Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

anferote

Película ( Insulfilm )

168 posts in this topic

Algumas informações sobre insulfilm, qual colocar no carro, qual é o permitido etc etc.

Exemplos permitidos:

Ex1

Please login or register to see this image.

Ex2

Please login or register to see this image.

Ex3

Please login or register to see this image.

e um breve relato sobre a lei:

Na resolução nº 73/98, do CONTRAN, que está em vigor, observa-se que:

Art. 1o. -A aposição de inscrições ou anúncios, painéis decorativos e pinturas nas áreas envidraçadas das laterais e traseiras dos veículos, será permitida, se atendidas as seguintes condições:

I -O material deverá apresentar transparência mínima de 50% de visibilidade de dentro para fora do veículo;

Neste item, a colocação de painéis decorativos no vidro traseiro de pickups, por exemplo, volta a ser permitida, observando a transparência. Em algumas cidades é possível ver esses painéis também no vidro traseiro dos ônibus.II -O veículo deverá possuir espelhos retrovisores externos direito e esquerdo.

Art. 2o. -A aplicação de película não refletiva nas áreas envidraçadas dos veículos automotores será permitida, se observadas as condições seguintes:

I - a transmissão luminosa do conjunto vidro-película não poderá ser inferior a 75% no pára-brisa e de 70% para os demais;

II - ficam excluídos dos limites fixados no inciso anterior, os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, desde que atendam, no mínimo, a 50% de transmissão luminosa;

III - o veículo deverá possuir espelhos retrovisores externos direito e esquerdo.

§ 1o. - Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo:

I - área do pára-brisa excluindo uma faixa periférica superior de 25 centímetros de largura que se sobrepõe à área ocupada pela banda degradê, caso existente;

II - as áreas correspondentes das janelas das portas dianteiras esquerda e direita;

III - as áreas dos quebra-ventos fixos ou basculantes, caso existentes.

§ 2o. -A marca do instalador e o índice de transmissão luminosa existente em cada conjunto vidro-película, serão gravados indelevelmente na película por meio de chancela, devendo ser visível pelos lados externos dos vidros.

Art.3o Fica revogada a Resolução no 40/98 - CONTRAN.

Art.4o Esta Resolução entra em vigor da data da sua publicação.

Ficou claro neste artigo que a colocação de película deverá respeitar o índice de transparência de 70% nos vidros dianteiros, incluindo os quebra-ventos quando existentes, e de 50% nos vidros traseiros, de carros 4-portas ou não. Vale ressaltar que a chancela com o índice de transparência e marca do aplicador tornou-se obrigatória e deve ser visível, principalmente, pelo lado externo dos vidros.

O não cumprimento deste item acarreta:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Ou seja,

se for parado num comando de trânsito, o usuário terá de retirar a película irregular na hora -- mas a multa já terá sido lavrada.

Películas escurecedoras de vidros, o popular Insul-film, podem ser outro inimigo da segurança. Permitidas apenas em graduação suave, exigem moderação. Se muito escuras, tornam um risco a direção noturna. Também as faixas no topo do pára-brisa pedem critério: as mais escuras e largas podem ocultar um semáforo e causar um acidente. Alguns chegam ao extremo de aplicar a película nos faróis, tirando-lhes quase toda a luminosidade. Se personalizar o carro é para você um hábito irrenunciável, vá em frente. Mas nunca se esqueça de um acessório fundamental: o bom-senso.

Interpretando a Lei

De acordo com a Resolução 73/98 da Lei 9503, de Setembro de 1997, "o material deve apresentar transparência mínima de 50% de dentro para fora". Considerando isso, não importa o quanto a película impede a visão de fora para dentro, contanto que haja 50% de transparência do lado interno para o externo e também contanto que não atrapalhe a dirigibilidade do veículo. Também de acordo com Resolução e Lei acima citados, "a transmissão luminosa do conjunto vidro-película não poderá ser inferior a 75% no pára-brisa e de 70% para os demais. "Aqui não se fala de transparência, mas sim de transmissão luminosa, ou seja, claridade. Tomemos como exemplo um vidro cuja película instalada seja privativa. Nesse caso, não há transparência, por tratar-se de uma película de uso privativo, que são películas foscas; porém, não deixa de passar a claridade. Isso chamamos transmissão luminosa, pois que passou a claridade da luz natural. No entanto, há não ser em carros ambulatórios, esse tipo de película não está liberada, uma vez que não apresenta transparência suficiente, atrapalhando a dirigibilidade.

Sendo assim, conclui-se que:

Matriz 75% - Para instalação no pára-brisa dianteiro, ou, se preferir, em todos os demais vidros do carro.

Matriz 70% - Liberada para instalação nas portas da frente (motorista e passageiro) ou, se preferir, nos demais vidros do carro, exceto o vidro dianteiro.

Matriz 50% - Instalada nos vidros traseiros e laterais traseiras.

Fonte(s):

Código de Trânsito Brasileiro e

Resolução nº 73/98, do CONTRAN.

fonte:

Please login or register to see this link.

