Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Claudio Duarte

Fluido de direção hidráulica e óleo de caixa

11 posts in this topic

Salve galera!

Alguém sabe qual é o fluido de direção hidráulica recomendado para fox? estive fazendo um check-up esse fds e percebi que o fluido está abaixo do nível mínimo... procurei no manual, no site da vw e aqui mesmo no fórum mas não encontrei nada a respeito (na verdade apenas encontrei indicações de cor vermelho/amarelo, muito subjetivo)...

Aproveitando o tópico, também gostaria de saber o óleo de caixa adequado para a raposa, informação que também não consta no manual nem no site da vw, complicado isso...

valeu e um abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara fui verificar o nível do meu e achei que estava baixo, ao ir na cc me falaram que se verifica o nível com a vareta roscada. Então desenrosca e verifique onde ficou o óleo. Em relação ao óleo da caixa de direção é o do reservatório ali se verifica o nível mas ele vai até a mesma.

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, Claudio Duarte disse:

Salve galera!

Alguém sabe qual é o fluido de direção hidráulica recomendado para fox? estive fazendo um check-up esse fds e percebi que o fluido está abaixo do nível mínimo... procurei no manual, no site da vw e aqui mesmo no fórum mas não encontrei nada a respeito (na verdade apenas encontrei indicações de cor vermelho/amarelo, muito subjetivo)...

Aproveitando o tópico, também gostaria de saber o óleo de caixa adequado para a raposa, informação que também não consta no manual nem no site da vw, complicado isso...

valeu e um abraço!

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Claudio Duarte disse:

Salve galera!

Alguém sabe qual é o fluido de direção hidráulica recomendado para fox? estive fazendo um check-up esse fds e percebi que o fluido está abaixo do nível mínimo... procurei no manual, no site da vw e aqui mesmo no fórum mas não encontrei nada a respeito (na verdade apenas encontrei indicações de cor vermelho/amarelo, muito subjetivo)...

Aproveitando o tópico, também gostaria de saber o óleo de caixa adequado para a raposa, informação que também não consta no manual nem no site da vw, complicado isso...

valeu e um abraço!

Então o jeito certo de verificar o nível do fluído é desenroscando a vareta, mergulhar e ver o nível? o meu tava a baixo da linha minima também com a varetinha enroscada

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Henriquex20 disse:

Então o jeito certo de verificar o nível do fluído é desenroscando a vareta, mergulhar e ver o nível? o meu tava a baixo da linha minima também com a varetinha enroscada

O correto é verificar o nível com a vareta enroscada. Se eu desenroscar e limpar e só mergulhar o nível fica abaixo do min. No começo pensei que era assim que se via, fui na cc e me orientaram que estava errado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/10/2016 at 22:12, clausant disse:

Cara fui verificar o nível do meu e achei que estava baixo, ao ir na cc me falaram que se verifica o nível com a vareta roscada. Então desenrosca e verifique onde ficou o óleo. Em relação ao óleo da caixa de direção é o do reservatório ali se verifica o nível mas ele vai até a mesma.

Eu fiz a verificação exatamente dessa forma... desenrosquei, limpei a vareta, enrosquei novamente, aguardei alguns segundos, desenrosquei e verifiquei o nível através dos detalhes que marcam o nível correto com o motor frio (ainda não cheguei a medir com o motor quente)...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 25/10/2016 at 07:10, PhucDen disse:

 

Interessante... então basicamente temos o seguinte:

- Óleo de câmbio: G052512A2 ou TL52512 (ambos 75W API GL4)
- Fluido de direção hidráulica: G004000M2 ou Pentosin CHF 202 ou Motul Multi HF

correto?

no caso do fluido de direção hidráulica, como o meu ainda é o fluido original de fábrica (amarelo), teria que desembolsar mais de R$100 pra adquirir 1 litro no intuito de completar apenas algumas dezenas de ml no reservatório... muito complicado isso, é como comprar um latão de 2,6kg de leite moça pra fazer um pudim... vou ver se passo na css pra ver se eles tem esse tipo de fluido a granel, ou quem sabe alguma outra forma de complementar o reservatório sem a necessidade de adquirir um frasco inteiro...

em relação ao óleo de câmbio a situação parece ser mais simples, já que é um 75W API GL4, apesar de ser uma especificação incomum aqui no BR... será que, apesar de fugir da especificação, aplicar um óleo 80W API GL4 causaria grandes danos (digo uma aplicação do zero, não misturando com o 75W)? no meu entendimento, por ser mais viscoso ele traria um pouco mais de proteção à caixa em relação a atritos, mas em contrapartida poderia deixar os engates mais duros, além de demorar a escorrer, retendo temperatura...

