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IJRCRVG

Dúvidas de um iniciante

11 posts in this topic

Galera, boa noite

 

Há 10 dias realizei meu sonho de comprar meu primeiro carro e escolhi um fox trend 1.0 2010. Carro tá super conservado, 52 mil Km rodados. Muita gente acha que comprei ele novo, dado o estado de conservação dele. Levei ele em uma oficina e o mecânico falou que tava tudo em ordem, troquei o oléo, filtro, etc,  o básico. Estou satisfeito com o carro, só que estou com algumas situações, que não sei se são problemas, que gostaria de compartilhar com vocês, pode até ser paranoia minha.

 

1- Noto um rangido na parte traseira dele, junto as rodas sempre que paro o carro ou vou freando lentamente. Quando freio normalmente, em velocidade mais elevada, esse barulho não aparece. Apenas quando paro o carro ou fico freando em velocidade mais baixa.

2- Noto que quando o motor ainda tá frio, sempre quando tô em segunda marcha, ele dá uma engasgadinha, que para logo após pisar na embreagem ou simplesmente soltar o acelerador. Depois de um tempo andando, essa situação não acontece mais.

3- Hoje fui abastecer o carro, sempre com gasolina, coloquei 4,5 litros, o tanque tava na reserva. Acontece que o ponteiro de combustível não se moveu. Cheguei a questionar o frentista se a gasolina tinha entrado, ele disse que sim. Pra tirar a prova dos 9, fui em outro posto e coloquei mais 4,5 o ponteiro subiu e ficou condizente como se eu tivesse abastecido 9 litros de vez. A dúvida é pq ele não reconheceu o primeiro abastecimento.

 

Então, galera, será que existe algo com que eu deva me preocupar? Desde já, agradeço a colaboração de vocês.

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12 horas atrás, IJRCRVG disse:

 

1- Noto um rangido na parte traseira dele, junto as rodas sempre que paro o carro ou vou freando lentamente. Quando freio normalmente, em velocidade mais elevada, esse barulho não aparece. Apenas quando paro o carro ou fico freando em velocidade mais baixa.

2- Noto que quando o motor ainda tá frio, sempre quando tô em segunda marcha, ele dá uma engasgadinha, que para logo após pisar na embreagem ou simplesmente soltar o acelerador. Depois de um tempo andando, essa situação não acontece mais.

3- Hoje fui abastecer o carro, sempre com gasolina, coloquei 4,5 litros, o tanque tava na reserva. Acontece que o ponteiro de combustível não se moveu. Cheguei a questionar o frentista se a gasolina tinha entrado, ele disse que sim. Pra tirar a prova dos 9, fui em outro posto e coloquei mais 4,5 o ponteiro subiu e ficou condizente como se eu tivesse abastecido 9 litros de vez. A dúvida é pq ele não reconheceu o primeiro abastecimento.

 

Então, galera, será que existe algo com que eu deva me preocupar? Desde já, agradeço a colaboração de vocês.

1- Noto um rangido na parte traseira dele, junto as rodas sempre que paro o carro ou vou freando lentamente. Quando freio normalmente, em velocidade mais elevada, esse barulho não aparece. Apenas quando paro o carro ou fico freando em velocidade mais baixa.

Caracteristico da versão esse ruido, são as lonas traseiras do freio que fazem o barulho, peça pro mecanico dar uma olhada, mas se não estiver gasta não é caso de troca pois mesmo o carro 0km apresenta esse barulho.

 

2- Noto que quando o motor ainda tá frio, sempre quando tô em segunda marcha, ele dá uma engasgadinha, que para logo após pisar na embreagem ou simplesmente soltar o acelerador. Depois de um tempo andando, essa situação não acontece mais.

Pode ser algumas coisas, mas se estiver rodando no alcool, é comum pois o motor não atingiu a temperatura ideal de funcionamento. Leve tambem pra fazer uma revisão no sistema de injeção e peça pra que o mecanico veja a limpeza do TBI e estado das velas e cabos, adicionalmente, peça pra trocar o filtro de combustivel,

 

3- Hoje fui abastecer o carro, sempre com gasolina, coloquei 4,5 litros, o tanque tava na reserva. Acontece que o ponteiro de combustível não se moveu. Cheguei a questionar o frentista se a gasolina tinha entrado, ele disse que sim. Pra tirar a prova dos 9, fui em outro posto e coloquei mais 4,5 o ponteiro subiu e ficou condizente como se eu tivesse abastecido 9 litros de vez. A dúvida é pq ele não reconheceu o primeiro abastecimento.

