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Claudio Duarte

Troca do kit de correias (EA111 1.6 8v)

10 posts in this topic

fala galera!

agora no final do ano minha raposa vai fazer 4,5 anos e, como consta no manual, é nessa hora que tenho que efetuar a troca da correia de comando... gostaria de aproveitar a mão de obra e efetuar a troca de outros itens que não estão relacionados no manual de manutenção... segue abaixo a lista do que pretendo trocar:

-correia de comando e tensionador (kit básico)
-correia poly-v do ac (fina)
-correia poly-v do alternador / bomba dh (larga)
-polia da correia poly-v

gostaria de dicas do pessoal sobre mais itens que podem ser trocados nesse tipo de manutenção... como alguma outra polia ou tensionador que não especifiquei... atualmente, com tempo frio e após vários dias sem dar a partida, noto um ruído semelhante a "shh shh shh shh" que cessa após alguns minutos...

alguns mecânicos recomendam a troca da bomba d'água e da bomba de óleo por precaução, porém particularmente prefiro deixar estes itens vitais intactos e trocá-los apenas se apresentarem problemas futuramente... prefiro ter que trocá-los daqui a um ano do que trocá-los agora e acabar criando novos problemas por conta de peças defeituosas ou mão de obra falha... digo por experiência própria, já criei muitos problemas por conta da troca de peças de forma preventiva no meu antigo carro... naturalmente se no momento da manutenção for detectado algum problema ele será sanado...

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Dependendo da km, eu recomendaria a troca do retentor do comando de válvulas. Eu mesmo fiz a troca das correias do Fox aqui e não me atentei a este detalhe (nem daria, pois não tenho a ferramenta para segurar a polia e soltar o parafuso). Obviamente, começou a vazar depois da troca... rsrsrs
Resultado: mela óleo e chega a voar óleo na capa da correia dependendo da acelerada que se dá... e a correia nova... 😞
Quanto a bomba d'água, concordo com sua opinião. Só troque se tiver vazando ou se tiver fazendo muito ruído. A de óleo, só mexa se tiver com problemas na pressão.
A mão de obra para tirar a correia é baixa no EA111, pois é muito fácil, rápida e simples.

Quanto a correia dentada, atente-se a comprar a feita com HNBR e não a CR. Existem as duas no mercado, sendo a segunda menos resistente e mais barata.

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Em 06/10/2017 at 14:35, Sekiya disse:

Dependendo da km, eu recomendaria a troca do retentor do comando de válvulas. Eu mesmo fiz a troca das correias do Fox aqui e não me atentei a este detalhe (nem daria, pois não tenho a ferramenta para segurar a polia e soltar o parafuso). Obviamente, começou a vazar depois da troca... rsrsrs
Resultado: mela óleo e chega a voar óleo na capa da correia dependendo da acelerada que se dá... e a correia nova... 😞
Quanto a bomba d'água, concordo com sua opinião. Só troque se tiver vazando ou se tiver fazendo muito ruído. A de óleo, só mexa se tiver com problemas na pressão.
A mão de obra para tirar a correia é baixa no EA111, pois é muito fácil, rápida e simples.

Quanto a correia dentada, atente-se a comprar a feita com HNBR e não a CR. Existem as duas no mercado, sendo a segunda menos resistente e mais barata.
 

valeu pelas dicas!

o meu acabou de chegar nos 44k... estranho o seu ter dado problemas no retentor após a troca da correia, sinceramente me parece mais falta de sorte, não vejo como a troca da correia poderia causar danos ao retentor... vou ver se a oficina consegue me fornecer o retentor original, assim eu fico mais tranquilo (se vazar e estragar a correia a responsabilidade é deles)...

como eu vejo esse detalhe da correia ser HNBR ou CR? estou para adquirir o kit gates KS104 + 3PK0796SF + 6PK1200SF, não encontrei esta informação...

por fim, saberia informar alguma loja online confiável? na high torque store o kit completo gates está saindo R$350 com frete, no mercado livre encontrei R$100 mais barato, porém não tenho confiança na plataforma (é a porta de entrada de peças falsificadas)... para efeito de comparação, o mesmo kit original na cc da minha região está R$430...

obrigado!

