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Robsoncb

Barulho no motor, será o esticador?

7 posts in this topic

Pessoal,

 

O carro de um amigo está com esse barulho no motor.

Tem um vídeo aqui, será que é o esticador com problema?

 

Segue o vídeo:

 

 

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Pelo barulho me parece correia, barulho de rolamento costuma ser bem constante, enquanto esse é intermitente... Experimenta borrifar um pouco de água nas correias de acessórios pra ver se o ruído desaparece... 

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Pelo barulho me parece correia, barulho de rolamento costuma ser bem constante, enquanto esse é intermitente... Experimenta borrifar um pouco de água nas correias de acessórios pra ver se o ruído desaparece... 

Ok, mas qual efeito prático da água?

 

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

 

 

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Robsoncb, eu imagino que seja correia dentada muito esticada, ainda mais se este ruído faz com o motor frio e desaparece depois. Diga ao seu amigo para retirar a tampa protetora superior da correia dentada (são 4 presilhas e dá para soltar com as mãos) e ligue o motor para ouvir se vem de lá.

O lance da água é que se você jogar na pista da correia, o barulho tende a desaparecer momentaneamente, caso seja ela o problema. Se for rolamento, o barulho não some.

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Robsoncb, eu imagino que seja correia dentada muito esticada, ainda mais se este ruído faz com o motor frio e desaparece depois. Diga ao seu amigo para retirar a tampa protetora superior da correia dentada (são 4 presilhas e dá para soltar com as mãos) e ligue o motor para ouvir se vem de lá.

 

O lance da água é que se você jogar na pista da correia, o barulho tende a desaparecer momentaneamente, caso seja ela o problema. Se for rolamento, o barulho não some.

Ok, estou passando o print para ele.

Vlw pela ajuda.

 

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

 

 

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23 horas atrás, Sekiya disse:

Robsoncb, eu imagino que seja correia dentada muito esticada, ainda mais se este ruído faz com o motor frio e desaparece depois. Diga ao seu amigo para retirar a tampa protetora superior da correia dentada (são 4 presilhas e dá para soltar com as mãos) e ligue o motor para ouvir se vem de lá.

O lance da água é que se você jogar na pista da correia, o barulho tende a desaparecer momentaneamente, caso seja ela o problema. Se for rolamento, o barulho não some.

perfeito! tive um palio que fazia um ruído semelhante, fiz o teste com a água na correia de acessórios e o ruído cessava... porém caí na besteira de utilizar um produto em spray que se intitulava "protetor" e "redutor de ruídos" de correias, na real o produto piorou ainda mais a situação, o ruído original ficou mascarado por uma horrível chiadeira que dava pra ouvir a vários metros de distância, tive que remover o produto para voltar ao ruído "original"... por fim troquei as correias de acessórios e o problema foi resolvido... obviamente joguei o produto fora haha

aproveitando o tópico, estou para trocar todas as correias e rolamentos/tensores (naquele tópico que você me ajudou) e fiquei com receio de que cometam esse mesmo erro (correia tensionada demais) no meu carro... existe alguma forma de eu na hora da instalação verificar esse detalhe?

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Claudio, no próprio tensionador existe um chanfro que serve como referência. Na hora de regular, coloca-se o indicador apontado para o meio do chanfro. Pode acontecer de ficar mais esticado dependendo do ângulo que se visualiza o indicador e o chanfro. Acho interessante olhar de vários ângulos o indicador antes de dar o aperto final.

 

Fora isso, na hora de dar o torque final, verificar bem se o indicador não se moveu, pois pode acontecer. E depois, fazer o procedimento normal de dar 2 voltas no virabrequim e verificar novamente o indicador de tensão. Nessa hora, não teste a tensão direto na correia, apertando-a ente as polias, pois ela não volta para o tensionamento normal e o indicador vai mostrar que está fora, dando uma informação errada.

Na última troca eu deixei o esticador na posição da foto. Um pouco voltado para cima no chanfro, diminuindo a tensão. Ficou bom assim. Sem ruídos.

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