4 a 5 litros obviamente não irá nem mexer o ponteiro mesmo, o marcador não é tão sensivel assim. Ele é regulado pra aumentar ou diminuir a escala no marcador numa proporção condizente. Obviamente 4 ou 5 litros não irá aumentar muito. Considere que o tanque tem 52 litros, ao bastecer 4 ou 5 litros, voce não terá nem colocado o minimo que é a reserva de 8 litros aproximadamente. Quando voce abastecer e completar o tanque, verá que ao usar o carro nos primeiros quilometros com o tanque cheio que o marcador irá demorar pra começar a descer, mas que a partir do 1/4 gasto ele começará a descer com maior rapidez, isso é normal. Sugiro tambem que leia o manual do carro se ele tiver vindo junto com o carro.

 

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Will falou tudo!

 

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

 

 

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Em 2017-7-26 at 08:46, Will1 disse:

1- Noto um rangido na parte traseira dele, junto as rodas sempre que paro o carro ou vou freando lentamente. Quando freio normalmente, em velocidade mais elevada, esse barulho não aparece. Apenas quando paro o carro ou fico freando em velocidade mais baixa.

Caracteristico da versão esse ruido, são as lonas traseiras do freio que fazem o barulho, peça pro mecanico dar uma olhada, mas se não estiver gasta não é caso de troca pois mesmo o carro 0km apresenta esse barulho.

 

2- Noto que quando o motor ainda tá frio, sempre quando tô em segunda marcha, ele dá uma engasgadinha, que para logo após pisar na embreagem ou simplesmente soltar o acelerador. Depois de um tempo andando, essa situação não acontece mais.

Pode ser algumas coisas, mas se estiver rodando no alcool, é comum pois o motor não atingiu a temperatura ideal de funcionamento. Leve tambem pra fazer uma revisão no sistema de injeção e peça pra que o mecanico veja a limpeza do TBI e estado das velas e cabos, adicionalmente, peça pra trocar o filtro de combustivel,

 

3- Hoje fui abastecer o carro, sempre com gasolina, coloquei 4,5 litros, o tanque tava na reserva. Acontece que o ponteiro de combustível não se moveu. Cheguei a questionar o frentista se a gasolina tinha entrado, ele disse que sim. Pra tirar a prova dos 9, fui em outro posto e coloquei mais 4,5 o ponteiro subiu e ficou condizente como se eu tivesse abastecido 9 litros de vez. A dúvida é pq ele não reconheceu o primeiro abastecimento.

4 a 5 litros obviamente não irá nem mexer o ponteiro mesmo, o marcador não é tão sensivel assim. Ele é regulado pra aumentar ou diminuir a escala no marcador numa proporção condizente. Obviamente 4 ou 5 litros não irá aumentar muito. Considere que o tanque tem 52 litros, ao bastecer 4 ou 5 litros, voce não terá nem colocado o minimo que é a reserva de 8 litros aproximadamente. Quando voce abastecer e completar o tanque, verá que ao usar o carro nos primeiros quilometros com o tanque cheio que o marcador irá demorar pra começar a descer, mas que a partir do 1/4 gasto ele começará a descer com maior rapidez, isso é normal. Sugiro tambem que leia o manual do carro se ele tiver vindo junto com o carro.

 

Eu já perguntar isso do marcador... Comprei um 12/13 i-trend e no 1/4 ele desce o ponteiro mais rápido do que os outros. Outra coisa.. será que posso confiar na autonomia que o carro está me dando no computador de bordo?

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3 minutos atrás, rsaueia disse:

Eu já perguntar isso do marcador... Comprei um 12/13 i-trend e no 1/4 ele desce o ponteiro mais rápido do que os outros. Outra coisa.. será que posso confiar na autonomia que o carro está me dando no computador de bordo?

Essa AUTONOMIA que o computador de bordo mostra é apenas uma REFERENCIA!! Como o calculo é feito a cada ligada da ignição, quando voce estiver andando o calculo não será atualizado. Cuidado com isso, pois voce pode acabar ficando na rua sem combustivel. Quando o tanque marca a reserva, geralmente o computador de bordo se baseia no CONSUMO 2  pra dar essa referencia de AUTONOMIA, como o consumo varia no percurso, obviamente a AUTONOMIA irá variar pra mais e pra menos de acordo com o consumo no percurso atual. Ideal é  reabastecer assim que o marcador chegar na reserva ou poucos quilometros depois...

