Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Paulo Barraza

Novo Fox Msi 1.6 Sem Óleo E Barulho No Motor

481 posts in this topic

5 horas atrás, SilasAlves disse:

Fala Nelson!

Então cara, ainda está baixando óleo, pois na revisão dos 40 mil km sai da CC com a marca da vareta no máximo. Não sei qual o óleo que eles utilizam lá, vou perguntar quando for retirar o carro amanhã.

O meu baixou nos primeiros meses, disse isso ao consultor da cc daí lacraram a vareta e pediram para rodar 1.000km e voltar na cc, não baixou óleo. Larguei a cc e troquei o óleo fora, usei Motul Flexmax 5W40, rodei uns 600km e o óleo baixou.

No final desse mês vou experimentar Pentosin R para ver no que dá, o meu está com 13k rodados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala pessoal!

Desculpe pela demora, está muito corrido aqui para mim.

No dia 05/05, peguei a raposa lá na CC Amazon da Mooca.

Conversei com o Célio, e o mesmo me disse o barulho era por causa da carbonização no motor, e tiveram que realizar o procedimento de descarbonização do motor duas vezes. Esse procedimento realmente acabou com o barulho de tucho. Acho isso muito estranho, uma vez que alterno entre gasolina e etanol a cada 5 ou 6 tanques, ambos aditivados da Shell.

 Ele me orientou a utilizar etanol durante 3 mil km's, e depois voltar com o carro lá, afim de verificar o barulho e o nível do óleo.

Acabei não perguntando qual era o óleo utilizado, pois tive que ser rápido na retirada do veículo para voltar ao escritório.

Por enquanto o carro está com o motor silencioso e o óleo no máximo. Vamos ver como estará daqui 3 mil km's.

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, SilasAlves disse:

Fala pessoal!

Desculpe pela demora, está muito corrido aqui para mim.

No dia 05/05, peguei a raposa lá na CC Amazon da Mooca.

Conversei com o Célio, e o mesmo me disse o barulho era por causa da carbonização no motor, e tiveram que realizar o procedimento de descarbonização do motor duas vezes. Esse procedimento realmente acabou com o barulho de tucho. Acho isso muito estranho, uma vez que alterno entre gasolina e etanol a cada 5 ou 6 tanques, ambos aditivados da Shell.

 Ele me orientou a utilizar etanol durante 3 mil km's, e depois voltar com o carro lá, afim de verificar o barulho e o nível do óleo.

Acabei não perguntando qual era o óleo utilizado, pois tive que ser rápido na retirada do veículo para voltar ao escritório.

Por enquanto o carro está com o motor silencioso e o óleo no máximo. Vamos ver como estará daqui 3 mil km's.

Abraços!

O barulho do seu era só na primeira partida do dia?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que dizem é que, com Gasolina, o motor fica "mais sujo", porém o ponto do carro fica mais silencioso nas altas rotações.

Com Etanol, o motor fica um pouco mais "adiantado" e nas altas rotações, o carro fica com um som pouco mais alto (além de ele ficar mais esparto), e também,o Etanol dá uma limpada no motor. Não sei se é verdade, mas eu sempre "alterno" também, a cada 4 ou 5 tanques, coloco 1 ou 2 de etanol.

Share this post


Link to post
Share on other sites
20 hours ago, nelsonspfox said:

O barulho do seu era só na primeira partida do dia?

Fala Nelson!

O barulho era mais forte na primeira partida, quando o motor estava frio, depois diminuía, porém ainda era um barulho chato. O consultor disse que realmente o barulho estava alto, pois como deixei o carro lá durante a semana, ele disse que iria deixar esse ponto do barulho para o outro dia, afim de simular corretamente o que eu disse.

Agora o motor está silencioso, e estou só abastecendo com etanol V-Power da Shell. Daqui 3mil km eu retorno lá e vamos ver o que eles vão dizer.

 

19 hours ago, Fredericci said:

O que dizem é que, com Gasolina, o motor fica "mais sujo", porém o ponto do carro fica mais silencioso nas altas rotações.

Com Etanol, o motor fica um pouco mais "adiantado" e nas altas rotações, o carro fica com um som pouco mais alto (além de ele ficar mais esparto), e também,o Etanol dá uma limpada no motor. Não sei se é verdade, mas eu sempre "alterno" também, a cada 4 ou 5 tanques, coloco 1 ou 2 de etanol.

Fala Fredericci!

Com o meu outro Fox 2008 1.0 8V era bem assim. Gasolina ficava liso e etanol ficava mais agressivo. Porém sem esse problema de carbonização.

Sinceramente eu não sei como esse motor pode carbonizar tanto assim. Todas as vezes que levo para revisão, eles sempre descarbonizam. Pode ser a qualidade do combustível? Acredito que sim, porém sempre coloco no mesmo posto Shell que fica aqui perto do aeroporto de Congonhas (o Bola Pesada, acredito que alguns aqui devem conhecer), desde quando tinha o outro Fox, e nunca tive problemas.

