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GiBa

[Projeto Aprovado E Exibido Na Revista Car Stereo #185!! - Atualizado 12/01/15] - Som Hi End (Focal Stereo & Jl Audio Mono)

75 posts in this topic

Eae Galera blz,

 

Estou abrindo esse novo tópico para compartilhar com vocês esse sonho que eu tinha em mente, montar um Projeto De Som Automotivo forte, potente, mas ao mesmo tempo limpo, sem gritaria e distorções... Comecei a gostar de som na época que eu tinha o Fox Prime Vermelho, montei meu primeiro som, fiz por conta um projeto sem saber todo "misturado", Auto Falantes 6x9 Bomber no tampão, falantes triaxiais Selenium nas portas traseiras, ou seja, fiz uma "Salada" rsrs, pois de início tudo é bacana, gostoso de ouvir... mas com o tempo, durante horas no trânsito do dia a dia, horas com o som ligado, fui desenvolvendo uma grande "decepção / desconforto auditivo" com os equipamentos, como se os meus ouvidos ficassem cansados, "irritados" rsrs... dai virei um "louco exigente", fanático por Hi End, um "Audiófilo", primeiramente resolvi ler, ler mais ainda, ler muito para tentar aprender 1% de sons automotivos, pesquisei muito, estudei muito sobre as características, projetos, escutei com alguns amigos durante meses... para depois decidir e correr atrás do objetivo!!

 

Faço meus agradecimentos aos membros Carlinhos Groove, Guidotti, Will, Rafaaz, bem como algum outro membro qual não lembro agora no momento, peço desculpas, pelas opiniões e críticas construtivas... absorvi muito conhecimento na somatória dessa galera!! Esse pessoal fortaleceu bastante o ideal do projeto!

 

Agora vamos ao que interessa rsrs!

 

Equipamentos Utilizados:

 

- DVD 2 DIN Pioneer Avh X8580Bt + Plugs e Adaptadores;

- Receptor de TV Digital DSW;

- Câmera de Ré Butterfly;

- Controle De Longa Distância Stetsom - Até 500 Metros;

- Voltímetro JFA com protetores remotos do equipamento;

- (03) Pares de Cabos RCA Stinger Pro Series 4000;

- (06) Metros de Cabos Força Shok Industries Refference Pro 0 AWG - 54mm;

- (03) Metros de Cabos Força Shok Insdutries Refference Pro 4 AWG - 21mm;

- (02) Rolos com 12 Metros de Fio Paralelo Focal Elite 4mm;

- Disjuntor Automotivo 140 Ah;

- Dois Porta Fusíveis independentes (80Ah e 60Ah) para os módulos;

- Conectores Olhais; Faca; Terminais todos banhados;

- Módulo Focal Fpp 4100 para Stereo;

- Módulo JL Audio JX 1000/1D para o Grave;

- Mega Capacitor Híbrido Technoise de 20 Farahd;

- Kit Duas Vias Focal K2 Power 165 Krs - 6,5 Pol.;

- Kit Coaxial Focal K2 Power 165 Krs - 6,5 Pol.;

- (02) Subwoofer JL Audio 12W3V3, 12 Pol, 500 Rms Cada;

- Par de Encostos de Cabeça com tela de 7 Polegadas;

- Fitas de Led para acabamento e etc;

- Bateria de Gel 75Ah  Optima Yellow Top (Aguardando Chegar);

- Tratamento acústico das portas com manta asfaltica na parte externa e manta acústica DAT em toda parte interna;

- Tratamento acústico do tampão traseiro interno / Estrutura geral do porta malas /  Tampa do porta malas;

- Big Three (Reforço da Alimentação) entre Alternador e Bateria;

 

O projeto está sendo montado pela Empresa Car Audio Design, responsáveis pelo projeto / patrocínio Srs. Marcelo e Ariel.

 

Como sempre, elogios e críticas construtivas são muito bem vindas, afinal é delas que surgem o aprimoramento rsrs!!

 

Abraçoss a todos, fiquem com Deus!

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Pessoal, o som está em fase de instalação ainda... seguem algumas fotos dos equipamentos mencionados blz!

 

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Show de bolha hein vai tocar horrores

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Vei, muito topp, aonde voce comprou os encostos? sao cinza ou caramelo? obrigado

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só  tem uma frase pra explicar: PUTA QUE PARIU!!

hehehehehehe

 

vai ficar show!

 

Depois pôe umas fotos dele instalado!

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Vei, muito topp, aonde voce comprou os encostos? sao cinza ou caramelo? obrigado

 

São cinza, a mesa acabou dando um "caramelada" neles pelo visto rsrs... Comprei numa loja chamada Quality Shop, tem no mercadolivre, mas como moro em São Paulo - SP, comprei pela net, mas acertei a retirada pessoalmente com os descontos virtuais rsrs

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só  tem uma frase pra explicar: PUTA QUE PARIU!!

hehehehehehe

 

vai ficar show!

