Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Rapaci

Desmontando Painel Central / Rádio Original 2Din - Fox Rock In Rio 13/14

53 posts in this topic

Salve Galera!!!

Resolvi dar um UP no som da raposa e farei por conta própria (entendo um pouco do assunto), mas não quero tirar a originalidade do carro e como não ligo muito para DVD (pois só quem curte são os passageiros) optei por manter o rádio original mesmo, adicionando os módulos, caixa e etc., mas para isso precisava desmontar o painel e dar uma olhada em como era o esquema de fiação e tal. Zerei a internet atrás de um "manual", "passo a passo" ou qualquer coisa do tipo para desmontar o painel central e não encontrei (só encontrei dos modelos antigos do Fox), mas com a super dica do amigo Please login or register to see this link. consegui fazer sem grandes problemas e decidi montar o "faça você mesmo"..

Acredito que dê pra usar como referência não só no modelo Rock in Rio, mas em todos os que forem modelo 13/14 (já com o interior reestilizado..)

Chega de blablablá e mãos a obra!!!


____________________________________________

1 - Ferramentas necessárias:

- Espátula, para desencaixar o painel (essas de pedreiro mesmo, nem muito fina e nem muito grossa e com as pontas arredondadas) ou algo semelhante;

Mas porque umas espátula?! Porque a base de apoio dela é bem larga (diferente de uma chave de fenda por exemplo), logo, independente de como você girar ela na hora de forçar, o risco de danos no painel é MUITO pequeno..

Please login or register to see this image.


- Jogo de Chave de Torque, também conhecida como Estrela (na verdade só vai precisa de uma, mas não lembro a medida) para soltar o rádio;

Please login or register to see this image.


2 - Aqui vou deixar uma foto de como é o painel pela parte de dentro, com cada tipo de trava e onde elas estão localizadas, assim vocês decidem por onde vão começar a desmontar (ali em baixo mostro por onde comecei), o bom é que ele é todo de encaixe, não tem parafusos, é só usar um minimo de força e bastante jeito que ele pula fora fácil fácil;

Please login or register to see this image.

Os círculos VERMELHOS são travas metálicas, elas agarram um pino plástico que fica no painel;
Os círculos VERDES é o ao contrário dos vermelhos. São na verdade o pino de plástico, onde a trava metálica fica no próprio rádio;
Os círculos AZUIS são apenas guias de centralização, para não precisar forçar na hora de encaixar;
Os círculos AMARELOS são travas de plástico, atenção redobrada nelas!!!


3 - Eu escolhi o lado esquerdo pela parte de baixo, ao lado do botão da temperatura do ar condicionado, para encaixar a espátula (escolhi este pois se desse alguma merda e marcasse o painel seria o lugar onde eu menos iria ver.. hehehe);

Please login or register to see this image.

 

Please login or register to see this image.

 

 

Please login or register to see this image.

Escolhi girar a espátula no sentido anti-horário onde a força seria aplicada na extremidade de baixo do painel (faça isso segurando a espátula pelas pontas que estão no painel, não pelo cabo, assim o risco de escapar e riscar o painel será menor..)


4 - Depois de soltar as primeiras travas esqueça a espátula, faça o resto com as mãos e seja muito cuidadoso pois embora não aparente, esse painel é bem fino e frágil. A parte que fica abaixo dos botões de pisca alerta e etc é mais chatinha de tirar, pode usar um pouco mais de força e jeito nela;

 

Please login or register to see this image.

5 - O painel sai inteiro na sua mão, não se preocupe com as travas elas são todas fixas e não vão cair (a menos que você as quebre...rsrs);

Please login or register to see this image.


6 - Solte os 4 parafusos de torque que prendem o rádio, são só esses quatro da frente mesmo;

Please login or register to see this image.


7 - Puxe o rádio para fora com cuidado pois os cabos não são muito longos;

Please login or register to see this image.


