Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Francisco Mendonca

Óleo do câmbio

12 posts in this topic

Olá,

Qual óleo do câmbio mecânico para Fox 1.6?
Sae75W90 ou Sae 80
No aplicativo recomenda Sae 75W90 API GL5 mas no manual recomenda Sae 80 API GL4 

Quais são corretos do API-GL-5 ou 4?
Qual Sae correto e marca boa?
Preferencia é sintetico....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia! O óleo de cambio da VW para o fox é monoviscoso mineral, não use em hipótese alguma oleo multiviscoso como o q vc relata. o SAE 75w 90 é multiviscoco, ou seja viscosidade de .75 quando frio e quando o cambio esquenta a viscosidade vai para .90..... fora dos padrões..... não vai lubrificar adequadamente.

O do fox tend 2009 1.0 8v da minha esposa usa o G 052 512 a2 - GL4 (SAE 75w-mineral). O preço na autorizada é 140,00 o litro. Porém, depois de muitas pesquisas achei um óleo que atende as especificações da montadora, que é o FEBI 21829 - 75W - MONOVISCOSO (IMPORTADO - ALEMÃO) ao preço de 60,00 o litro.

Veja se o do seu fox está relacionado abaixo, se sim pode trocar ou completar óleo, pois fiz com o da minha esposa e ficou nota dez.

 VW G 052 171 A2,------VW G 052 178 A2,-------- VW 052 512 A2,-------- VW G 055 726 A2,------- MB 235.10

A caixa de cambio é a  02T ou MQ200.

Please login or register to see this image. /monthly_2017_03/41W1j0L5j7L11.jpg.413d0b044da1befcb712438abd4804ee.jpg" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="41W1j0L5j7L11.jpg">

Please login or register to see this image. /monthly_2017_03/715zkQE9bNL._SY355_.jpg.29f8eb201983acad44d1f56628b4bf27.jpg" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="715zkQE9bNL._SY355_.jpg">

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas qual o motivo de trocar o óleo? Eu nunca em todos os carros que tive nunca troquei e não conheço ninguém que tenha trocado! Somente em caso de manutenção que troque alguma peça e desmonte, somente neste caso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A troca foi por escolha propria pois o Fox de minha esposa esta com 123000Km e nunca apresentou qq tipo de vazamento. Mas se vc pudesse ver  o q saiu..... aos 100.000 KM eu começava a me preocupar. Mas seguindo o manual nao é nescessário!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 06/03/2017 at 19:39, marcão1972 disse:

Mas qual o motivo de trocar o óleo? Eu nunca em todos os carros que tive nunca troquei e não conheço ninguém que tenha trocado! Somente em caso de manutenção que troque alguma peça e desmonte, somente neste caso.

última troca foi em 107 mil km, nunca trocar nada, mas o cambio ficou meio duro...

Pesquisei na web, fala API GL5 é boa, mas consultei na concessionaria fala é API GL4... Aí me fiquei duvida, consultei mecânico pela 3º visitas, fala API GL5 sintético...

Mas assim, acho melhor é comprar na CC mesmo, API GL4 mineral e misturo Militec1...Melhor, não?

Share this post


Link to post
Share on other sites
6 horas atrás, tibira0 disse:

A troca foi por escolha propria pois o Fox de minha esposa esta com 123000Km e nunca apresentou qq tipo de vazamento. Mas se vc pudesse ver  o q saiu..... aos 100.000 KM eu começava a me preocupar. Mas seguindo o manual nao é nescessário!

Decidi compra na CC mesmo...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 02/03/2017 at 12:08, tibira0 disse:

Bom dia! O óleo de cambio da VW para o fox é monoviscoso mineral, não use em hipótese alguma oleo multiviscoso como o q vc relata. o SAE 75w 90 é multiviscoco, ou seja viscosidade de .75 quando frio e quando o cambio esquenta a viscosidade vai para .90..... fora dos padrões..... não vai lubrificar adequadamente.