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O vazamento do retentor realmente não tem nada a ver com a troca da correia. Ela vaza porque já deve estar gasta (ainda original com 78mil km). É bom trocar porque se vazar muito óleo, corre-se o risco de contaminar a correia. O retentor é barato. Custa uns 20 reais. O original tem o código: 030103085S

O detalhe da correia você vê inscrita nela própria. No kit Gates KS104 ela já é de HNBR. (Este kit é muito bom. Estou usando ele atualmente. O tensionador é da marca Litens original). O problema acontece mais quando você compra a correia original: as duas tem o mesmo código, mas final AA = CR e AB = HNBR

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Quanto a compra online, eu comprei o KS104 pelo Mercado Livre, pela loja oficial da Gates. No caso, quem vendia era o Mercado do Mecânico. Infelizmente não tem disponível o kit. Mas tem a polia da correia de acessórios. Comprar no Mercado do Mecânico é seguro. Já comprei e até cheguei a retirar peças pessoalmente no galpão deles.

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Essa aqui parece bem reputada no Mercado Livre: Please login or register to see this link.

As demais correias eu comprei na concessionária Itacuã pela sua loja virtual:

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O ruim da Itacuã é o frete caro. Mas às vezes vale a pena pelas peças originais.

 

 

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Em 10/10/2017 at 16:31, Sekiya disse:

O vazamento do retentor realmente não tem nada a ver com a troca da correia. Ela vaza porque já deve estar gasta (ainda original com 78mil km). É bom trocar porque se vazar muito óleo, corre-se o risco de contaminar a correia. O retentor é barato. Custa uns 20 reais. O original tem o código: 030103085S

O detalhe da correia você vê inscrita nela própria. No kit Gates KS104 ela já é de HNBR. (Este kit é muito bom. Estou usando ele atualmente. O tensionador é da marca Litens original). O problema acontece mais quando você compra a correia original: as duas tem o mesmo código, mas final AA = CR e AB = HNBR

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Quanto a compra online, eu comprei o KS104 pelo Mercado Livre, pela loja oficial da Gates. No caso, quem vendia era o Mercado do Mecânico. Infelizmente não tem disponível o kit. Mas tem a polia da correia de acessórios. Comprar no Mercado do Mecânico é seguro. Já comprei e até cheguei a retirar peças pessoalmente no galpão deles.

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Essa aqui parece bem reputada no Mercado Livre: Please login or register to see this link.

As demais correias eu comprei na concessionária Itacuã pela sua loja virtual:

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O ruim da Itacuã é o frete caro. Mas às vezes vale a pena pelas peças originais.

 

 

valeu pelas informações precisas! obrigado mesmo!

bom saber que o mercado do mecânico é confiável e que o kit gates já possui a correia de melhor qualidade... infelizmente eles não tem tudo o que preciso, se não eu fechava tudo lá mesmo...

o meu receio em relação ao ml é que mesmo vendedores bem reputados vendem produtos falsificados, inclusive afirmando categoricamente que são originais... talvez com produtos automotivos não seja assim, mas prefiro evitar a fadiga haha

de fato o frete na itacuã ficou um pouco mais salgado que o habitual, mas nem tanto assim (todo o kit saiu por R$31)...

em relação à polia da correia poly-v, tem um detalhe interessante: a T36083 (que é idêntica a que meu carro possui), segundo o catálogo gates, é apenas para os veículos de 2002 até 2008... e segundo o mesmo catálogo, a 36065 (que é completamente diferente da que o meu veículo possui) é para os veículos de 2002 em diante (o que englobaria o meu 2014)... o código original da minha é 32145276, que o próprio catálogo gates diz que coincide com a T36083 (que segundo o catálogo não serve no meu)... resumindo, o catálogo gates está errado...

por fim, como estou querendo adquirir tudo gates, estou tendendo a comprar tudo o que for possível no mercado do mecânico, e o restante na high torque store... como a troca está programada para final de novembro, vou deixar para efetuar a compra no fim de outubro... vai que até lá tudo o que preciso fica disponível (espero que não ocorra o oposto haha)...

