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Claudio Duarte

Troca do kit de correias (EA111 1.6 8v)

6 posts in this topic

fala galera!

agora no final do ano minha raposa vai fazer 4,5 anos e, como consta no manual, é nessa hora que tenho que efetuar a troca da correia de comando... gostaria de aproveitar a mão de obra e efetuar a troca de outros itens que não estão relacionados no manual de manutenção... segue abaixo a lista do que pretendo trocar:

-correia de comando e tensionador (kit básico)
-correia poly-v do ac (fina)
-correia poly-v do alternador / bomba dh (larga)
-polia da correia poly-v 
(preço muito elevado, vou trocar apenas quando der defeito)

gostaria de dicas do pessoal sobre mais itens que podem ser trocados nesse tipo de manutenção... como alguma outra polia ou tensionador que não especifiquei... atualmente, com tempo frio e após vários dias sem dar a partida, noto um ruído semelhante a "shh shh shh shh" que cessa após alguns minutos...

alguns mecânicos recomendam a troca da bomba d'água e da bomba de óleo por precaução, porém particularmente prefiro deixar estes itens vitais intactos e trocá-los apenas se apresentarem problemas futuramente... prefiro ter que trocá-los daqui a um ano do que trocá-los agora e acabar criando novos problemas por conta de peças defeituosas ou mão de obra falha... digo por experiência própria, já criei muitos problemas por conta da troca de peças de forma preventiva no meu antigo carro... naturalmente se no momento da manutenção for detectado algum problema ele será sanado...

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Dependendo da km, eu recomendaria a troca do retentor do comando de válvulas. Eu mesmo fiz a troca das correias do Fox aqui e não me atentei a este detalhe (nem daria, pois não tenho a ferramenta para segurar a polia e soltar o parafuso). Obviamente, começou a vazar depois da troca... rsrsrs
Resultado: mela óleo e chega a voar óleo na capa da correia dependendo da acelerada que se dá... e a correia nova... 😞

Quanto a bomba d'água, concordo com sua opinião. Só troque se tiver vazando ou se tiver fazendo muito ruído. A de óleo, só mexa se tiver com problemas na pressão.
A mão de obra para tirar a correia é baixa no EA111, pois é muito fácil, rápida e simples.

Quanto a correia dentada, atente-se a comprar a feita com HNBR e não a CR. Existem as duas no mercado, sendo a segunda menos resistente e mais barata.
 

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Em 06/10/2017 at 14:35, Sekiya disse:

Dependendo da km, eu recomendaria a troca do retentor do comando de válvulas. Eu mesmo fiz a troca das correias do Fox aqui e não me atentei a este detalhe (nem daria, pois não tenho a ferramenta para segurar a polia e soltar o parafuso). Obviamente, começou a vazar depois da troca... rsrsrs
Resultado: mela óleo e chega a voar óleo na capa da correia dependendo da acelerada que se dá... e a correia nova... 😞
Quanto a bomba d'água, concordo com sua opinião. Só troque se tiver vazando ou se tiver fazendo muito ruído. A de óleo, só mexa se tiver com problemas na pressão.
A mão de obra para tirar a correia é baixa no EA111, pois é muito fácil, rápida e simples.

Quanto a correia dentada, atente-se a comprar a feita com HNBR e não a CR. Existem as duas no mercado, sendo a segunda menos resistente e mais barata.
 

valeu pelas dicas!

o meu acabou de chegar nos 44k... estranho o seu ter dado problemas no retentor após a troca da correia, sinceramente me parece mais falta de sorte, não vejo como a troca da correia poderia causar danos ao retentor... vou ver se a oficina consegue me fornecer o retentor original, assim eu fico mais tranquilo (se vazar e estragar a correia a responsabilidade é deles)...

como eu vejo esse detalhe da correia ser HNBR ou CR? estou para adquirir o kit gates KS104 + 3PK0796SF + 6PK1200SF, não encontrei esta informação...

por fim, saberia informar alguma loja online confiável? na high torque store o kit completo gates está saindo R$350 com frete, no mercado livre encontrei R$100 mais barato, porém não tenho confiança na plataforma (é a porta de entrada de peças falsificadas)... para efeito de comparação, o mesmo kit original na cc da minha região está R$430...

obrigado!

