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Carlospirota

Melhoria Motor 1.0

19 posts in this topic

Bom dia galera,

 

É o meu primeiro tópico aqui no fórum, e antes de mais nada gostaria de agradecer pelas dicas que leio aqui.

 

Tenho um Fox 1.0 2012, e como todos sabem é um motor meio "manco", mas como não estou podendo dispor de muita grana agora para pegar 1.6, gostaria de saber se alguém aí já fez alguma alteração significativa. 

 

Aceito idéias tanto para um kit turbo ou para um aspro simples.

 

Alguns pontos que já li por aí sei que são de grande ajuda, como:

 

- Chipar

- Filtro K&N

- Velas Iridium

 

Mas gostaria de mais algumas ideias, e se são validas. Mudar o coletor, um comando com graduação melhor (e onde comprar).

 

E uma duvida pertinente, qual a real diferença entre o motor 1.0 e 1.6?

 

 

Obrigado a todos !!

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Também quero saber!  ;)

Ficamos no aguardo!

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Bom.

 

Eu tinha um Fox 2009 1.0 fiquei com ele por 1 ano. Chipei e não gostei muito.

 

Vou explicar

O chip em si não muda muita coisa, ele abre uma vantagem em outro 1.0 mas não é tanta.

Dai tive que mandar reprogramar a injeção e colocar um coletor dimensionado 4x1 de 2".

 

Teria que mudar o filtro também para ganhar mais potencia mais não o fiz, na epoca foi por gasto mesmo a grana estava pouco e mudaria bem pouco então acabei nem fazendo.

 

Pros

Motor bem esperto

Retomadas ele agia igual 1.4 

Se tu mantiver o carro em baixa rotação e realizar uma troca de marcha ele ate poupa combustível. (Isso também é um contra).

Se teu carro tiver PC de bordo le diz que vc poupa combustível e ai então vc esta seguindo o que o pc diz mais na vdd consome 5% 7% a mais do que diz ali. enfim causa uma confusão. "Nada que influencie" no funcionamento da raposa

 

Contras.

Não sei se fui premiado, mas voltei ao original antes de vender o carro pois no tempo em que usei o chip

Tive uma sobrecarga de troca de velas, tive que trocar 4X em um ano as velas, os cabos eu não precisei trocar (depois fiquei sabendo que as velas teriam de ser frias) por isso queimou tanto

O chip não se deu mto bem com álcool/etanol e ele SUGAVA a gasolina do reservatório, eu vivia tendo problemas com partida a frio.

O coletor que eu usava para ganhar a potencia junto ao chip fazia um barulho horrível e eu era parado em quase todas as blitz ou por viaturas.

 

Tem aqueles mitos que ele desgasta o modulo, queima motor de arranque, queima modulo, ETC

Bom qualquer carro que se preze necessita de cuidados. Tem gente que chipa, coloca turbo, faz os diabos e n faz manutenção e depois reclama dizendo que o carro estragou por causa da modificação.

 

O carro chipado eu tomava bastante cuidado e colocava gasolina ou alcool exatamente no mesmo posto, nunca mudava. As vezes colocava mais pra poder voltar no mesmo posto. Quando usava em outro eu ja preparava para trocar as velas pq sabia que iam queimar.

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Trocar velas pelas iridium e filtro esportivo não altera em nada.

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Trocar velas pelas iridium e filtro esportivo não altera em nada.

Então o que vc indica?

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Bom.

Eu tinha um Fox 2009 1.0 fiquei com ele por 1 ano. Chipei e não gostei muito.

Vou explicar

O chip em si não muda muita coisa, ele abre uma vantagem em outro 1.0 mas não é tanta.

Dai tive que mandar reprogramar a injeção e colocar um coletor dimensionado 4x1 de 2".

Teria que mudar o filtro também para ganhar mais potencia mais não o fiz, na epoca foi por gasto mesmo a grana estava pouco e mudaria bem pouco então acabei nem fazendo.

Pros

Motor bem esperto

Retomadas ele agia igual 1.4

Se tu mantiver o carro em baixa rotação e realizar uma troca de marcha ele ate poupa combustível. (Isso também é um contra).

