Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Will1

Limpeza De Bicos Injetores.

9 posts in this topic

Voce acha que limpeza de valvula injetora ou descarbonização é uma embromação? Nem sempre, descubra quando elas são realmente necessarias.

 

Limpeza de bico de injeção

Pergunte a quem já fez revisões numa concessionária quantas vezes achou no orçamento uma série de serviços desnecessários, como limpeza de bico ou descarbonização. É a famosa empurroterapia que tanto se vê nos carros de Longa Duração. Mas você sabe quando eles são mesmo necessários? Se não faz ideia, aprenda a seguir o que são esses serviços e em que condições devem ser feitos, para você não ser levado no bico.

 

1. LIMPEZA DE BICO 
O QUE É: É um procedimento relativamente simples, que consiste na remoção de obstruções que comprometem o funcionamento da válvula injetora (também chamada de bico injetor), que é formada por um corpo cilíndrico, que armazena combustível pressurizado, e uma agulha móvel, responsável pelo controle da vazão do combustível. Cada movimento da agulha dura milésimos de segundo e libera uma pequena quantidade de combustível, formando um spray que se mistura ao ar no coletor de admissão. Se os bicos estiverem sujos, devem ser colocados numa máquina apropriada, que fará a limpeza por ultrassom injetando também um líquido à base de querosene. 

QUANDO FAZER: Fabricantes de automóveis e sistemas de injeção garantem que os bicos são autolimpantes, sendo difícil ou quase impossível a formação de resíduos. O que significa que uma oficina nunca deveria sugerir a limpeza como manutenção preventiva, apesar de essa ser uma desculpa comum. De fato, só poderá ser feita em casos excepcionais, quando há acúmulo de partículas que alteram o spray de combustível. “Por mais aperfeiçoada que seja a tecnologia do bico, não podemos negligenciar que impurezas no combustível podem vir a comprometer seu funcionamento”, diz Eduardo Polati, engenheiro da Power- Burst, empresa de pesquisa na área de motores. Os principais sinais de entupimento são aumento no consumo, funcionamento irregular e desempenho fraco. Mas é fácil prevenir o problema. Basta usar combustível de qualidade (de preferência aditivado) e ficar atento ao filtro de combustível, seguindo os prazos de troca de manual. “A maioria das falhas associadas a impurezas nos bicos está relacionada à saturação do filtro. Como na maioria dos carros ele está localizado perto ao tanque, local de difícil acesso, poucos proprietários se lembram disso”, diz Polati. 


QUANTO CUSTA: Sai em média 25 reais por bico injetor e exige que o mecânico retire-os do coletor de admissão para testes na máquina de ultrassom. 


2. FLUSHING 
O QUE É: É a limpeza do sistema de lubrificação do motor, para impedir ou eliminar a borra, que é o acúmulo de resíduos de óleo oxidado. A causa pode estar no uso de lubrificantes fora da especificação de fábrica, combustível adulterado ou extensão do período de troca do lubrificante. O flush é um aditivo com alta concentração de detergentes que agem com o motor funcionando minutos antes da troca de óleo. 

QUANDO FAZER: Não há consenso sobre o momento ideal de fazer o flushing e muitos até acham o serviço discutível na maioria dos casos. “Em geral ele é incapaz de remover resíduos que se formam nos capilares do sistema de lubrificação. Se o motor estiver com grandes depósitos de borra, o melhor é desmontá-lo e efetuar a limpeza completa de todos os componentes internos”, diz nosso consultor técnico e responsável pelos desmontes do Longa Duração, Fábio Fukuda. Para Eduardo Polati, o resultado também dependeria muito do produto utilizado. “Detergentes fortes como salicilatos e carbonatos são capazes de remover depósitos de borra, que são eliminados do sistema ao drenar o óleo velho. Se o produto utilizado tiver a química correta, ele será eficaz na limpeza interna do motor”. Mas ambos concordam que nada justifica o uso do flushing em motores bem cuidados, que estejam com o plano de revisões programadas em dia. O melhor é sempre evitar a formação de borra, pelo uso de combustível de boa qualidade e trocas de óleo e filtro realizadas nos prazos corretos. 

