Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Ricardo_CO

Motor esquenta, ventoinha aciona somente com AC

9 posts in this topic

Bom dia galera! Caso brabo aqui pra resolver!!!

Seguinte: Tenho um Fox 1.0 2009. Dou a partida normalmente no carro e ele realiza o processo normal para esquentar o motor até os 90°C e o mesmo realizar seu trabalho. Aí é que começa o problema, se estou dirigindo em velocidade constante, sem trânsito, o carro funciona sem problema por um bom tempo (nem sempre), porém, ao pegar um trânsito um pouco mais pesado ( e nem precisa de tanto, basta alguns semáforos fechados) o motor já começa a superaquecer, e ferve se deixar. Só consigo contornar o problema ligando o ar condicionado aí então a ventoinha liga o tempo todo (o que não é o correto). Sei que os 2 estágios de velocidade da ventoinha funcionam, pois quando ligamos um scanner nele e forçamos eles ligam, e a ventoinha liga um deles também.

Já levei em diversos mecânicos, passamos em scanners, já troquei 2 vezes o sensor de temperatura, já troquei a válvula termostática e nada! O problema é que sempre que levava para passar no scanner, a temperatura não subia, a ventoinha ligava e eu passava carão. Mas na ultima vez que levei, o carro ferveu e foi quando constatamos que a válvula termostática realmente estava com problema (tinha uma parte rachada/quebrada), então foi trocada juntamente com o sensor de temperatura. Porém, mesmo assim, o carro funcionou bem por um tempo mas agora voltou a aquecer.

To sem saber o que fazer, da uma luz aí por favor galera ...to quase levando pra benzer o bichinho (dizem que os benzedeiros de Peugeot são ótimos! kkkk brincadeira)

Valeu!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verificou os conectores do ventilador? e da resistência do ventilador? pode ser que com o carro em movimento haja mal contato por causa da vibração.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troca o cebolão (Interruptor térmico) do radiador....

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, Ricardo_CO disse:

Bom dia galera! Caso brabo aqui pra resolver!!!

Seguinte: Tenho um Fox 1.0 2009. Dou a partida normalmente no carro e ele realiza o processo normal para esquentar o motor até os 90°C e o mesmo realizar seu trabalho. Aí é que começa o problema, se estou dirigindo em velocidade constante, sem trânsito, o carro funciona sem problema por um bom tempo (nem sempre), porém, ao pegar um trânsito um pouco mais pesado ( e nem precisa de tanto, basta alguns semáforos fechados) o motor já começa a superaquecer, e ferve se deixar. Só consigo contornar o problema ligando o ar condicionado aí então a ventoinha liga o tempo todo (o que não é o correto). Sei que os 2 estágios de velocidade da ventoinha funcionam, pois quando ligamos um scanner nele e forçamos eles ligam, e a ventoinha liga um deles também.

Já levei em diversos mecânicos, passamos em scanners, já troquei 2 vezes o sensor de temperatura, já troquei a válvula termostática e nada! O problema é que sempre que levava para passar no scanner, a temperatura não subia, a ventoinha ligava e eu passava carão. Mas na ultima vez que levei, o carro ferveu e foi quando constatamos que a válvula termostática realmente estava com problema (tinha uma parte rachada/quebrada), então foi trocada juntamente com o sensor de temperatura. Porém, mesmo assim, o carro funcionou bem por um tempo mas agora voltou a aquecer.

To sem saber o que fazer, da uma luz aí por favor galera ...to quase levando pra benzer o bichinho (dizem que os benzedeiros de Peugeot são ótimos! kkkk brincadeira)

Valeu!!!

 

Verifique o Interruptor térmico do radiador (antigamente conhecido como cebolão).
 

Please login or register to see this link.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 25/02/2019 at 12:05, nelsonspfox disse:

Verificou os conectores do ventilador? e da resistência do ventilador? pode ser que com o carro em movimento haja mal contato por causa da vibração.

Isso não verifiquei, posso dar uma olhada. Obrigado!

 

Em 25/02/2019 at 15:05, JackMoser disse:

Troca o cebolão (Interruptor térmico) do radiador....

 

19 horas atrás, ricieri disse:

 

Verifique o Interruptor térmico do radiador (antigamente conhecido como cebolão).
 

Please login or register to see this link.

 

 

O interruptor térmico (cebolão) era em carros mais antigos, nos carros mais recentes foi substituído pelo "sensor de temperatura", é um interruptor único com diversas funções, ele é quem manda as informações de temperatura pra ECU e comanda quando a ventoinha deve entrar. Já troquei 2 vezes, uma por estar realmente com defeito e outra por teimosia, vai que né...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ricardo, você conseguiu resolver seu problema? Estou na mesma situação e não encontro um profissa pra fazer.

Me dê uma luz.

Lucianogfcd likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, O meu carro está com o mesmo problema, chega até a superaquecer o óleo. A ventoinha está armando apenas em 100º, fiquei na dúvida se devia ser isso mesmo. Em outros carros que já tive o ventilador armava próximo de 90º. Mesmo parecendo uma informação simples, não encontrei em lugar algum. 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 19/03/2019 at 15:23, Carlos Mamedio disse:

Ricardo, você conseguiu resolver seu problema? Estou na mesma situação e não encontro um profissa pra fazer.

Me dê uma luz.

Olá Carlos, você conseguiu resolver?

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , pelo relato inicial, não dá para saber se todos os itens do sistema foram verificados. Mas suponho que este tipo de problema recai ou sobre o próprio radiador (que pode ter varetas entupidas) ou a bomba d'água (o rotor pode estar solto no eixo). Como o sistema de arrefecimento é simples, não há muito para onde correr. Se válvula termostática é nova e já foi trocada 2x, então só poderia ser bomba ou radiador.

Please login or register to see this link. , pelo que já pesquisei, a ventoinha do EA111 aciona a cerca de 100ºC e desliga a cerca de 95ºC. A válvula termostática abre a 80ºC. Pode parecer muito, mas todos os motores atuais trabalham nesta faixa de temperatura.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now