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Sekiya

Freio Traseiro Travado: Umidade

18 posts in this topic

Ontem passei por uma experiência um tanto ruim com o Fox: a roda traseira direita ficou completamente travada.

Ele passou 10 dias estacionado em local aberto, com capa de proteção, mas choveu muito nesse período e o local estacionado era úmido. Para piorar eu havia lavado o carro e logo após deixei ele estacionado.

O que aconteceu foi que a lona traseira colou no tambor. A umidade ajudou a oxidar a parte interna do tambor e juntando com a lona úmida e o pó da própria lona fizeram o estrago.

Normalmente nesses casos, acelerar o carro para frente e para trás, dando pequenos trancos resolve o problema, mas não foi o que ocorreu. Como o Fox tem a traseira leve, o pneu arrastou sem dar condições de resolver o problema com este método.

A solução:
- Levantar o carro, com o freio de estacionamento liberado. Calçar as rodas e deixar o carro engrenado.
- Tirar a roda e martelar o tambor, sem dó! Principalmente nas laterais onde se encontram as lonas.
- Verificar se "descolou" a lona após o procedimento.

No meu caso, funcionou. Se após o procendimento aparecer algum ruido estranho na roda com problema, é sinal que a lona quebrou e partes dela ficou solta dentro do tambor (que foi o meu caso).

A solução:

- Se for Fox até 2007: Levantar a traseira, retirar a roda, calçar as rodas, liberar o freio de estacionamento, retirar o parafuso que prende o tambor ao cubo e retirar o tambor e verificar se existe fragmentos da lona soltos.
- Se for Fox após 2008: É preciso retirar o rolamento central com chave (23 ou 24, não me recordo) para remover o tambor. Cuidado quanto a contaminação do rolamento e ponta de eixo por sujeira, assim como possuir graxa "azul" para eventual substituição da graxa na ponta de eixo. Estar atento a montagem para não dar aperto em excesso e danificar o rolamento.

No meu caso, as pontas de uma das lonas se quebraram, perto do rebite que as fixam na sapata. Não tem problema rodar assim, mas o ideal é trocar o jogo de lonas, já que as mesmas são baratas. Pretendo substituir as minhas em breve.

A dica é:

Ao lavar o carro, ao passar por locais alagados, chuvas intensas sem dar tempo de secar as lonas por aquecimento, o ideal é deixar o freio de mão solto e calçar as rodas do carro, caso o mesmo fique dias sem uso. Isso foi o que eu li sobre alguns casos que aconteceram. Antes eu não dava muita importância, mas hoje mudei de opinião.
 

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Aconteceu comigo esses dias.

 

Levei na revisão e deixei lá pra buscar no outro dia. Quando fui pegar o carro estava pronto e levado desde o dia anterior. Fui tentar sair e o carro não ia, parecia que estava com freio de mão puxado. Desci do carro, dei uma olhada, não vi nada e tentei de novo. Ai deu um estralo e saiu. Imaginei que fosse isso mesmo.

 

Semana passada fez novamente. Deixei o carro de um dia pro outro na garagem, molhado da chuva, e quando fui sair deu o estralo.

 

Nem precisa esperar mto tempo pra colar não. Deixar o carro molhado de um dia pro outro já é o suficiente.

 

Perigoso danificar o disco não é??

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Interessante a explicação... percebi uma enorme diferença quando havia rodas aro 17'' modelo do golf europeu, onde os raios deixam bastante espaço para o "acúmulo" de água... horas depois ja "colava" a lona... hoje com as rodas do prime 2012 não tenho esse tipo de problema foram duas vezes em um ano mais ou menos e olhe lá!!

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Kiofera, se dar o estalo e soltar, ótimo! O duro é quando isso não acontece... Maior sufoco!
Danificar acho que não danifica nada, a não ser igual ao meu caso que quebrou parte da lona de freio.

GiBa, deve fazer a diferença mesmo. Mais aberto = mais água!

Uma das coisas que percebi é que nos carros GM que já tive isso não acontecia, mas lembrei que nesses carros a lona de freio era colada e não rebitada igual ao do Fox. O que deve acontecer é a água entrar pelo furo do rebite, oxidando cada furo e travar a lona. Percebi isso pois quando abri o tambor para verificar, tinha marcas de oxidação em forma de "círculos" exatamente dos espaçõs dos rebites.