Ildemar likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
17 horas atrás, Claudio Duarte disse:

Interessante... então basicamente temos o seguinte:

- Óleo de câmbio: G052512A2 ou TL52512 (ambos 75W API GL4)
- Fluido de direção hidráulica: G004000M2 ou Pentosin CHF 202 ou Motul Multi HF

correto?

no caso do fluido de direção hidráulica, como o meu ainda é o fluido original de fábrica (amarelo), teria que desembolsar mais de R$100 pra adquirir 1 litro no intuito de completar apenas algumas dezenas de ml no reservatório... muito complicado isso, é como comprar um latão de 2,6kg de leite moça pra fazer um pudim... vou ver se passo na css pra ver se eles tem esse tipo de fluido a granel, ou quem sabe alguma outra forma de complementar o reservatório sem a necessidade de adquirir um frasco inteiro...

em relação ao óleo de câmbio a situação parece ser mais simples, já que é um 75W API GL4, apesar de ser uma especificação incomum aqui no BR... será que, apesar de fugir da especificação, aplicar um óleo 80W API GL4 causaria grandes danos (digo uma aplicação do zero, não misturando com o 75W)? no meu entendimento, por ser mais viscoso ele traria um pouco mais de proteção à caixa em relação a atritos, mas em contrapartida poderia deixar os engates mais duros, além de demorar a escorrer, retendo temperatura...

Sim, isso mesmo.

No caso do fluído da DH, costumo completar no posto onde troco o óleo e não me cobram por isso.

Já no caso do lubrificante da caixa não trocaria pelo 80W, primeiro porque é justamente ao contrário, quanto menor a viscosidade menor o atrito e segundo visto justamente o seu último argumento.

Ildemar likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
17 horas atrás, Claudio Duarte disse:

em relação ao óleo de câmbio a situação parece ser mais simples, já que é um 75W API GL4, apesar de ser uma especificação incomum aqui no BR... será que, apesar de fugir da especificação, aplicar um óleo 80W API GL4 causaria grandes danos (digo uma aplicação do zero, não misturando com o 75W)? no meu entendimento, por ser mais viscoso ele traria um pouco mais de proteção à caixa em relação a atritos, mas em contrapartida poderia deixar os engates mais duros, além de demorar a escorrer, retendo temperatura...

Mais negocio comprar um óleo SAE 75W GL4 que tem a venda no Mercado Livre (Alemão, sintético e mais barato ) e ainda atende a norma da VW TL 525 12  .

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites
11 horas atrás, PhucDen disse:

Sim, isso mesmo.

No caso do fluído da DH, costumo completar no posto onde troco o óleo e não me cobram por isso.

Já no caso do lubrificante da caixa não trocaria pelo 80W, primeiro porque é justamente ao contrário, quanto menor a viscosidade menor o atrito e segundo visto justamente o seu último argumento.

conseguiu encontrar esse fluido em um posto de combustíveis? no mercado livre só um vendedor tem esse produto (o G004000M2 amarelo original)...

no meu entendimento o óleo mais viscoso oferece mais proteção, visto que ele forma uma película mais densa, enquanto o óleo mais fino escorre mais rapidamente, deixando as peças desprotegidas, mas isso deve variar de projeto para projeto...

 

6 horas atrás, FireMax disse:

Mais negocio comprar um óleo SAE 75W GL4 que tem a venda no Mercado Livre (Alemão, sintético e mais barato ) e ainda atende a norma da VW TL 525 12  .

Please login or register to see this link.

acho que o que mais pega em relação a colocar um óleo 80W comumente encontrado aqui no br (por exemplo os lubrax) no lugar desse é a diferença na quantidade de aditivos... certamente essa norma vw exige uma carga de aditivos que os óleos encontrados por aqui nem sonham em ter (a exemplo da norma 508 88 do óleo de motor)...

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, Claudio Duarte disse:

conseguiu encontrar esse fluido em um posto de combustíveis? no mercado livre só um vendedor tem esse produto (o G004000M2 amarelo original)...

no meu entendimento o óleo mais viscoso oferece mais proteção, visto que ele forma uma película mais densa, enquanto o óleo mais fino escorre mais rapidamente, deixando as peças desprotegidas, mas isso deve variar de projeto para projeto...

 

acho que o que mais pega em relação a colocar um óleo 80W comumente encontrado aqui no br (por exemplo os lubrax) no lugar desse é a diferença na quantidade de aditivos... certamente essa norma vw exige uma carga de aditivos que os óleos encontrados por aqui nem sonham em ter (a exemplo da norma 508 88 do óleo de motor)...

Sim, eu só abasteço e troco óleo num único posto aqui em Floripa pois é o que tem melhor atendimento, além de pontuar em dois programas de recompensas. Troca vez que troco oleo lá o sr. Alexandre limpa todo o cofre do meu motor e completa os fluidos sem cobrar nada, excelente atendimento e prestação de serviços. Achei mais que um no ML Please login or register to see this link.  Please login or register to see this link.

Quanto a viscosidade, repare na descrição deste anúncio Please login or register to see this link.

Sim já usei o 508 88 no meu 12/13 e continuo usando mesmo não sendo recomendado pela VW, realmente é muuuuuito melhor que o 502 00, diminui significantemente o nível de emissão de ruídos oriundos do motor e o consumo do próprio lubrificante então nem se fala, não consumiu nada na vareta nos 10.000Km

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0