 

Depois pôe umas fotos dele instalado!

 

 

Coloco sim... se vc fosse de São Paulo - SP, daria para escutar pessoalmente quando ficar pronto!!

 

Essas semanas serão demoradas de passar kkkk

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Faço meus agradecimentos aos membros Carlinhos Groove, Guidotti, Will, Rafaaz, bem como algum outro membro qual não lembro agora no momento, peço desculpas, pelas opiniões e críticas construtivas... absorvi muito conhecimento na somatória dessa galera!! Esse pessoal fortaleceu bastante o ideal do projeto!

A essa altura, considerando os equipamentos e materiais que voce comprou, com certeza voce está um nivel acima em conhecimento de som automotivo.

Espero realmente que tenha o resultado esperado, em tempos de cornetas, super tweeters e outras porcarias que andaram inventando, conheço pouquissimas pessoas que investem no som voltado para qualidade interna.

Ja tem um tempo que não ouço uma boa sonorização montada no carro, sobretudo pelo resultado proporcionado por bons equipamentos e por uma boa forração fono acústica das que voce vai instalar em seu carro. Não só a questão dos equipamentos em si, mas tambem pelo custo, pois obviamente tem valores bem mais altos, mas, sem entrar no mérito dos valores, acredito que voce ira gostar do resultado.

Parabens pelo bom gosto na escolha dos equipamentos, materiais e tambem pelo empenho em compartilhar fotos e resultados com o pessoal aqui do clube....

 

Grande abraço e fique com Deus.

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A essa altura, considerando os equipamentos e materiais que voce comprou, com certeza voce está um nivel acima em conhecimento de som automotivo.

Espero realmente que tenha o resultado esperado, em tempos de cornetas, super tweeters e outras porcarias que andaram inventando, conheço pouquissimas pessoas que investem no som voltado para qualidade interna.

Ja tem um tempo que não ouço uma boa sonorização montada no carro, sobretudo pelo resultado proporcionado por bons equipamentos e por uma boa forração fono acústica das que voce vai instalar em seu carro. Não só a questão dos equipamentos em si, mas tambem pelo custo, pois obviamente tem valores bem mais altos, mas, sem entrar no mérito dos valores, acredito que voce ira gostar do resultado.

Parabens pelo bom gosto na escolha dos equipamentos, materiais e tambem pelo empenho em compartilhar fotos e resultados com o pessoal aqui do clube....

 

Grande abraço e fique com Deus.

 

Brigadão pelo elogio e pelo apoio man! Cada dia que passa é um novo conhecimento adquirido! Próximo encontro se eu der sorte de estar de folga... participarei para mostrar o som tocando... abraçoss!

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Tenta trocar o Rca do estéreo

Audison best ou sonus

Shok elite

Knukonceptz mks

Monster série 300 ou 400

Se puder gastar mais Tchernov

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Tenta trocar o Rca do estéreo

Audison best ou sonus

Shok elite

Knukonceptz mks

Monster série 300 ou 400

Se puder gastar mais Tchernov

 

Na época eu tentei pegar o Audison ou então o monster com preço bacana, mas não conseguiram trazer de fora para mim... e como já estava no limite, acabei não comprando no Brasil, pois é um valor totalmente Surreal para um cabo rca... realmente são superiores rsrs, admito... mas quis investir bem porém não o nível de ser surreal kkkk! Quer ver um exemplo, um kit 3 vias k2 power novo no Brasil está 5.5 mil, nunca pagaria isso num kit de falantes rsrs! Mas para quem tem cacife de verdade é bem mais bacana mesmo esses cabos =D

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Eai pessoal, nada do carro ainda... pegarei amanha com a parte dos falantes instalados, colunas feitas... se der compareço no encontro da segunda feira... não sei se trabalharei ainda! Mas a previsão é terminar só na Sexta Feira da semana que vem por causa do feriado!! rsrs

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Mas se vc pegar um Rca mais refinado pelo menos para o estéreo vc vai ver a diferença .

Trabalho com isto e sei o resultado .

Mas todo set deve ser equilibrado

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Parabéns cara, excelente conjunto.

Show de bola.

Provavelmente irei ao encontro do dia 21, já que apareci em um qdo comprei a caranga no meio do ano passado.rsrsrsrs

Parabéns tomará que fique pronto pra segunda.