QUANTO CUSTA: Uma lata de “engine flush”, como é chamado o produto, custa em média 30 reais. Ele é adicionado ao óleo velho, deixa-se o motor ligado por alguns minutos e depois é feita a troca do lubrificante. 

3. DESCARBONIZAÇÃO 
O QUE É: É outro tipo de limpeza do motor, mas relacionada às peças que estão em contato direto com a combustão interna, feita com um produto químico específico. Pistões, câmaras de combustão, válvulas e até mesmo dutos de admissão estão sujeitos à carbonização, que é a formação de depósitos de carbono, resultado de uma combustão incompleta. 

QUANDO FAZER: Só quando os depósitos de carbono comprometerem o funcionamento do motor. O principal sintoma é a falha na vedação nas válvulas, o que reduz o desempenho e aumenta o consumo. Em casos extremos, pode levar à pré-detonação (batida de pino), que pode até furar o pistão. Assim como o flushing, sua eficiência é discutível. “A carbonização é de difícil remoção até mesmo por processos físicos como a abrasão, imagine com um produto químico”, diz Fukuda. Ele explica que um processo químico como os oferecidos no mercado pode até atenuar os efeitos de uma carbonização leve, mas não será capaz de propiciar uma limpeza interna totalmente eficaz. “A limpeza completa só é possível com banho químico, durante a retífica do cabeçote ou motor”, diz Fukuda, que faz questão de lembrar que esse é um problema maior de motor a gasolina. “Nos flex, o uso do etanol diminui bastante a carbonização no motor.” 

QUANTO CUSTA: É feito por cerca 85 reais e também é relativamente simples: com o motor ligado, injeta-se o produto químico diretamente pela borboleta de aceleração ou por algum ponto de vácuo no coletor de admissão. Dura em torno de meia hora. 

4. HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO 
O QUE É: Seu objetivo é eliminar fungos e bactérias que se desenvolvem no sistema. Por ser um equipamento que está sempre úmido, a sujeira acumulada nele acaba se tornando o ambiente ideal para proliferação de microrganismos. “Ela é fundamental, principalmente nos carros sem filtro antipólen”, diz Jose Carlos Kruppa, da Klimacar, empresa especializada em ar-condicionado. O filtro impede que a caixa de ventilação fique cheia de detritos, como folhas, poeira ou até mesmo pequenos insetos. 

QUANDO FAZER: Nos modelos sem filtro, a higienização deve ser feita a cada 15 000 km. Se o carro roda pouco, o ideal é a cada seis meses. “Em veículos com o filtro, é possível dobrar esses prazos”, afirma Kruppa. Mas para isso é importante se lembrar de trocar também o filtro antipólen a cada 15 000 km ou seis meses. Em veículos que trafegam em área com muita poeira, contudo, a troca deve ser feita aos 10 000 km. 

QUANTO CUSTA: A higienização custa em média 50 reais. O preço médio do filtro devidamente instalado é de 50 reais se o cliente optar pelo comum, mas alguns veículos mais sofisticados apresentam a opção do filtro com carvão ativado, que custa 90 reais. A vantagem desse modelo é filtrar também os odores do ambiente externo, evitando que contaminem a cabine. Há casos em que troca do filtro e higienização não solucionam o mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias. Nesse caso, a solução é desmontar todo o painel e limpar o sistema cuidadosamente.

 

Por: Felipe Bitu

 

Fonte* site Quatro Rodas; seção Auto Serviço - Reportagens./ Julho - 2010

 

link: Please login or register to see this link.

IVANCYAN likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito legal Will! Essas são coisas que todos nós devemos saber, valeu!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito boa essa reportagem. Pena que os preços provavelmente estejam desatualizados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito boa essa reportagem. Pena que os preços provavelmente estejam desatualizados.