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No ML, eu compro peças já faz um tempo e nunca tive problemas. Obviamente tomo todos os cuidados possíveis. Ainda mais hoje em dia, em que o ML tem um política mais rígida quanto aos produtos que são anunciados. Caso haja problemas, eles fazem a intermediação.
Não tenho conhecimento de falsificação de correias. Realmente nunca vi. O mesmo não dá para falar de rolamentos, um dos produtos que mais sofre com a pirataria. Mas "evitar a fadiga" é uma boa justificativa mesmo! rsrs

Essa polia Gates T36083 é a única que encontrei igual a original. A maioria vende a de plástico (embora mais barata, ela é tão boa quanto a outra). Como o EA111 foi usado em vários carros e anos, pode ser que a polia varia de veículo para veículo. Melhor confiar no produto em si, do que no catálogo.

Uma pergunta: por qual motivo você prefere a marca Gates?

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Em 14/10/2017 at 19:13, Sekiya disse:

No ML, eu compro peças já faz um tempo e nunca tive problemas. Obviamente tomo todos os cuidados possíveis. Ainda mais hoje em dia, em que o ML tem um política mais rígida quanto aos produtos que são anunciados. Caso haja problemas, eles fazem a intermediação.
Não tenho conhecimento de falsificação de correias. Realmente nunca vi. O mesmo não dá para falar de rolamentos, um dos produtos que mais sofre com a pirataria. Mas "evitar a fadiga" é uma boa justificativa mesmo! rsrs

Essa polia Gates T36083 é a única que encontrei igual a original. A maioria vende a de plástico (embora mais barata, ela é tão boa quanto a outra). Como o EA111 foi usado em vários carros e anos, pode ser que a polia varia de veículo para veículo. Melhor confiar no produto em si, do que no catálogo.

Uma pergunta: por qual motivo você prefere a marca Gates?

opa! desculpe a demora, como não me citou não sabia que havia comentado...

então, eu já tive problemas com produtos falsificados no ML (um carregador automotivo*)... naturalmente você consegue devolver o produto e receber o dinheiro de volta, mas o problema é que eles (ML) sabem da existência de produtos falsificados e simplesmente não fazem nada para impedir... mesmo com várias qualificações informando que o produto é falsificado e denúncias, eles não aceitam e o mantém no ar... virou padrão os vendedores afirmarem que um produto falsificado é original, já que se ele não fizer isso, outro vendedor o fará e ganhará a venda... a grande maioria dos usuários sequer percebe que alguns produtos são falsos, e os poucos que percebem aceitam ficar com o produto, o que fomenta ainda mais este esquema... por um lado o ML ganha um lucrinho com essas vendas sujas, por outro mancha a imagem da plataforma... resumindo, pra mim o ML é credibilidade ZERO...

tem um vídeo um pouco antigo do adg da high torque que ele fala sobre essa situação de peças falsificadas, inclusive correias (pesquise por "correia falsificada" sem aspas)...

sobre a preferência pela marca gates, é basicamente por ser uma marca muito indicada e com baixíssima percepção de problemas... acompanhando mecânica no youtube e em outros locais (fóruns, etc), vejo muitas reclamações de problemas nas correias dayco, e um pouco menos nas contitech, principalmente por ruído, perda de dentes e até rompimento... já em relação a gates, raramente vi reclamações (sinceramente não lembro a última vez que vi uma reclamação)...