Bom, vamos continuar com o laboratório. Por enquanto está tudo certo!

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, SilasAlves disse:

Fala Nelson!

O barulho era mais forte na primeira partida, quando o motor estava frio, depois diminuía, porém ainda era um barulho chato. O consultor disse que realmente o barulho estava alto, pois como deixei o carro lá durante a semana, ele disse que iria deixar esse ponto do barulho para o outro dia, afim de simular corretamente o que eu disse.

Agora o motor está silencioso, e estou só abastecendo com etanol V-Power da Shell. Daqui 3mil km eu retorno lá e vamos ver o que eles vão dizer.

 

Fala Fredericci!

Com o meu outro Fox 2008 1.0 8V era bem assim. Gasolina ficava liso e etanol ficava mais agressivo. Porém sem esse problema de carbonização.

Sinceramente eu não sei como esse motor pode carbonizar tanto assim. Todas as vezes que levo para revisão, eles sempre descarbonizam. Pode ser a qualidade do combustível? Acredito que sim, porém sempre coloco no mesmo posto Shell que fica aqui perto do aeroporto de Congonhas (o Bola Pesada, acredito que alguns aqui devem conhecer), desde quando tinha o outro Fox, e nunca tive problemas.

Bom, vamos continuar com o laboratório. Por enquanto está tudo certo!

Abraços!

Pra mim a carbonização não é só por conta do combustível, acho que também é devido ao óleo que acaba passando para câmara de combustão. Reparei que no meu as velas do primeiro e terceiro cilindros ficam levemente úmidas de óleo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
On ‎19‎/‎05‎/‎2017 at 11:33 AM, SilasAlves said:

Fala Nelson!

O barulho era mais forte na primeira partida, quando o motor estava frio, depois diminuía, porém ainda era um barulho chato. O consultor disse que realmente o barulho estava alto, pois como deixei o carro lá durante a semana, ele disse que iria deixar esse ponto do barulho para o outro dia, afim de simular corretamente o que eu disse.

Agora o motor está silencioso, e estou só abastecendo com etanol V-Power da Shell. Daqui 3mil km eu retorno lá e vamos ver o que eles vão dizer.

 

Fala Fredericci!

Com o meu outro Fox 2008 1.0 8V era bem assim. Gasolina ficava liso e etanol ficava mais agressivo. Porém sem esse problema de carbonização.

Sinceramente eu não sei como esse motor pode carbonizar tanto assim. Todas as vezes que levo para revisão, eles sempre descarbonizam. Pode ser a qualidade do combustível? Acredito que sim, porém sempre coloco no mesmo posto Shell que fica aqui perto do aeroporto de Congonhas (o Bola Pesada, acredito que alguns aqui devem conhecer), desde quando tinha o outro Fox, e nunca tive problemas.

Bom, vamos continuar com o laboratório. Por enquanto está tudo certo!

Abraços!

Pois é cara, por conta desses problemas com esse motor 120CV, medo monstro de pegar um desses.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem pessoal, voltando para atualizar a situação do meu Fox. Pois bem, após a troca do motor já rodei 10000 km. O que observei é que o barulho de tucho carregando, aumentou.Como havia citado anteriormente foi troca parcial do motor, não trocaram a parte de cima. Ontem retornei de uma viagem a Campos do Jordão, hoje de manhã, como de costume fui verificar o nível de óleo, e... baixou. O novo motor está baixando óleo, até então, durante as verificações que fiz após a troca estava normal.Muito bem, a alguns dias atrás em conversa com o mecânico que me atende, perguntando se o problema era realmente na válvula solenóide, ele me disse que além da válvula tinham substituido neste motor algumas outras peças, como pistão, bronzinas e uma outra que não me lembro agora, que lubrifica os pistões na parte de baixo. Outra informação interessante é que, os motores tirados dos carros, quando colocados em bancadas para testes, não consomem óleo. Motivo pelo qual, agora eles trocaram o procedimento, quem já teve a experiência sabe do lacra vareta e entrada de óleo e roda 1000km. Agora tem que rodar 3000km. Segundo informações o motor consome óleo em determinadas situações/condições, Como experiência do motor anterior, em outra viagem a Campos do Jordão, quando cheguei na casa de  minha filha, e estava aguardando ela abrir o portão, fiquei ao lado do carro, e o barulho do motor era assustador, comentei isso na época com os mecânicos. Coincidentemente, agora após viagem ao mesmo local, teve consumo de 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Corrigindo, válvula termostática, e complementando o final, teve consumo de óleo. Então acredito que uma das possíveis situações onde consome óleo, seja em subida de serra, com giro do motor mais alto, mudança de altitude. Devo ir amanhã na concessionária para ver o que falam. Assim que tiver novidades, postarei aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, william ywamoto disse:

Corrigindo, válvula termostática, e complementando o final, teve consumo de óleo. Então acredito que uma das possíveis situações onde consome óleo, seja em subida de serra, com giro do motor mais alto, mudança de altitude. Devo ir amanhã na concessionária para ver o que falam. Assim que tiver novidades, postarei aqui.

