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rena_info

Raposa vibrando em marcha lenta.

30 posts in this topic

Olá, boa tarde a todos! 

Possuo um Fox 1lt, 2010/2011.

Desde a época da compra(10/12/2014), até o mês passado, devido aos meus constantes cuidados e revisões, a marcha lenta era impecável, tanto com o ar ligado, como desligado. A sensação, as vezes era de que o carro estava desligado, quando em marcha lenta. 

Mas, de uns 20 dias pra cá, notei que, em marcha lenta, o carro passa certa vibração, que é sentida no volante, nos pedais e ao encosta-se em qualquer parte do habitáculo. 

Apesar de ter feito revisão recente e usar (SEMPRE) gasolina Podium (a gasolina premium da BR) e nesta semana ter usado até um fluido aditivo para limpeza de bicos injetores (pensando tratar-se apenas disto), a vibração permanece. 

Observações:

1- o combustível é  sempre o acima

2 - as revisões foram todas feitas com mecânico de confiança e observando cada detalhe dos serviços feitos. Que foram: troca de velas e cabos de velas, filtro de ar do motor e cabine, óleo, filtro de óleo, colocação de militec1, troca de fluido de arrefecimento, pastilhas e discos de freio. 

Desde já aguardo por opiniões interessantes sobre o que pode ser este problema. 

Obrigado!!! 

 

 

 

 

 

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Sintoma de coxim de sustentação do motor/câmbio com desgaste ou já quebrado. Se for trocar, eu recomendaria a troca de todos, a fim de eliminar o problema por completo, caso seja este a origem.

Ou pode ser algo relacionado a sustentação do sistema de escapamento. As borrachas podem ter perdido a elasticidade, passando as vibrações para a carroceria.

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Nossa! Que resposta rápida! Muito obrigado! Verificarem isto, junto ao mecânico. 

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Amigo, realmente pelo diagnostico informado, vibração total em qualquer área do habitáculo deve ser coxins, mas verifica também o famoso Kit "ignição", velas/cabos e bobina

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6 horas atrás, william.rezende disse:

Amigo, realmente pelo diagnostico informado, vibração total em qualquer área do habitáculo deve ser coxins, mas verifica também o famoso Kit "ignição", velas/cabos e bobina

Beleza! Vou pedir pra verificar também... 

Muito obrigado! 

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Bom dia!! Se vc olhar esses sistemas todos ali relatados a não serem resultados, da uma olhada so por precaução , no atuador de marcha lenta.. pelo ano do seu carro deve está dando pai por falta de limpeza. ... depois vc nos da um fidebak ...

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Adalberto, só uma breve correção: o Fox não possui mais o atuador de marcha lenta, vulgo motor de passo. Ele existe apenas em veículos com acelerador mecânico (a cabo).

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31 minutos atrás, Sekiya disse:

Adalberto, só uma breve correção: o Fox não possui mais o atuador de marcha lenta, vulgo motor de passo. Ele existe apenas em veículos com acelerador mecânico (a cabo).

Curiosidade a ajuda para curar minha ignorância, como é hoje no Fox , o pedal do acelerador aciona um potenciômetro ou coisa do tipo e este sinal elétrico é enviado à central ?

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24 minutos atrás, jupercio disse:

Curiosidade a ajuda para curar minha ignorância, como é hoje no Fox , o pedal do acelerador aciona um potenciômetro ou coisa do tipo e este sinal elétrico é enviado à central ?

Isto, através de um sensor eletrônico.

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16 horas atrás, adalberto black fox 2011 disse:

Bom dia!! Se vc olhar esses sistemas todos ali relatados a não serem resultados, da uma olhada so por precaução , no atuador de marcha lenta.. pelo ano do seu carro deve está dando pai por falta de limpeza. ... depois vc nos da um fidebak ...

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PhucDen, obrigado pela resposta.

Sobre o atuador, foi feita uma limpeza no tbi no mês passado, na revisão citada (esqueci de mencionar). Mas pelo que entendi de sua sugestão, o ideal seria retirar e limpar o atuador em si??

 

 

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16 horas atrás, adalberto black fox 2011 disse:

Bom dia!! Se vc olhar esses sistemas todos ali relatados a não serem resultados, da uma olhada so por precaução , no atuador de marcha lenta.. pelo ano do seu carro deve está dando pai por falta de limpeza. ... depois vc nos da um fidebak ...

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Obrigado pela sugestão amigo! 

Eu, de fato ia pedir pra olhar, mas como o amigo citou lá em cima, não há mais atuador neste caso....

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Desculpa me...:)

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Em 16/07/2016 at 22:10, adalberto black fox 2011 disse:

Desculpa me...:)

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Tudo bem amigo, tranquilo!!!

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Passando pra fazer mais uma observação em relação ao problema:

Notei que a vibração no carro ocorre quando o ar condicionado está ligado. Mas aí vocês podem perguntar: ué , mas só agora fez esta observação? Sim, só agora, uma vez que, como fez bastante sol nestes últimos dias no Rio de Janeiro, estava o carro somente com o ar ligado. 

Hoje, por exemplo, usei o carro sem o ar e a marcha lenta funcionou de forma lisa, impecável. E como a minha visita à oficina, somente se dará na quarta-feira (20/07), a pergunta que não quer calar é: o que poderia fazer com que o funcionamento do ar condicionado impactasse de forma tão negativa na marcha lenta?

1 - A velocidade maior do funcionamento da ventoinha neste momento?

2 - um coxim "quebra(n)do" (conforme já sugerido pelos amigos) que só se mostra com a rotação mais elevada ao acionar o ar?

3 - problema elétrico, que faz a corrente oscilar de maneira a atrapalhar o regime do motor? Neste caso, apenas observo que, no painel, o ponteiro de rotações não aponta esta "queda", ou variação.