PS: a um tempo atrás esse problema de falsificações no ML era muito pior... por exemplo, você pesquisava "moto g" e vinha uma enxurrada de réplicas chinesas baratas, com os vendedores anunciando como um produto original motorola... naturalmente é muito mais fácil perceber que um smartphone é falsificado, então isso gerou um rebuliço gigantesco... me assusta ver uma plataforma gigantesca como o ML permitir que vendedores tenham total liberdade de anunciar produtos falsificados como originais...

* veja com seus próprios olhos: anúncio ativo do produto falsificado "original", mesmo após minha qualificação negativa e várias denúncias (isso foi em janeiro):
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Não precisa se desculpar não Claudio! Em fóruns eu dificilmente cito mensagem anterior porque acho que "polui" muito o visual da mensagem, sendo que o texto anterior está logo em cima.

Achei muito bom o seu alerta sobre falsificação, ainda mais em correias. Eu mesmo, como nunca ouvi falar, achava que era mais difícil acontecer, mas parece que é mais comum do que eu imaginava. Hoje é preciso ter muita atenção em tudo que a gente compra, infelizmente. Todo cuidado acaba sendo pouco.

Essa história da Dayco ser problemática eu ouvia muito no final dos anos 90, principalmente nos Fiat (Tempra e Motores Fiasa de Uno e família). Agora o motivo eu nunca soube.
Aí hoje você vê que a mesma marca problemática é fornecedora original para um monte de motores. Fica complicado para nós consumidores. Na minha opinião, acho que a qualidade anda duvidosa em todas as marcas. Qualidade anda baixa simplesmente para baratear custos. O negócio é pesquisar, arriscar e acreditar.

Quanto ao ML, tenho que concordar com o fato da plataforma visar somente o seu lucro e obviamente não se responsabilizar pelo o que se vende sob o seu nome. Mas acho que isso faz parte da idéia principal do site, que é ser um site de vendas livres. Num mundo ideal onde todos anunciassem a verdade, problemas não aconteceriam. Mas sabendo como anda a índole das pessoas atualmente, melhor fazer o que você relatou e evitar estresse desnecessário.

 

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Pessoal, atualizando o tópico:

No início de dezembro efetuei a troca de todas as correias + tensor + polia da correia poly v. Comprei o kit da correia de comando + tensor e a correia poly v principal na high torque store e a correia poly v do ar e a polia no mercado do mecânico. Tudo da marca Gates. Infelizmente o mercado do mecânico enviou o pacote via PAC (eu havia pago SEDEX), o que acabou atrasando a troca, mas pelo menos devolveram a diferença no frete e enviaram algumas revistas, um chaveiro e uma miniatura de um caminhão da gates, talvez como compensação. Comprei as peças poucos dias após a black friday e consegui um bom desconto total, 20% na high torque store e ótimos 40% no mercado do mecânico (em se tratando de black fraude, não pagando mais caro já estaria de bom tamanho).

Mais ou menos um mês após a troca, notei um pequeno ruído agudo do tipo "ruído-silêncio-ruído" vindo da correia (que se manifestou com o motor quente e apenas uma vez até agora), que ficava mais acelerado conforme o giro do motor subia. Também notei que a correia está mais ou menos um milímetro para fora da polia de comando, e que a correia se movimentava lateralmente na polia assim como neste vídeo: 

 

Sinceramente nunca reparei se a correia original tinha esse movimento lateral, mas sei que ela ficava perfeitamente rente a polia. Assim que possível voltei a oficina relatando esses detalhes, desmontaram todo o conjunto e não encontraram nada de anormal.

Entretanto, pouco antes de ir embora (com o conjunto todo remontado), conversando com o mecânico, ele me disse o procedimento de tensionamento da correia. Assim que cheguei em casa, fui procurar esse detalhe no manual técnico e, pelo que me lembro da explicação dele, parece que a correia ficou o tensionamento menor do que deveria (estou deixando uma imagem em anexo do que eu acredito que tenha sido efetuado no carro).

