Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Carvalho 82

Estalo ao esterçar o volante (ré)

17 posts in this topic

E aí senhoras e senhores,

Ao manobrar o carro de ré para sair da garagem ouço um estalo alto que aparentemente vem da suspensão.Pesquisei e ví que pode ser várias coisas, o que mais se assemelhou foi relacionado ao rolamento da manga de eixo. Alguém está ou já teve esse problema? O carro está com 13.000 km. Tal barulho surge ao esterçar o volante...

Desde já agradeço   

Gamarra likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 horas atrás, Carvalho 82 disse:

E aí senhoras e senhores,

Ao manobrar o carro de ré para sair da garagem ouço um estalo alto que aparentemente vem da suspensão.Pesquisei e ví que pode ser várias coisas, o que mais se assemelhou foi relacionado ao rolamento da manga de eixo. Alguém está ou já teve esse problema? O carro está com 13.000 km. Tal barulho surge ao esterçar o volante...

Desde já agradeço   

Tive esse problema no meu falecido C3... levava na concessionária.. arrumavam.. dalí 2 semanas voltava o estalo... levei 4 vezes.. o problema sempre voltava.. vendi o carro rs... mas eles sempre diziam que era a suspensão mesmo..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara tive um problema muito sério com meu fox, o meu quando eu saia de ré e virava para a esquerda ele dava um forte estalo, levei na cc e não foi achado nada, até que um dia o rolamento da roda  direita estourou e como o sensor do abs pega sinal ali ( o rolamento possui estrias e o sensor pega o sinal quando a estria passa) o mesmo tirou o freio daquela roda ( para ele a roda estava parada pois parou o sinal, mas não estava) fiquei sem freio parcial e o pedal trepidando o tempo inteiro.  Trocaram o rolamento passou um tempo acredite estourou de novo e o mesmo susto, então trocaram a manga de eixo e acredite eu estava internado minha esposa foi me visitar e na rodovia a 120 por hora do nada o carro puxa para direita e quando ela freia acredite o pedal trepida e freio muito fraco. Cara foi três rolamentos o carro não tinha 20 mil km deixei o carro na ccs liguei para fábrica e disse não confio mais no carro.  Então trocaram tudo manga de eixo,  rolamento e telescópio completo ( amortecedor e batente superior). Então o estalo que ele tinha quando novo voltou, fiquei indignado, meu pai é um excelente mecânico foi em casa me deixou o carro dele e levou o meu para ele analisar, no outro dia ele me liga e me fala seu carro está torto!!! Corri lá então ele me mostrou a distância do centro da roda dianteira esquerda até o centro da roda traseira esquerda estava 2 cm maior que o lado direito.  Para se ter uma ideia a distância da roda até o paralama esquerdo na parte de trás (do paralama) tinha mais ou menos três dedos e no lado direito tinha aproximadamente dois dedos. Levei na ccs mostrei o consultor ficou de queixo caido. Resultado o meu carro segundo o consultor a fábrica ' ' conseguiu'' montar no lado direito a bandeija inferior junto com o pivô do lado esquerdo.  Quando eu virava totalmente para a esquerda a pinça do lado direito batia na bandeija e subia nela dai o estalo ao andar estercado, tudo isso refletia no rolamento pois a pinça    de freio forçava a manga de eixo para fora e o eixo puxava o rolamento para dentro causando a ruptura do mesmo. Cara vai atrás se não fosse meu velhinho ( meu querido pai) não tinha resolvido isso não e detalhe eu tinha feito alinhamento na revisão e não detectaram nada disso !!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hour ago, clausant said:

Cara tive um problema muito sério com meu fox, o meu quando eu saia de ré e virava para a esquerda ele dava um forte estalo, levei na cc e não foi achado nada, até que um dia o rolamento da roda  direita estourou e como o sensor do abs pega sinal ali ( o rolamento possui estrias e o sensor pega o sinal quando a estria passa) o mesmo tirou o freio daquela roda ( para ele a roda estava parada pois parou o sinal, mas não estava) fiquei sem freio parcial e o pedal trepidando o tempo inteiro.  Trocaram o rolamento passou um tempo acredite estourou de novo e o mesmo susto, então trocaram a manga de eixo e acredite eu estava internado minha esposa foi me visitar e na rodovia a 120 por hora do nada o carro puxa para direita e quando ela freia acredite o pedal trepida e freio muito fraco. Cara foi três rolamentos o carro não tinha 20 mil km deixei o carro na ccs liguei para fábrica e disse não confio mais no carro.  Então trocaram tudo manga de eixo,  rolamento e telescópio completo ( amortecedor e batente superior). Então o estalo que ele tinha quando novo voltou, fiquei indignado, meu pai é um excelente mecânico foi em casa me deixou o carro dele e levou o meu para ele analisar, no outro dia ele me liga e me fala seu carro está torto!!! Corri lá então ele me mostrou a distância do centro da roda dianteira esquerda até o centro da roda traseira esquerda estava 2 cm maior que o lado direito.  Para se ter uma ideia a distância da roda até o paralama esquerdo na parte de trás (do paralama) tinha mais ou menos três dedos e no lado direito tinha aproximadamente dois dedos. Levei na ccs mostrei o consultor ficou de queixo caido. Resultado o meu carro segundo o consultor a fábrica ' ' conseguiu'' montar no lado direito a bandeija inferior junto com o pivô do lado esquerdo.  Quando eu virava totalmente para a esquerda a pinça do lado direito batia na bandeija e subia nela dai o estalo ao andar estercado, tudo isso refletia no rolamento pois a pinça    de freio forçava a manga de eixo para fora e o eixo puxava o rolamento para dentro causando a ruptura do mesmo. Cara vai atrás se não fosse meu velhinho ( meu querido pai) não tinha resolvido isso não e detalhe eu tinha feito alinhamento na revisão e não detectaram nada disso !!!!