Se teu carro tiver PC de bordo le diz que vc poupa combustível e ai então vc esta seguindo o que o pc diz mais na vdd consome 5% 7% a mais do que diz ali. enfim causa uma confusão. "Nada que influencie" no funcionamento da raposa

Contras.

Não sei se fui premiado, mas voltei ao original antes de vender o carro pois no tempo em que usei o chip

Tive uma sobrecarga de troca de velas, tive que trocar 4X em um ano as velas, os cabos eu não precisei trocar (depois fiquei sabendo que as velas teriam de ser frias) por isso queimou tanto

O chip não se deu mto bem com álcool/etanol e ele SUGAVA a gasolina do reservatório, eu vivia tendo problemas com partida a frio.

O coletor que eu usava para ganhar a potencia junto ao chip fazia um barulho horrível e eu era parado em quase todas as blitz ou por viaturas.

Tem aqueles mitos que ele desgasta o modulo, queima motor de arranque, queima modulo, ETC

Bom qualquer carro que se preze necessita de cuidados. Tem gente que chipa, coloca turbo, faz os diabos e n faz manutenção e depois reclama dizendo que o carro estragou por causa da modificação.

O carro chipado eu tomava bastante cuidado e colocava gasolina ou alcool exatamente no mesmo posto, nunca mudava. As vezes colocava mais pra poder voltar no mesmo posto. Quando usava em outro eu ja preparava para trocar as velas pq sabia que iam queimar.

Valeu pela ajuda cara, já deu uma luz aqui.

Vc ainda tem o contato de onde vende esse coletor? E sobre o barulho, acha que foi só com vc ou isso acontece mesmo e não tem jeito??

Valeu !!!

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eu comprei de um amigo, ele tinha no Gol g4 dele, teve ate que adaptar em algumas coisas na oficina para ele entrar. sobre o barulho acho que é do próprio coletor. Como eu disse, odeio carro barulhento e ele tinha um ronco mais esportivo e não barulho. Mas me incomodava o fato de ele parecer um trator.

 

Por isso nunca mais eu faço algo do tipo. Se vou ter 1.0 de novo eu não sei, mas jamais vou chipar carro novamente.

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Então o que vc indica?

Melhor coisa é juntar uma grana e comprar um 1.6 ou superior, essa coisa de chipar, turbinar só prejudica o motor depois reclamam que o motor  não presta.

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Melhor coisa é juntar uma grana e comprar um 1.6 ou superior, essa coisa de chipar, turbinar só prejudica o motor depois reclamam que o motor  não presta.

Por isso no inicio do tópico eu disse, que não tenho grana no momento para comprar o 1.6.

Se havia alguma outra alternativa.

 

E em nenhum momento reclamarei que o motor não presta, sendo que eu fiz alterações, não é o primeiro VW que tenho e sei dos limites e problemas que alterações podem causar.

 

Obrigado

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Por isso no inicio do tópico eu disse, que não tenho grana no momento para comprar o 1.6.

Se havia alguma outra alternativa.

 

E em nenhum momento reclamarei que o motor não presta, sendo que eu fiz alterações, não é o primeiro VW que tenho e sei dos limites e problemas que alterações podem causar.

 

Obrigado

A unica alternativa que trara um resultado satisfatorio sera turbinar mesmo. Colocar filtro K&N, velas, chipar modifica muito pouco num motor de baixa cilindrada chega a ser imperceptivel o resultado, na média 10% então passaria de 1.0 para 1.1. E falar que turbinar estraga o motor é um pensamento antigo, hj em dia há tanto peças e recursos como mão de obra especializada competente e séria. Somente tera que ter um cuidado maior na manutenção preventiva. Mas realmente o que vai gastar em fazer um serviço de qualidade do qual não ira se incomodar será por baixo 5 mil, então se não pode (o que seria mais facil) comprar um 1.6 o melhor que pode fazer é deixar quieto mesmo e se conformar com o que tem. Pois não existem milagres como melhorar desempenho a um custo baixo num motor 1.0 que foi projetado visando economia, as modificaçoes que trarão resultado dos quais não ira se frustar vai ter que "por a mão no bolso" e muitas vezes ira se arrepender e tambem tera que ter em mente que tudo o que gastar e investir nunca sera recuperado, então sera um casamento com seu carro e para isso tem que perguntar pra si mesmo se gosta o suficiente para tal empreitada.

