Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

gaisorama

Instalar Volante Multifuncional

108 posts in this topic

Olha só gaisorama,andei estudando e lendo sobre as opiniões e comentarios tanto nesse forum como em outros sobre esse assunto da instalação do volante multifuncional no Fox.

E após andar observando o painel do meu carro, cheguei a uma conclusão... Não existe módulo I-system nenhum no Fox para utilização com o controle de som no volante. O que muda é apenas o chicote, tanto da chave do limpador que é diferente como o chicote do volante bem como do disk raid.

Inventaram esse lance de "módulo" ai por talvez o Gol possuir e ser necessario para que funcione, mas no Fox não existe. Soma-se a isso a velha "malandragem" de dizer que precisa disso e daquilo para funcionar fazendo a pessoa desistir de mexer com isso e acabar por deixar na mão de outra pessoa para instalar. O que existe sim são pinos no chicote do painel que estão sobrando para posterior utilização com outros equipamentos instalados em uma versão mais completa.

Portanto se voce tem essas peças, disk raid, volante, chicote do volante e chave do limpador, ja é hora de começar a estudar a instalação com o que voce tem, feito isso voce vai atras dessa outra historia de que é necessario usar o scanner da CC para ativar a função e fazer funcionar. Digo isso tambem porque andei observando os lugares que dizem que instalam esse sistema e ja "habilitam" a utilização. Mas te digo que não passam de lojas comuns e que não possuem scanner nenhum. Penso que eles sabem como fazer o serviço mas não tem scanner nenhum. Até porque, os circuitos dos botões acionadores no volante são eletronicos, circuitos dotados de componentes que fazem a função de manipulação dos dados enviados ao painel a cada toque que se da nos botões para que executem alguma função, seja aumentar o volume do som, trocar de emissora e etc...

Ja chegou as minhas mãos "esquemas eletricos" que foram conseguidos de alguem que trabalha em alguma concessionaria, mas todos os que tenho sobre isso são para utilização com veiculos da linha Gol/ Voyage e nada tem a ver com o chicote elétrico do Fox. esse esquema eletrico ai de algumas paginas em PDF que circula pela internet não serve pra nada disso no Fox, alem de ser um esquema elétrico com desenhos extremamente técnicos ainda por cima não facilitam em nada a instalação por uma pessoa leiga que não tem familiaridade com os códigos apresentados nele. Aqui no fórum ja passou da hora de acabar com essa malandragem de induzir o pessoal que quer instalar esse volante ao erro, e por consequencia a pessoa fica se matando procurando uma peça que não existe.

Se voce sabe utilizar um multimetro, sugiro que comece a testar as pontas do chicote ligado ao painel, sobretudo observe se no plug que vai diretamente ligado no painel se tem algum fio faltando, pois sera nesses pinos que voce ira testar pra ver se tem alguma reação.

Bom é isso...

abraço e boa sorte....

Will, sobre o chicote que sai do disk raid para a parte elétrica vc sabe me responder se na outra ponta tem outro conector? achei essa imagem e queria saber se os conectores do som são ligados ao conector do disk raid.

Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will, sobre o chicote que sai do disk raid para a parte elétrica vc sabe me responder se na outra ponta tem outro conector? achei essa imagem e queria saber se os conectores do som são ligados ao conector do disk raid.

Please login or register to see this image.

De alguma forma são interconectados pois são esses fios que recebem os sinais dos comandos no volante. Não sei dizer se são diretamente mas acredito que sejam pois para o painel é somente um fio que vai no conector e que recebe o sinal dos botões e mostra os caracteres no painel I-system

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Will está certo sim, semana passada andei fazendo várias pesquisas sobre esse volante e a minha conclusão é que no caso do Fox não precisa de módulo i-system específico para dar os comandos no volante. Até hoje não achei ninguém aqui em SP que faça a instalação desse volante por completo. Um fala uma coisa, outro fala outra coisa e por aí vai. Todos os colegas de sp que vendem esse volante q conheço, a pouco tempo também mudaram suas opiniões e dizem que não precisa desse módulo. Consegui "falar" com dois caras que montam esse volante e ao sair da oficina o aparelho sai funcionando por completo, um é de Goiás e o outro é de Uberaba, apenas tirei algumas duvidas. Esses dois juram de pé junto que precisa do módulo i-system, pois falaram que esse tal módulo só vem de fábrica em carros de já tem o volante multifuncional de fábrica e seu código termina com a letra A.