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Eae pessoal blz

 

Peço desculpas pela correria, infelizmente o feriado atrapalhou bastante o progresso, precisei do carro um dia também, bem como um rapaz da loja faltou também por problemas médicos, resumindo atrasou tudo essa semana... por enquanto algumas fotos do que foi feito blz

 

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Os encostos com as telas foram instalados, cabeamento todo passado... mas ainda faltam os módulos, megacapacitor, tendo em vista que o porta malas não tem nada pronto ainda em relação a estrutura para fixar os equipamentos...

 

 

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Parte elétrica do cofre do motor já está pronto, estou utilizando temporariamente esta bateria de 90ah original do veículo, acredito que até o início de Maio já tenho instalado a baterial de gel Optima de 75ah no lugar... Disjuntor geral do som de 140ah... optei em usá-lo pq já tinha no Fox, tendo em vista o desarme mais rápido que um fusível queimar, achei bem bacana e eficiente... algumas pessoas são contras, mas como "chave geral" prefiro, pois além disso, serão utilizados dois porta fusíveis após o megacapacitor , separando em 80ah para o módulo mono e 50 ah para o módulo stereo;

 

Nas conexões do cofre, aterramento, cabeamento até o porta-malas foram utilizados cabeamento de 54mm, conectores banhados / estanhados...

 

Na foto 3, mostra o sisteminha do "Big Three"... resumindo, um reforço no cabo de alimentação do alternador para a bateria, o qual possui mais um aterramento independente... sisteminha bacana para suprir mais a recarga da bateria, detalhe: essa manta que recobre o cabo força é do tipo "malha naval" anti chamas...

 

 

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As portas já estão prontas com tratamento acústico feito, ao todo foram duas camadas de manta asfaltica na parte interna metálica da porta... uma camada de manta acústica DAT recobrindo, mais uma camada de manta asfaltica na parte interna do acabamento plástico das portas (peço desculpa pq as fotos do processo estão com meu amigo e não descarreguei ainda rsrs)...

 

Essa foto é um dos crossovers do kit duas vias... cabeamento paralelo focal elite de 4mm nas conexões... obs: o fio preto foi um serviço mal feito do sensor de estacionamento, quando comprei o carro já tinham deixado desse jeito com acabamento porco, posterior vai ser arrumado...

 

Assim que tiver mais fotos posto ai pessoal! Abraçoss

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Sem palavras! Muito top! Parabéns! :D

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Sem palavras! Muito top! Parabéns! :D

 

Vlws man, brigadão!

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Mas se vc pegar um Rca mais refinado pelo menos para o estéreo vc vai ver a diferença .

Trabalho com isto e sei o resultado .

Mas todo set deve ser equilibrado

 

humm bacana... vc trabalha com isso e na prática?? Tem som Hi End top ou casa de ferreiro espeto de pau rsrsrs!!

 

Um amigo está montando um set com kit 3 vias k2 power... fez o mesmo trabalho que o meu nas portas e foi mais além... trocou toda forração plástica da estrutura interna da porta por madeira / resina... posterior fez o "arco" do mid, etc... angulando certinho para o "centro do palco", projeto muitooo legal! Mas financeiro não dá para brincar, custa 4 mil em "mega promoção" um kit 3 vias k2 power no Brasil, bem como uns mil reais por posta para fazer isso!! 6 mil em duas portas não dá... estou fora rsrsrs! Já fiquei 1 ano e pouco só juntando dinheiro para comprar as peças e tudo em promoções ou trazendo de fora kkkk! 

 

Vlws até mais!

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Fala galera blz... conforme havia prometido, novas fotos do andamento do projeto, espero que curtam os detalhes que foram feitos nesta etapa... sugestões e críticas construtivas são muito bem vindas sempre!!

 

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CD PLAYER original do veículo, bem antigo por sinal... nem entrada USB possui rsrsrs

 

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DVD PLAYER instalado no local, fiações, cabeamentos, receptor de TV digital já estão tudo plugado, funcionando... Detalhe: Achei muito bacana nesse ponto a Nissan ter projetado uma "gaveta 2 DIN" perfeita digamos, não necessita de molduras, acabamentos, o DVD fica com o encaixe perfeito, sem atrapalhar a tela retrátil etc... Plug And Play!! Fiquei surpreso nesse ponto!!

 

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Algumas fotos do carro desmontado para fazer o tratamento acústico no assoalho, lataria, etc... bem como passagem do cabeamento...

 

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Bom pessoal o tratamento das portas foi feito da seguinte maneira:

 

Retirado o acabamento / "plástico" isolante interno; superfície limpa com desengraxante... posteriormente as portas foram trabalhadas na parte metálica interna com manta asfáltica (duas camadas), para melhor fixação e acabamento, foram esquentadas / moldadas com maçarico... 