Abraços

Travador and Marcosvbm like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

melhor impossivel!!

informação com desenho e tudo mais! perfeito! .. mesmo assim, ainda vou rodar um tempo no estilo aquário :D

valeu pela info anferote!

Share this post


Link to post
Share on other sites

estilo aquário foi ótima...rsrsr...

to rodando assim tb, mas já já coloco o film...

vai ficar mais bonito ainda, vou colocar tb os blackouts nas colunas das portas...

depois que filmar eu posto as fotos.

Guga_SE likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

eahueahuea..

Estilo aquário foi Fo****a

Anferoti.. mto legal.. com desenho. até EU entendi.. rsrsr

O meu saiu com insulfilm da concessionária... é o G20...

Cara... andar em carro sem insulfilm dá sensação de que tá pelado no carro.. tudo é mto visível.. rsrsr

Share this post


Link to post
Share on other sites

Interessante! Eu já até sabia. Mas eu mandei colocar G20. Pensei até no G5, mas ia ser escuro demais. Meu antigo carro, tinha G20 e acho ideal. A vantagem pra mim não é nem questão estetica, é por segurança mesmo. Rodo muito a noite, estaciono muito o carro na rua a noite.

Outra vantagem pra mim, é que meu carro fica muito tempo embaixo de sol. Um filme mais escuro, retem mais sol, para danificar menos meu estofamento, painel, volante etc do carro.

No para brisa não coloco, pra não piorar minha segurança em caso de chuva e a noite por exemplo. Ai procuro deixar o carro sempre de ré para o sol! ou melhor dizendo, com o sol batendo na traseira do carro. uheauhaeuhea

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá moçada, blz ?

Estou com dúvida sobre qual o grau da película de proteção solar devo aplicar.

Alguém teria sugestão ? o carro é black.

A intenção prioritária é segurança, visto que minha esposa também usa muito o carro.

Abrazzz

Share this post


Link to post
Share on other sites

melhor opção eh colocar aquela que é regulamentada pelo orgão de transito, senão a "puliça" pode embaçar.

vide 1º post.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá

O isulfilm que veio no meu Fox foi instalado na CC, mas como eles não instalam na frente não adianta nada quando viaja com aquele SOL de frente e fervendo as coxas, então queria saber se existe algum isulfilm que não tenha a camada escura e sim a proteção do UV que esquenta as coxas e o painel.

Vlw

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu está com G20 também, instalado na CC...

Vejam um texto interessante que eu achei (tá é todo mundo irregular, hehe!):

''Regras para uso do Insulfilm não estão sendo obedecidas

Valter Menezes

Por Carolina Velloso

Depois de várias polêmicas sobre o uso da película para alterar a transparência dos vidros dos automóveis, mais conhecida como insulfilm, foi criada em novembro de 1998 uma lei para impor limites ao seu uso. No entanto, muitas lojas arranjaram um “jeitinho brasileiro” para burlar a lei sem serem punidas. Ao checar a denúncia, nossa reportagem constatou que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deixou algumas brechas que permitem o uso do filme proibido sem que o condutor tome multa por causa disso.

A resolução 73 informa as porcentagens permitidas de transmissão luminosa: 75% no pára-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 50% nos laterais traseiros e no vidro traseiro. Além disso, essa lei infere que a marca do instalador e o índice de transmissão luminosa existente em cada conjunto vidro-película estejam gravados por meio de uma chancela visível pelos lados externos do vidro.

Até aí tudo nenhuma novidade. O que vem acontecendo é que ninguém está obedecendo as regras. Praticamente não existe, por exemplo, alguém que tenha colocado o insulfilm G 70 (mais transparente) nos vidros laterais dianteiros. O que já virou pratica é que as lojas do ramo costumam trabalhar com as películas mais escuras como a G 35 e G 20, além da G 05 (essa tem apenas 5% de transmissão luminosa) e chancelam os índices permitidos por lei (50% e 70%) em filmes que, na verdade, têm porcentagem de transmissão luminosa bem menor.

A dona de uma loja especializada, que não quis ser citada na matéria, confirma que o índice chancelado no vidro e exigido por lei não é o verdadeiro. “Só não coloco o carimbo no G 05 pois aí seria um exagero. Não quero sujar o nome da minha loja”, declara. Ela também afirma que não chancela insulfilm no pára-brisa. “Se o cliente pedir, coloco. Mas não carimbo”, disse.

O argumento da lojas especializadas e dos que buscam esse disfarce é que os índices permitidos deixam os vidros praticamente com a mesma transparência. “É gastar dinheiro à toa”. Por isso, a estatística mostra que 70% dos carros saem das lojas com a película G 20, 20% preferem o G 05 (o mais escuro) e o restante 10% escolhe o G 35, ou seja, 100% dos usuários estão irregulares.

E o que acontece quando o índice indicado não é o verdadeiro? Nada. O tenente Gilson Geraldo Gonçalves, da Polícia Militar Rodoviária de São Bernardo, explica que a polícia não possui um aparelho medidor da transmissão luminosa da película e, portanto, não há como duvidar da chancela nem punir o condutor ou a loja que colocou o filme. “Às vezes, está na cara que a película é bem mais escura do que o indicado. Mas o que posso fazer?” O tenente alerta para o fato do insulfilm prejudicar a visibilidade do motorista. “É por isso que existe a lei. Quanto mais escuro, pior para dirigir. Principalmente à noite”, disse.