Aí eu não sei explicar, se esses caras só falam isso pra vender o módulo ou se realmente precisa instalar. Esses dois caras não quiseram me passar o esquema elétrico do Fox, quiseram me vender isso sim. Atualmente, na minha opinião não precisa desse módulo. Mas, to tentando conseguir o telefone de um cara que instala esse volante de boa, e fica em Mauá, assim que eu conseguir esse contato vou até lá e pedir pra ele instalar esse volante na minha raposa, e assim vou ficar de olho e anotar tudo pra tirar todas essas dúvidas. Após isso postarei aqui no clube sobre a instalação. Espero que a instalação seja simples, daí quem não tem esse volante na raposa (como eu), poderá instalar de boa e curtir esse super acessório. Abraços!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse lance é tudo conversa fiada, o unico módulo especifico que tem no Fox na parte interna é o do alarme que é conjugado com os reles de acionamento dos vidros eletricos. Esse lance ai de que só vem nos veiculos com ele instalado acho conversa fiada. Ja passou da hora de descobrir a forma de instalação desse volante para acabar de vez com isso visto que o pessoal quer instalar e não consegue. Ai ficam alguma questões. Se esse modulo existe, porque ninguem nunca encontrou??? A referencia dos que existem ai pela net apenas apontam como módulo nos registros das concessionarias, mas não é citado o carro ou a função dele. Esse esquema eletrico ai que circula pela net, e que inclusive eu tenho não serve pra nada no Fox, ou seja, isso ai é boato plantado. Provavelmente o Gol tem um esquema eletrico completamente diferente para uso com esse volante visto que em nenhum momento esse esquema pode ser comparado com o do Fox ja que o Gol supostamente precisa desse módulo. Alguem aqui sabe quem realmente instala usando esse suposto módulo??? Tambem não e pelo visto nunca verei. O que existe são somente especulações e nada de concreto. O pessoal ta ai com dificuldade para colocar esse volante para funcionar e só esta conseguindo informações desencontradas. Eu infelizmente estou limitado pelos recursos que estão ao meu alcance pois se tivesse um carro desses com certeza ja teria desmontado para desmistificar tudo isso e colocar o que é verdade e o que não é. O meu carro é igual ao da maioria do pessoal, ou seja, tenho I-system mas nada alem disso. Para me aprofundar e dar um parecer mais preciso teria que ter o carro com esses componentes instalados para avaliar e fotografar, pois assim acabaria essa história de "módulo especifico" que ninguem nunca viu e nem sabe qual é. E essa historia de que o módulo tem um numero original que termina com letra "A" é outra mentira, pois o que isso tem a ver com o painel????

Isso esta igual a historia do pessoal que quer trocar o painel simples pelo painel com I-system e esses caras que montam dizem que o painel funciona tudo mas que precisa de passar o scanner pra reconhecer a chave e funcionar tudo... Ora, onde que concessionaria facilita o acesso de suas ferramentas a quem quer que seja e ainda mais a lojista independente??? Eu ainda estou pra acreditar nisso. São segredos da profissão mas ja passou da hora de acabar com isso aqui, pois nessa de que tem que comprar isso e aquilo acaba por induzir a pessoa ao erro ou mesmo a desistir de fazer funcionar. Prova disso é o gaisorama que esta ai a alguns meses procurando um suposto módulo que não existe, o que acaba por confundir na forma e metódo de instalação....

Share this post


Link to post
Share on other sites

poisé, pelo que tenho visto o pessoal que fez no Polo e no Gol ligou no módulo do I-System, mas desmontei toda a minha raposa (e inclusive tenho que montar direitinho denovo e remover os grilos que ficaram, mas é outra história) e NÃO ACHEI O TAL DO MÓDULO. Como o Will falou, achei sim o módulo do alarme/vidros/etc, mas é só isso. O módulo não existe pelo jeito.

A próxima coisa que quero fazer é "seguir" o fio que está ligado no pino de "controle do volante" no rádio (o meu veio com preparação e tem esse fio, e também o de mandar informações do rádio para o I-System) e ver onde dá.

