisos molhados. Convém você dar uma olhada na etiqueta no Inmetro, antes de comprá-los. Eu só não compraria pneus da marca Pirelli. São ruins de aderência, apresentam desgaste prematura e estrutura fraca. O preço, entretanto, não é dos melhores.

 Obrigado pela opnião, decidi por pneus Bridgestone EP150 Ecopia, mas ainda estou utilizando os P7 de fábrica pois ainda tem borracha pra gastar

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse ecopia se não me engano o treadware dele é bem baixo o que resulta em baixa duração. Recomendo fortemente Michelin

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0