A lei prevê punição aos infratores que estejam usando película sem chancela. A infração é considerada grave, o motorista leva 5 pontos na carteira de habilitação e paga uma multa de R$ 127,69. Além disso, o agente solicita a retirada do filme na hora. Se o condutor se recusar, o documento é apreendido e ele tem, a partir de então, um prazo para tirar o insulfilm e apresentar o carro no órgão de trânsito responsável para pegar o documento de volta.''

<_<

wiliansp87 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS....

Please login or register to see this image.

... as leis foram respeitadas! PQ? pq NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, elas foram bem formuladas!

aqui é tudo feito "nas coxa" <_<

Thiago Italia likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for gastar dinheiro para colocar film 75% nem gaste! Ande sem film que vc economiza grana, pq vai paracer que nem tem film o carro!

Rodo com minha raposa tapada no G20 PAP (espelhado) no carro inteiro e no parabrisa com G20 Preto! E no polinho G5 PAP no carro inteiro e G35 no parabrisa!

Só tive problemas com o polo por causa do film... mais com a raposa ainda não e acho que nem vou ter!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não devo ser muito normal :mellow:, porque o insulfilm instalado pela CC esta de bom tamanho, quero apenas (sem pressa) por insulfilm na frente, pois o sol em viagens(carro antigo) atrapalhava muito.

De qualquer maneira o tópico deveria estar fixo, afinal de contas esclareceu muitas duvidas.:D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso é fato! Eu duvido que alguém use insulfilm de acordo com a lei.

Como já foi dito, é melhor nem gastar dinheiro se for pra colocar o que manda a lei.

Minha raposa tá lacrada!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

aqui na cidade e no litoral de sc é bem comum o pessoal ser parado e ter que arrancar do vidro da frente... mas do resto é raro, além do meu primo que tinha g5 na frente atras e dos lados não vi ninguém ter que tirar tudo.

e como na própria reportagem diz, se no vidro tem um adesivo dizendo que é 50%/70% e ele não tem uma máquina pra provar o contrario, sou inocente até que me provem o contrário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui nas bandas de PE, nunca vi parar para mandar tirar a pelicula, aqui o povo usa muito a G5 e ta nem ai!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

So um grande admirador dos vidros sem insulfilm...porem gosto mt de privacidade quando for por e G5 tra. lat e g20 frent

Share this post


Link to post
Share on other sites

acho G20 no parabrisa um pouco d+, acredito que na frente o maximo seria bom a G35, agora dos lados G5 ta Blz.

Share this post


Link to post
Share on other sites

alguem de sao paulo capital tem alguma boa loja que faca bom servico e tenha um bom preco pra me indicar. to pensando em por no meu. apesar de odiar a perda de visibilidade e tal e estar gostando do aquario, em sp é foda ficar deixando o carro na rua ou mesmo andnado e as pessoas vendo tudo por dentro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui no ceará tb nunca vi ninguém q teve q tirar a película em blitz. Muito tranquilo!

Estarei colocando G5 nas laterais e traseira e G75 no parabrisa, mais q isso fica ruim a visibilidade a noite.

Share this post


Link to post
Share on other sites

To procurando nemo,esta ai no aquario da Raposa?????

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu coloquei G5 em todos os vidros, menos o parabrisa...e realmente pra dirigir a noite é um pouco ruim...tem q acostumar!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu estou pensando em colocar Intercontrol, sendo 20% nos vidros traseiros, e 35% nas portas dianteiras.

O que vocês acham?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, to revoltado!

Tirei meu carro da CC com ordem de botar o insulfilm mais escuro, dentro do PERMITIDO POR LEI.

Enfim, pegando estrada, voou uma pedra no parabrisa e trincou ¬¬

Tive que trocar... e pedi novamento o insulfilm mais escuro PERMITIDO e veio um mais claro que o anterior! Parece muito claro, ta raiva, da pra ver tudo dentro do carro pelo vidro da frente, e pra completar, ainda vem com o selo de 70% e não 75%...

Mereço?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu estou pensando em colocar Intercontrol, sendo 20% nos vidros traseiros, e 35% nas portas dianteiras.

O que vocês acham?

G20 do lado só atrapalha pra estacionar, mas dai é só abrir os vidros se tiver atrapalhando muito, então acho que vale mais a pena colocar G20 em tudo. Se você não colocar insulfilm na frente vai ficar meio claro se colocar 35 nas portas dianteiras.

No 206 eu tinha g5 no vidro de traz pra luz dos carros não atrapalha de noite, mas como o fox tem retrovisor eletrocrômico deixei g20 também.

Eu sinto falta de 35% no para-brisa :unsure: a noite apesar de ficar mais escuro é muito bom com os faróis dos outros carros, e de dia nem precisa dizer nada... na primeira semana era foda atrapalhava bastante mas depois acostuma, fora que o sistema de iluminação do fox é melhor então vai ajudar mais de noite.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now