Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Renê Silva

Cuidados com banco de couro

12 posts in this topic

E ai pessoal, estou com problemas nos cuidados nos bancos da minha raposa vermelha, comprei ele esses dias e preciso saber quais cuidados e quais produtos posso utilizar nos bancos de couro. O modelo do banco é original da VW que tem as laterais que imita fibra de carbono, poderiam me ajudar sobre este assunto.

Share this post


Link to post
Share on other sites
16 minutos atrás, Renê Silva disse:

E ai pessoal, estou com problemas nos cuidados nos bancos da minha raposa vermelha, comprei ele esses dias e preciso saber quais cuidados e quais produtos posso utilizar nos bancos de couro. O modelo do banco é original da VW que tem as laterais que imita fibra de carbono, poderiam me ajudar sobre este assunto.

Cada um fala uma coisa mas, sempre fiz a limpeza de banco de couro com pano umido em agua e sabonete pra limpar, nada mais. Uso de produtos quimicos ou mesmo silicone deixam bonito mas, dizem que acaba por ressecar o material. Na dúvida sempre segui orientação de uma pessoa que trabalha com esse tipo de material e montagem de banco de couro. Limpeza sempre com pano umido (NÃO ENSOPADO) em agua e um pouco de sabonete se estiver com sujeira. Se for somente limpeza, pano úmido e outro pano seco pra tirar o excesso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ouço dizer que (não sei se é verdade) que após limpar com água e sabonete (como o Will falou), é bom passar aqueles cremes hidratantes de mão com uma esponja e só.

Will, sabe se essa dica confere?

Share this post


Link to post
Share on other sites

No meu antigo carro eu coloquei aquelas capas de courino e cuidava delas com esses hidratantes baratinhos de supermercado. Passei ainda uns 3 anos antes de trocar o carro e as capinhas nunca racharam ou craquelaram, e ainda estavam com aspecto muito bom.

Atualmente eu adquiri um hidratante da Cadillac que uso no volante e em outros detalhes de couro do Fox Run e também serve para as partes de plástico. Até agora está tudo bem...  

Acho que o grande segredo é basicamente evitar ao máximo deixar o carro no sol e fazer alguma manutenção (pelo menos mensal e pelo menos com algum hidratante barato como eu fazia).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hoje em dia, dificilmente um carro vai ter bancos de couro "de verdade". A não ser de marcas luxuosas. A grande maioria utiliza o material sintético, que atualmente tem boa qualidade e dura bem. Algumas marcas como a Honda, diz que o revestimento do banco é misto: em algumas áreas é couro, em outras é sintético.

Que eu saiba, ainda costuma-se utilizar couro natural em revestimentos de volante/manopla câmbio, já que são áreas de maior atrito e o natural tem mais resistência que o sintético.

No material sintético (que é o caso do Fox), o cuidado é apenas limpeza. Água, sabão, pano. Não adianta passar hidratante que não vai servir para nada, a não ser deixar o cheiro do produto. O ruim é que alguns produtos deixam o banco escorregadio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E para os volantes de couro? Qual o cuidado se deve ter? Ou, qual produto recomendado para passar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fredericci, se o volante for de couro natural, já vi relatos de usar o hidratante como você citou no seu post logo acima. É um meio mais barato e simples que comprar um hidratante de couro Meguiar's, por exemplo. Normalmente dizem que é melhor utilizar produtos específicos para hidratar couro, mas se limpar antes e depois passar o hidratante, acho que o resultado é bom.

Eu comprei um hidratante de couro da Rodabrill para testar, já que é barato. Passei nos bancos e fica um pouco escorregadio. O bom é que não fica com aspecto brilhante. Como é o que eu tenho aqui, eu passo ele no volante de vez em quando.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 21/09/2017 at 13:42, Fredericci disse:

Ouço dizer que (não sei se é verdade) que após limpar com água e sabonete (como o Will falou), é bom passar aqueles cremes hidratantes de mão com uma esponja e só.

Will, sabe se essa dica confere?

Hidratante é valido, sim! Contudo, atente para que ele não contenha álcool na formulação. Confesso que nunca usei o hidratante, até porque, ele é mais a titulo de hidratação e não limpeza propriamente dizendo. Seria mais uma "proteção" do que limpeza. Mas ja vi carro de amigo meu que ele cuida passando hidratante. Única coisa é que sempre que for passar hidratante, antes faça a limpeza com pano umido e sabonete e na sequencia um pano úmido pra tirar o residuo de sabonete que ficar no banco, por pouco que seja é bom remover, somente após essa limpeza voce passa o hidratante. 

Se voce somente passar o hidratante, ele acabará por "grudar' a sujeira ao invés de limpar ela. 

Lembrando que isso são dicas e não necessariamente uma "proteção permanente". Considere que o fato de ter contato com roupas e mesmo toque das mãos, as forrações estão sujeitas a um desgaste normal de uso. Esses procedimentos farão com que a forração tenha uma durabilidade maior contudo, não irá evitar o desgaste normal com o passar do tempo.

E mesmo no volante, procure mante-lo sempre limpo, se possível, use somente um pano úmido no mesmo procedimento usado nos bancos, eventualmente se tiver muito tempo sem limpar, voce pode usar sabão de coco em barra. O suor das mãos acaba por aumentar o desgaste, inclusive em volantes que não são revestidos em couro. 

É isso....

Abraço.