8 - Exitem apenas 2 cabos, um é o com todos os fios necessários para o funcionamento (quadrado preto grande) e outro é o da antena (quadrado pequeno branco). O grande é mais fácil de tirar, ele tem uma trava na parte de baixo na qual você vai apertar para soltar um esquema de arco, passe os dedos até achar essa trava, entenda como tem que soltar e o faça com cuidado, quando você soltar o plugue sai automaticamente. O pequeno da antena tem uma travinha lateral, é só puxar ela pra trás, deixar solta e puxar o cabo (ele tem um pouco de pressão, pode forçar);

Please login or register to see this image.


9 - Após desconectar os cabos o rádio está solto por completo, fique atento a um "espaçador" que fica entre o rádio e o painel, ele fica ali só apoiado, se for mexer nos cabos tire-o fora para não quebrar;

Please login or register to see this image.


10 - O rádio possui um adesivo com o esquema elétrico dos pinos onde vai conectado o plug grande, e é divido em 2 partes. A primeira ao lado esquerdo marcado pela letra "A" é referente aos alto falantes (apenas eles), são 4 canais (1 canal independente para cada alto falante de cada porta) e o outro lado, letra "D", é referente a alimentação e demais funcionalidades, letras "B" e "C" não tem nada ligado;

Please login or register to see this image.

A boa notícia é que no plug grande e preto, essa parte "A" pode ser destacada (na foto dos plugs, essa parte é um conector retangular amarelo), sendo assim você pode comprar um adaptador de chicote e não precisará cortar os fios do carro, mantendo tudo original.

Por via das dúvidas eu destaquei ele fora e conectei o plug grande de volta no rádio (deixei o amarelo desligado) e testei as funcionalidades do volante e sensor de ré, e tudo funcionou perfeitamente, apenas não saiu som nos auto falantes (obviamente).

Outro detalhe importante é que quando você religar os plugs e ligar o som ele vai pedir o CODE, eu fucei no manual e não achei a sequencia numérica ("senha"), ele manda você procurar uma CC da Volks, e também preferi não arriscar a senha que aparece na tela, porém no próprio manual diz que caso você precise desligar e ligar o cabo da bateria, antes de ligar o som você deve colocar a chave no contato e ligar o painel (pois o code fica memorizado em algum lugar), como foi cortado a energia do rádio ao retirar os plugs, a lógica seria a mesma, então eu fiz o que dizia no manual e funcionou normalmente.


11 - Para remontar tudo, basta fazer o processo inverso (não esqueçam de colocar o "espaçador" do rádio/painel que você retirou, faça isso antes de ligar os plugs, eu esqueci e tive que desligar tudo de novo para colocar ele de volta.. hehehe)

____________________________________________


Bom Galera, é isso aí, boiada de fazer, muito mais simples do que parece, só tomar o máximo de cuidado e tudo sairá bem!!...

Espero ter ajudo os aventureiros, que assim como eu, gostam de fazer as coisas por conta própria com a certeza que ficará bem feito. As vezes fica bem melhor que os serviços de porco que algumas lojas oferecem, sem marcas no painel, sem gambiarras e o mais importante.. sem custo de mão de obra!!!

Forte abraço a todos, e qualquer dúvida estou a disposição.. =)

Victor Cesar Gonçalves and Sircm4x like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um dos melhores D.I.Y. que já vi aqui. Parabéns o.O

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pelo DIY, o crédito é todo seu Rapaci. Valeu pela contribuição e paciência em elaborar o texto com as fotos e respectivas explicações.

Ate coloquei em destaque pro pessoal que tava curioso pra saber como desmontar esse painel para a retirada do som..

Como o Maersk escreveu, um dos melhores DIY ja postados aqui e um dos mais esperados...

Abraço

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caraca, muito bom! Parabéns pela iniciativa, vai ajudar muitas pessoas!

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mto bom DIY cara Mandou bem demais

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, Parabéns pelo DIY, muito didático, bem explicado e detalhado.

Precisamos de mais destes e mais gente como você no fórum!