Ou seja, problema não resolvido. Que me lembre o EA111 não tinha disso.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, nelsonspfox disse:

Ou seja, problema não resolvido. Que me lembre o EA111 não tinha disso.

Da próxima vez pergunte ao mecânico sobre isso: Eu utilizo o carro 99% do ano só para trabalhar, faço percurso de ida e volta de 16km e o óleo baixa.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu carro está chegando nos 45 mil km e a minha esposa o utiliza em 80% do tempo em trajetos bem curtos.

Barulho de tucho são bem perceptiveis em dias frios e o óleo tem baixado bem pouco, estando uns 80% da vareta após quase 5 mil km de trocado.

O óleo baixar pouco não vejo como um problema. Tive um new fit que isso também ocorria e o motor sempre esteve "saudável".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, esse motor é um enigma...

Acho que até o meio de junho o carro atinja os 3000 km que me pediram para rodar e depois voltar lá.

O barulho por enquanto não voltou, estou usando só etanol, como eles me disseram para fazer.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, SilasAlves disse:

Cara, esse motor é um enigma...

Acho que até o meio de junho o carro atinja os 3000 km que me pediram para rodar e depois voltar lá.

O barulho por enquanto não voltou, estou usando só etanol, como eles me disseram para fazer.

Obrigaram vc a usar etanol? quer dizer que se usar gasolina o barulho volta.

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, nelsonspfox disse:

 

Vou perguntar sim, fui hoje mas não consegui conversar com ele, tinha saído pra testar um carro. Vou voltar amanhã.

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 hours ago, nelsonspfox said:

Obrigaram vc a usar etanol? quer dizer que se usar gasolina o barulho volta.

Isso aí. Parece que a gasolina ajuda a carbonizar o motor.

Antes de comprar o Fox, eu tinha lido em alguma lugar, que o projeto desse motor foi concebido para ser favorável ao uso do etanol.

Se eu não vender ele antes desses 3000 km do teste, vou postando aqui as impressões.

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, SilasAlves disse:

Isso aí. Parece que a gasolina ajuda a carbonizar o motor.

Antes de comprar o Fox, eu tinha lido em alguma lugar, que o projeto desse motor foi concebido para ser favorável ao uso do etanol.

Se eu não vender ele antes desses 3000 km do teste, vou postando aqui as impressões.

Que a gasolina suja mais é verdade mas fazer rodar só no etanol por causa do barulho já discordo, estou rodando com gasolina e não estou tendo esse tipo de problema. Também não sei se é devido ao Perfect Clean que uso uma vez a cada dois meses.

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 hours ago, nelsonspfox said:

Que a gasolina suja mais é verdade mas fazer rodar só no etanol por causa do barulho já discordo, estou rodando com gasolina e não estou tendo esse tipo de problema. Também não sei se é devido ao Perfect Clean que uso uma vez a cada dois meses.

Pois é Nelson... Também discordo desse ponto, que a gasolina seja causadora do barulho. O fato é que depois de descarbonizarem, o barulho sumiu.

Pior que eu sempre coloco combustível aditivado da Shell (tanto gasolina quanto etanol), nos postos onde eu sempre abasteço, desde que tinha o meu outro Fox 1.0 8V, e nunca tive esse problema.

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não faz sentido algum ter que andar no álcool pra não fazer barulho o motor. Papo furado da VW que sabe que o motor tem problemas, porém, não vai "nunca" mexer nisso, senão teria que mudra uma série de coisas nele. Os donos antigos se sentiriam diminuídos, sem contar que ninguém iria querer comprar os carros que já foram construídos com o motor antigo problemático e sim iriam esperar para comprar os novos (caso fizessem isso). Seria atirar no próprio pé. Então, a VW vai continuar com o EA211 até o fim da vida do Fox, pra aí sim, matá-lo de vez.

E visto que não há perspectiva de alteração na linha de motores pra Fox, Voyage, Gol, Saveiro..... então, é se conformar com isso mesmo. Mas fato, tem usuário que acaba tendo sorte, outros nem tanta, e pegam algum que começa a fazer barulho, aí já era.....

Deviam matar esse 1.6 120CV e colocar o 1.0 do Golf.... pronto!

