Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

danielxiavon

Interruptor/sensor de embreagem

9 posts in this topic

Fala pessoal blz!

Tenho um fox 07 manual...com embreagem hidráulica (creio que todos são hidráulicos né). Daí fiquei uns 2 mêses sem utilizar ele, mas ele n ficou sem rodar.

Pois bem, fui andar e percebi que nas trocas de marcha ao acionar a embreagem o giro do motor dá uma leve subida (coisa pouca mesmo, que só quem conhece o carro percebe) , com isso tenho que retardar um pouco a desembreagem pro carro n dar tranco pra frente.

Aí desconectei o sensor de embreagem, aquele que fica no pedal e percebi que a subida de giro parou e as trocas ficaram normais.

Por enquanto vou andar com o interruptor desligado já que ele n avisa no painel pela a ausência do sinal. Ou seja se o seu sensor tiver com problema vc n ficará sabendo.

Vou providenciar um sensor novo, mas queria saber a utilidade do mesmo. Vlw!

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
21 horas atrás, danielxiavon disse:

Fala pessoal blz!

Tenho um fox 07 manual...com embreagem hidráulica (creio que todos são hidráulicos né). Daí fiquei uns 2 mêses sem utilizar ele, mas ele n ficou sem rodar.

Pois bem, fui andar e percebi que nas trocas de marcha ao acionar a embreagem o giro do motor dá uma leve subida (coisa pouca mesmo, que só quem conhece o carro percebe) , com isso tenho que retardar um pouco a desembreagem pro carro n dar tranco pra frente.

Aí desconectei o sensor de embreagem, aquele que fica no pedal e percebi que a subida de giro parou e as trocas ficaram normais.

Por enquanto vou andar com o interruptor desligado já que ele n avisa no painel pela a ausência do sinal. Ou seja se o seu sensor tiver com problema vc n ficará sabendo.

Vou providenciar um sensor novo, mas queria saber a utilidade do mesmo. Vlw!

Ideal é manter o sensor funcionando e ligado! Na verdade, não é que o giro sobe na troca de marcha, ele NÃO cai tanto entre uma troca de marcha e outra em situação de aceleração. Isso serve para, no momento da troca de marcha, o motor não voltar dando aquele tranco por conta da rotação ter caido muito. Todos os sistemas funcionam em conjunto, pode ter certeza que ao alterar anulando o sensor do pedal, alguma consequencia terá, não irá ficar somente na percepção da rotação do motor nas trocas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 horas atrás, Will1 disse:

Ideal é manter o sensor funcionando e ligado! Na verdade, não é que o giro sobe na troca de marcha, ele NÃO cai tanto entre uma troca de marcha e outra em situação de aceleração. Isso serve para, no momento da troca de marcha, o motor não voltar dando aquele tranco por conta da rotação ter caido muito. Todos os sistemas funcionam em conjunto, pode ter certeza que ao alterar anulando o sensor do pedal, alguma consequencia terá, não irá ficar somente na percepção da rotação do motor nas trocas.

Será que existe alguma forma de testar esse sensor? Vou tentar resetar o módulo de injeção pra ver se muda algo, até pq o carro ficou um tempo parado e a bat tbm tinha descarregado...dei uma limpada no tbi com car 80...se não der certo vou levar no mecânico...!

Realmente tirando o sensor acaba anulando esse retardo na queda de giro (que no caso do meu tá muito lento) mas tbm não fica perfeito como era antes.

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, danielxiavon disse:

Será que existe alguma forma de testar esse sensor? 

Realmente tirando o sensor acaba anulando esse retardo na queda de giro (que no caso do meu tá muito lento) mas tbm não fica perfeito como era antes.

Com um multimetro voce consegue testar o sensor quanto ao fechamento e abertura do circuito quando o acionamento dele está pressionado ou solto. Voce pode remover o sensor do pedal ou mesmo tentar testar com ele no lugar mesmo. Mas o ideal é ter ele ativo, até pro motor funcionar corretamente nas condições em que o sensor efetivamente precisar estar atuando.

Com relação a resetar o módulo, bom, creio que isso pouco irá influenciar pois, se o módulo precisa da informação do sensor e esse sensor está desligado, ao fazer o reset o módulo continuará sem a informação vinda do sensor.

Voce ja foi atrás de ver valor e disponibilidade desse sensor pra comprar em caso de necessidade real da troca?

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 horas atrás, Will1 disse:

Com um multimetro voce consegue testar o sensor quanto ao fechamento e abertura do circuito quando o acionamento dele está pressionado ou solto. Voce pode remover o sensor do pedal ou mesmo tentar testar com ele no lugar mesmo. Mas o ideal é ter ele ativo, até pro motor funcionar corretamente nas condições em que o sensor efetivamente precisar estar atuando.