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Todas as vezes que isso aconteceu nos carros aqui de casa, sobretudo nos 2 Fox, não tive todo esse trabalho, só engatar uma marcha, seja ela ré ou primeira e sair normalmente, da um pequeno estalo e pronto, o tambor solta. Alias em pouco mais de 3 anos que estou com o carro isso aconteceu 1 ou 2 vezes no maximo.

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Sempre que lavo o carro e deixo pelo menos 1 dia parado, sempre acontece. Mas, de boa, eu jogo um pouco pra frente ou para trás e já era.

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o fox é meu décimo carro e o primeiro em que isso ocorre. já aconteceu umas 3 vezes, sempre após chuvas.

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O meu carro fica na rua direto, sol e chuva e esse estalo ocorreu duas vezes ao sair pela manhã.
Aqui no Sul é muito frio e de noite o coitado sofre com o sereno... com o relato dos companheiros ficou esclarecido o motivo desse barulho ao arrancar o carro, como se fosse um "tuc"... o problema é dar alguma merda daqui a pouco.

 

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Meu aconteceu isso no carnaval ficou uma semana parado quando fui sair parecia que tava com freio de mão puxado depois fez um barulho e ficou tudo certo, na hora que eu tirei o carro da vaga tinha um pedreiro que viu tudo até ele veio falar comigo que não tinha entendido nada do que houve hahahaha

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Acho q isso acontece pq no tambor as lonas molham e como fica parado a raposa, a tendencia e tipo "tipo" enferruja, da uma garradinha depois solta normal,
vc,s ja viram quando o disco de freio molha e vc nao anda cm o carro fica um tempo parado, a tendencia do disco e enferrujar.. acho q isso q acontece. Rsrs

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Ufa!

 

Ainda bem que não sou apenas eu que passo por isso!!.....hauhauhauuah.....

 

geralmente acontece quando pego uma chuva torrencial ou lavo o carro......

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Hahaha... Também aconteceu comigo!! Lavei a nave num sábado, (e pra piorar,inventei de lavar de fato as rodas de ferro embaixo da calota que por sinal nunca viram sabão...hehehe) não mexi com ela no domingo, e na segunda feira quando fui sair pra trabalhar, o carro não saía do lugar, a solução, como foi apontada pelos companheiros acima, é dar uns trancos de 1ª ou de ré... Aí estalou e liberou, mas acredito, que para evitar esse problema (pelo menos quando estiver lavando a nave), é logo após, dar uma volta com ele para literalmente o tambor e as lonas secarem e evitar esse transtorno

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Aconteceu comigo também isso... Tenho um fox 2010 e a ultima vez que aconteceu isso eu peguei uma chuva braba... parei o carro na garagem e a roda estava travada.. literalmente travada... tentei ir para frente, para trás e nada de sair do lugar...

 

solução foi chamar meu pai e meus dois irmãos e colocar eles no banco de trás do carro e dar a ré... o carro pesado ficou mais firme no chão e consegui destravar a roda, com um belo estalo...

 

Meu pai ficou preocupado, pois poderia ser um problema serio, mas não sei a solução...

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Molhou: não use o freio de mão. Freio a lona (tambor) acontece isso, desde os Fuscas..

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toda vez que eu lavo o carro isso acontece...independente se eu ando com ele ou não depois de lavar, é só deixar algumas horinhas parado e a roda trava, mais depois que destrava fica de boa (até a próxima lavagem kkk)

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Todas as vezes que isso aconteceu nos carros aqui de casa, sobretudo nos 2 Fox, não tive todo esse trabalho, só engatar uma marcha, seja ela ré ou primeira e sair normalmente, da um pequeno estalo e pronto, o tambor solta. Alias em pouco mais de 3 anos que estou com o carro isso aconteceu 1 ou 2 vezes no maximo.

 

Rapaz, nao sei no sei, mais aqui nao e um pequeno estalo nao, e um baita barulhao kkkkk sempre que lava ocorre isso, por isso apoas lavar deixo engrenado e nada de freio de mao

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Tive este problema. Lavei o carro no sabado e ficou o fds inteiro parado. Quando minha mulher foi sair na segunda feira a roda traseira direita tava travada. Como ele achava que rodar com o carro soltaria ela andou para fora do predio e so parou na frente da casa vizinha pra me ligar sobre o problema. Mandei ela fazer este procedimento dos "tranquinhos" e soltou....o problema .....logo apos isso o pneu P7 com 8 mil km rodado ficou quadrado..fazendo um TUC TUC no rodar.....pra resolver o problema coloquei o par traseiro na frente e parece que agora melhorou bem o barulho....mas lavou ou pegou muita chuva....freio de mão solto e carro engatado.

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