Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Perozzo

Reprogramação Do Motor - Turbo Performance

32 posts in this topic

Boa tarde pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês a modificação que mandei fazer no motor do meu Fox 1.6.

Trata-se de uma otimização do módulo de injeção do veículo. Desta maneira, o veículo ganha mais potência e mais torque.

O software utilizado se chama Turbo Performance e é fabricado na Alemanha, por profissionais qualificados.

Ficou assim:

- Fox 1.6 Gasolina:

Potência

Original - 101 cv

Reprogramado - 112 cv

Torque

Origial - 154 Nm

Reprogramado - 170 Nm

- Fox 1.6 Álcool:

Potência

Original - 104 cv

Reprogramado - 115 cv

Torque

Origial - 156 Nm

Reprogramado - 172 Nm

Aproveito para relatar que a melhora é significativa e nota-se sim a diferença. No caso do Fox, principalmente com o Torque. (a modificação pode ser feita em motores 1.0 também).

Sobre o possível consumo elevado que poderia gerar, não é bem isso que acontece. Segue o que está escrito no site:

"Ainda é necessário salientar que há uma melhora considerável na economia de combustível do seu veículo uma vez que o motor mais potente passa a exercer menos força para o deslocamento até um determinado trajeto economizando o combustível."

Mais algumas informações importantes

A empresa alemã Turbo Performance foi fundada no ano 2000 e é a empresa que mais cresceu neste segmento nos últimos anos na Alemanha, através de serviço de alta qualidade e comprometimento com o cliente. Atualmente disponibiliza 35 pontos de venda somente na Alemanha, fora as representantes na Áustria, Polônia, Grécia, Malásia, Rússia e agora no Brasil.

A Turbo Performance oferece junto com a Carbase Performance chip de potencia / reprogramações para as mais variadas marcas. Todas as reprogramações (software) são feitas por profissionais especializados na Alemanha. A Carbase Performance e a Turbo Performance garantem e entregam um produto de alta qualidade que conquista, dia apos dia, a satisfação de nossos clientes no uso dos seus veículos.

Trata-se de um meio para aumentar a potência do seu veículo através de um sofware de otimização do módulo de injeção do veículo. Uma vez otimizada a potência, você terá um melhor aproveitamento de todo o potencial do seu motor obtendo maior desempenho e força.

Finalizando

O nome da empresa que faz o serviço se chama Carbase Performance. A matriz está localizada em São Leopoldo-RS, porém possui representantes espalhados pelo Brasil.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tudo isso somente reprogramando o módulo de injeção?

Mas isso não dá problema no futuro no conjunto?

 

Sou meio "cauteloso" com relação a isso......

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tudo isso somente reprogramando o módulo de injeção?

Mas isso não dá problema no futuro no conjunto?

 

Sou meio "cauteloso" com relação a isso......

Olha, segundo o site deles e o que o próprio técnico me falou, não há problema algum.

A modificação pode ser desfeita a qualquer momento, sem custo algum.

 

Tem um FAQ no site, se quiser conferir, o link está aí: Please login or register to see this link.

 

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria o que a nascarchips faz em São Bernardo do Campo pelo jeito, é mais uma concorrente do segmento, assim como Unichip, por ai vai... talvez tenha preço melhor por ter menos fama... porém tem que ver o profissionalismo e qualidade do serviço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria o que a nascarchips faz em São Bernardo do Campo pelo jeito, é mais uma concorrente do segmento, assim como Unichip, por ai vai... talvez tenha preço melhor por ter menos fama... porém tem que ver o profissionalismo e qualidade do serviço!

Certo, com certeza.

 

A qualidade do serviço é impecável pelo o que pude perceber. Quanto ao cuidado com o carro, sempre com proteção nos bancos e coisas do gênero. Indiferente do carro que aparece para eles, o tratamento é igual. No dia em que levei o Fox, tinha um Nissan GT-R, Porsche Panamera e um DS5. Pelo nível dos carros, conclui-se que o serviço é garantido.

 

O profissionalismo se pode perceber no momento em que fui atendido pelo técnico. Com pessoas novas, o pessoal não leva muita fé: "Ah, o gurizão deve ter vindo aí só especular", e muitas vezes não atendem direito. Fui atendido muito bem, me explicaram todo o processo por trás do software e tudo.

 

Marquei horário, levei o carro, notei diferença e até agora, tudo tranquilo com a Raposa :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

De 104 para 120CV realmente deve dar uma diferença bruta no carro!

É o que os novos motores 1.6 16V que a VW está desenvolvendo estão prometendo entregar, porém com outra tecnologia, etc...