No caso dos valores o acréscimo deve ter sido pouco em relação ao publicado. Postei mais a titulo de informação, pois mesmo que os valores publicados ainda sejam praticados, ha que se considerar que isso muda de um Estado para outro, bem como muda tambem de uma oficina para outra e essa publicação dos valores praticados provavelmente são aqui para cidade de SP.

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola Will

 

Parabéns pela iniciativa!

 

O que sempre fiz em meus carros:

 

Bicos: Nunca os limpei, sempre fiz manutenção preventiva, no caso o circuito de combustível sempre com filtro trocado dentro do especificado pela montadora e combustível do posto mais confiável possível (gasolina aditivada aleatoriamente ou álcool quando o preço era bom aqui no sul rsss).

 

Descarbonizacão: Nunca o fiz, sempre óleo e manutenção em dia e combustível de posto mais confiável possível.

 

Ar condicionado: Higienização nunca fiz, acho que essa passa os limites da malandragem: sempre filtro novo dentro do previsto ou antes se necessário e pouco antes de chegar no meu destino desligo o ar e deixo secar o sistema, nunca tiver o tal mal cheiro... e bactérias pa pa pa se acontecer fica antes do filtro pois após o filtro sempre seco o sistema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola Will

 

Parabéns pela iniciativa!

 

O que sempre fiz em meus carros:

 

Bicos: Nunca os limpei, sempre fiz manutenção preventiva, no caso o circuito de combustível sempre com filtro trocado dentro do especificado pela montadora e combustível do posto mais confiável possível (gasolina aditivada aleatoriamente ou álcool quando o preço era bom aqui no sul rsss).

 

Descarbonizacão: Nunca o fiz, sempre óleo e manutenção em dia e combustível de posto mais confiável possível.

 

Ar condicionado: Higienização nunca fiz, acho que essa passa os limites da malandragem: sempre filtro novo dentro do previsto ou antes se necessário e pouco antes de chegar no meu destino desligo o ar e deixo secar o sistema, nunca tiver o tal mal cheiro... e bactérias pa pa pa se acontecer fica antes do filtro pois após o filtro sempre seco o sistema.

Pois é, o meu carro esta na mesma condição que o seu no que diz respeito a esse lance de manutenção. Limpeza de bicos eu nunca fiz pois sempre troquei o filtro de combustivel nas revisões que fiz.

Esse lance de descarbonização, só fiz a limpeza do corpo de borboleta (TBI) 1 vez.

O lance do ar condicionado, para a troca do filtro, depende do lugar que voce roda, se for em local com muita poeira como estrada de terra ou mesmo centro urbano onde a poluição é intensa, é bom ficar de olho no estado do filtro, e o lance da "higienização", acho besteira tambem, pois o maximo que acontece é dar cheiro nos dutos por conta da condensação do ar dentro deles. Até ai, é só fazer a velha e boa receita de deixar o ar na temperatura quente por alguns minutos e com as saidas de ar fechadas e posteriormente abri-las deixando o ar quente fluir que seca todo e qualquer mofo ou odor que possivelmente tenha. Claro que todos esses procedimentos podem ser necessarios em algum momento da vida util do carro, porem, não é com essa frequencia toda com que empurram pra comprarmos nessas oficinas pelo Brasil afora...rsrsrsrs

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabens pelo post Will...!!

 

Minha raposa está com 60 mil... estou pensando em fazer a limpeza dos bicos injetores e do TBI pelos kms rodados... porém não vejo muita mudança em consumo desde 0 km tendo em vista tratar-se de 90% de km de rodovias...

Share this post


Link to post
Share on other sites

MUITO BOA A DICA VOU APROVEITAR E ESSA SEMANA FAÇO UM REVISÃO DESSA TMB!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente matéria, ia levar para limpar os meus bicos injetores hoje.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0