Se ele não chegar a lugar nenhum, posso tentar ligar o fio do comando do volante direto e ver o que acontece. O que não tentei ainda foi ligar esse fio (o que a impedância varia quando aperto os botões) direto no pino 11 (se não me engano) do chicote do rádio. Vai saber né, talvez ligando direto no rádio funcione, já que é um fio só. Se não rolar vou tentar descobrir aonde que ele vai parar.

Basicamente saem quatro fios da parte esquerda do volante… Dois deles vão ligados junto com a buzina (positivo e negativo, eu assumiria). Só que com eles ligados corretamente (junto com a buzina que está funcionando perfeitamente) a iluminação não acende. Tentei até ligar o terceiro fio preto junto com nesse outro positivo, mas nada. Inverti negativo e positivo e nada tbm.

O interessante é esse quarto fio, que é onde a impedância varia quando aperto os botões. Não sei se somente ele ligado direto no rádio ou no suposto módulo funcionaria, mas é algo a se pensar.

Enfim… Marc, se ouvir alguma coisa desse pessoal que comentou por favor poste no fórum, eu ainda não desisti de fazer a bagaça funcionar hehehe. Esse fds vou fazer esses outros experimentos que comentei, daí digo os resultos aqui…

falow

Share this post


Link to post
Share on other sites

Outra coisa que seria interessante voce considerar gaisorama, seria o fato de... se a impedancia variar o valor para cada botão que voce aperta, com certeza esse fio tem ação direta, seja no player ou no painel. O que faz as funçoes mudarem é essa variação de impedancia. O que quero dizer é. se voce aperta o volume + o valor medido sera um determinado, se apartar o volume - sera outro valor medido, se apertar o botão das estações sera outro, e assim por diante. Se esses valores estiverem variando dessa forma voce resolveu o problema.

Fico no aguardo ai de voce postar os resultados....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria bom se alguém que tivesse o volante multifuncional de fábrica no carro desmontasse o que puder e passasse o esquema pra galera rss.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria bom se alguém que tivesse o volante multifuncional de fábrica no carro desmontasse o que puder e passasse o esquema pra galera rss.

poisé isso seria perfeito...

fiz outros testes e nada funcionou:

o conector do lado esquerdo (controle do rádio) tem quatro fios. (as cores são o que EU ASSUMO, pela maneira que estão ligados)

positivo (preto/branco) (junto com a buzina)

negativo (marrom) (junto com a buzina)

PRETO - esse é aquele que a impedância varia com o aperto dos botões

ROXO - com a ignição ligada (ou seja, preto/branco com 12V) - FICA PASSANDO 4Volts...

tentei ligar tanto o preto como o roxo direto no SWC (steering wheel control) do rádio e não rolou nada.

agora achei muito estranho o fio roxo ter 4V passando... não sei se o módulo do volante baixa a tensão por alguma razão, mas isso é novo pra mim...

a próxima coisa que quero fazer é "seguir" o conector do rádio (especialmente o fio 11, que é o SWC), pra ver onde chega. se existir algum tal módulo ou coisa do tipo será alguma novidade já...

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

outra coisa... imaginei que só ligando o positivo (preto/branco) e o negativo (marrom) a iluminação já acenderia, mas nada...

Share this post


Link to post
Share on other sites

outra coisa... imaginei que só ligando o positivo (preto/branco) e o negativo (marrom) a iluminação já acenderia, mas nada...

Isso eu tentei com um volante de um usuario aqui de SP mas não deu certo, é algum sinal de energia que não ta chegando nos circuitos dos controles pra que eles sejam ao menos iluminados, mas não tive oportunidade de fazer mais testes....

Share this post


Link to post
Share on other sites

poisé isso seria perfeito...

fiz outros testes e nada funcionou:

o conector do lado esquerdo (controle do rádio) tem quatro fios. (as cores são o que EU ASSUMO, pela maneira que estão ligados)

positivo (preto/branco) (junto com a buzina)

negativo (marrom) (junto com a buzina)

PRETO - esse é aquele que a impedância varia com o aperto dos botões

ROXO - com a ignição ligada (ou seja, preto/branco com 12V) - FICA PASSANDO 4Volts...

tentei ligar tanto o preto como o roxo direto no SWC (steering wheel control) do rádio e não rolou nada.

agora achei muito estranho o fio roxo ter 4V passando... não sei se o módulo do volante baixa a tensão por alguma razão, mas isso é novo pra mim...

a próxima coisa que quero fazer é "seguir" o conector do rádio (especialmente o fio 11, que é o SWC), pra ver onde chega. se existir algum tal módulo ou coisa do tipo será alguma novidade já...

abraço

Seu volante é o que tem controle dos dois lados?