Share this post


Link to post
Share on other sites

No bestcars há algumas discussões sobre isso, extraindo alguns trechos:

Quote

 

"O processo de carbonização ocorre devido à formação de carbono oriundo de queima incompleta, que pode ocorrer por diversos fatores do próprio motor — um deles combustível adulterado, sobretudo gasolina. A gasolina adulterada possui produtos que não queimam de forma correta, deixando resíduos. Já a adulteração mais comum do álcool é com adição de água, a qual traria menor impacto. A água a mais (vale lembrar que pelo menos 7% do álcool como padrão é água) pode reduzir a temperatura de combustão em cargas (aberturas de acelerador) menores ou marcha-lenta, o que aumenta a chance de queima incompleta.

Sendo morador de São Paulo, é possível que você pegue muito trânsito e fique bastante tempo em marcha-lenta. De modo geral, motores que só usam álcool tendem a ter câmaras de combustão limpas, mas o uso em marcha-lenta prolongado é prejudicial. Por outro lado, a água do álcool pode ajudar a carregar para fora dos cilindros as impurezas em cargas e rotações mais altas: por isso, dar a famosa “esticada” no motor ou mesmo subir uma serra com vigor, solicitando bastante torque e em rotação mais alta, aumenta a temperatura de queima e o vapor proveniente da queima do álcool ajuda a limpar certos resíduos dentro dos cilindros."

 

 

Dica de como "limpar o motor":

Quote

 

"Portanto, de acordo com o projeto do motor e a calibração adotada, pode-se carbonizar o motor (geralmente na parte superior dos pistões) mesmo com combustível de boa qualidade, ao submeter o carro a grandes períodos de marcha-lenta. Contudo, entendemos que isso não deve ser aceito como “item não coberto pela garantia”, uma vez que o fabricante se dispôs a vender o carro em uma cidade de trânsito exigente como São Paulo. Fica fácil prover garantia de três ou cinco anos, obrigando o proprietário a gastar algumas centenas — às vezes milhares — de reais em revisão periódica, e quando um problema aparece dizer que não é coberto por garantia.

Nossa recomendação inicial para tentar resolver o problema é abastecer com álcool em posto de confiança e rodar em velocidades e cargas mais altas por pelo menos 30 minutos, como pegar uma rodovia a 120 km/h. Então parar e fazer algumas acelerações até o limite de velocidade com o acelerador a 100% (não é preciso sair muito forte: preserve sua transmissão e seus pneus). Ao repetir o processo algumas vezes, tende-se a expelir parte das impurezas que podem ocasionar o problema. Mas há casos em que a carbonização dos pistões está tão impregnada que não se pode mais removê-la assim. Antes de fazer isso, confira se o óleo lubrificante está no nível e dentro do prazo de troca recomendado, bem como o nível do líquido de arrefecimento."

 

 

 

Por fim, reiterando:

Quote

"De tempos em tempos, principalmente rodando com álcool, puxe o motor com 100% de pedal até perto do seu giro máximo (por exemplo, em terceira marcha). Apesar de não ser nada oficial e totalmente comprovado, esta medida ajuda a dar uma "limpada" no motor, expelindo ou mesmo queimando alguns depósitos de carbono."

Abraços

Fontes: Please login or register to see this link.  - Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 hours ago, Fredericci said:

Deviam matar esse 1.6 120CV e colocar o 1.0 do Golf.... pronto!

É uma saída, mas tirando esse ruido de tucho, o motor no resto do tempo é bastante silencioso e bem econômico. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 horas atrás, SilasAlves disse:

Pois é Nelson... Também discordo desse ponto, que a gasolina seja causadora do barulho. O fato é que depois de descarbonizarem, o barulho sumiu.

Pior que eu sempre coloco combustível aditivado da Shell (tanto gasolina quanto etanol), nos postos onde eu sempre abasteço, desde que tinha o meu outro Fox 1.0 8V, e nunca tive esse problema.

Abraços!

Silas, já experimentou usar Perfect Clean?

Share this post


Link to post
Share on other sites
29 minutes ago, nelsonspfox said:

Silas, já experimentou usar Perfect Clean?

Nelson,

Vou começar a utilizar, após os 3 mil km's que eles me pediram.

Nunca utilizei esse produto, tem algum macete?

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

o ag2000 e o stp fuel injector cleaner (da embalagem preta) também são bons aditivos

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, SilasAlves disse:

Nelson,

Vou começar a utilizar, após os 3 mil km's que eles me pediram.

Nunca utilizei esse produto, tem algum macete?

Abraços!

Não tem segredo, a lata tem 500ml, custa em média R$25,00 dependendo da loja, se quiser uma limpeza profunda deixe o tanque na reserva e adicione uma lata ou duas no tanque, não posso afirmar mas com gasolina a limpeza parece ser melhor.

Costumo usar tanto no Fox como no Gol carburado, tenho bons resultados.

Costumo comprar um kit com 3 ou mais latas que sai um pouco mais em conta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now