O do fox tend 2009 1.0 8v da minha esposa usa o G 052 512 a2 - GL4 (SAE 75w-mineral). O preço na autorizada é 140,00 o litro. Porém, depois de muitas pesquisas achei um óleo que atende as especificações da montadora, que é o FEBI 21829 - 75W - MONOVISCOSO (IMPORTADO - ALEMÃO) ao preço de 60,00 o litro.

Veja se o do seu fox está relacionado abaixo, se sim pode trocar ou completar óleo, pois fiz com o da minha esposa e ficou nota dez.

 VW G 052 171 A2,------VW G 052 178 A2,-------- VW 052 512 A2,-------- VW G 055 726 A2,------- MB 235.10

A caixa de cambio é a  02T ou MQ200.

Please login or register to see this image. /monthly_2017_03/41W1j0L5j7L11.jpg.413d0b044da1befcb712438abd4804ee.jpg" />

Please login or register to see this image. /monthly_2017_03/715zkQE9bNL._SY355_.jpg.29f8eb201983acad44d1f56628b4bf27.jpg" />

Serve pra meu Fox 1.6 2012?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Francisco a troca do oleo deve aer com a temperatura de 58 a 60C. Plugue o scanner e veja a temperatura. Quando chehar a temperatura acima drsligue o carro e esgote ou complete o oleo. Uae aomwnte mineral GĹ4

Share this post


Link to post
Share on other sites
23 horas atrás, tibira0 disse:

A troca foi por escolha propria pois o Fox de minha esposa esta com 123000Km e nunca apresentou qq tipo de vazamento. Mas se vc pudesse ver  o q saiu..... aos 100.000 KM eu começava a me preocupar. Mas seguindo o manual nao é nescessário!

Ainda não entendi o porquê da troca!

como saiu o óleo?

fez analise em laboratório pra saber se o mesmo perdeu suas propriedades? porque somente coloração e fazer o teste do dedo  não diz nada...rsrsrs

O que mudou a pós a troca? se ficou melhor... em qual sentido?

 

Quanto custou essa manutenção não prevista?

 

grande abraço!

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, tibira0 disse:

Francisco a troca do oleo deve aer com a temperatura de 58 a 60C. Plugue o scanner e veja a temperatura. Quando chehar a temperatura acima drsligue o carro e esgote ou complete o oleo. Uae aomwnte mineral GĹ4

Teste de laboratorio só a montadora. Ao escoar o oleo na temperatura q disse sua cor era preta e coloquei um coador de cafe novo (PANO) antes do recipiente de coleta e percebi muita borra e pequeninos pontos brilhantes misturados, não muitos,   mas o suficente para serem  percebidos.  Antes mesmo com o oleo nivel o cambio roncava muito baiximo,  para ouvi-lo tinha q ficar debaixo do carro com ouvido bem perto,  pois por cima parecia normal.  Depois  da faina feita este barrulho sumiu. O resultado foi preservei o material de um desgaste prematuro

A troca fica a criterio, eatou apenas indormando uma situacao q aconteceu comigo. Outro exemplo e q tenho um C4  Pallas 12/13  e ate hj o cambio AT nunca deu problema..... com 50.000 troquei o oleo e  ja rodei 24000, E olha q esse cambio quebra atoa e na CC fica em 6.000,00 o reparo. A CITROEN  tambem nao recomenda  a troca.

O que me intriga é pq não trocar. Acho mais arriscado ficar com oleo muito rodado.  Todo equipamento deverá sofrer uma manutençao futura!

Share this post


Link to post
Share on other sites

A manutençao vc mesmo pode fazer....é muito facil. Tenha apenas dois macacos ou cavates a Cheve dentada especidica para o bujao e um scanner daquele de 30,00 para vrf a temperatura correta  . Troquei tanto do Fox qto do Citroen q difere apenas nos procedimentos para escoar e completar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde galera, alguem pode me ajudar ?

o meu fox e 2013/13, gostaria de saber o tipo de oleo ue vai no cambio, é cambio manual, esse carro ja é como aquele motor tech que nao tem cabo de vela

queria saber pra quando precisar trocar, atualmente o carro esta com 60 mil km

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now