Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Paulo Barraza

Novo Fox Msi 1.6 Sem Óleo E Barulho No Motor

481 posts in this topic

Pessoal, semana retrasada levei meu Fox na revisão dos 10.000km na Amazon Mooca - com o consultor Célio, o mesmo que sempre me atendeu bem quando tinha o Novo Golf.

Falei pra ele do consumo excessivo de óleo, foram mais de 3 litros (!!!) nos 10.000km e ele fez a revisão, trocou o óleo e lacrou meu motor, pedindo para eu voltar com 11.000km.

Hoje levei o carro lá, com 11.000km, e ele verificou que nos 1000km que rodei o óleo baixou muito, realmente, apenas checando vareta.

Meu carro está lá na concessionária passando o DIS (diagnóstico eletrônico) e o resultado deste DIS mandarão para a Fábrica que indicará qual caminho de manutenção deverá ser feito. Essa resposta devo ter até amanhã no final do dia.

Conversando com o consultor Célio ele me disse que já precisou trocar o motor de uma Saveiro e um Fox, ambos 1.6 MSI 16V, pelo mesmo problema, porém pareciam mais graves porque quando aceleravam os carros saia fumaça branca, o que não acontece no meu Fox.

Ele também disse que tem uma outra Saveiro com o mesmo problema de baixa de óleo, mas no caso desta Saveiro seria necessária apenas uma troca de válvula que vai no cabeçote do motor, mas ele não me deu mais detalhes desta válvula. Ele acha que o meu caso será similar e, assim que tiver a resposta da Fábrica, se o meu carro tiver um problema menos grave ele liberará o veículo para eu ir usando até a fábrica mandar as peças para a troca, caso seja algo muito grave, terei que deixar o carro lá por muito tempo...

Espero que não precise deixar lá, pois o Volkswagen Service garante carro reserva só por 3 dias... em alguns casos raros a fábrica libera outro carro reserva após vencer os 3 dias do VW Service.

Trabalho com o carro e espero não precisar passar por todo esse transtorno de ficar sem carro...

Sei que foge do assunto, mas não deixa de ser interessante, como eu disse no outro post eu tinha um Novo Golf alemão, que precisei vender e pegar o Fox. Coincidentemente meu ex-carro estava lá na concessionária e fiquei todo feliz de revê-lo. Perguntei se o carro estava esperando revisão e o próprio Célio me disse que não, que o carro tinha pegado fogo no motor e que estava esperando a Fábrica fazer a vistoria e laudo, pois ainda estava na garantia!!! Meu Deus, essa foi demais! É pra nunca mais eu comprar VW de novo!

Assim que eu tiver noticias do meu problema, aviso aqui.

Abs

Coruja likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

E ai Fepassilva alguma novidade? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 13/04/2016 at 16:49, fepassilva disse:

Pessoal, semana retrasada levei meu Fox na revisão dos 10.000km na Amazon Mooca - com o consultor Célio, o mesmo que sempre me atendeu bem quando tinha o Novo Golf.

Falei pra ele do consumo excessivo de óleo, foram mais de 3 litros (!!!) nos 10.000km e ele fez a revisão, trocou o óleo e lacrou meu motor, pedindo para eu voltar com 11.000km.

Hoje levei o carro lá, com 11.000km, e ele verificou que nos 1000km que rodei o óleo baixou muito, realmente, apenas checando vareta.

Meu carro está lá na concessionária passando o DIS (diagnóstico eletrônico) e o resultado deste DIS mandarão para a Fábrica que indicará qual caminho de manutenção deverá ser feito. Essa resposta devo ter até amanhã no final do dia.

Conversando com o consultor Célio ele me disse que já precisou trocar o motor de uma Saveiro e um Fox, ambos 1.6 MSI 16V, pelo mesmo problema, porém pareciam mais graves porque quando aceleravam os carros saia fumaça branca, o que não acontece no meu Fox.