 vou seguir sua dica, obrigado pelo relato. Aproveitar q estou de ferias e verificar isso logo. Valeu!

Share this post


Link to post
Share on other sites

estou tendo problema parecido!estalo quando estou saindo de ré e faço giro e quando vou fazer uma curva numa rua irregular ou passar lombada da um estalo auto que penso que ta quebrando algo embaixo do carro roda dianteira do fox!ja levei p 3 mecanicos e nao foi identificado nada!serar que é o mesmo problema??

Share this post


Link to post
Share on other sites

Colegas, peço desculpas pelo ressuscitamento de mais um tópico, estou com os mesmos estralos (somente do lado do passageiro) e o mecânico de fato atribuiu ao rolamento do amortecedor (ou do batente, pois já o encontrei com ambos nomes) o problema (disse-me inclusive ser bastante comum na família Fox entre outros) e recomendou claramente: "_Se puder e o preço não for abusivo compre o original, pois os paralelos mesmo de marcas 'boas' muitas vezes não aguentam o tranco!"
Fazendo aquela busca básica de custo/benefício nos principais canais de compras da internet encontrei alguns rolamentos sendo vendidos como originais (com a indicação "Made in Germany" até) da marca Ruville.
Alguém aí já usou e pode comentar a respeito? Agradeço qualquer ajuda! 
Valeu!😎

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fat, este rolamento do batente tem dois códigos originais:

6N0412249E e 6N0412249C

Recentemente eu comprei um par de rolamento original do final "E" (que é o modelo que veio original no meu carro). É da marca Rollax (origem alemã), pois o carro estava fazendo ruídos ao esterçar como se fosse uma crepitação. Dá para sentir o problema na mão: basta segurar a mola e pedir para alguém esterçar o volante.

Antes de trocar as peças, resolvi apenas encolher a mola (com ferramenta apropriada) com tudo montado só para "sentir" o estado do rolamento e tentar ver qual era o código.
No fim das contas, consegui separar o rolamento e vi que estava seco e que o retentor (anel) que o veda estava danificado. Deu para limpar um pouco as pistas do rolamento e engraxar de novo. As esferas são presas por uma gaiola plástica e chegou a sair do lugar umas 2 esferas, mas nada complicado recolocá-las. Encaixei tudo novamente, soltei as molas e está assim até hoje. Resolvi temporariamente o problema.

Vou fazer a troca dos rolamentos quando for trocar os amortecedores, só pra economizar na mão de obra.

Lembrando que no meu caso, não era ouvido um estalo forte. Era apenas um tipo de rangido ao esterçar.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse estálo ao esterçar o volante, não atribuí a homocinetica não!?

No meu fox ao esterçar o volante para esquerda, manobrando ao sair de casa, esse estalo escuto e sinto... levei no mecânico, ele levou meu carro comigo como passageiro e fomos em uma rua com declínio calçada e asfalto fizemos vários testes e não estalou, e disse que estava tudo bem... essa dúvida persiste...

 

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Sekiya e Adalberto!
Adalberto, o estalo a que você se refere é diferente, sendo bastante comum quando a peça (homocinética) precisa de troca e de dá tração com bastante esterçamento do volante, e parece um clec-clec. Este do rolamento é ouvido (ou seria sentido?) mesmo com o veículo parado (sem nenhum tipo de tração) e é percebido quando se vira o volante, independente do lado ou de quanto está esterçado.
Valeu! 😎

Share this post


Link to post
Share on other sites
Obrigado Sekiya e Adalberto!

Adalberto, o estalo a que você se refere é diferente, sendo bastante comum quando a peça (homocinética) precisa de troca e de dá tração com bastante esterçamento do volante, e parece um clec-clec. Este do rolamento é ouvido (ou seria sentido?) mesmo com o veículo parado (sem nenhum tipo de tração) e é percebido quando se vira o volante, independente do lado ou de quanto está esterçado.

Valeu! 

Eh ouvido....

