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Vinícius Lee

Misturando Água E Óleo? Como Verificar Com Clareza?

30 posts in this topic

Esse acúmulo de água existe e é normal, principalmente se o usuário faz uso de álcool/etanol como combustível. O que acontece é que se o motor não atingir sua faixa de aquecimento durante o trajeto, a parte de água presente no etanol (~4%) não consegue ser "queimado" e fica sob forma de vapor dentro do motor (misturando com o óleo também). Ao esfriar ele se condensa e fica retido no antichama que se estiver entupido com a borra na parte inferior, vai ficar cheio de água. O problema maior deste motor é a posição do antichama, que deveria estar localizado na tampa do cabeçote e não no bloco. Se fosse assim, esse problema não existiria.

Hoje eu fiz a limpeza do antichama do meu Fox G1 1.6 VHT. Para retirar é simples e será preciso apenas uma chave Allen 5mm (hexagonal). São 3 parafusos e mais a mangueira que liga ao coletor, que é presa por pressão apenas. Não é preciso levantar o carro, sendo possível retirar a peça por cima. A única dificuldade é a posição de trabalho, mas com o motor frio, é possível fazer o serviço sem perigos. No meu caso, a peça não estava muito suja, mas havia resquício de água+óleo = borra amarela na região inferior, mas nada além disso. Fiz a limpeza com Car80 (desengraxante), mas já li que pode ser lavado com água+detergente ou sabão em pó (lembrando de secar bem após a lavagem). Na minha opinião, se tiver muito sujo, melhor mergulhar a peça na gasolina e deixar descansando ou trocá-la por um novo, que já poupa este trabalho.

Quanto a peça, paralela ou original não sei se há grande diferença, porque não há nada de especial nela. É uma peça de plástico oca, não sofre pressão, e a única coisa que pode diferenciar é a qualidade do o-ring na boca maior e do vedador na região inferior ou na espessura do plástico. Vale a pena dar uma olhada ao vivo antes de comprar, mas sendo uma peça sem grandes funções eu, pessoalmente, compraria paralela mesmo (vi no Mercadolivre por R$15,00)

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Pra quem não conhece o antichama do motor EA111, segue algumas fotos. Ela funciona como uma Válvula PCV (válvula de ventilação positiva do cárter)


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Nossa o assunto se estendeu, e pelo que vemos esta peça não é algo que surge em frequentes assuntos quando se tratam dos carros mais modernos, os antigos a carburador sofriam mais devido o antichama, ou defletor de óleo, heheh

 

Pessoal adorei mesmo o assunto ter desenvolvido, estou aprendendo cada vez mais, Obrigado Will, Thyago e Sekiya, pela ajuda e pelos comentários e dicas!

 

Situação atual do carro:

 

Fiz a 5ª revisão ontem...Foi feito:

 

Troca de Óleo ( CC usou o Flush da Bardhal (verde) no óleo velho para limpeza do motor), óleo utilizado Elaion YPF 5w40 (mesmo que usam desde a 2ª revisão do meu carro);

Filtro de Óleo;

Filtro de Combustível;

Os reapertos e ajustes normais de sempre. 

Lavagem, aspiração e Cera;

 

Ficou em R$345,50.

 

 

 

As 2 horas seguintes da revisão, eu puxei a vareta e ainda estava com vestígios de água e "borra".

 

Final do dia já não existia mais nenhum sintoma, nem de água, nem de borra no óleo novo...Conclusão como o Will disse, apenas as trocas normais ja resolveriam o suposto problema.

 

Comprei anti chama paralelo (25,00 paralelo, original custa 180,00), e devo trocá-lo semana que vem, mas ele é apenas sintoma do óleo que estava contaminado, e não a causa nem da umidade nem da borra. Com certeza foi o óleo quase vencendo e o etanol que usei 3 tanques seguidos do mesmo posto ( posto novo, nunca tinha abastecido nele) devia estar batizado....

 

Com certeza preciso limpar ou trocar o sistema do anti chama (respiro) mas devo me conscientizar de que o problema não e causado ali e sim óleo vencido ou contaminado por combustível ruim...

 

Obrigado a todos e me corrijam se eu estiver errado na conclusão que tirei através da ajuda de todos, kkkkk

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Vinicius, agora que vi sua mensagem final... hehe

Eu, no meu entendimento, vejo que o problema que aconteceu com você não é simplemente sinal de óleo contaminado ou óleo "vencido". O problema maior é o projeto do respiro do blow-by. Mal projetado, o sistema permite que resíduos de óleo não sejam drenados adequadamente para o cárter e a aspiração dos gases pela admissão seja ineficiente.

O óleo é feito pra suportar contaminação por água do combustível. Uma vez trocado ele está mais limpo e a tendência é não aparecer o problema na vareta. Mas a manutenção desse estado só é possível se o dispositivo de ventilação estiver limpo e desobstruído. Assim, novos vapores poderão ser aspirados pela admissão. Se entupido, no caso da borra amarela, os vapores ficarão presos dentro do recipiente do antichama ou mesmo dentro do motor e é aí que aparece a água na vareta.

Assim, o problema em si da água na vareta é a falta de ventilação dos gases internos. Combustível adulterado (álcool com muita água p.ex.) ajuda, mas se fosse a causa principal, você teria reclamado antes, de falhas e falta de potência no motor. Lembrando que água no combustível seja ele álcool, gasolina e principalmente no diesel é normal (não deveria, mas infelizmente é).

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Comprei anti chama paralelo (25,00 paralelo, original custa 180,00), e devo trocá-lo semana que vem, mas ele é apenas sintoma do óleo que estava contaminado, e não a causa nem da umidade nem da borra. Com certeza foi o óleo quase vencendo e o etanol que usei 3 tanques seguidos do mesmo posto ( posto novo, nunca tinha abastecido nele) devia estar batizado....

Eu se fosse voce nem trocaria esse respiro, pois como o problema foi resolvido, não ha necessidade de mexer com isso. Pra não perder o dinheiro gasto tenta trocar na mesma loja onde comprou por alguma outra coisa, óleo, filtro, palhetas pra trocar futuramente,

Com relação ao combustivel, é normal ter agua misturado nele, mas não em grande proporção a ponto de ser visivel como é o seu caso.

Antes do Fox eu tive um Celta e fiquei com ele por quase 3 anos e nesse tempo, usei gasolina apenas 2 vezes. No Fox ja usei ambos, ou seja, tanto alcool como gasolina e nunca tive problemas com combustivel adulterado. 

Mas tambem com os itens verificados nessa revisão que voce fez, seu carro ficou com tudo certo. Até lavagem com cera voce fez na revisão...rsrsrsrs.

 

Abraço

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