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quem já trocou as velas e os filtros não melhorou nd?

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quem já trocou as velas e os filtros não melhorou nd?

No meu caso que é 1.6 passou para 115cv a reprogramação da central + velas de iridium + escape. Em baixas rotaçoes ficou bem gostoso e macio de andar porque o torque foi elevado, e em altas responde mais rapido e o giro sobe mais rapido tambem em arrancadas. O consumo no etanol na cidade tá de 6 km/L a 8 km/L depende do pé e do uso do A/C, na estrada de 10 km/L a 12 km/L mas pra fazer 12 o trafego tem que estar livre e andando de boa média de 110 km/H.

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No meu caso que é 1.6 passou para 115cv a reprogramação da central + velas de iridium + escape. Em baixas rotaçoes ficou bem gostoso e macio de andar porque o torque foi elevado, e em altas responde mais rapido e o giro sobe mais rapido tambem em arrancadas. O consumo no etanol na cidade tá de 6 km/L a 8 km/L depende do pé e do uso do A/C, na estrada de 10 km/L a 12 km/L mas pra fazer 12 o trafego tem que estar livre e andando de boa média de 110 km/H.

Bom,o meu é 1.0 mesmo no etanol o motor é mto amarrado,vou tentar isso quem sabe,pior q ta não fica kkkk pagou qt na reprogramação?

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Bom,o meu é 1.0 mesmo no etanol o motor é mto amarrado,vou tentar isso quem sabe,pior q ta não fica kkkk pagou qt na reprogramação?

Paguei 500 reais no Italiano Competições em Curitiba há uns 2 anos atrás...

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Amigão, estou querendo fazer isso também no meu carro... 

 

Velas, filtro inbox , e acertar essa mistura, através, de um remapeamento via caixa auxiliar, que acho bem melhor do que fazer na ECU. 

 

 

Segundo o dono da empresa, o carro fica bem esperto, e em relação a consumo fica o mesmo, ou pode até melhorar. O que acontece, e que como o carro fica mais rápido, a gente tem a tendencia de acelerar mais, isso faz com que gaste mais !! 

 

 

No meu caso, é um 1.6 16V , já é bem esperto , porém , queria poder fazer essa modificação e ver o resultado !! 

 

 

Existe uma loja especializada nisso, em Ribeirão Preto-SP, e acompanho os trabalhos feitos por eles , e parece valer a pena . Loja chama carbase performance

 

Mas existem outras lojas em outras cidades também , no meu caso, ficaria mais perto a de Ribeirão Preto-SP

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Amigão, estou querendo fazer isso também no meu carro...

Velas, filtro inbox , e acertar essa mistura, através, de um remapeamento via caixa auxiliar, que acho bem melhor do que fazer na ECU.

Segundo o dono da empresa, o carro fica bem esperto, e em relação a consumo fica o mesmo, ou pode até melhorar. O que acontece, e que como o carro fica mais rápido, a gente tem a tendencia de acelerar mais, isso faz com que gaste mais !!

No meu caso, é um 1.6 16V , já é bem esperto , porém , queria poder fazer essa modificação e ver o resultado !!

Existe uma loja especializada nisso, em Ribeirão Preto-SP, e acompanho os trabalhos feitos por eles , e parece valer a pena . Loja chama carbase performance

Mas existem outras lojas em outras cidades também , no meu caso, ficaria mais perto a de Ribeirão Preto-SP

No caso do remap via caixa auxiliar, vc faz referência a piggyback, algo tipo Unichip ou o que?

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Trata-se de um método para aumentar a potência do veículo através de um módulo auxiliar que é ligado junto com o módulo original do veículo, alterando os parâmetros originais.

 

No caso da caixa de potência não é alterado absolutamente nada na fiação original do veiculo e também é a prova da água, a caixa auxiliar é 100% vedada com um sistema de resina injetada. Voce pode tirar a hora que voce quiser , plug & play.

 

E voce pode colocar em outro carro também sem nenhum problema, desde que este tenha mesma motorização e modelo !! 

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Piggyback é o nome disso.. Ele engana a ecu original, mas eu ficaria atento quanto a possibilidade de ocorrer avarias..

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