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HONI

Esc - Controle Eletrônico De Estabilidade

46 posts in this topic

Tecnologia e segurança de segmentos superiores


ESC - Controle eletrônico de estabilidade – O Novo Fox pode ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.


ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.


TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. O TC (M-ABS) está disponível de série para o Novo Fox Highline.


EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.


HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.


HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.


 


 


 


 


Depois das definições acima, vou contar o que aconteceu comigo:


 


Estou completamente chateado com a compra que fiz do FOX HIGHLINE 1.6 AUTOMATIZADO. A função citada acima ESC é OPCIONAL, um item de SEGURANÇA opcional, o qual o vendedor não me falou nada de sua existência no ato da compra. Depois de inumeras pesquisas sobre de que forma controlar esse carro num aclive, foi que veio minha decepção, precisaria do HCC(HILL HOLD CONTROL), lastimável algumas concessionárias, onde mostra a incapacidade de seus vendedores, os quais vendem os carros modernos sem ao menos saber explicar sobre os ítens essenciais, que embora sejam opcionais, são muito importantes, porque com certeza se soubesse da existência desse item, com certeza contrataria, esse conjunto de itens custa 1141 reais. Voltei a concessionária pra reclamar, e o pior foi eles dizerem que não tem mais jeito, pois essa tecnologia só se agrega ao veículo no ato de sua fabricação, não se coloca depois. Muito triste e chateado com tudo isso!


 


Bom meu objetivo com esse tópico é alertar aos demais que queriam comprar o novo FOX HIGHLINE AUTOMATIZADO, e não esqueçam que esse ítem opcional é praticamente o mais importante que existe pra quem quer posssuir esse tipo de carro, afinal acionar freio de mão o tempo todo numa ladeira ou em qq aclive, pra mim é uma SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL!!!!!


NOTA: SE TENTAREM QUALQUER OUTRO MEIO DE SEGURAR ESSE CARRO NUMA LADEIRA SEM USAR FREIO, OU USA-LO JUNTAMENTE COM ACELERADOR VOCÊ VAI SER AVISADO NO PAINEL QUE O CAMBIO ESTA SUPERAQUECIDO!


 


Aproveito a oprtunidade pra receber orientações dos mais experientes no ramo, principalmente no que diz respeito à possibilidade de colocar isso no meu carro atual.


 


Abraço a todos!


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Como assim "Câmbio Super Aquecido" ? Onde apareceu essa mensagem ?

 

Sim, isso é fato, alguns vendedores não são bons, apesar de ele receberam treinamento para a venda deste carro.

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o primeiro que eu comprei, não tinha nenhum opcional também. me arrependi, minha mae ficou com o carro ( graças a Deus ) e pude comprar outro com outros opcionais. Mas não peguei com o ESC, e me arrependi, acho esse opcional o melhor, em relação ao custo-benefício. Não sei como, e nem se há possibilidade de colocar o ESC em seu carro ! abraço

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Como assim "Câmbio Super Aquecido" ? Onde apareceu essa mensagem ?

 

Sim, isso é fato, alguns vendedores não são bons, apesar de ele receberam treinamento para a venda deste carro.

Vc tem o highline?...como vc controla ele numa ladeira?..numa fileira de carro na frente e atras tudo perto de vc,..?..sendo que as vezes pára e depois vc tem que arrancar?...quero saber,... UM ABSURDO é o manual, dizer que se deve acionar somente o freio de mão! solta-lo e acelerar moderadamente ..uma piada,.faz isso que o carro volta bonito e com certeza vc bate no de trás. REPETINDO O MANUAL AVISA QUE NÃO PODEMOS USAR CONJUNTOS DE FREIO COM ACELERADOR E/OU FREIO DE MÃO COM ACELRADOR,...pois bem das arte-manhas fazer isso vai ter zunido do computador de bordo avisando que cambio estar superaquecido. vide manual pag 183. 

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E falando de manual, é o pior que já li na minha vida!!!! completamente sem nexo, coisas contraditórias!,...

 

E o principal, essa vcs não esperam: NO MANUAL NÃO FALA DA FUNÇÃO ESC!!!!!!!!!!!!!!!

 

Obrigatorio falar de tudo no manual, pq e se eu compro esse item opcional?"ham?