Tenho vontade de fazer, mas fico receoso com as peças do motor, pois já que a programação não será mais a original, o desgaste do motor e das outras peças internas provavelmente deverá ser maior e mais rápido do que o normal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelos número deve ter ficado bom. Em alta rotação, como ficou? Diminuiu aquela sensação de falta de fôlego a partir dos 4mil RPM?

Fredericci, essas "chipagem" normalmente mudam o mapa de injeção e de ignição. Basicamente a central manda injetar mais combustível e adianta o ponto de ignição, aproveitando a margem de segurança que as fábricas impõem para que seus motores durem mais. Desgastar mais, vai, mas não a ponto de prejudicar o uso. É como se o motor que antes durava 200mil km, dure uns 150mil km, até porque você não vai usar toda a cavalaria a todo momento...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelos número deve ter ficado bom. Em alta rotação, como ficou? Diminuiu aquela sensação de falta de fôlego a partir dos 4mil RPM?

Fredericci, essas "chipagem" normalmente mudam o mapa de injeção e de ignição. Basicamente a central manda injetar mais combustível e adianta o ponto de ignição, aproveitando a margem de segurança que as fábricas impõem para que seus motores durem mais. Desgastar mais, vai, mas não a ponto de prejudicar o uso. É como se o motor que antes durava 200mil km, dure uns 150mil km, até porque você não vai usar toda a cavalaria a todo momento...

Bom saber cara, sou meio leigo nesses assuntos....

Deve ficar bom então, visto que essa potência creio que seja o desejo de muitos donos de raposas...

Com relação a consumo, como será que fica? 

No site os caras dizem que  fica mais econômico devido ao fato de maior potência, menor esforço do conjunto.

Na prática, alguém com números reais?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal mandei um email pra eles e me responderam rapidamente.

Olha a resposta.

 

Prezado Robson

 

A Carbase Performance valoriza o relacionamento entre nossos clientes e agradece seu contato.

 

Somos  representante oficial da empresa alemã  Turbo Performance no Brasil.

 

Clique no link abaixo para tirar suas duvidas a respeito da modificação em seu carro. 

Please login or register to see this link.

 

Com a reprogramação da Carbase Performance, seu carro ficará mais ágil em retomadas, ultrapassagens e em arrancadas. Em viagens, onde se exige menos do carro, seu consumo irá melhorar de 7 a 10% em carros turbos e de 3 a 5% em carros aspirados, desta forma o carro andará mais dócil, exigirá menos do motor e com isso fará menos ruído proporcionando um andar mais suave e uma viagem mais confortável, tudo devido ao ganho de torque e potência.

Para a reprogramação, você deverá deixar o carro na Carbase Performance pela parte da manhã e entregaremos ele na parte da tarde, a partir das 16:00 horas, devido ao fuso horário com a Alemanha que é de cinco horas.

O valor da reprogramação seria de R$880,00 e poderá ser pago em até três vezes no cartão Master ou Visa, no pagamento à vista temos condições especiais.

 

 

Para mais informações ou duvidas, por favor, entre no link abaixo.

Please login or register to see this link.

 

Favor agendar o serviço com no mínimo um dia de antecedência.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Juliano Virtuoso

Suporte Técnico

 

 


   

Tel Please login or register to see this link.

Fax Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quanto ao consumo, eu duvido que melhore, ainda mais nessas proporções. Sem ajustes no câmbio e/ou diferencial o consumo só tem a piorar. Não há milagres.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelos número deve ter ficado bom. Em alta rotação, como ficou? Diminuiu aquela sensação de falta de fôlego a partir dos 4mil RPM?

Fredericci, essas "chipagem" normalmente mudam o mapa de injeção e de ignição. Basicamente a central manda injetar mais combustível e adianta o ponto de ignição, aproveitando a margem de segurança que as fábricas impõem para que seus motores durem mais. Desgastar mais, vai, mas não a ponto de prejudicar o uso. É como se o motor que antes durava 200mil km, dure uns 150mil km, até porque você não vai usar toda a cavalaria a todo momento...

Ficou ótimo Sekiya! Ele responde muito bem após os 4 mil RPM, ficou bem mais esperto, dá pra notar a diferença! Principalmente nas 3 primeiras marchas :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quanto ao consumo, eu duvido que melhore, ainda mais nessas proporções. Sem ajustes no câmbio e/ou diferencial o consumo só tem a piorar. Não há milagres.

