Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Dupiruka

Caixa Com 2X8"+Ti Ou 2 6X9??

5 posts in this topic

Galera,

 

Preciso de uma ajudinha!! Estou pensando em fazer uma caixa para uso misto. Como é o uso misto? :P

 

Hoje no meu fox eu tenho JBL P660C (duas vias) na frente e JBL P662 (Coaxial) na trazeira e na mala um Pioneer W309D4. Só que eu to com dois problemas, primeiro que o som não é pra fora, óbvio, mas vez ou outra eu vou pra casa de uns parentes e preciso de um som. Abro as portas e o som dá conta numa boa, só que o amplificador vive entrando em proteção por aquecimento. O Amp é um Kicker ZX700.5 (4 canais de 80rms-2Ohms e um de 420rms-2Ohms. Eu acho que ele tá esquentando mt pq os pequenos (duas vias e coaxial) são de 2ohms. É bom pq casa certinho e eu não perco potência, porém o bixo esquenta direto!

 

Com essa caixa mista, eu tiraria o ganho dos de 6", deixando só o sub trabalhar e ligava essa caixa com dois 6x9 pra dar uma ajuda!

Essa seria uma função dela...

 

A outra idéia mais pra frente era construir uma unidade independente do carro pra tocar ela, ou seja, um player, um amp e uma fonte. Já tinha tudo formatado na minha cabeça, ficaria assim:

 

Player Sony 4007U

Amp SD250.1

6x9 Bravox 125rms cada

Fonte de CFTV 40A

 

Ai foi que me veio a dúvida... Será que se eu botar 2 woofer de 8" e um driver TI no meio o som vai ficar melhor??

Nesse caso acho que vai servir mais pra fora, mas vai dar grave? E como seria o esquema dos cortes de frequencia? quantos amps eu precisaria? capacitor??

Nessa área eu não entendo de nada!

 

Agradeço a quem puder ajudar!

 

Tanto pra dar idéia pro amp não esquentar como pra caixa!!

Ah, o Amp tá com fiação de 21mm e bateria original. Vou providenciar um megacapacitor. Tô pensando em fazer uma case de madeira com uns coolers e deitar o bixo no chão da mala.

 

Valeu galera!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Putz.. vim todo animado pra tentar te responder mas a dúvida foi ficando complicada ao longo do texto.. kkkk

Eu pesquisei um bocado pra montar meu SQ e tenho praticamente nada de conhecimento de som pra fora..

 

Nesse forum aqui percebo que a turma, assim como eu, também tem mais dúvidas do que experiência.

Então eu te recomendo 2 forums que é quase certo de vc ter sua dúvida sanada rapidamente.

O clubepeugeot e o autoforum... Lá no clubepeugeot eu aprendi muita coisa e tem um membro oficial (Breno) que tem dedicação exclusiva naquela parte do forum.

Ele é muito gente boa e entende bastante.

Copia e cola tua dúvida lá, é provável q consiga.

 

Espero que eu não tenha infringido nenhuma regra indicando outro forum aqui.. hehehe.. mas o objetivo é sempre a ajuda.

Abraços.

Dupiruka likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito simples, som pra fora usa woofer e Cornetas, interno sub e kit 2 vias, coaxial. Som interno já tem. Compra um par de woofer pode ser de 8" mas de 10" seria melhor. Um sub rende bem até 200 hz, um woofer seria ideal de 200 hz até 500 hz. Pelo menos 500 RMS no par, e um par de corneta daquelas que toca médio e agudo. Vai precisar de mais um modulo. O teu modulo não é normal esquentar tanto, reveja instalação e fiação, se o ganho não ta mal regulado. No mais boa sorte na empreitada.

Dupiruka likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado senhores!!

 

Eu pego muita informação no AutoForum, o Peugeot pra mim é novidade! Vou lá tb!

 

Valeu!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só fazendo uma observação, não é esse o foco do tópico mais acho que isso contribui legal para o que voce citou sobre o aquecimento do modulo. Eu tambem passei por isso com meu som... abaixo segue a resposta que recebi do Reinaldo da Audiophonic:

 

"Amplificadores AB, independente de marca e modelo, nacional ou importado, contam com eficiência de 50 a 60%, ou seja, quase metade do que é consumido de energia é perdido em calor gerado. Esta topologia foi padrão mundial por quase três décadas e ainda hoje, mesmo com o aumento da predominância dos amplificadores digitais, são muito procurados por aficionados por som de alta definição e qualidade, que é o maior diferencial em relação aos digitais baratos de mercado. 
O seu caso foi de proteção térmica, ou seja, a temperatura interna do amplificador atingiu um ponto que poderia danificar os componentes ou passar a gerar muita distorção sonora, que é a maior causa de queima de alto-falantes. E antes que isso ocorresse, o sensor térmico o desligou. No Brasil o uso de trio elétrico (som para fora) explodiu com os digitais, que devido a maior eficiência (80-90%), agüentam trabalhar por horas a fio em potência máxima sem entrar em proteção térmica. Antigamente quando só haviam amplificadores AB, as lojas que faziam trio-elétrico e SPL adicionavam aos amplificadores AB uma ventoinha externa extra, para evitar que eles entrassem em proteção. Já a falta de qualidade, refinamento e definição no áudio não são importantes para quem usa trio elétrico, desta forma explica-se o porquê da crescente demanda por amplificadores digitais baratos para esta aplicação. Deixando claro que amplificadores digitais são 8/80. Os super caros conseguem hoje entregar qualidade de áudio equivalente aos AB, já os baratos apresentam um áudio bastante deficiente e, para quem tem ouvidos bem criteriosos, são imediatamente rejeitados."

Dupiruka likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0