Ele também disse que tem uma outra Saveiro com o mesmo problema de baixa de óleo, mas no caso desta Saveiro seria necessária apenas uma troca de válvula que vai no cabeçote do motor, mas ele não me deu mais detalhes desta válvula. Ele acha que o meu caso será similar e, assim que tiver a resposta da Fábrica, se o meu carro tiver um problema menos grave ele liberará o veículo para eu ir usando até a fábrica mandar as peças para a troca, caso seja algo muito grave, terei que deixar o carro lá por muito tempo...

Espero que não precise deixar lá, pois o Volkswagen Service garante carro reserva só por 3 dias... em alguns casos raros a fábrica libera outro carro reserva após vencer os 3 dias do VW Service.

Trabalho com o carro e espero não precisar passar por todo esse transtorno de ficar sem carro...

Sei que foge do assunto, mas não deixa de ser interessante, como eu disse no outro post eu tinha um Novo Golf alemão, que precisei vender e pegar o Fox. Coincidentemente meu ex-carro estava lá na concessionária e fiquei todo feliz de revê-lo. Perguntei se o carro estava esperando revisão e o próprio Célio me disse que não, que o carro tinha pegado fogo no motor e que estava esperando a Fábrica fazer a vistoria e laudo, pois ainda estava na garantia!!! Meu Deus, essa foi demais! É pra nunca mais eu comprar VW de novo!

Assim que eu tiver noticias do meu problema, aviso aqui.

Abs

Quando tive que trocar o câmbio do meu fox, me falaram que era só por três dias o carro reserva, então pedi para o gerente da oficina uma solução pois ele não conseguiria me entregar o carro em tão pouco tempo. Ele ligou para a central da vw e me pediu para ligar também com o número da ordem de serviço para dar uma reforçada. Resumindo fiquei com o carro reserva por 43 dias. Não tem lógica te entregar um carro reserva e vc devolver antes de pegar o seu. Eles falam isso para vc nem pegar. Meu conselho pega o carro reserva, fala q vc depende do carro para trabalho e exija o conserto do seu nem que seja trocar o motor. Não espere o carro pegar uma certa quilometragem para evitar argumentos que eles gostam de inventar. Boa sorte amigo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também tenho um Fox MSI -1.6 2015/16, com esse terrível barulho no Motor e o óleo do motor no mínimo! É impressionante ! não posso viajar com o carro porque fico temeroso que aconteça algo mais grave? sempre estou completando o óleo e tentando pelo menos impedir que o motor entre em colapso. Na primeira revisão, reclamei por escrito e o carro passou 3 dias na oficina: disseram-me que estava tudo bem e que o tal barulho era o óleo velho, etc... pra mim não colou! realmente após a revisão o barulho diminuiu e o nível do óleo, é claro que voltou ao normal, mas por pouco tempo; voltando novamente a baixar. Hoje é 21 de abril de 2016, o carro está na garagem e tenho de ir ao interior do estado logo mais , mas o FOX,MSI com 17000Km, vai ficar na garagem parado. Tive de pedir o carro da minha filha emprestado para poder viajar ao interior. Na segunda feira pela manhã, levarei o belezinha à Meira Lins , Concessionária autorizada do fabricante , dá entrada na oficina com base na garantia de fábrica e vou exigir um laudo técnico da empresa com relação ao problema. Dai por diante, tudo que vier a ocorrer vai depender da Volkswagen. Espero que tudo seja resolvido, pois nós  compramos um carro novo, porque queremos tranquilidade! esse problema está causando em mim exatamente o contrário.    

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não consigo me conformar com isso. Pow VW!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deixei meu carro na VW semana retrasada, passaram o DIS e a Fábrica disse que precisava trocar a válvula termostática do óleo do motor e não precisava trocar o motor.

O atendente Célio liberou meu carro e disse que me chamaria quando a válvula chegasse.

Ele me ligou na sexta-feira passada e hoje deixei o carro lá pra trocar a válvula e devo pegar ainda hoje.