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caraca... Showww, top o DIY, muito bem explicado..até q enfim vou tirar da caixa e usar meu AVH-8480BT...kkkk

Parabéns ao autor do DIY, como o Maersk disse, um dos DIY mais esperados pela galera mexxxmo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara parabéns pelo tutorial, eu estava louco querendo saber como desmontar essa jossa. Kkkkk

Pergunta no chicote do radio tem fio remote pra ligar e desligar o módulo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aew galera!!.. Obrigado pelos elogios e comentários positivos..

Sempre que eu puder ajudar tenham certeza que eu o farei com o maior prazer!!!  =)

 

 

Cara parabéns pelo tutorial, eu estava louco querendo saber como desmontar essa jossa. Kkkkk
Pergunta no chicote do radio tem fio remote pra ligar e desligar o módulo?

 

 

Please login or register to see this link. , está ai uma ótima pergunta!! kkkkkk...

Eu estava com o projeto todinho montado aqui na minha cabeça para dar início na montagem na segunda-feira que vem, e só esqueci de pensar nesse "PEQUENO" detalhe!!!.. kkkkkK... básico né?!.. Sem o remote a porra toda não vai funcionar.. ¬¬'.. (que burro, dá zero pra mim!!!)

 

Bom, nas fotos la em cima tem uma foto do esquema elétrico do som (ele vem colado no próprio aparelho, não sei se todos os modelos são iguais), pelo pouco que eu conheço, eu imaginaria que seria o pino 13 (onde tem um "R _/-"), o simbolo se não me engano é uma chave "liga/desliga" (me corrijam se eu estiver errado) e o "R" seria de remote (?!?!?!)... MAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSS.. olhando para o plug e vendo quais fios vão aonde, descobri que esse pino não está ligado em nada, não tem fio para ele.. os que estão ligados são os 9, 10 ("CAN+" e "CAN-"), o 12, 15 e 16 ("sinal de negativo com circulo dentro - imagino q seja o terra", "+ positivo" e "SAFE"), o resto (quadrado amarelo) são os auto-falantes.. pois bem, por eliminatória eu ficaria com o SAFE, mas sinceramente duvido que seja.. o ideal é pegar uma lampada de teste e ver fio por fio qual ela acendera quando o rádio por ligado, depois pegar um multímetro e verificar e é 12 volts... caso não seja nenhum, seria interessante testar pino por pino (no caso os que não tem fio do chicote ligado nele) se não for nenhum deles FU***!!!!!.. Não consigo imaginar uma solução alternativa a não ser uma chavinha 12 volts da bateria para "excitar" os módulos.. =/

 

Farei os testes assim que possível e volto aqui pra compartilhar.. se alguém conseguir uma resposta antes, por favor me avisem!!! =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeira coisa que pensei foi no remoto. Kkkkkk

Quem poderá nos responder provavelmente será o Will, o mestre das instalações. Kkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns meu amigo, ótimo tutorial!

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , tenho boas e más notícias.. rs..

 

Notícia boa: Minha lógica de raciocínio estava correta, de todos os pinos que tem no rádio, apenas o 13 (aquele com símbolo "R _/-") emite sinal 12 volts e pode ser desligado, porém existe um detalhe.. Nos rádios comuns, o fio azul com listra branca (Remote/Antena Elétrica) apenas liberam sinal 12 volts quando o rádio está ligado, cancelando imediatamente o envio quando desligamos o mesmo (correto?!).. No nosso caso (pelo menos no Fox Rock in Rio, que é o meu caso) isso também acontece, mas com 3 situações diferentes..

 

1- Chave fora do contato, rádio ligado = sinal 12 volts (quando desliga o rádio, o sinal é cortado) - Neste caso, ok, funciona como de costume, como precisamos;

 

2- Chave no contato, contato ligado (e tbm após desligar o mesmo, mas permanecendo a chave no contato), rádio ligado = sinal 12 volts (quando desliga o rádio, o sinal de 12 volts permanece, só é cortado quando retira a chave do contato) - Neste caso os módulos permaneceriam ligados se caso desligássemos o rádio mas deixasse a chave no contato, exemplo carro na garagem, até ai blz.. é so não esquecer de tirar a chave do contato quando estacionar o carro ;