Share this post


Link to post
Share on other sites

nop, ele tem só do lado esquerdo...

Share this post


Link to post
Share on other sites

nop, ele tem só do lado esquerdo...

Entendi, achei estranho quando vc citou que só tem 4 fios o conector, o meu tem controle dos 2 lados e são 5 vias, outra coisa, por acaso vc viu quantos fios saem do conector do disk raid que vai para o carro?

No meu caso são 4, 2 da buzina e 2 do airbag, no total teriam que ser 5 e vou ter que trocar esse chicote também.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi, achei estranho quando vc citou que só tem 4 fios o conector, o meu tem controle dos 2 lados e são 5 vias, outra coisa, por acaso vc viu quantos fios saem do conector do disk raid que vai para o carro?

No meu caso são 4, 2 da buzina e 2 do airbag, no total teriam que ser 5 e vou ter que trocar esse chicote também.

sim. na verdade o disk raid do meu tem 3 fios só. eu adicionei outro para ligar a buzina.

eu tenho dois conectores para a saida do disk raid para o carro, um com três e outro com os cinco.

vou tentar explicar melhor a situação que tenho:

do controle do lado esquerdo saem quatro fios:

preto

preto/branco

roxo

marrom

sendo que o preto/branco e marrom são os mesmos utilizados na buzina, ou seja, são positivo e negativo.

o preto e o roxo vão para o disk raid, e saem na saída para o carro obviamente.

o que achei interessante é que o preto varia a impedância ao apertar os botões, e o roxo fica alimentado com 4V quando o preto/branco está ligado com 12V e o marrom no negativo.

a próxima coisa que vou tentar é ligar o roxo no negativo, para ver se de repente pelo menos a iluminação funciona.

tenho quase certeza que o preto é o que deve ser ligado no "suposto" módulo do i-system, mas primeiro preciso achar o danado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom tenho tanta vontade de ter esse volante (nem precisa ter o controle do i-system só o do som ja esta ótimo) que desmontei o painel de instrumentos do meu carro e fui testando com o multimetro até encontrar o fio branco (swc) que vai atras do player. E encontrei ele e mais dois fios (um vermelho e outro amarelo) que entram no conector menor atrás do painel. O fio vermelho que esta no mesmo conector pelo que testei vem do controle do i-system na alavanca do limpador. Este conector tem 10 pinos e só três estão ligados, então é provavel que esta seja a entrada do tal módulo do i-system.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom tenho tanta vontade de ter esse volante (nem precisa ter o controle do i-system só o do som ja esta ótimo) que desmontei o painel de instrumentos do meu carro e fui testando com o multimetro até encontrar o fio branco (swc) que vai atras do player. E encontrei ele e mais dois fios (um vermelho e outro amarelo) que entram no conector menor atrás do painel. O fio vermelho que esta no mesmo conector pelo que testei vem do controle do i-system na alavanca do limpador. Este conector tem 10 pinos e só três estão ligados, então é provavel que esta seja a entrada do tal módulo do i-system.

Mas não existe módulo de I-system!!!!!!!....rsrsrss

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom tenho tanta vontade de ter esse volante (nem precisa ter o controle do i-system só o do som ja esta ótimo) que desmontei o painel de instrumentos do meu carro e fui testando com o multimetro até encontrar o fio branco (swc) que vai atras do player. E encontrei ele e mais dois fios (um vermelho e outro amarelo) que entram no conector menor atrás do painel. O fio vermelho que esta no mesmo conector pelo que testei vem do controle do i-system na alavanca do limpador. Este conector tem 10 pinos e só três estão ligados, então é provavel que esta seja a entrada do tal módulo do i-system.

hmm interessante isso. pode passar mais informações sobre os fios e o conector? (foto seria pedir demais né, kkk)

eu desmontei todo o painel tbm mas ainda não fui atrás de onde vai o SWC.

imagino que se se o SWC entra no painel e este tem umas 7 posições livres, alguma delas possa ser onde o fio da saída do disk raid deva ser ligado...