Com relação a resetar o módulo, bom, creio que isso pouco irá influenciar pois, se o módulo precisa da informação do sensor e esse sensor está desligado, ao fazer o reset o módulo continuará sem a informação vinda do sensor.

Voce ja foi atrás de ver valor e disponibilidade desse sensor pra comprar em caso de necessidade real da troca?

Sim...tem uma casa de peças perto de casa que vende ela, é uma peça barata só n quero trocar sem necessidade.

Devo ressaltar que logo quando voltei a andar no carro, o sensor de pressão de óleo abriubo bico e estava deixando vazar óleo. Daí troquei e mass nisso acho que perdi 1 litro de óleo, visto que o nível na vareta estava no máximo e depois do incidente ficou um pouco abaixo da metade.

Será que o motor com menos óleo fica mais "solto" retardando a queda de giro?

De qualquer forma vou ter que trocar o óleo dele sexta agr. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 2017-9-12 at 07:15, Will1 disse:

Com um multimetro voce consegue testar o sensor quanto ao fechamento e abertura do circuito quando o acionamento dele está pressionado ou solto. Voce pode remover o sensor do pedal ou mesmo tentar testar com ele no lugar mesmo. Mas o ideal é ter ele ativo, até pro motor funcionar corretamente nas condições em que o sensor efetivamente precisar estar atuando.

Com relação a resetar o módulo, bom, creio que isso pouco irá influenciar pois, se o módulo precisa da informação do sensor e esse sensor está desligado, ao fazer o reset o módulo continuará sem a informação vinda do sensor.

Voce ja foi atrás de ver valor e disponibilidade desse sensor pra comprar em caso de necessidade real da troca?

Cara eu tava pesquisando no fórum do g5 e achei um caso igual ao meu, daí o cara trocou o sensor de embreagem e voltou ao normal...inclusive falaram lá que esse interruptor na verdade faz com que a rotação do motor caia, logo que vc pisa na embreagem. Afinal esse sensor MANTÊM, ACELERA ou DESACELERA a rotação? Vou providenciar um multímetro pra testar o interruptor.

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, danielxiavon disse:

Cara eu tava pesquisando no fórum do g5 e achei um caso igual ao meu, daí o cara trocou o sensor de embreagem e voltou ao normal...inclusive falaram lá que esse interruptor na verdade faz com que a rotação do motor caia, logo que vc pisa na embreagem. Afinal esse sensor MANTÊM, ACELERA ou DESACELERA a rotação? Vou providenciar um multímetro pra testar o interruptor.

A rotação NÃO cai! Observe que quando voce troca de marcha num movimento normal, a rotação leva alguns segundos pra baixar. O sensor no pedal auxilia nisso, pra quando a marcha estiver engatada e voce soltar o pedal o carro não dar o tranco caracteristico. 

Observe um exemplo prático, voce quando vai sair com o carro, se somente soltar o pedal da embreagem sem acelerar, o motor irá morrer por excesso de força e baixa aceleração. O sensor evitar que a rotação caia de forma muito rápida preservando um pouco mais de rotação pra quando a marcha for engatada o carro manter uma velocidade uniforme.

Considere o tambem o seguinte, "se existe no carro é porque tem alguma função"!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Problema resolvido Will...troquei o sensor e pimba!

Só pra esclarecer, o sensor defeituoso por algum motivo que eu desconheço estava "bugando" o acelerador eletrônico...nas trocas de marcha ao pisar na embreagem a rotação subia uns 200 rpm, principalmente de primeira pra segunda marcha.

Se vc tirar o conector e andar sem, o problema dá uma "amenizada" mas os trancos continuam.

Troquei o sensor que por sinal ainda era original de 2006 (durou bastante) e agr tá tudo normal, percebo que esse sensor faz com que a rotação não aumente e nem despenque quando vc o aciona, tipo como se ele limitasse a rotação.

Agr as trocas estão suaves, espero que isso ajude aos próximos! Vlw!

Share this post


Link to post
Share on other sites
15 horas atrás, danielxiavon disse:

Problema resolvido Will...troquei o sensor e pimba!

Só pra esclarecer, o sensor defeituoso por algum motivo que eu desconheço estava "bugando" o acelerador eletrônico...nas trocas de marcha ao pisar na embreagem a rotação subia uns 200 rpm, principalmente de primeira pra segunda marcha.

Se vc tirar o conector e andar sem, o problema dá uma "amenizada" mas os trancos continuam.

Troquei o sensor que por sinal ainda era original de 2006 (durou bastante) e agr tá tudo normal, percebo que esse sensor faz com que a rotação não aumente e nem despenque quando vc o aciona, tipo como se ele limitasse a rotação.

Agr as trocas estão suaves, espero que isso ajude aos próximos! Vlw!

Boa, se deu tudo certo é o que importa.... Abraço.

danielxiavon likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now