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Entendo que o local onde você comprou o veículo estava despreparado para a venda do mesmo, mas usar o freio de mão em ladeira é perfeitamente normal, em carros manuais o certo é fazer isso também. O HHC só passou a ser oferecido no modelo 2015 do Fox, todos os anteriores não tinham ele como opcional, e as pessoas tinham que usar o freio de mão. Não sei se mudou algo no i-motion sem ser programação, mas há 4 anos usamos assim aqui em casa, a não ser que tenham alterado algo e isso fez "ficar ruim"..

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Em relação ao processo de venda, concordo totalmente. O vendedor não pode supor que o cliente é um especialista/entusiasta ou que sabe tudo sobre o carro, ainda mais quando Assunto é segurança.

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Grande erro do vendedor, mas meu amigo, desencana dessas coisas e curta o carro, vc vai acabar desgostando do carro. Sei q o controle de estabilidade e importante, mas imagine comprar um corolla q nao possui nem o de tração. No crossfox alem do Esc existe o off road q age nos freios em estradas de chao, mas nao vejo necessidade no modo q vou utilizar. Dirija com responsabilidade, esse e o melhor controle q existe. Nao se apegue a essas coisas, ajeita ele do seu jeito e vai ser feliz...

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Eu uso freio de mão, e entendo perfeitamente que esse carro com itens de serie foi feito pra se rodar normalmente sem problema. Ocorre amigos, numa ladeira bem ingrime em transito lento ( subindo e parando) usando freio de mão seu pé direito será inevitável ser usado em conjunto com o freio de mão, pois bem, em alguns testes que fiz, acusa no painel de bordo cambio superaquecido. como vocês fazem? poderiam compartilhar?...o carro simplesmente é show! masque é uma situação super desagradável, isso sim é, principalmente num carro automatizado. Esse item deveria ser de série!

 

pfvr estou aberto a qualquer saída que os especialistas têm pra resolver esse problema, experiencias que voces têm no dia a dia com ele, será de grande valia pra mim e pra outros que acham a mesma coisa, como vcs usam esse conjunto num automatizado pra subir ladeiras prando, saindo, parando, saindo parando,...sei que a maioria de vcs sao mais experientes do que eu.

 

abraços

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Entendo que o local onde você comprou o veículo estava despreparado para a venda do mesmo, mas usar o freio de mão em ladeira é perfeitamente normal, em carros manuais o certo é fazer isso também. O HHC só passou a ser oferecido no modelo 2015 do Fox, todos os anteriores não tinham ele como opcional, e as pessoas tinham que usar o freio de mão. Não sei se mudou algo no i-motion sem ser programação, mas há 4 anos usamos assim aqui em casa, a não ser que tenham alterado algo e isso fez "ficar ruim"..

O carro volta amigo, e liberando o freio de mão, bem antes vc acelera pra encontrar o ponto certo pra ele não descer, e se vc fizer isso vamos supor, numa ladeira de comprimento maior, vai dar com certeza CAMBIO SUPERAQUECIDO no painel de bordo. Por isso gostaria de saber como vcs fazem nesse cambio imotion ,..meu carro é o HIGHLINE 1.6 IMOTION 2014-2015, O último.

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Já apareceu a mensagem de cambio superaquecido no seu? Ou vc viu no manual apenas?

Sempre fiz no aclive sair usando freio de mão, sem deixar rolar pra trás e nunca apareceu mensagem nenhuma.

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Usei o i-motion no Polo por 4 anos e nunca apareceu nada referente a cambio super aquecido no painel....

 

Vendedor.....

 

O melhor, vendedor do planeta se chama G O O G L E..... é muito fácil comprar qualquer coisa, consulte fóruns, opiniões, sites especializados, videos e tudo mais.

 

Cair na mão de vendedores que não sabem e tem muitos que não sabem nada.

 

Quando fui comprar o meu, cheguei na revenda e fui pedindo o que eu queria e nem deixei o carra falar... fui curto e rápido.. não precisa falar nada...quero assim.... esse modelo, essa cor, esses opcionais e ponto final.....

 

Na entrega técnica o cara iria começar a me explicar o funcionamento do i-motion, fui categórico..... "pula essa parte"...

