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Bruno Bolivar

Cambio 1.6 No Motor 1.0

15 posts in this topic

Pessoal, tenho um Fox 08/08 com motor 1.0, pego muita estrada e acho que a rotação do motor é muito alta, ficando em torno de 4500 rpm a 110 km/h, gostaria de saber se trocar o cambio diminui a rotação e se alguém já fez isso?

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Cara, o problema é seu motor. Troca de carro que é mais vantajoso do que mexer com isso.

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Você pode tentar mudar o escalonamento do cambio, pra ele na final ficar mais confortável, Apesar de achar que o 1.0 a essa velocidade grita mesmo.

 

Mexer no motor, trocar cambio da uma dor de cabeça absurda! Mas, nada impede de você fazer uma revisão do motor e do cambio só pra desencargo de consciência.

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Você pode até fazer essa troca, a caixa é compatível, mas provavelmente nunca mais conseguirá desenvolver 110km/h nele. 
As marchas são bem mais longas se comparadas ao 1.0, e isso vai te deixar com um carro muito sem força para subir ladeiras e desenvolver, e o consumo provavelmente aumentará.

 

Vá por mim, os engenheiros trabalharam muito para escolher a relação de marchas do seu cambio.

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Na verdade não precisa trocar a caixa toda. O câmbio MQ200 tem diversas combinações de diferencial usados em Gol/Fox/Polo/Golf. Não sei os números em si, mas provavelmente o diferencial do 1.0 é o mais curto de todos, inclusive com uma 5ª marcha um pouco mais curta. Daria pra trocar os conjuntos de engrenagem para se chegar a uma combinação melhor para o seu gosto.

Uma outra solução mais simples e barata é trocar os pneus por um de diâmetro maior. Isso alonga da mesma forma. Porém, fique ciente que o velocímetro e hodômetro sofrerão alterações (marcarão menos que o original).

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Na verdade não precisa trocar a caixa toda. O câmbio MQ200 tem diversas combinações de diferencial usados em Gol/Fox/Polo/Golf. Não sei os números em si, mas provavelmente o diferencial do 1.0 é o mais curto de todos, inclusive com uma 5ª marcha um pouco mais curta. Daria pra trocar os conjuntos de engrenagem para se chegar a uma combinação melhor para o seu gosto.

Uma outra solução mais simples e barata é trocar os pneus por um de diâmetro maior. Isso alonga da mesma forma. Porém, fique ciente que o velocímetro e hodômetro sofrerão alterações (marcarão menos que o original).

 

 

Obrigado pela resposta de todos!

 

Fiz a alteração de cambio nesta semana, estou rodando a 110Km/h a 2.400 rpm (aprox.) e fazendo uma média de 17km por litro de gasolina. O carro esta mais confortável de se dirigir, com menos ruido do motor e com um cambio bem "elástico" (esta fanzendo 120km/h de terceira sem muito esforço, indo a 5.000 rpm). Para compensar a perda de torque coloquei o filtro de ar da K&N modelo inbox, para manter a caixa do filtro de ar original! Como a primeira do cambio 1.6 também é bem reduzida, não estou sentindo diferença na saida ou subida de ladeiras.

GILCIMAR ANTONIO likes this

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Cara, o problema é seu motor. Troca de carro que é mais vantajoso do que mexer com isso.

 

Concordo plenamente! Mais como gosto de mexer em carros então neste caso pra mim esta sendo um passa tempo. Obrigado pela recomendação!

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Meu próximo projeto será abrir o bloco para 1.6, e encamisar para 1.4, utilizando os pistões do Fox europeu. No fim conto como ficou. Obrigado pela ajuda de todos!

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Pessoal, seguem 2 links com as fichas tecnicas completas dos fox, inclusive com as relações de marchas / diferencial.
Para os fox ea111:
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Bluemotion:
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Usa pistões, virabrequim e bielas da Combi 1.4. Na verdade, o pistão dos 1.4 e dos 1.6 são os mesmos, muda apenas o virabrequim e a biela.

