Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Theo

Sobre melhora de rendimento de Km/l

14 posts in this topic

Fala pessoal,

Depois do led de injeção eletrônica acender várias vezes e eu resetar várias vezes com meu mecânico, passei a só abastecer com gasolina comum.

Estou pensando em usar gasolina comum e inser ao poucos essa nova gasolina da Ipiranga - a "DT Clean".

Penso em fazer 60 reais de combustível - 50 reais de comum e 10 reais de Dt clean e ir aumentando até ver se compensa pagar a mais para o carro fazer mais km por litro.

Penso de deixar chegar na reserva e fazer isso aos poucos nos reabastecimentos.

O que acham? Vale a pena?

Tenho um Fox Trend 1.6 2012/2012.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Theo disse:

Fala pessoal,

Depois do led de injeção eletrônica acender várias vezes e eu resetar várias vezes com meu mecânico, passei a só abastecer com gasolina comum.

Estou pensando em usar gasolina comum e inser ao poucos essa nova gasolina da Ipiranga - a "DT Clean".

Penso em fazer 60 reais de combustível - 50 reais de comum e 10 reais de Dt clean e ir aumentando até ver se compensa pagar a mais para o carro fazer mais km por litro.

Penso de deixar chegar na reserva e fazer isso aos poucos nos reabastecimentos.

O que acham? Vale a pena?

Tenho um Fox Trend 1.6 2012/2012.

 

1 -  O acendimento da luz de injeção no painel, não tem relação direta com a qualidade e/ou tipo de combustível utilizado e sim com a(s) consequência(s) da má qualidade e/ou de um determinado tipo de combustível aos inúmeros componentes deste sistema. Outrossim, o simples reset do módulo não resolve o(s) eventual(is) problema(s) que esta luz pode indicar. Recomenda-se a verificação por scanner para avaliação do(s) código(s) de erro(s). Uma verificação que já pode fazer, considerando a idade da raposa, é a sujeira na TBI (corpo de borbolera) e filtro de ar, assim como no tanquinho reserva de gasolina para partida a frio, que deve ser limpo e não deve conter gasolina com mais de 3 meses no tanquinho e sempre pódium. As demais verificações básicas são: Velas, cabos de velas, bobinas, bomba de combustível, filtro de combustível, sondas lambdas, válvulas injetoras sujas/carbonizadas e numa pior das hipoteses, que não é o caso, o próprio catalisador. Contudo não desconsidere assim essa indicação luminosa no painel, com um simples reset.

2 - Esse procedimento de troca de gasolina comum para aditivada é bem interessante, visto que a gasolina aditivada tem como proposta justamente a limpeza e quanto mais tempo rodando com gasolina comum mais tempo de sujeira acumulado terá e portanto essa ideia de retirar essa sujeira acumulada aos poucos parece interessante, uma vez que assim essa sujeira terá mais tempo e portanto probabilidade de ser "dissolvida" e "queimada" ao invés de canalizar e possivelmente vir a obstruir as válvulas injetoras. Mas não pensa que essa limpeza será flagrante no consumo da raposa. Já usei 12 tanques cheios seguidos de gasolina pódium e a pela economia imediata não vale a pena, mas a longo prazo vale, falo devido a minha raposa 12/13 1.0 que peguei 0Km tá com quase 120MKm e tá muuuuito econômica, isso que está com toda a suspensão e embreagem original ainda.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, PhucDen disse:

 Uma verificação que já pode fazer, considerando a idade da raposa, é a sujeira na TBI (corpo de borbolera) e filtro de ar

aproveitando o tpc do amigo, deixa eu fazer uma pergunta, ao fazer a limpeza da TBI, é necessário reaprendizar a posição do tps via scanner? Tava pensando em bater um Car80 na tbi da minha raposa, mas pelo fato dos nossos carros possuirem acelerador eletrônico, fiquei com essa duvida, e sujeira na tbi é um vilão se tratando de consumo.