Como tenho pouca disponibilidade de ir a oficina, além de perder um dia de trabalho e outras perturbações, gostaria de desmontar o conjunto em casa apenas para verificar se o tensionamento está de fato incorreto. Tenho algumas dúvidas em relação a esse procedimento:

- existe algum macete para desmontar e remontar as correias poly v elásticas? não tenho mais as ferramentas que acompanham o conjunto.
- caso a correia esteja com o tensionamento incorreto, como faço para ajustar o tensor? basta soltar o tensor, ajustar a tensão com uma chave allen, apertá-lo e dar as duas voltas manuais no motor?
- as voltas manuais no motor podem ser feitas com as mãos diretamente na polia de comando ou devem ser feitas de outra forma?

Desculpem-me pelo texto longo, mas assim creio que tenha deixado a situação bem clara.

Obrigado e um abraço!

 

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Claudio, o fato da correia correr para um lado e para o outro deve ser o corte irregular feito na fábrica (já que a correia é um tubo recortado). Não acredito que deva acarretar algum problema. Mesmo ela um pouco mais rente na polia, também não quer dizer muita coisa e não me parece algo a se preocupar.

O ruído que você ouviu, normalmente não é por causa da correia frouxa e sim, muito apertada. Ela fica cantando quando quente. Tem gente que relata ruído quando frio também.
O que pode ter acontecido é que na hora que o mecânico abriu novamente, o indicador de tensão estava fora da posição, indicando que estava frouxo, mas não é. Como o conjunto se acomoda, a tensão tende a diminuir mesmo. Quando eu troquei a primeira vez a correia original de fábrica, ela estava indicando tensão abaixo do correto. O mesmo aconteceu há 2 meses em que tive que desmontar parcialmente as correias de acessório porque caiu uma das travas da capa da correia dentada dentro do alojamento, e visualizei o tensionador fora da posição (frouxo) mesmo eu tendo colocado na posição correta quando novo (eu que fiz a troca). Acabei por não mexer na tensão nesta última vez e tudo ok.

Em 15/01/2018 at 20:58, Claudio Duarte disse:

- existe algum macete para desmontar e remontar as correias poly v elásticas? não tenho mais as ferramentas que acompanham o conjunto.

- caso a correia esteja com o tensionamento incorreto, como faço para ajustar o tensor? basta soltar o tensor, ajustar a tensão com uma chave allen, apertá-lo e dar as duas voltas manuais no motor?
- as voltas manuais no motor podem ser feitas com as mãos diretamente na polia de comando ou devem ser feitas de outra forma?

1º Não tem muito macete para mexer nas correias elásticas. Aquelas ferramentas não servem pra nada. Melhor colocar com as mãos, respeitando a ordem e a direção da correia. Para tirar é bom afrouxar a polia auxiliar da correia do alternador e a correia do AC solta sacando a polia do virabrequim com uma chave allen 6. O ideal é ter um kit de soquete e torquímetro, para apertar os parafusos com os 25 Nm de torque recomendados. Se não tiver torquímetro, marque na lateral de cada parafuso com uma caneta permanente a sua posição de aperto em relação polia. Na hora de apertar é só igualar os pontos que estará num torque semelhante ao ideal (isso se foi utilizado torquímetro anteriormente).

2º Se tiver incorreto, o procedimento é soltar o parafuso, tensionar até o ponto correto e na direção correta, e apertar novamente o parafuso com 25 Nm também. Na ausência de torquímetro, usar a técnica que citei acima.

3º As 2 voltas recomendadas, o ideal é utilizar o parafuso do virabrequim utilizando um soquete 19, lembrando que o parafuso é multidentado (eu utilizo um soquete techdrive para isso). Mas se você não tiver, pode tirar todas as velas e girar com as mãos. Ou pode tirar as velas, colocar a polia do virabrequim e girar com as mãos. Uma dica: ao girar o motor, os tuchos tendem a descarregar. Assim, na hora de ligar novamente o motor, não se assuste com o barulho forte que o motor pode fazer.

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