Estou acompanhando esse tópico e  concordo com voce, alias, não só isso, como aqui na cidade de São Paulo tem a bendita da "inspeção veicular" onde são medidos os gases de escape, não creio que essa reprogramação não altere os niveis de emissões. Apesar dessa inspeção estar suspensa aqui em SP, mais hora menos hora irão acabar colocando ela novamente como obrigatória e na ocasião dessa inspeção é bem provavel que o carro apresente diferença nessas emissões e acabe por ser reprovado. Só estou comentando é claro, pois se não fosse por essa inspeção anual acredito até que seria valido pra quem quer dar uma melhorada na eficiencia do motor do carro....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem lembrado Will. Pode ser um empecilho a mais na hora de fazer. Alguém que tem carro preparado e licenciado em São Paulo, sabe dizer como procede nesses casos?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém sabe dizer se tem no rio, aqui tem outras opções mas vai uma $$, para a galera que ta com receio o carro em fiscalização não mudaa até quem tem garantia a css não percebe que o carro ta reprogramado isso só com o trabalho bem feito.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa Tarde senhores!

 

Angraçado, acabei de realizar o Remap do meu carro aqui em Campinas/SP, na Advanced Motors e achei esse tópico recente, poderia te-lo visto antes!

 

As informações que o @Perozzo recebeu junto à oficina são praticamente iguais as que também recebi, tanto no aumento dos cavalos como no gasto de combustível.

 

Andei com o carro apenas da oficina para o meu serviço, que são uns 3 km. AINDA não senti uma diferença perceptível, quero ver amanha quando pegarei estrada para Sorocaba.

 

O que me incomoda é o fato de que, quando troco da Gasolina para o Etanol, sinto uma BOA diferença de potência, o motor "grita" bem mais, mesmo com um ganho de apenas 4 cv. Agora, se eu não sentir diferença igual ou maior do que essa na troca de combustível, ficarei na dúvida quanto à real potência que meu carro estará, no caso, se me enganaram!

 

abraços!  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para que a VW gastaria milhões para fazer um novo 1.6 se só colocando esse chip já chegaria na cavalaria/torque/consumo do novo 1.6?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Toda ação tem uma reação. Maior potencia = maior calor, tomem cuidado com isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Cristiano,

 

E então, notou diferença no desempenho do seu carro?

 

Abraço!

 

Boa Tarde senhores!

 

Angraçado, acabei de realizar o Remap do meu carro aqui em Campinas/SP, na Advanced Motors e achei esse tópico recente, poderia te-lo visto antes!

 

As informações que o @Perozzo recebeu junto à oficina são praticamente iguais as que também recebi, tanto no aumento dos cavalos como no gasto de combustível.

 

Andei com o carro apenas da oficina para o meu serviço, que são uns 3 km. AINDA não senti uma diferença perceptível, quero ver amanha quando pegarei estrada para Sorocaba.

 

O que me incomoda é o fato de que, quando troco da Gasolina para o Etanol, sinto uma BOA diferença de potência, o motor "grita" bem mais, mesmo com um ganho de apenas 4 cv. Agora, se eu não sentir diferença igual ou maior do que essa na troca de combustível, ficarei na dúvida quanto à real potência que meu carro estará, no caso, se me enganaram!

 

abraços!  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola a todos.

 

Moro em Curitiba e aqui tem o " italiano competições" que faz a reprogramação da central de injeção. Fiz no meu fox 1.6 e coloquei as "tais" velas iridium power. Então a diferença fica em torno de 10%, o fox tem 101cv e vai prá 112cv. O comportamento muda? Sim a resposta é sim. Vale a pena? Não, a resposta é não. Muda muito pouco e o gasto é muito alto. Estamos falando de 10% é quase imperceptível a mudança. A raposa fica um pouco mais esperta e mais esportiva e na ânsia de ter um carro "chipado" o consumo pode sim aumentar porque vc vai querer pisar mais fundo. E tem outra só funciona bem no etanol quando coloca gasolina a central não reconhece o combustível e fica difícil a partida. A única coisa ao meu ver é que em baixa rotações fica mais gostoso de dirigir pelo torque mais alto. Mas prá que pensa, "como eu pensava", que a mudança será radical vai se decepcionar. Muda o comportamento? Muda, mas muito pouco e o investimento é alto pelo retorno.

bacoco and rsigel like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que se gasta com essas perfumarias é preferível gastar comprando outro carro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, vamos lá... O que a central controla é basicamente o tempo de injeçao de combustivel no motor, a abertura da borboleta, e o ponto de ignição da bobina. Avanços no ponto do motor costumam trazer mehoras tanto em performance, quanto em consumo, percebi nitidamente isso na minha parati que possuia distribuidor, e podia regular o ponto usando uma simples chave 13 se nao me engano :jig:. Coloquei um calço no acionador da borboleta dela, pra manter 3000 rpm (rotaçao que o motor trabalhava nas minhas viagens), e fiquei mechendo no distribuidor até achar o ponto onde o motor conseguia a mais alta rotaçao com a mesma aceleraçao. Resultado: melhorou consumo e performance, mas enquanto na cidade em baixas rotaçoes, eu precisava acelerar bem delicadamente porque se sentasse a bota ela grilava em baixo giro. Depois desfiz isso porque achei que que poderia prejudiar meu motor, mas enfim.
 

