Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Falso N9VE

LED É PROIBIDO POR LEI - RESOLUÇÃO Nº 667

14 posts in this topic

Então pessoal... Acabou a festa!

🐑
De acordo com a resolução nº 667 do Contran "é proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.".

Resumindo para quem possa ter preguiça em ler a resolução: É proibido mudar a lâmpada do farol de neblina, do farolete (luz de posição), do farol baixo e alto para LED. Pela resolução é até proibido colocar LED na luz que ilumina a placa, mas ai o rapaz que for inspecionar seu veiculo tem que estar em uma dia muito ruim da vida dele para te multar por causa do LED iluminando a placa.

De acordo com a resolução, não há nada com relação a temperatura de cor da lâmpada (super branca e afins), mas "lâmpada de mesma potência, mas que emite luz em temperatura diferente, pode afetar as especificações técnicas quanto à colorimetria. Neste caso, há o entendimento de que essa lâmpada é de tecnologia que não a original do fabricante.". Então deu na mesma. Se sua lâmpada estiver mais clara que a original e não veio de fábrica assim, é canetada e mais brinde (reter o veiculo caso você não tenha outras lâmpadas para substituir) caso eles queiram.

Caso queiram ler a reportagem: Please login or register to see this link.

A boa notícia disso tudo é que "a partir de 2021, projetos de novos veículos (inclusos caminhões e ônibus) terão de possuir luzes de circulação diurna (DRL) – aquele sistema de iluminação que permanece aceso mesmo quando os faróis ou lanternas estão desligados – para serem homologados. Após 2023, todos os veículos fabricados no país serão obrigados a ter o equipamentos. As regras só não se aplicarão às motocicletas.".

RESOLUÇÃO EM ANEXO PARA VOCÊS SE INFORMAREM MELHOR!

E NADA DE FITA LED TAMBÉM OU DRL ADAPTADA! SE O SEU CARRO VEIO SEM BIGODE, NÃO ADIANTE DEIXAR O CAVANHAQUE CRESCER...

Please login or register to see this attachment.

Share this post


Link to post
Share on other sites

De um lado até concordo já que tem muitos por aí que usam led, xenon com o foco do farol todo desregulado atrapalhando a visão dos outros

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como o led do meu carro a cor eh quase a msm do farol original, acho difícil multar, então nem esquento a cabeça.....

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Existe led 3400k ?

 

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 05/08/2017 at 16:43, FabioCarvalho27 disse:

Como o led do meu carro a cor eh quase a msm do farol original, acho difícil multar, então nem esquento a cabeça.....

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

 

 

Pensei a mesma coisa até a Policia Rodoviária na blitz olhar meu farol (olhar mesmo para dentro dele como uma lanterna... Rs) e identificar a T10 como LED e não como a "esmagadinha" original.

Em 05/08/2017 at 21:28, FireMax disse:

Existe led 3400k ?

 

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk

 

 

Existe perto disso que dá a tonalidade parecida: 

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Aconselho o LED do vendedor do segundo link. Compro com ele já faz um tempo. É mais caro, bem mais caro, mas o LED é de qualidade.

Em 05/08/2017 at 15:36, nelsonspfox disse:

De um lado até concordo já que tem muitos por aí que usam led, xenon com o foco do farol todo desregulado atrapalhando a visão dos outros

Pelo menos irão obrigar a vir de fábrica. Porque na minha opinião DRL é bem necessário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não criem pânico, pois segundo o art. 12 da resolução, a mesma produz efeito a partir de 2021, sendo facultado a sua adoção antecipada parcial ou total.
Ou seja, a não ser que o órgão fiscalizador de cada estado e da União deseje antecipar a aplicação desta resolução, a mesma só produzirá efeitos em 2021.

Até lá, eles reescreverão esta resolução mais umas 5 vezes, pelo menos (o que é de praxe). Isso se não revogá-la com uma nova resolução.

Nossos legisladores são péssimos em redigir leis. Vejam que em nenhum momento eles determinam uma eficiência mínima (que seja em lúmen, p.ex) para um sistema de um veículo. Então se o carro tiver um farol ruim de fábrica e colocar em risco os outros, o problema será do proprietário e não do fabricante. Outra coisa: como irão provar a temperatura de cor original da luz, se não tem como aferir durante uma abordagem e se nem os fabricantes de veículos determinam isso em seus carros? Ou agora vai estar descrito isso no manual do carro?

E em carros como o Corolla e Civic que possuem modelos com sistemas diferentes de iluminação em um mesmo carro? Será que o agente irá saber que um Corolla Altis tem um sistema diferente de um XE? Ou mesmo a S10 que tem laternas traseiras de Led nas tops e comum nas demais?

Sinceramente, não dá para ter fé nessas resoluções...

 

FabioCarvalho27 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso é simplesmente ridículo, eles proíbem o uso só pra poder dar mais multa, pois tudo que eh proibido o uso eh tbm proibido a venda.... E não ocorre isso com led e Xenon

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
18 horas atrás, Sekiya disse:

Não criem pânico, pois segundo o art. 12 da resolução, a mesma produz efeito a partir de 2021, sendo facultado a sua adoção antecipada parcial ou total.
Ou seja, a não ser que o órgão fiscalizador de cada estado e da União deseje antecipar a aplicação desta resolução, a mesma só produzirá efeitos em 2021.