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1 hora atrás, Will1 disse:

Essa AUTONOMIA que o computador de bordo mostra é apenas uma REFERENCIA!! Como o calculo é feito a cada ligada da ignição, quando voce estiver andando o calculo não será atualizado. Cuidado com isso, pois voce pode acabar ficando na rua sem combustivel. Quando o tanque marca a reserva, geralmente o computador de bordo se baseia no CONSUMO 2  pra dar essa referencia de AUTONOMIA, como o consumo varia no percurso, obviamente a AUTONOMIA irá variar pra mais e pra menos de acordo com o consumo no percurso atual. Ideal é  reabastecer assim que o marcador chegar na reserva ou poucos quilometros depois...

Entendi.. Quantos litros tem na reserva? ele tá fazendo no CONSUMO 2 9.5km/L..

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1 hora atrás, rsaueia disse:

Entendi.. Quantos litros tem na reserva? ele tá fazendo no CONSUMO 2 9.5km/L..

Aproximadamente 8 litros, mas essa quantidade varia dependendo se o carro está abastecido com alcool ou gasolina. Mas como referencia, considere sempre 8 litros.

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Em 25/07/2017 at 21:15, IJRCRVG disse:

Galera, boa noite

 

Há 10 dias realizei meu sonho de comprar meu primeiro carro e escolhi um fox trend 1.0 2010. Carro tá super conservado, 52 mil Km rodados. Muita gente acha que comprei ele novo, dado o estado de conservação dele. Levei ele em uma oficina e o mecânico falou que tava tudo em ordem, troquei o oléo, filtro, etc,  o básico. Estou satisfeito com o carro, só que estou com algumas situações, que não sei se são problemas, que gostaria de compartilhar com vocês, pode até ser paranoia minha.

 

1- Noto um rangido na parte traseira dele, junto as rodas sempre que paro o carro ou vou freando lentamente. Quando freio normalmente, em velocidade mais elevada, esse barulho não aparece. Apenas quando paro o carro ou fico freando em velocidade mais baixa.

2- Noto que quando o motor ainda tá frio, sempre quando tô em segunda marcha, ele dá uma engasgadinha, que para logo após pisar na embreagem ou simplesmente soltar o acelerador. Depois de um tempo andando, essa situação não acontece mais.

3- Hoje fui abastecer o carro, sempre com gasolina, coloquei 4,5 litros, o tanque tava na reserva. Acontece que o ponteiro de combustível não se moveu. Cheguei a questionar o frentista se a gasolina tinha entrado, ele disse que sim. Pra tirar a prova dos 9, fui em outro posto e coloquei mais 4,5 o ponteiro subiu e ficou condizente como se eu tivesse abastecido 9 litros de vez. A dúvida é pq ele não reconheceu o primeiro abastecimento.

 

Então, galera, será que existe algo com que eu deva me preocupar? Desde já, agradeço a colaboração de vocês.

complementando as informações que os nobres colegas compartilharam:

2- experimente aplicar algum aditivo de combustível de boa qualidade... alguns bons são o vw ag2000, stp fuel injector cleaner, koube perfect clean... adicionalmente, utilizando etanol, tente rodar aproximadamente 30 minutos em trânsito de estrada, com o motor próximo das 3000rpm, isto irá proporcionar uma boa limpeza da câmara de combustão...

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4 horas atrás, Will1 disse:

Aproximadamente 8 litros, mas essa quantidade varia dependendo se o carro está abastecido com alcool ou gasolina. Mas como referencia, considere sempre 8 litros.

agora que tirou essa duvida minha, vou perguntar outra coisa hehehe ele completou 71.000 km, nunca foi trocada a correia dentada.. é bom trocar?

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1 hora atrás, rsaueia disse:

agora que tirou essa duvida minha, vou perguntar outra coisa hehehe ele completou 71.000 km, nunca foi trocada a correia dentada.. é bom trocar?

Sim, mesmo porque, voce não sabe se foi ou não trocada pelo dono anterior.

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Em 2017-7-28 at 18:19, Will1 disse:

Sim, mesmo porque, voce não sabe se foi ou não trocada pelo dono anterior.

nao foi trocada não... levei pro meu mecanico e ele disse que tá filé ainda 

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