 

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 04/09/2017 at 22:40, adalberto black fox 2011 disse:

No meu fox 1.6 estava com o mesmo problema troquei as bieletas e o mesmo parou o barulho, tenta primeiro apertar as mesmas se não der certo troca.

 

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, boa tarde.

Ressuscitando o tópico, tenho o mesmo problema no meu Fox Highline 15/16. Abaixo, alguns detalhes do barulho, que persiste por mais de um ano, sendo que a concessionária já trocou a caixa de direção, meu mecânico já revisou e apertou toda a suspensão, mas não resolveu.

- O barulho é um estalo, único ou às vezes duplo, de metal com metal batendo.

- Usando a ré, o barulho acontece quando o carro está "frio". Por exemplo, ao sair da vaga da garagem do condomínio. Mas se eu entrar na vaga de novo e sair, a chance do barulho acontecer de novo é bem menor.

- Andando em marcha, o barulho acontece em curvas de 90º ou mais, com desnível, porém com menos frequência do que quando com ré. Aqui, o barulho ocorre mesmo com o carro já "quente".

- O barulho não acontece só de virar o volante, mas sim com o carro em movimento, com pequena velocidade. Também não acontece se girar o volante em menos de uma volta. Geralmente o barulho aparece quando está pra chegar no fim do curso da direção.

- Não tenho problemas com alinhamento, balanceamento ou volante torto.

Se alguém puder me dar uma luz, agradeceria enormemente. É o único barulho que tenho no carro, além de um barulhinho no banco, que fez dois anos em outubro e está com 34k km.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigo, a descrição do seu problema é mesmo que o meu. A única diferença é que o meu fox é modelo rock in rio mesmo ano e mesmo km. Se fosse descrever o meu problema usaria as mesmas palavras. 

O meu problema iniciou após fazer geométrica. Voltei para revisarem o serviço estava tudo ok.

E como o barulho não é frequente, nos testes ele some mas quando o carro fica estacionado por um tempo, a primeira manobra que faço ele aparece.

Você achou solução para esse barulho?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda não. Levei novamente na CSS, eles trocaram a bucha do amortecedor e nada. Solicitaram molas, amortecedores e bandejas novas para troca em garantia. Vamos ver, disseram que deve demorar cerca de uma semana pra chegar.

Atualizo aqui assim que tiver novidades.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom pessoal, dando sequência na discussão, finalmente tenho boas notícias.

A troca da suspensão, feita no começo do mês, não surtiu efeito algum. Com isso, deixei o carro novamente hoje na CSS para trocar o rolamento da roda e o montante/manga do eixo. Com isso, o barulho finalmente terminou.

O mecânico me passou que esse rolamento estava com folga e, ajudado pela dilatação irregular, acabava se deslocando, batendo no montante/manga do eixo.

Suspeito que esse rolamento tenha vindo de fábrica mal apertado, pois numa revisão anterior, cerca de um ano atrás, o mecânico da época me falou que estava com 1 volta e meia de folga. Mesmo ele tendo feito o reparo, o rolamento já tinha sido danificado.

O engraçado é que trocaram a caixa de direção (cerca de 5k), a suspensão dianteira (cerca de 1,2k ??) e o problema era num rolamento de 50tão... (Pelo menos aquele outro barulho, típico do Fox, que parece com uma tampa de panela com água fervendo batendo, já não existe mais também. Culpa do coxim do amortecedor zuado que usavam).

Enfim, creio que meu sofrimento acabou. Ahh, vi que um pessoal do clube do Audi A3 estava com o mesmo problema, e já tinham cantado essa bola.

Abraços.

Gleisonfabson likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 27/02/2018 at 23:29, fbsilva disse:

Bom pessoal, dando sequência na discussão, finalmente tenho boas notícias.

A troca da suspensão, feita no começo do mês, não surtiu efeito algum. Com isso, deixei o carro novamente hoje na CSS para trocar o rolamento da roda e o montante/manga do eixo. Com isso, o barulho finalmente terminou.

O mecânico me passou que esse rolamento estava com folga e, ajudado pela dilatação irregular, acabava se deslocando, batendo no montante/manga do eixo.

Suspeito que esse rolamento tenha vindo de fábrica mal apertado, pois numa revisão anterior, cerca de um ano atrás, o mecânico da época me falou que estava com 1 volta e meia de folga. Mesmo ele tendo feito o reparo, o rolamento já tinha sido danificado.

O engraçado é que trocaram a caixa de direção (cerca de 5k), a suspensão dianteira (cerca de 1,2k ??) e o problema era num rolamento de 50tão... (Pelo menos aquele outro barulho, típico do Fox, que parece com uma tampa de panela com água fervendo batendo, já não existe mais também. Culpa do coxim do amortecedor zuado que usavam).

Enfim, creio que meu sofrimento acabou. Ahh, vi que um pessoal do clube do Audi A3 estava com o mesmo problema, e já tinham cantado essa bola.

Abraços.

Obrigado pelo relato, vou descrever a solução na css que meu carro está.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now