Ele ainda disse entrelinhas que foi um lote muito grande de válvulas com defeito de fabricação, porém não gerou recall porque nem todos os carros estavam queimando óleo demais.

Basicamente, a válvula não funcionava direito, não reconhecendo a real temperatura do óleo do motor e não acionando o radiador de óleo, com isso o óleo superaquece, perde suas propriedades em especial a sua viscosidade, ficando "mais líquido", e correndo para dentro do cilindro, onde é queimado junto com a combustão do combustível.

Nos casos mais extremos, onde demoraram pra trocar a válvula, o prejuízo no motor foi grande gerou a troca do motor, o que, Graças a Deus, não foi o caso do meu carro.

Mais novidades eu passo pra vocês!

Abs

sidarth likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
6 minutos atrás, fepassilva disse:

Deixei meu carro na VW semana retrasada, passaram o DIS e a Fábrica disse que precisava trocar a válvula termostática do óleo do motor e não precisava trocar o motor.

O atendente Célio liberou meu carro e disse que me chamaria quando a válvula chegasse.

Ele me ligou na sexta-feira passada e hoje deixei o carro lá pra trocar a válvula e devo pegar ainda hoje.

Ele ainda disse entrelinhas que foi um lote muito grande de válvulas com defeito de fabricação, porém não gerou recall porque nem todos os carros estavam queimando óleo demais.

Basicamente, a válvula não funcionava direito, não reconhecendo a real temperatura do óleo do motor e não acionando o radiador de óleo, com isso o óleo superaquece, perde suas propriedades em especial a sua viscosidade, ficando "mais líquido", e correndo para dentro do cilindro, onde é queimado junto com a combustão do combustível.

Nos casos mais extremos, onde demoraram pra trocar a válvula, o prejuízo no motor foi grande gerou a troca do motor, o que, Graças a Deus, não foi o caso do meu carro.

Mais novidades eu passo pra vocês!

Abs

Opa, valeu pelas informações e aguardamos mais novidades.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu carro está com quase 17 mil km e o ruído do tucho ao ligar o carro está muito alto ao dar partida com o motor frio. Também percebo um chiado ao parar de acelerar o motor (baixa/sem carga) em estrada.

Já completei 500 mL desde a última revisão... 

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, fepassilva disse:

Deixei meu carro na VW semana retrasada, passaram o DIS e a Fábrica disse que precisava trocar a válvula termostática do óleo do motor e não precisava trocar o motor.

O atendente Célio liberou meu carro e disse que me chamaria quando a válvula chegasse.

Ele me ligou na sexta-feira passada e hoje deixei o carro lá pra trocar a válvula e devo pegar ainda hoje.

Ele ainda disse entrelinhas que foi um lote muito grande de válvulas com defeito de fabricação, porém não gerou recall porque nem todos os carros estavam queimando óleo demais.

Basicamente, a válvula não funcionava direito, não reconhecendo a real temperatura do óleo do motor e não acionando o radiador de óleo, com isso o óleo superaquece, perde suas propriedades em especial a sua viscosidade, ficando "mais líquido", e correndo para dentro do cilindro, onde é queimado junto com a combustão do combustível.

Nos casos mais extremos, onde demoraram pra trocar a válvula, o prejuízo no motor foi grande gerou a troca do motor, o que, Graças a Deus, não foi o caso do meu carro.

Mais novidades eu passo pra vocês!

Abs

Cara se isso for verdade a VW tinha obrigação de chamar para um RECALL, pois o motor 16v vai acabar virando mico igual os gol 16v, Eu acabei trocando meu highline 2014/2015 por um confortiline esse mês, numa promoção da VW e acabou compensando. O Highline era top, mas estava baixando óleo e começou esse maldito barulho de tucho quando frio, e o confortilne com o kit urban não fica devendo muito não. E o motor apesar de muitos falarem é o EA111 tinha um polo com 100 mil km e nunca baixou uma gota de óleo e nunca me deu uma dor de cabeça. Quando resolvi pegar o Fox MSI 16V semi novo, mas já vi que o antigo proprietário já tinha visto o problema e passou logo. O Carro estava na garantia, mas o que estou prevendo infelizmente é que daqui um tempo a hora que esses carros desses lotes começarem a dar problema vai virar mico. Pq os 2014/2015 e também os 2015/2016 tem relatos de problema.