 

Sobre as camadas da manta asfáltica foi fixada uma camada de manta acústica DAT (Pensei inicialmente na marca Focal para manta tbm, porém sinceramente, não vi um custo x benefício melhor, tendo em vista que o material das duas são bem similares, e por não se tratar de algo do tipo "circuito eletrônico", etc... ser algo "físico" apenas, de mesmas propriedades, não vejo a necessidade de pagar quase 2/3 mais caro pelo uso da "Marca X" nesse caso...) porém na prática a preocupação na instalação foi em "lacrar / selar totalmente" a porta, tanto na manta asfástica quanto na acústica, principalmente nas curvas para não perder sintonia, alterar frequências / acústica...

 

"Sobre" a manta asfáltica, na área de contato com o acabamento plástico da porta, foi feita mais uma camada de manta asfáltica, fixação através de maçarico também... como podem ver a intenção era selar 100%, deixar lacrado...

 

Por último, no caso do Sentra ele possui um adaptador plástico originalmente, o qual deixa um vão na porta para instalação de um auto falante até 6x9... para não comprometer a "pressurização / acústica" foi feito um baffle de madeira, além de dar acabamento e evita vibrações / distorções, além de parafuso... resina e silicone de blindagem para fixá-lo.

 

Pontos interessantes: parte do equipamento, do mecanismo elétrico da máquina de vidro não fica no compartimento "maior" do veículo, mas sim dentro do acabamento "plástico" da porta, próximo a coluna dianteira do veículo, isso ajudou bastante na hora de realizar o tratamento rsrsrs

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Galera... para dificultar o projeto, o Sentra como parte dos veículos sedans, possuem esse "problema" digamos... nas portas traseiras do veículo, não existem ORIGINALMENTE locais para fixação de auto falantes, não tem cabeamento nem nada infelizmente... e para não alterar a estrutura original do veículo... foi trabalho em cima da construção inicial... na prática, abaixo do "tampão plástico" que foi retirado... foi refeito a disposição dos auto falantes, originalmente os espaço são de 6x9 também como as portas dianteiras, e isso facilitou para "inovar rsrs"... foi feito o baffle de madeiras para fixar os coaxiais, e propositalmente do lado, foi projetado uma "passagem" um "duto" na intenção de ter um pouco melhor de ganho dos graves do porta-malas na parte interna do veículo (Uma das maiores dificuldades dos veículos Sedans, geralmente, caso o veículo tenha apoio de braço traseiro / porta copos central, é feito uma passagem por ali, mas para "facilitar" o Sentra não possui rsrs).

 

Foi feito o tratamento acústico com manta asfáltica, etc... assim como das portas dianteiras. A foto 04 mostra quando estava INICIANDO o tratamento da parte inferior da estrutura metálica do tampão... além de tirar as vibrações, trepidações, essa manta na base do auto falante coaxial é para evitar o cancelamento de fase que o grave do subwoofer possa ocasionar... desta forma a intenção é isolar o funcionamento dos equipamentos... (desconsiderar porta-malas ainda, acabamento, etc... nem começou ainda a instalação da estrutura, acabamento, etc...)

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Por enquanto é isso pessoal... assim que tiver mais fotos / novidades interessantes vou postando ai para vcs!

 

A intenção desse projeto é ter duas linhas de uso... a primeira focando somente os auto falantes visando agudo, médios, etc... com qualidade limpa, coloquei os coaxiais para tentar equilibrar um pouco o palco sonoro para quem estiver atrás, para quem conhece, o kit duas vias ou três vias da linha focal, etc... domina bem o habitáculo do veículo, mas para quem estiver no banco traseiro fica "estranho'', como se estivesse longe do "show"... então pensei nesse balanço... usando os subwoofers apenas como complemento "fundo sonoro"... A segunda linha será feita visando mais SPL... pois as caixas serão dutadas em função disso principalmente... talvez perca um pouco da frequência equilibrada / constante que uma caixa selada proporciona... mas a caixa dutada baixará bem mais... dai escutarei quando estiver sem a namorada, família dentro rsrsrs

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Belo projeto Giba, ainda estou na fase das cornetas e subs gigantes hahahahahaha. Mas em valores, quanto gastou com isso tudo?

Flws

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Parabéns pelo projeto!! Produtos incomparáveis e utilizados de maneira incrível, da maneira correta!
Estou acompanhando cada evolução do projeto pelo fórum, por favor, poste novas fotos e no final, alguns vídeos!
 

Abs! 

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Belo projeto Giba, ainda estou na fase das cornetas e subs gigantes hahahahahaha. Mas em valores, quanto gastou com isso tudo?

Flws

Ah, boa oportunidade de se espelhar no projeto do GIBA, nem que seja ao menos para o básico, esquece esse lance de corneta....ninguem merece....kkkkkk

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