Em caso de precisar, só o fato de desligar a bateria ja resolve, ou realmente tem que ser via scanner mesmo?

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode encher o tanque sem medo

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites
17 horas atrás, matheusrsouza disse:

aproveitando o tpc do amigo, deixa eu fazer uma pergunta, ao fazer a limpeza da TBI, é necessário reaprendizar a posição do tps via scanner? Tava pensando em bater um Car80 na tbi da minha raposa, mas pelo fato dos nossos carros possuirem acelerador eletrônico, fiquei com essa duvida, e sujeira na tbi é um vilão se tratando de consumo.

Em caso de precisar, só o fato de desligar a bateria ja resolve, ou realmente tem que ser via scanner mesmo?

abs

Na maioria dos casos não há a necessidade, pois na maioria das vezes esse aprendizado é feito toda vez que liga a chave do carro, (nas raposas escuta-se o corpo de borboleta trabalhando 2x abrindo e fechando, ao desligar a chave). Entretanto há bastante relatos que foi necessário novo aprendizado via scanner. Eu arriscaria a dizer uns 60/40 - Não precisa/Precisa.

Quanto a desligar a bateria do carro, sei que reseta o modulo de injeção, mas não tenho certeza de que o aprendizado do TBI volta realmente ao padrão de fábrica. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 21/08/2016 at 18:27, matheusrsouza disse:

aproveitando o tpc do amigo, deixa eu fazer uma pergunta, ao fazer a limpeza da TBI, é necessário reaprendizar a posição do tps via scanner? Tava pensando em bater um Car80 na tbi da minha raposa, mas pelo fato dos nossos carros possuirem acelerador eletrônico, fiquei com essa duvida, e sujeira na tbi é um vilão se tratando de consumo.

Em caso de precisar, só o fato de desligar a bateria ja resolve, ou realmente tem que ser via scanner mesmo?

abs

Relato próprio: Comprei Car80 e faço regularmente a limpeza (À cada 2 trocas de óleo 20K KM eu faço a limpeza), muito simples, eu removo a conexão que vem do do duto de ar, tirando uma presilha  e o corpo de borboleta fica exposto, com isso peço para alguém acelerar o carro, e vou jogando o CAR80 no corpo, fica zerado, limpinho... O resultado é nunca ter problemas relacionados a sujeira e carbonização no corpo de borboleta. Na última revisão fiz o procedimento novamente, e o corpo estava limpinho, tinindo.. Meu carro nunca fallha, o consumo é sempre padrão, etc etc... Muito show! sem conta que uma lata de CAR 80 custa menos de R$20,00, e o pessoal cobra mais de R$100,00 pra fazer essa limpeza... ja me cobraram absurdos R$400,00 quando eu tinha um celta.

joaopedrofox likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
14 minutos atrás, paul02005 disse:

Relato próprio: Comprei Car80 e faço regularmente a limpeza (À cada 2 trocas de óleo 20K KM eu faço a limpeza), muito simples, eu removo a conexão que vem do do duto de ar, tirando uma presilha  e o corpo de borboleta fica exposto, com isso peço para alguém acelerar o carro, e vou jogando o CAR80 no corpo, fica zerado, limpinho... O resultado é nunca ter problemas relacionados a sujeira e carbonização no corpo de borboleta. Na última revisão fiz o procedimento novamente, e o corpo estava limpinho, tinindo.. Meu carro nunca fallha, o consumo é sempre padrão, etc etc... Muito show! sem conta que uma lata de CAR 80 custa menos de R$20,00, e o pessoal cobra mais de R$100,00 pra fazer essa limpeza... ja me cobraram absurdos R$400,00 quando eu tinha um celta.

Por isso é bom fazer a limpeza com essa frequência que faz, evita necessidade de limpezas mais extremas e assim a necessidade do reaprendizado. Parabéns pelo cuidado!!

paul02005 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 minutos atrás, PhucDen disse:

Por isso é bom fazer a limpeza com essa frequência que faz, evita necessidade de limpezas mais extremas e assim a necessidade do reaprendizado. Parabéns pelo cuidado!!