 

Essa é minha opnião, olhem no OLX aqui na minha região tem vários vendendo já com 15, 20 mil km. Fui numa casa de óleo aqui antes de trocar pra colocar o Elaion e o lojista que já conheço a tempos me disse que naquela semana já tinha passado um cara reclamando do mesmo problema de óleo baixando, e ai já começa a surgir de cara o comentário você lembra dos gols 16v, por mais que não seja o mesmo problema a fama fica.

 

Um abraço pessoal e espero que todos consigam resolver o problema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, tenho um Crossfox 15/16 1.6 16v e, em todas as partidas do motor, após o carro ficar 3 horas desligado ou mais escuto um barulho de tucho de válvulas batendo por uns 15-20 segundos. Depois disto o barulho não aparece mais, a não ser em nova partida do motor depois do intervalo de 3h. O carro esta com 21.000km, feito as duas revisões nos prazos por km. Percebi em um carro idêntico, com 9.000km e sem revisão feita o mesmo barulho. O pessoal da CSS aqui de Cachoeiro (ITACAR) diz ser normal o barulho. Segundo eles o q não pode acontecer é o barulho persistir ou ocorrer com o motor em funcionamento. Algum de vcs q tenha fox com motor 1.6 16v percebe este barulho? Acho estranho ser "normal" tucho de válvula descarregar em motores tão novos...

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 minutes ago, fabianomaffi said:

Algum de vcs q tenha fox com motor 1.6 16v percebe este barulho?

O meu carro tem ficado cada vez mais barulhento ao dar partida, mas o ruido dura poucos segundos. Só até o óleo subir.

Para mim, a qualidade do lubrificante é ruim ou tem a ver com a válvula termostática, conforme o colega mencionou. 

Fabiano, vc precisou completar o óleo do motor alguma vez?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu 12/13 1.0 começou a fazer este barulho de tucho na partida a frio agora aos mais de 109MKm e também é só nos primeiros minutos, até o óleo subir e o motor esquentar. Achei que era por conta do óleo da nova norma 508 88 que coloquei, mesmo sabendo que a recomendada pela VW é a velha 502 00. Mas agora tenho certeza que não é, pois o óleo da especificação nova é de qualidade bem melhor, principalmente nos quesitos de proteção ao motor devido as ótimas qualidades anti-atrito. É porque tá na hora de trocar mesmo, já com quase 110MKm, tá na hora, né? Mas como é bem fácil de trocar, acho que eu mesmo vou fazer o serviço.

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
41 minutos atrás, sidarth disse:

O meu carro tem ficado cada vez mais barulhento ao dar partida, mas o ruido dura poucos segundos. Só até o óleo subir.

Para mim, a qualidade do lubrificante é ruim ou tem a ver com a válvula termostática, conforme o colega mencionou. 

Fabiano, vc precisou completar o óleo do motor alguma vez?

Até o momento não, acompanho constantemente o nível, não observei baixa no nível. Nas trocas anteriores tbm não houve baixa no nível de óleo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia galera.

Semana que vem irei levar o meu, que é o MSI 1.6 16V para a revisão dos 30 mil km's (ainda faltam uns 600 km's para chegar nesse marca).

O óleo baixou novamente, está pouca coisa abaixo do nível mínimo, e por causa disso essa semana estou vindo trabalhar de ônibus.

Pelo que li acima, a coisa está séria mesmo. O Célio da Amazon Mooca aqui de SP é quem sempre me atende, e da ultima vez que estive lá, ele me disse que se persistisse essa baixa de óleo, iria acionar a fábrica. Pelo que estou percebendo, meu caso vai ser igual ao do fepassilva.