 

Só não perguntei como altera o horário do relógio no painel.....kkkkkk....... alguém sabe.......?????, o resto nem precisou muita explicação.....

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Mano Carlos P um video como prometido...rsrs...kkkk

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Usei o i-motion no Polo por 4 anos e nunca apareceu nada referente a cambio super aquecido no painel....

 

Vendedor.....

 

O melhor, vendedor do planeta se chama G O O G L E..... é muito fácil comprar qualquer coisa, consulte fóruns, opiniões, sites especializados, videos e tudo mais.

 

Cair na mão de vendedores que não sabem e tem muitos que não sabem nada.

 

Quando fui comprar o meu, cheguei na revenda e fui pedindo o que eu queria e nem deixei o carra falar... fui curto e rápido.. não precisa falar nada...quero assim.... esse modelo, essa cor, esses opcionais e ponto final.....

 

Na entrega técnica o cara iria começar a me explicar o funcionamento do i-motion, fui categórico..... "pula essa parte"...

 

Só não perguntei como altera o horário do relógio no painel.....kkkkkk....... alguém sabe.......?????, o resto nem precisou muita explicação.....

kkkkkkkkkkkkkk,..é isso aí!...fica a dica aí né...hoje em dia vc precisa se especializar no produto antes de comprar. kkkk o cara que me entregou o veículo, nem sabia que tinha essa opção HILL HOLD kkk essas concessionárias são hilárias.

 

Carlos, sei que é raro ficarmos muito tempo numa ladeira, mas existem locais e situações que vc fica muito tempo nela. só uma pergunta: Você solta o freio de mão acelerando numa ladeira bem inclinada? ou em qual ponto ou tempo vc começa acelerar pra ele não voltar?..( falo ladeira bem ingrime)..

abraços!

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Já apareceu a mensagem de cambio superaquecido no seu? Ou vc viu no manual apenas?

Sempre fiz no aclive sair usando freio de mão, sem deixar rolar pra trás e nunca apareceu mensagem nenhuma.

Apareceu sim!, foi numa ladeira bem ingrime e que tinha um semáforo. não tem como forçar o acelerador pra não sair sem voltar, ainda mais parando muito. como vc faz pode dizer?

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Olha galera, quero deixar claro que é a primeira vez que tenho um IMOTION, já tive manual e depois automático, essa é a primeira vez que possuo um IMOTION, o carro é fantástico, e sei que com pouco tempo vou me aperfeiçoar.

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Honi, 

 

O meu é um Higline i-motion....

 

Ontem, testei o "assistente de lomba ou ladeira"  para ver se funcionava ou até como funcionava....

 

Ladeira ingrime suficiente para o carro voltar para traz com força....

 

Tirei o pé do freio (com o sinal ainda vermelho) e ele fica alguns segundo imóvel, como se estivesse com o freio de mão puxado, e só depois desce. Fiz três vezes esta situação.

 

Quando abriu o sinal, pude ver que o tempo é muito mais que suficiente para tirar o pé do freio e acelerar tranquilamente.

 

Mas, para quem não tem o assistente de lomba e é i-motion, uma coisa que com o tempo aprendi foi sempre parar na lomba com a marcha no manual (tiptronic). Explico o porque...!

 

Certa vez, parei com o cambio em D1 (automático - primeira marcha) e estava chovendo e escorregadio, acelerei quando abriu o sinal e o carro patinou e com o giro das rodas trocou para D2 (segunda marcha) e não teve força para subir e começou a descer...

 

Se eu não fosse rápido o suficiente para frear e puxar o freio de mão, tinha batido nos carros de traz...

 

A partir deste episódio, sempre, eu estou dizendo sempre subo e desço lombas/ladeiras  com o carro no comando manual.  

 

São coisas que tu vai aprendendo a dirigir com cada situação de cada carro diferente, seja manual, automático, caro pequeno, carro grande, etc.....

 

Um comentário extra..... dirigir o carro nas "borboletas" é uma delicia......!!!!!

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Honi, 

 

O meu é um Higline i-motion....

 

Ontem, testei o "assistente de lomba ou ladeira"  para ver se funcionava ou até como funcionava....