 

 

Meu próximo projeto será abrir o bloco para 1.6, e encamisar para 1.4, utilizando os pistões do Fox europeu. No fim conto como ficou. Obrigado pela ajuda de todos!

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Tem certeza, Elias? Os pistoes da kombosa teriam que ser mais  "altos" para compensar a taxa de compressão do virabrequim menor. Normalmente é o que fazem ao invés de colocar bielas mais compridas, caso contrario a diferença de r/L ficaria absurda haha

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Obrigado pela resposta de todos!

 

Fiz a alteração de cambio nesta semana, estou rodando a 110Km/h a 2.400 rpm (aprox.) e fazendo uma média de 17km por litro de gasolina. O carro esta mais confortável de se dirigir, com menos ruido do motor e com um cambio bem "elástico" (esta fanzendo 120km/h de terceira sem muito esforço, indo a 5.000 rpm). Para compensar a perda de torque coloquei o filtro de ar da K&N modelo inbox, para manter a caixa do filtro de ar original! Como a primeira do cambio 1.6 também é bem reduzida, não estou sentindo diferença na saida ou subida de ladeiras.

110Km/h a 2.400 rpm parece ser a relação de cambio do bluemotion 1.6 confere? e é por isso que estou a procura do bluemotion. Você poderia indicar aonde fez o serviço e quanto saiu? se eu não encontrar um bluemotion quero comprar um fox normal e fazer essa modificação.

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Em 01/04/2014 at 10:19, Bruno Bolivar disse:

 

 

Obrigado pela resposta de todos!

 

Fiz a alteração de cambio nesta semana, estou rodando a 110Km/h a 2.400 rpm (aprox.) e fazendo uma média de 17km por litro de gasolina. O carro esta mais confortável de se dirigir, com menos ruido do motor e com um cambio bem "elástico" (esta fanzendo 120km/h de terceira sem muito esforço, indo a 5.000 rpm). Para compensar a perda de torque coloquei o filtro de ar da K&N modelo inbox, para manter a caixa do filtro de ar original! Como a primeira do cambio 1.6 também é bem reduzida, não estou sentindo diferença na saida ou subida de ladeiras.

Prezado. Cheguei no grupo agora. Tenho um foz plus 1.6 ano 2009. Desde quando comprei observei que o carro possui a quinta marcha muito curta. Quando troca da 4 para a 5 quase não baixa o rpm aumentando assim muito o consumo de combustível. Portanto, pensei que poderia haver um jeito de alongar a 5 marcha ou trocar a caixa. Como gosto bastante do carro gostaria que me explicasse como resolver esse problema. Tenho um gol g4 1.6 e percebo que a 5 marcha dele é bem alongada deixando o motor trabalhar descansado e sendo muito econômico. Observem que a caixa de cambio da VW de 5 marchas do modelo citado, a 4 e 5 marcha parece não ter muita diferenças. Dese já obrigado.

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olá sei que já tem um tempo essa conversa, mas também tenho o mesmo problema no meu fox 1.6 2004, as relações do cambio são muito curtas e para pegar estrada tem que andar a 90 km/h, acima disso fica muito alto o giro do motor. alguém já fez alguma adaptação de cambio??

 

Obrigado

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Rodrigo Franco, o problema dos modelos antes de 2008 está no diferencial, que é extremamente curto. O Polo sofria do mesmo mal.
A partir dos modelos com motor 1.6 VHT, o diferencial foi alongado um pouco, mas mesmo assim insuficiente. Antes era 4,533:1 e depois passou para 4,188:1. Alongaram cerca de 7,6%. As relações de marchas continuaram a mesma.

Então se você conseguir trocar o diferencial pelo 4,188:1 (67X16), já ajuda. Mas como o custo da mão de obra para mexer é caro, às vezes é melhor comprar uma caixa de câmbio completa que sai mais barato. Se encontrar um câmbio do Bluemotion (versão 1.6 de 2012) fica melhor ainda, pois as relações de marchas são mais longas, assim como o diferencial (3,611:1).
 

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