O barulho é complicado mesmo, tem gente que me perguntou se o carro era a diesel... 

O  problema é que o óleo sempre baixa. Achei que depois da revisão dos 20 mil km's isso iria parar, mas continua a mesma coisa.

Estarei postando os próximos capítulos.

Abraços!

sidarth likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite senhores.

Sou proprietário de um Highline 15/16 fabricado em novembro, e desde antes de comprá-lo, venho acompanhando essa questão do consumo de óleo com proprietários de Saveiro Cross e pela internet.

Atualmente, meu Fox está com quase 6000 km rodados e precisei de completar 1L de óleo aos 3000 km, pois a marcação na vareta estava quase no mínimo. Confesso que fui um pouco displicente por não ter acompanhado de forma rigorosa o nível na vareta... Não posso afirmar que o carro realmente saiu de fábrica com o nível completo, seja por checagens inadequadas (motor quente, veículo desnivelado etc), seja por simples esquecimento. O fato é que depois dessa ocorrência, o nível de óleo tem se mantido perfeitamente alinhado no nível máximo, sem quaisquer ocorrências de barulhos anormais de funcionamento.

Alguns aqui chegaram a relacionar um possível consumo demasiado de óleo com o modo de condução do motorista. Meu uso é predominantemente urbano, e o cuidado que tive foi o de respeitar as recomendações do manual com relação ao dito período de amaciamento... E nada além disso.

Partindo pra parte das suposições, realmente não acredito que a VW lançaria esse motor nos Golf nacionais caso o fator responsável pelo consumo excessivo de óleo já não tivesse sido resolvido... E foi nessa "esperança" e nos relatos positivos de amigos donos de Saveiro Cross equipadas com o EA 211 1.6 16V que acabei optando pelo Fox em detrimento ao Up TSI.

Vale destacar que tenho me surpreendido com o excelente atendimento por parte da Carbel através do sr. Eli, que prontamente resolveu uma outra dorzinha de cabeça já bem famosa aqui no grupo (bomba de combustível zunindo).

Abrs!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz minha primeira revisão em janeiro desse ano, resetei o ôdometro parcial, rodei cerca de 2.000km e o óleo baixou uns 500ml, como citei anteriormente tinha retirado as velas e as dos cilindros 1 e 3 estavam molhadas de óleo, limpei com descarbonizante e sequei as velas. Esse mês vou retirar as velas novamente para inspecionar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 minutos atrás, nelsonspfox disse:

Fiz minha primeira revisão em janeiro desse ano, resetei o ôdometro parcial, rodei cerca de 2.000km e o óleo baixou uns 500ml, como citei anteriormente tinha retirado as velas e as dos cilindros 1 e 3 estavam molhadas de óleo, limpei com descarbonizante e sequei as velas. Esse mês vou retirar as velas novamente para inspecionar.

Posta aí depois o resultado da inspeção. Vlw!

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 horas atrás, Eduardo Oliveira disse:

Boa noite senhores.

Sou proprietário de um Highline 15/16 fabricado em novembro, e desde antes de comprá-lo, venho acompanhando essa questão do consumo de óleo com proprietários de Saveiro Cross e pela internet.

Atualmente, meu Fox está com quase 6000 km rodados e precisei de completar 1L de óleo aos 3000 km, pois a marcação na vareta estava quase no mínimo. Confesso que fui um pouco displicente por não ter acompanhado de forma rigorosa o nível na vareta... Não posso afirmar que o carro realmente saiu de fábrica com o nível completo, seja por checagens inadequadas (motor quente, veículo desnivelado etc), seja por simples esquecimento. O fato é que depois dessa ocorrência, o nível de óleo tem se mantido perfeitamente alinhado no nível máximo, sem quaisquer ocorrências de barulhos anormais de funcionamento.

Alguns aqui chegaram a relacionar um possível consumo demasiado de óleo com o modo de condução do motorista. Meu uso é predominantemente urbano, e o cuidado que tive foi o de respeitar as recomendações do manual com relação ao dito período de amaciamento... E nada além disso.