Share this post


Link to post
Share on other sites

hmm interessante isso. pode passar mais informações sobre os fios e o conector? (foto seria pedir demais né, kkk)

eu desmontei todo o painel tbm mas ainda não fui atrás de onde vai o SWC.

imagino que se se o SWC entra no painel e este tem umas 7 posições livres, alguma delas possa ser onde o fio da saída do disk raid deva ser ligado...

Então, ja montei o painel novamente e não tirei fotos, mas da uma olhada no ML que tem fotos da parte de trás de painéis de NF com e sem computador de bordo para venda. Note que nos que tem i-system ele possui 2 conectores um grande azul e um pequeno preto de 10 pinos, e no painel simples tem apenas o conector grande azul.

No meu caso ja veio o conector C com os 4 fios instalados e os dois fios branco e azul no conector de energia que passam as informações do som para o i-system.

Acontece que os fios que passam a informação do som para o CB e os outros três fios do conector C entram no conector grande do painel. Acredito que no conector grande ele recebe as informações e no pequeno recebe os comandos.

Ainda não tenho o som original nem o volante. Estou primeiro vendo se é possivel instalar e funcionar para depois investir nas peças.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não li o tópico todo.

O volante possui um módulo interno (nos botões) que comunica com o painel via LIN-Bus (interface serial a 1 fio) e este por sua vez fala com o som via dois fios, provavelmente I2C. Por isso vc mediu 4V, pq o multímetro vai ver como um sinal PWM.

No conector pequeno do painel ele só recebe a temperatura externa e os comandos da chave de limpador e pra falar com o módulo PDC. A comunicação com o rádio é no conector grande.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não li o tópico todo.

O volante possui um módulo interno (nos botões) que comunica com o painel via LIN-Bus (interface serial a 1 fio) e este por sua vez fala com o som via dois fios, provavelmente I2C. Por isso vc mediu 4V, pq o multímetro vai ver como um sinal PWM.

No conector pequeno do painel ele só recebe a temperatura externa e os comandos da chave de limpador e pra falar com o módulo PDC. A comunicação com o rádio é no conector grande.

opa amigo vc pode dar mais detalhes? não entendi muito bem sua explicação... :-)

e se possível mais detalhes tbm sobre a comunicação do apinel com o som, pq é aí que o bicho pega ,rsrrs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

São três pinos do painel para o som: Enable, clock e data. Eles ficam no conector grande. O volante também vai no painel, sai do módulo dos botões, passa pelo anel coletor e liga no painel. é bem tranquilo.

Se não fosse a dificuldade de trocar o anel coletor e o chicote do volante eu colocaria o do Jetta antigo, pois a minha almofada do airbag é igual ao dele.

Share this post


Link to post
Share on other sites

São três pinos do painel para o som: Enable, clock e data. Eles ficam no conector grande. O volante também vai no painel, sai do módulo dos botões, passa pelo anel coletor e liga no painel. é bem tranquilo.

Se não fosse a dificuldade de trocar o anel coletor e o chicote do volante eu colocaria o do Jetta antigo, pois a minha almofada do airbag é igual ao dele.

interessante isso... vc por acaso não tem o esquema elétrico desses conectores?

ou então dicas de quais pinos vão no volante?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nao chapa, do painel eu nao tenho.

Vc esta adaptando só o volante ou o radio também? Se vc já tiver o radio, é só ver a coloração dos fios no conector de 20 pinos do radio e seguir no painel. Eu postei uma vez o esquema dos conectores do radio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nao chapa, do painel eu nao tenho.

Vc esta adaptando só o volante ou o radio também? Se vc já tiver o radio, é só ver a coloração dos fios no conector de 20 pinos do radio e seguir no painel. Eu postei uma vez o esquema dos conectores do radio.

só o volante. o rádio é o original da Volks, inclusive com o SWC e display no i-system já.

isso está ok. só não sei quais os pinos da saída do painel que vão no i-System... vc tem os esquemas aí?

não achei nas minhas pesquisas no fórum...

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Descobri que existe mais um fio do painel para o radio, para levar o comando. Eu nao lembro se o meu carro veio com esse quarto fio, vou olhar em uma foto em casa. Se esses quatro estão ok, então só é a ligação do modulo do volante com o painel. No anel coletor são quatro fios: alimentação, terra, lin e interruptor da buzina.

Na comunicação do radio com o painel é possível que seja em SPI e o comando do volante venha em LIN.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now