 

3 - Chave no contato, painel ligado, rádio desligado = sinal 12 volts (mesmo sem ligar o rádio, o sinal de 12 volts permanece, só é cortado quando retirar a chave do contato) - Neste caso, ordem inversa do anterior, os módulos estariam ligados com vc dirigindo mesmo sem ligar o rádio, ou seja, vida útil dos módulos reduzida (talvez?!?!), sei lá;

 

A conclusão é que a todo momento que o contato do painel estiver ligado tem 12 volts excitando os módulos, com ou sem rádio ligado, desligou o contato mas não retirou a chave, tome sinal nos módulos!!!.. Esqueceu de retirar a chave da noite pro dia.. adeus bateria! =\

 

_________________

 

 

Notícia ruim: Não encontro de maneira alguma um chicote com o plug num tamanho legal e posição correta de encaixe para adaptar na conexão do chicote original do carro.. já rodei tudo que é loja de som aqui da minha região, inclusive MercadoCar, Lojas de Eletronicos e etc..., logo, não vejo outra saída a não ser cortar os fios e mandar a garantia pro vinagre!! ='(

 

Será que o Please login or register to see this link. não conhece algo que de pra adaptar?!?!  =)

 

 

Ainda não consegui pensar em um jeito de resolver esses problemas!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rapaci, vc procura por esse plug? Please login or register to see this link.

tem esse também Please login or register to see this link.

Rapaci likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os links que o Nelson postou acima até servem, só precisa confirmar se da certo nesse aparelho original VW. Quanto ao sinal REMOTE do aparelho original, na versão anterior ja estava vindo assim, se não me engano, os 12/12 e alguns 12/13 sairam com essa limitação.

Um rele auxiliar conjugado com saida NA e NF 87 e 87A pode resolver, mas precisa testar, essa condição da chave que sempre esta emitindo sinal na saida REMOTE.

Rapaci, voce que esta estudando o chicote elétrico, estou acompanhando seu raciocinio e sua evolução, no entanto, estou numa correria danada esses dias, mas to aqui pensando numa forma de ajudar a solucionar, mas quase certeza que o uso o do rele ira resolver essa situação.....

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complicado isso hein...

O mais facil seria colocar uma chave tic tac logo, que seria mais seguro.

Mas pra ficar original entre aspas. rsrsrs

Pde-se tentar isso do relê eh baratinho msm.

Acompanhando a saga...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complicado isso hein...

O mais facil seria colocar uma chave tic tac logo, que seria mais seguro.

Mas pra ficar original entre aspas. rsrsrs

Pde-se tentar isso do relê eh baratinho msm.

Acompanhando a saga...

Não é complicado, é só caso de estudo do que exatamente precisa ser feito. No caso o Rapaci tem o conhecimento para lidar com a situação, no caso o rele pode dar certo, só não consigo ajudar mais por conta da limitação pelo fato de não estar com o carro para testar e encontrar a solução. Mas logo ele consegue resolver o caso e posta aqui pro pessoal montar, pelo visto ele leva jeito pra mexer com essas coisas...rsrsrsrsr

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rapaci, vc procura por esse plug? Please login or register to see this link.

tem esse também Please login or register to see this link.

 

Please login or register to see this link. , não era exatamente isso que eu tinha em mente.. maassss.. acho que pode servir se eu readequar a adaptação que tinha imaginado.. vou precisar pensar nisso com calma.. muito obrigado pela dica!

 

 

 

 

Não é complicado, é só caso de estudo do que exatamente precisa ser feito. No caso o Rapaci tem o conhecimento para lidar com a situação, no caso o rele pode dar certo, só não consigo ajudar mais por conta da limitação pelo fato de não estar com o carro para testar e encontrar a solução. Mas logo ele consegue resolver o caso e posta aqui pro pessoal montar, pelo visto ele leva jeito pra mexer com essas coisas...rsrsrsrsr

 

Please login or register to see this link. , eu posso testar esse lance do rele, não conheço muito de rele, só a teoria básica onde entendo que é um "chaveador" de tensão eletrônico na qual precisa ser 'excitado' para ligar ou desligar alguma coisa..  mas ai entra a dúvida.. onde eu ligaria um rele?! Certamente num 12 volts da bateria, mas e pra 'excitar' ele??.. Precisaria de um sinal de algum lugar do rádio quando ele ligasse (o próprio remote???.. mas ai nao daria no mesmo??)... Fiquei um pouco confuso agora.. rsrs..