Com certeza meu velho! sou extremamente adepto a manutenção preventiva, e sempre que posso eu faço! O resultado é sempre ter o carro sem surpresas... tudo funciona bem! :D:D

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 23/08/2016 at 11:41, paul02005 disse:

Com certeza meu velho! sou extremamente adepto a manutenção preventiva, e sempre que posso eu faço! O resultado é sempre ter o carro sem surpresas... tudo funciona bem! :D:D

Sim, eu quero muito fazer a limpeza! a minha pergunta, é se depois da limpeza, tem que passar o scanner pra readaptar a posição do tps, ou não precisa?

Nos carros sem acelerador eletrônico eu sei que não precisa, mas no Fox eu tenho essa duvida.

Share this post


Link to post
Share on other sites
17 minutos atrás, matheusrsouza disse:

Sim, eu quero muito fazer a limpeza! a minha pergunta, é se depois da limpeza, tem que passar o scanner pra readaptar a posição do tps, ou não precisa?

Nos carros sem acelerador eletrônico eu sei que não precisa, mas no Fox eu tenho essa duvida.

Se for fazer como descrito pelo paul02005 não terá necessidade visto que através deste método não há o contato manual com o corpo da borboleta. Agora quando o negócio tá muito sujo, incrustrado mesmo, levando a necessidade do contato manual ou com alguma ferramenta de limpeza no corpo da borboleta, ainda assim tem situações que mesmo mexendo mecanicamente no corpo da borboleta não é preciso a reaprendizagem, se esfregou demais aí sim pode ser que seja preciso. Vai notar a diferença se houver a necessidade do reaprendizado após a limpeza.

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, PhucDen disse:

Se for fazer como descrito pelo paul02005 não terá necessidade visto que através deste método não há o contato manual com o corpo da borboleta. Agora quando o negócio tá muito sujo, incrustrado mesmo, levando a necessidade do contato manual ou com alguma ferramenta de limpeza no corpo da borboleta, ainda assim tem situações que mesmo mexendo mecanicamente no corpo da borboleta não é preciso a reaprendizagem, se esfregou demais aí sim pode ser que seja preciso. Vai notar a diferença se houver a necessidade do reaprendizado após a limpeza.

show de bola parceiro. sou auto-entusiasta, sai de um Monza carburado aonde eu fazia qse tudo pra um carro injetado e com corpo eletrônico, é um mundo novo pra mim. amanhã vou lavar o motor da raposa e dar um grau no corpo. brigadão ai.

paul02005 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 26/08/2016 at 19:17, matheusrsouza disse:

show de bola parceiro. sou auto-entusiasta, sai de um Monza carburado aonde eu fazia qse tudo pra um carro injetado e com corpo eletrônico, é um mundo novo pra mim. amanhã vou lavar o motor da raposa e dar um grau no corpo. brigadão ai.

De vez em quando eu tb limpo ele... te aconselharia a não jogar agua.. usa alguns panos, WD-40, etc... nada de agua! rs :D

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 horas atrás, paul02005 disse:

De vez em quando eu tb limpo ele... te aconselharia a não jogar agua.. usa alguns panos, WD-40, etc... nada de agua! rs :D

nem brincando, agua da calço hidráulico, WD tb não é aconselhavel. Car 80 é uma boa ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um crossfox 2006/2007 1.6 flex,tava acendendo a luz da injeção quanto rodava muito com ele fui numa auto elétrica passou o scanner e constatou que a sonda lambda estava oscilando muito e sugeriram a troca da mesma,não fiz cheguei em casa tirei a sonda lambda a mesma estava muito carbonizada suja,comprei um car 80 e limpei bem ela sequei e voltei para o lugar dela na descarga do carro,ate hoje nunca mais tive problema com luz de injeção acesa no painel fica ai uma dica t +.

e2kk likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0