Como as centrais atuais, conseguem variar o ponto de igniçao conforme a rotaçao e carga no acelerador por meio de um mapeamento no software, creio que otimizaçoes ai sejam complicadas, mas ainda podem mecher no tempo de injeçao, já que mistura levemente mais rica que a estequimétrica tende a fazer o carro andar mais :devil:  Claro, o consumo piora, mas vale lembrar, que é possivel mudar a mistura conforme a pressao no acelerador, por exemplo: Se vc programar uma mistura um pouco mais pobre abaixo de 70% de aceleração e mais rica acima disso, o carro provavelmente vai ficar mais economico em rodagem normal, e mais ligeiro quando sentar a bota. Mas como nem tudo são flores nessa vida, tem seu preço: Misturas pobres, tendem a gerar maior carbonização na queima, bem como temperaturas mais elevadas, o que pode levar a uma menor vida útil do motor, enquanto que uma mistura rica, além de aumentar o consumo, ouvi dizer que nao faz muito bem as velas.

 

Enfim, na mecânica, "ganha ganha" são complicados, na maioria das vezes ganha-se de um lado e perde de outro, exceto em mudanças como usar componentes mais leves, reduçao de atritos com melhores lubrificantes, etc. Reprogramaçao provavelmente traz sim ganhos, mas será que de fato valem a pena? Ao medir o carro em dinamômetros após modificaçoes, lembre-se: a vw adora mentir em seus resultados, quase sempre entregam bem mais que o prometido. EA 211 no alcool andam entregando 88~90 cv (contra 82 do prometido), 111 1.6 se nao me falha a memoria entregaram 108~110, e os 211 1.6 128 cv, mas é claro, depende da temperatura ambiente, quantia de O² no ar, se pá até a humidade deve mudar esses resultados, ou seja, se o carro entregou 108 cv, e após a reprogramaçao entregou 113, lembre-se que existe uma bela margem de erro nesses testes, e que o simples uso de combustivel melhor, pode trazer resultados tão bons quanto xD

Nada contra reprogramaçao, em caso de motores sobrealimentados, ou com caracteristicas físicas alteradas (comando, etc), até recomendo fortemente a reprogramação, mas... Para motores 100% originais, acho que muito engenheiro já quebrou bastante a cabeça tentando otimizá-los haha.

 

Abraço a todos

bacoco likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Assim que acabar a garantia do meu vou lançar algumas modificações como escape, coletor novo, filtro, comando, volante aliviado e reprogramação. Por que aí vou oitimizar o carro para uma nova realidade e talvez dê mais resultados e/ou aproveite melhor das modificações. Queria era poder testar em dinamometro isso e não ficar só no achômetro. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Cristiano,

 

E então, notou diferença no desempenho do seu carro?

 

Abraço!

Boa noite Perozzo,

 

Perdão pela demora, não frequento muito o fórum, preciso voltar a me inteirar um pouco mais.

 

Falando sobre o Remap, posso falar que me arrependi. Não senti melhora nenhuma, tanto na performance como no consumo. Diante disso, amanhã se me sobrar tempo pela manhã irei levar meu carro em um Dyno para testar ele, ver se realmente aumentou 10cv.

 

Eu tenho pensando mesmo em turbinar ele...não quero nem 150cvs, gostaria de ter uns 130 a 140cvs, não tendo necessidade de fazer troca de embreagem e tudo mais.

 

O que vocês acham? Andar com uns 140cvs?

 

abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Perozzo,

Perdão pela demora, não frequento muito o fórum, preciso voltar a me inteirar um pouco mais.

Falando sobre o Remap, posso falar que me arrependi. Não senti melhora nenhuma, tanto na performance como no consumo. Diante disso, amanhã se me sobrar tempo pela manhã irei levar meu carro em um Dyno para testar ele, ver se realmente aumentou 10cv.

Eu tenho pensando mesmo em turbinar ele...não quero nem 150cvs, gostaria de ter uns 130 a 140cvs, não tendo necessidade de fazer troca de embreagem e tudo mais.

O que vocês acham? Andar com uns 140cvs?

abraços

Voce testou no dino antes do remap? Caso negativo nem tem base pra comparar dai.

Share this post


Link to post
Share on other sites

104cv com alcool de potência no motor já é uma base. 140cv acho pouco pra um turbo sem ser oem, muito gasto pra pouco ganho (aspirado também, muito gasto)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now