 

Acho que se me passar um diagrama elétrico ou um "ligue tal coisa em tal lugar" e o modelo do rele certinho eu consigo testar e resolver essa saga de uma vez por todas...

 

E se for o caso extremo tbm, ligamos direto no remote mesmo.. pensando que, eu não ando com o carro sem ligar o som.. rs.. mesmo que baixo ele sempre esta ligado.. é muuuuuuito raro o som ficar desligado, e tbm nao deixo a chave no contato quando guardo o carro pois preciso dela pra ativar o alarme... fora que pensando melhor, teríamos uma vantagem tbm, pois já que  não é necessário desligar o rádio no fox, basta tirar a chave do contato que o rádio desliga automaticamente, e tbm seriam desligados os módulos..

 

Será que não estamos complicando uma coisa simples? =S

 

De qualquer forma me passe as informações pra eu testar.. fiquei curioso agora... rsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. ,Please login or register to see this link. e Please login or register to see this link. , olhem o que eu encontrei!!!! =).. Estou dando saltos de alegria aqui velho... kkkkkk... Zerei a internet mais uma vez atrás disso, mas dessa vez consegui achar.. pessoal de Curitiba lá.. super atenciosos.. tiraram todas as minhas duvidas inclusive tirando fotos do produto e me mandando!!!...

 

Segue a foto e os links para comprar de quem interessar:

 

Please login or register to see this image.

 

Se você for pessoa jurídica deve comprar por esse canal:
Please login or register to see this link.
 
Se for pessoa física por esse canal:
Please login or register to see this link.
Sircm4x likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vc queria dois chicotes é isso? E o conector da antena como ficou?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vc queria dois chicotes é isso?

 

Na verdade eu queria algo que fosse adaptavel e tal.. que não precisasse cortar o chicote original.. ai encontrei isso daí.. mas estava pesquisando sobre a empresa aqui e não consigo encontrar nada que me de referencia de garantia de entrega.. foda viu!!! ¬¬'.. fora que o preço ficou meio salgado.. R$80,00 com o frete será que tá caro?! Nao tenho base nenhuma pra referencia de preços tbm...

 

O da antena não mexi.. vou usar o som original mesmo.. a antena não mudará em nada..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só uma informação complementar que consegui a poucos dias a respeito desse aparelho 2 DIN da versão 2014 do Fox.

Mesmo tendo o código de liberação do aparelho, ele NÃO funciona em outro Fox. Me parece que o painel de instrumentos do carro mantem uma espécie de protocolo que só é liberado na própria VW com uso de scanner.

Agora não sei se o aparelho não funciona por completo ou se somente as informações dele que não são passadas a tela do I-system e o player funciona normalmente.

Fica a dica pro pessoal que comprou o carro na versão 2014 e ficou tentado a comprar o aparelho usado ou novo sem ser de fabrica.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Toma gastar dinheiro pra liberar o player em outro carro.

Isso eh Vw. Kkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só uma informação complementar que consegui a poucos dias a respeito desse aparelho 2 DIN da versão 2014 do Fox.

Mesmo tendo o código de liberação do aparelho, ele NÃO funciona em outro Fox. Me parece que o painel de instrumentos do carro mantem uma espécie de protocolo que só é liberado na própria VW com uso de scanner.

Agora não sei se o aparelho não funciona por completo ou se somente as informações dele que não são passadas a tela do I-system e o player funciona normalmente.

Fica a dica pro pessoal que comprou o carro na versão 2014 e ficou tentado a comprar o aparelho usado ou novo sem ser de fabrica.....

Se for assim então nem tem como revender.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.