 

Ladeira ingrime suficiente para o carro voltar para traz com força....

 

Tirei o pé do freio (com o sinal ainda vermelho) e ele fica alguns segundo imóvel, como se estivesse com o freio de mão puxado, e só depois desce. Fiz três vezes esta situação.

 

Quando abriu o sinal, pude ver que o tempo é muito mais que suficiente para tirar o pé do freio e acelerar tranquilamente.

 

Mas, para quem não tem o assistente de lomba e é i-motion, uma coisa que com o tempo aprendi foi sempre parar na lomba com a marcha no manual (tiptronic). Explico o porque...!

 

Certa vez, parei com o cambio em D1 (automático - primeira marcha) e estava chovendo e escorregadio, acelerei quando abriu o sinal e o carro patinou e com o giro das rodas trocou para D2 (segunda marcha) e não teve força para subir e começou a descer...

 

Se eu não fosse rápido o suficiente para frear e puxar o freio de mão, tinha batido nos carros de traz...

 

A partir deste episódio, sempre, eu estou dizendo sempre subo e desço lombas/ladeiras  com o carro no comando manual.  

 

São coisas que tu vai aprendendo a dirigir com cada situação de cada carro diferente, seja manual, automático, caro pequeno, carro grande, etc.....

 

Um comentário extra..... dirigir o carro nas "borboletas" é uma delicia......!!!!!

É isso aí! bom te escutar! o teu tem ESC né? vi no outro tópico que vc descreceu! valeu pela dica,... pena mesmo o que aconteceu comigo. mas vou aprender sim...sempre subir no modo manual, interessante amigo!

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É isso aí! bom te escutar! o teu tem ESC né? vi no outro tópico que vc descreceu! valeu pela dica,... pena mesmo o que aconteceu comigo. mas vou aprender sim...sempre subir no modo manual, interessante amigo!

 

Sim o meu tem ESC, espero ter te ajudado nas dicas.

 

Abs. 

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vc já contou quantos segundos O HILL HOLD segura ele na ladeira?,..esse item tinha que ser de série. :growl:

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Uns 3 segundos..... no Highline 2015 é de série........

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Uns 3 segundos..... no Highline 2015 é de série........

Você tá falando do próximo lançamento Carlos P? No que vc comprou foi um item opcional e que vc escolheu não foi?

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Não... o meu é Haghline 2015 e é de série do i-motion.....

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agora to confuso,..no site da wolks o último lançamento esse componente não é de série. o meu tb é o highline imotion, comprei na mesma época que vc.

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Honi, na verdade, no seu caso, não é nem o fato do vendedor não saber o que está vendendo. Eles recebem treinamento da fabrica para vender o produto em lançamento. O caso é que como a maioria dos carros completos, com todos os opcionais e equipamentos, foram a maioria vendidos nas primeiras semanas do lançamento, seja por encomenda na fábrica ou a pronta entrega. Não sei se foi o seu caso pois voce não citou no seu relato, mas creio que o vendedor omitiu essa informação de voce pois ele deve ter imaginado que se voce soubesse da existencia desse equipamento provavelmente iria querer ele no carro e como o que ele tinha disponivel não tinha o equipamento, ficou quieto pra ver o que aconteceria, no caso, voce acabou comprando.

 

Mas o que o Carlos falou é verdade, não da pra confiar em vendedor de carro 0km, ele vai fazer de tudo pra fechar o negócio, inclusive te influenciar na decisão.

O ideal é voce pesquisar na net e ler os diversos relatos que existem de experiencias positivas e negativas e o mais importante, ponderar e chegar a uma conclusão sem se deixar influenciar por um único relato.

 

Quanto ao fato do carro ser I-motion, li em seu relato que voce ja teve carro automatico anteriormente, mas o I-motion não é um carro automatico e sim automatizado, logo, o funcionamento é diferente. Mas a maioria dos vendedores pra forçar a venda acaba dizendo que o funcionamendo do I-motion é o mesmo do automatico o que não é verdade.

 

Aqui no fórum voce vai ler inumeros relatos sobre isso, inclusive temos um tópico especifico falando do cambio automatizado do Fox do pessoal que tem ou teve esse cambio no carro.

 

Abraço.

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