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

o interessante é não utilizar produtos que tenham álcool (como o Will1 citou), além de solventes (o que é muito comum nos produtos mais baratos) e silicone, pois apesar deste deixar um aspecto brilhoso e bonito, a superfície fica escorregadia (péssimo para bancos e volante) e grudenta, o que facilita o acúmulo de sujeira, sem falar que com o tempo o silicone evapora e vai parar nos vidros, ficando uma desgraça para remover...

o 3m refresh é um produto bem interessante para proteger couro, além de plástico e vinil... dizem que ele também tem propriedades de limpeza, mas eu aplico o produto somente após limpar a área com pano úmido... ele é bem fácil de achar, tem em quase todo setor automotivo de supermercados (no extra é 99% de certeza), e, apesar de não ser muito barato, tem bom rendimento...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 23/09/2017 at 13:27, Claudio Duarte disse:

o interessante é não utilizar produtos que tenham álcool (como o Will1 citou), além de solventes (o que é muito comum nos produtos mais baratos) e silicone, pois apesar deste deixar um aspecto brilhoso e bonito, a superfície fica escorregadia (péssimo para bancos e volante) e grudenta, o que facilita o acúmulo de sujeira, sem falar que com o tempo o silicone evapora e vai parar nos vidros, ficando uma desgraça para remover...

o 3m refresh é um produto bem interessante para proteger couro, além de plástico e vinil... dizem que ele também tem propriedades de limpeza, mas eu aplico o produto somente após limpar a área com pano úmido... ele é bem fácil de achar, tem em quase todo setor automotivo de supermercados (no extra é 99% de certeza), e, apesar de não ser muito barato, tem bom rendimento...

Olha, nada contra quem usa, mas eu pelo menos parei de usar silicone em painel faz tempo. É o que voce comentou, fica bonito e tal, mas acumula muita sujeira. Não sei se voce ja observou que após 1 semana de ter passado silicone no painel, se passar um pano limpo no painel irá se surpreender com a quantidade de sujeira que gruda e não da pra ver só de olhar.

Hoje em dia faço o mesmo procedimento dos bancos, a diferença que uso um sabão de coco num pano molhado e limpo tudo e depois passo um pano somente molhado com agua pra tirar o sabão e na sequencia um pano pra limpar. Adicionalmente passo uma cera no acrilico do painel pra remover algum possivel risco e pronto, lindo e limpo!!! ....kkkkk

Como o painel todo é em plástico mesmo, fica bem legal, tanto que a aparencia continua como de quando comprei o carro.

Ja no caso dos bancos o cuidado é um pouco "diferenciado" visto que a durabilidade do material é bem menor, obviamente, do que o plástico do painel.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Honda Fit do meu pai me parece ser misto, partes do banco é couro e outras sintético. O que eu faço é o seguinte, uso um limpador multiuso automotivo (de supermercado) pra limpar os bancos utilizando uma esponja...na verdade vc pode usar água com sabão neutro ou sabonete, eu prefiro utilizar esse produto pq não preciso repassar um pano úmido pra tirar o sabão, já que o limpador multiuso é neutro a base de água e tem um cheiro agradável. E a esponja limpa melhor que o pano.

Depois de tudo limpo eu uso um hidratante pra couro, o que eu uso vem num pote tipo aqueles cremes de cabelo, paguei 15 reais num pote de meio quilo (dura a vida inteira e não tem álcool) e aplico com a esponja tbm, não adianta exagerar no hidratante pq o excesso será retirado depois com um pano. Daí deixo o carro descansar a noite.
No outro dia eu vou lá com um pano de microfibra (melhor pois não solta fiapos) e sem fazer força passo por todo o banco...isso tirará o excesso, se não tirar o excesso a sujeira vai pegar mais rápido sem contar que o hidratante adere nas roupas.

Em suma é isso, vc limpa, hidrata e depois tira o excesso, os produtos tem de monte mas com pouco dinheiro vc mantêm seu banco limpo hidratado e bonito, não tem segredo.

Fuja do silicone pois ele é muito escorregadio e quanto as partes plásticas...eu apenas as limpo com esponja e o mesmo limpador multiuso e não passo mais nada, pois a poeira adere rapidamente nos plásticos....vc pode passar algum produto no painel mas terá que limpar a poeira frequentemente. 
O único plástico que eu passo produto é o das portas pois como tem couro na porta e eu passo hidratante, aproveito e já passo nos plásticos pq senão fica estranho, uma parte fica brilhante e a outra opaca. 
Esse mesmo hidratante dos bancos eu uso pra passar nas borrachas das portas, é melhor que o silicone pq o silicone seca com mais facilidade enquanto o hidratante fica por meses. O silicone eu uso pra passar no cofre do motor quando lavo...justamente por secar rápido assim não pegando poeira com facilidade.

Esse trabalho todo eu faço de 3 a 4 vezes no ano...visto que o carro fica na garagem, mas se vc usa bastante o carro e ele pega bastante sol, aí já tem que fazer com mais frequência. É isso!





 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esqueci do "detalhe" de fazer SEMPRE a limpeza dos couros e plásticos antes da hidratação!!!

No meu caso eu uso produtos específicos só para etapa de limpeza, agora estou usando um da Sonax. Particularmente noto uma diferença considerável (aquele efeito carro novo de novo) e nunca tive problema com ressecamento ou danos, portanto continuo seguindo meu ritual de limpeza e hidratação quinzenalmente ou mensalmente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now