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O vazamento do retentor realmente não tem nada a ver com a troca da correia. Ela vaza porque já deve estar gasta (ainda original com 78mil km). É bom trocar porque se vazar muito óleo, corre-se o risco de contaminar a correia. O retentor é barato. Custa uns 20 reais. O original tem o código: 030103085S

O detalhe da correia você vê inscrita nela própria. No kit Gates KS104 ela já é de HNBR. (Este kit é muito bom. Estou usando ele atualmente. O tensionador é da marca Litens original). O problema acontece mais quando você compra a correia original: as duas tem o mesmo código, mas final AA = CR e AB = HNBR

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Quanto a compra online, eu comprei o KS104 pelo Mercado Livre, pela loja oficial da Gates. No caso, quem vendia era o Mercado do Mecânico. Infelizmente não tem disponível o kit. Mas tem a polia da correia de acessórios. Comprar no Mercado do Mecânico é seguro. Já comprei e até cheguei a retirar peças pessoalmente no galpão deles.

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Essa aqui parece bem reputada no Mercado Livre: Please login or register to see this link.

As demais correias eu comprei na concessionária Itacuã pela sua loja virtual:

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O ruim da Itacuã é o frete caro. Mas às vezes vale a pena pelas peças originais.

 

 

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Em 10/10/2017 at 16:31, Sekiya disse:

O vazamento do retentor realmente não tem nada a ver com a troca da correia. Ela vaza porque já deve estar gasta (ainda original com 78mil km). É bom trocar porque se vazar muito óleo, corre-se o risco de contaminar a correia. O retentor é barato. Custa uns 20 reais. O original tem o código: 030103085S

O detalhe da correia você vê inscrita nela própria. No kit Gates KS104 ela já é de HNBR. (Este kit é muito bom. Estou usando ele atualmente. O tensionador é da marca Litens original). O problema acontece mais quando você compra a correia original: as duas tem o mesmo código, mas final AA = CR e AB = HNBR

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Quanto a compra online, eu comprei o KS104 pelo Mercado Livre, pela loja oficial da Gates. No caso, quem vendia era o Mercado do Mecânico. Infelizmente não tem disponível o kit. Mas tem a polia da correia de acessórios. Comprar no Mercado do Mecânico é seguro. Já comprei e até cheguei a retirar peças pessoalmente no galpão deles.

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Essa aqui parece bem reputada no Mercado Livre: Please login or register to see this link.

As demais correias eu comprei na concessionária Itacuã pela sua loja virtual:

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O ruim da Itacuã é o frete caro. Mas às vezes vale a pena pelas peças originais.

 

 

valeu pelas informações precisas! obrigado mesmo!

bom saber que o mercado do mecânico é confiável e que o kit gates já possui a correia de melhor qualidade... infelizmente eles não tem tudo o que preciso, se não eu fechava tudo lá mesmo...

o meu receio em relação ao ml é que mesmo vendedores bem reputados vendem produtos falsificados, inclusive afirmando categoricamente que são originais... talvez com produtos automotivos não seja assim, mas prefiro evitar a fadiga haha

de fato o frete na itacuã ficou um pouco mais salgado que o habitual, mas nem tanto assim (todo o kit saiu por R$31)...

em relação à polia da correia poly-v, tem um detalhe interessante: a T36083 (que é idêntica a que meu carro possui), segundo o catálogo gates, é apenas para os veículos de 2002 até 2008... e segundo o mesmo catálogo, a 36065 (que é completamente diferente da que o meu veículo possui) é para os veículos de 2002 em diante (o que englobaria o meu 2014)... o código original da minha é 32145276, que o próprio catálogo gates diz que coincide com a T36083 (que segundo o catálogo não serve no meu)... resumindo, o catálogo gates está errado...

por fim, como estou querendo adquirir tudo gates, estou tendendo a comprar tudo o que for possível no mercado do mecânico, e o restante na high torque store... como a troca está programada para final de novembro, vou deixar para efetuar a compra no fim de outubro... vai que até lá tudo o que preciso fica disponível (espero que não ocorra o oposto haha)...

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No ML, eu compro peças já faz um tempo e nunca tive problemas. Obviamente tomo todos os cuidados possíveis. Ainda mais hoje em dia, em que o ML tem um política mais rígida quanto aos produtos que são anunciados. Caso haja problemas, eles fazem a intermediação.
Não tenho conhecimento de falsificação de correias. Realmente nunca vi. O mesmo não dá para falar de rolamentos, um dos produtos que mais sofre com a pirataria. Mas "evitar a fadiga" é uma boa justificativa mesmo! rsrs

Essa polia Gates T36083 é a única que encontrei igual a original. A maioria vende a de plástico (embora mais barata, ela é tão boa quanto a outra). Como o EA111 foi usado em vários carros e anos, pode ser que a polia varia de veículo para veículo. Melhor confiar no produto em si, do que no catálogo.

Uma pergunta: por qual motivo você prefere a marca Gates?

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