Partindo pra parte das suposições, realmente não acredito que a VW lançaria esse motor nos Golf nacionais caso o fator responsável pelo consumo excessivo de óleo já não tivesse sido resolvido... E foi nessa "esperança" e nos relatos positivos de amigos donos de Saveiro Cross equipadas com o EA 211 1.6 16V que acabei optando pelo Fox em detrimento ao Up TSI.

Vale destacar que tenho me surpreendido com o excelente atendimento por parte da Carbel através do sr. Eli, que prontamente resolveu uma outra dorzinha de cabeça já bem famosa aqui no grupo (bomba de combustível zunindo).

Abrs!

Amigo, boa tarde!

O seu carro não faz barulho pela manhã? Pois o meu não tem baixado o óleo.

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Luiz!

Por hora, sem barulhos.

Luiz_110 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 4/28/2016 at 11:39 AM, SilasAlves said:

Estarei postando os próximos capítulos.

 

 

Já levou o carro, Silas?

Eu cogito começar a trocar o óleo por conta própria a cada 5 mil km, mesmo percorrendo 60% do tempo em estrada. Não descarto problemas de fabricação, mas suspeito desse lubrificante desde o início... 

O meu carro está com pouco mais de 17 mil km e repus apenas 500 mL desde a última revisão. A marcação de óleo hoje está no meio, mas o ruido de tucho na partida está me incomodando muito, entretanto, não percebo que há batida de pino.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atualizando o que relatei na página anterior, o meu virou os 80.000km. Dia 10 de abril ele completou 1 ano de "vida"! Por em quanto continua normal , sem os barulhos relatado pelos colegas quando está frio... mas comecei a reparar um barulho sempre que abro alguma porta do carro faz tipo um zunido que vem do cofre do motor... isso com o carro desligado, independente de motor frio ou quente... vou levar para ver...

De resto 80.000km só de alegria e muita estrada! rsrsrss...

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 horas atrás, mfss disse:

Atualizando o que relatei na página anterior, o meu virou os 80.000km. Dia 10 de abril ele completou 1 ano de "vida"! Por em quanto continua normal , sem os barulhos relatado pelos colegas quando está frio... mas comecei a reparar um barulho sempre que abro alguma porta do carro faz tipo um zunido que vem do cofre do motor... isso com o carro desligado, independente de motor frio ou quente... vou levar para ver...

De resto 80.000km só de alegria e muita estrada! rsrsrss...

 

 

Caraca, muita estrada mesmo - 80MKm em 1 ano... Achei que tinha rodado bastante com o meu: 110MKm em menos de 3 anos e meio.

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 horas atrás, mfss disse:

Atualizando o que relatei na página anterior, o meu virou os 80.000km. Dia 10 de abril ele completou 1 ano de "vida"! Por em quanto continua normal , sem os barulhos relatado pelos colegas quando está frio... mas comecei a reparar um barulho sempre que abro alguma porta do carro faz tipo um zunido que vem do cofre do motor... isso com o carro desligado, independente de motor frio ou quente... vou levar para ver...

De resto 80.000km só de alegria e muita estrada! rsrsrss...

 

 

Se seu câmbio for i-motion esse zunido é normal.

Share this post


Link to post
Share on other sites
15 horas atrás, PhucDen disse:

Caraca, muita estrada mesmo - 80MKm em 1 ano... Achei que tinha rodado bastante com o meu: 110MKm em menos de 3 anos e meio.

Pois é... rodo muito... está dando 5/6k por mês... quase o mês todo dentro do carro kkkkkkkkkkkkkkkk...

13 horas atrás, nelsonspfox disse:

Se seu câmbio for i-motion esse zunido é normal.

O meu é manual... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então pessoal, está aí o estado das velas, da esquerda para a direita visto o motor de frente, notem que as velas do cilindro 1 e 3 estão úmidas de óleo e as outras secas.

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now