Até lá, eles reescreverão esta resolução mais umas 5 vezes, pelo menos (o que é de praxe). Isso se não revogá-la com uma nova resolução.

Nossos legisladores são péssimos em redigir leis. Vejam que em nenhum momento eles determinam uma eficiência mínima (que seja em lúmen, p.ex) para um sistema de um veículo. Então se o carro tiver um farol ruim de fábrica e colocar em risco os outros, o problema será do proprietário e não do fabricante. Outra coisa: como irão provar a temperatura de cor original da luz, se não tem como aferir durante uma abordagem e se nem os fabricantes de veículos determinam isso em seus carros? Ou agora vai estar descrito isso no manual do carro?

E em carros como o Corolla e Civic que possuem modelos com sistemas diferentes de iluminação em um mesmo carro? Será que o agente irá saber que um Corolla Altis tem um sistema diferente de um XE? Ou mesmo a S10 que tem laternas traseiras de Led nas tops e comum nas demais?

Sinceramente, não dá para ter fé nessas resoluções...

 

Não, não... "a partir de 2021, projetos de novos veículos (inclusos caminhões e ônibus) terão de possuir luzes de circulação diurna (DRL) – aquele sistema de iluminação que permanece aceso mesmo quando os faróis ou lanternas estão desligados – para serem homologados. Após 2023, todos os veículos fabricados no país serão obrigados a ter o equipamentos. As regras só não se aplicarão às motocicletas.".

A partir de 2021 a resolução obrigará os PROJETOS a terem DRL e em 2023 eles sairão de fábrica já com os mesmos, ou seja, em 2021 você desenha com DRL e em 2023 você lança um facelitft ou um modelo realmente novo.

Foca no artigo 12 da página 4:

Art. 12. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos em 1º de janeiro de 2021, sendo facultado antecipar sua adoção total ou parcial, ficando convalidadas, até a data de sua publicação, as características dos veículos fabricados de acordo com a Resolução CONTRAN nº 227, de 9 de fevereiro de 2007, e suas alterações.

Cuidado com essas leis no Brasil. Rs. Só esse artigo é cheio de pegadinha:

1 - Primeiro diz que a resolução entre em vigor na data da sua publicação, ou seja, 18 de maio de 2017. Ver o topo do PDF.

2 - Finge que você não entendeu o número 1, então você pensa que a resolução só será válida a partir de 2021. Errado. "Sendo facultado antecipar sua adoção total ou parcial...". Ai que a resolução te multará quando menos esperar. Vai do policial que te parar querer te multar ou não, pois a lei disse para ele que o mesmo pode escolher.

Em 06/08/2017 at 21:36, FabioCarvalho27 disse:

Oloco, mas vc foi multado por isso ?

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

 

 

Eu sempre ando com T10 (esmagadinha) reserva. As originais e um par reserva. Sabe aquela capsula que vêm o brinquedo do Kinder Ovo? Eu tenho ela com lâmpada. Rs. Ai eu apenas troquei na frente dele e ele me liberou.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa q aí eh embassado em... O meu tinha led no T10 mais tirei ele e coloquei dentro do carro na luz de cortesia... Porém o farol baixo tá LED e pra tirar ele eh bem chatinho.....

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

 

 

PauloMC likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esta análise do site Flat Out exprime bem aquilo que eu penso: Please login or register to see this link.

É meio fogo de palha. No calor do momento tudo vira motivo de fiscalização. Daqui um tempo, fica igual a história dos filmes nos vidros...

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
16 horas atrás, Sekiya disse:

Esta análise do site Flat Out exprime bem aquilo que eu penso: Please login or register to see this link.

É meio fogo de palha. No calor do momento tudo vira motivo de fiscalização. Daqui um tempo, fica igual a história dos filmes nos vidros...

 

 

Será por "olhometro". Depois vão cansar ou realmente ficarem fiscalizando quando tirarem o dia para achar algo no seu carro. Porque é bem tranquilo olhar e ver que é LED. Pelo formato do produto, mas medir a temperatura de cor entre 3000K e 4300K ai será complicado. O "problema" que essas luzes também são fáceis de saber que não são as originais. Porque elas possuem um acabamento azul no bulbo. Vide as variações das OSRAM e PHILIPS da vida.

Agora...

Se o  seu carro realmente saiu com super branca de fábrica, pede uma nota fiscal ou anda com algo que diz que realmente veio de fábrica assim. No mais até hoje vejo xênon. Isso será mais cobrado nas rodovias. Em termos urbanos, só quando realmente quiserem te multar por alguma coisa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na moral ? Essa lei de ter q andar com o farol ligado nas rodovias eh só pra poder ver q não está usando lâmpada halógena e pode multar. Aí se não tá ligado i farol eh outra multa..... Daqui a pouco não vai nem poder colocar colocar multimídia no carro

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se fosse só as lâmpadas dos farois alto e baixo até entendo mas proibir luzes de posição, de ré e da placa já acho palhaçada. Daqui a pouco vai virar igual a novela do extintor.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now