Enfim, o que pode ser???

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7 horas atrás, rena_info disse:

Passando pra fazer mais uma observação em relação ao problema:

Notei que a vibração no carro ocorre quando o ar condicionado está ligado. Mas aí vocês podem perguntar: ué , mas só agora fez esta observação? Sim, só agora, uma vez que, como fez bastante sol nestes últimos dias no Rio de Janeiro, estava o carro somente com o ar ligado. 

Hoje, por exemplo, usei o carro sem o ar e a marcha lenta funcionou de forma lisa, impecável. E como a minha visita à oficina, somente se dará na quarta-feira (20/07), a pergunta que não quer calar é: o que poderia fazer com que o funcionamento do ar condicionado impactasse de forma tão negativa na marcha lenta?

1 - A velocidade maior do funcionamento da ventoinha neste momento?

2 - um coxim "quebra(n)do" (conforme já sugerido pelos amigos) que só se mostra com a rotação mais elevada ao acionar o ar?

3 - problema elétrico, que faz a corrente oscilar de maneira a atrapalhar o regime do motor? Neste caso, apenas observo que, no painel, o ponteiro de rotações não aponta esta "queda", ou variação.

Enfim, o que pode ser???

Já leu o tópico abaixo e o vídeo que postei lá? 

 

 

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Em 19/07/2016 at 23:36, rena_info disse:

a pergunta que não quer calar é: o que poderia fazer com que o funcionamento do ar condicionado impactasse de forma tão negativa na marcha lenta?

1 - A velocidade maior do funcionamento da ventoinha neste momento?

2 - um coxim "quebra(n)do" (conforme já sugerido pelos amigos) que só se mostra com a rotação mais elevada ao acionar o ar?

3 - problema elétrico, que faz a corrente oscilar de maneira a atrapalhar o regime do motor? Neste caso, apenas observo que, no painel, o ponteiro de rotações não aponta esta "queda", ou variação.

Descobriu o que era Rena_info??

O sistema de A/C rouba muita potência do sistema. Se o compressor estiver mais "pesado" que o normal, pode ser que cause algum problema. Seria questão de verificar o sistema caso haja uma anomalia. A ventoinha ligada pesa no alternador, mas não justificaria a não ser se estivesse desbalanceada.

O coxim eu citei por ser um problema recorrente na linha Fox e pelo relato de vibração na carroceria.

Problema elétrico não causaria diretamente uma vibração. Teria que vir em conjunto com outros sintomas, tal como queda de rendimento, falhas no motor, etc.

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3 horas atrás, Sekiya disse:

Descobriu o que era Rena_info??

O sistema de A/C rouba muita potência do sistema. Se o compressor estiver mais "pesado" que o normal, pode ser que cause algum problema. Seria questão de verificar o sistema caso haja uma anomalia. A ventoinha ligada pesa no alternador, mas não justificaria a não ser se estivesse desbalanceada.

O coxim eu citei por ser um problema recorrente na linha Fox e pelo relato de vibração na carroceria.

Problema elétrico não causaria diretamente uma vibração. Teria que vir em conjunto com outros sintomas, tal como queda de rendimento, falhas no motor, etc.

Descobri sim!!

Veja abaixo!!!

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8 minutos atrás, rena_info disse:

Descobri sim!!

Veja abaixo!!!

Faltou algo abaixo, não?!?!?

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Problema Resolvido!!! 

Primeiramente gostaria de agradece a todos os amigos pelas prontas respostas. Pois, o problema era de fato um Coxim (calço) do motor (lado direito, abaixo do resvatório da direção hidráulica).

Segue a foto, abaixo da peça completamente danificada:

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Notem, o quão deformada e rachada ela estava, justamente na parte que segura a vibração do motor. E essa deformação é grande, tendo em vista a idade do carro e o peso diário do motor, note que na parte central, acima ela já estava trabalhando afastada, mesmo sem carga nenhuma. imaginem com o peso do motor em cima!!

Troquei por um coxim da marca Sampel.

Agora sim, o carro está funcionando "liso". Dá até pra fazer o teste do copo com água, pois a impressão que se tem no habitáculo, é que o motor está desligado em certos momentos no trânsito...

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2 minutos atrás, PhucDen disse:

Faltou algo abaixo, não?!?!?

Agora sim...Sendo que , acima rsrsr

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6 minutos atrás, rena_info disse:

Agora sim...Sendo que , acima rsrsr

Vlw o feedback rena_info!!! Perdão pela indelicadeza da pergunta, mas já sendo... pode nos contar quanto foi a facada??

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1 minuto atrás, PhucDen disse:

Vlw o feedback rena_info!!! Pode nos contar quanto foi a facada??

Seguinte:

R$120,00 da peça.

R$80,00 mão de obra.

Oficina do Rogério (vulgo: Pica-Pau)

Duque de Caxias 

Rio de Janeiro

Endereço (Google Maps): Please login or register to see this link.

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Agora, rena_info disse:

Seguinte:

R$120,00 da peça.

R$80,00 mão de obra.

Oficina do Rogério (vulgo: Pica-Pau)

Duque de Caxias 

Rio de Janeiro

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Coisa linda, esse tópico tá ficando recheado. Vlw de novo!!!

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5 minutos atrás, PhucDen disse:

Coisa linda, esse tópico tá ficando recheado. Vlw de novo!!!

Beleza!!!

E pra melhorar ainda mais, segue a referência da nova peça, retirada do catálogo da Sampel

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😀

 

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Que bom que resolveu o problema Rena_info! Ainda bem que foi simples e de fácil reparação.

Pela imagem deu para perceber que realmente o coxim perdeu sua função. Boa sorte com a raposinha!

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