Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Thiago Romero

Troca De Volante Para Volante Com Paddle Shift

63 posts in this topic

Credito para Please login or register to see this link. 15th September 2011

Bom dia galera hoje vou postar como remover o Volante do Jetta, tiguan, Passat entre outros. Esse post visa mostrar como tirar o volante para substitui-lo por outro volante, seja ele diferente na estética, como troca de volante de 8 para 12 botões, seja para troca do volante comum para volante com paddle shifts.

Passa a passo via Fotos:

Vire o volante para ter acesso as travas laterais:

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Tire o parafuso com a chave homocinética:

Please login or register to see this link.

Galera só uma observação a título de curiosidade, essa parte plástica transparente é o SLIP RING. Ela que gerência os comandos do volante multi funcional, ou seja esse no caso do meu carro é um Slip Ring HIGHLINE. Os carros que não tem comandos no volante (botões), tem Slip ring LOWLINE, ou seja se você está pensando em trocar seu volante original de fábrica sem comandos por um volante multi funcional, você terá que trocar o Slip ring também.

Please login or register to see this link.

Centralize O volante na marca indicada, de forma que os riscos fiquem alinhados

Please login or register to see this link.

Conecte tudo, monte o volante novo e pronto, instalação completa.

--------------------------------------------------------------

Se o novo volante tiver paddle shifts teremos que usar o VAG:

Abra o endereço 16 - STEERING WHEEL:

Please login or register to see this link.

Click em LONG CODING HELPER:

Please login or register to see this link.

-Vá no BYTE 1

Assinale o BIT 4 - STEERING WHEEL WITH TIPTRONIC BUTTONS INSTALED

Please login or register to see this link.

INSTALAçãO COMPLETA.

BOM DIVERTIMENTO COM O NOVO VOLANTE.

como remover o airbag no you tube

Share this post


Link to post
Share on other sites

Poxa queria colocar o com paddle shift no meu, mas como não vou ficar com o fox por muito tempo nao sei se seria importante ou prioridade. Assim que a garantia (motor e cambio) acabarem vou procurar outro mesmo.

Mas belo tutorial ;D

Só uma pergunta, esse VAg como usa? Num laptop conectado ao carro? Como seria essa conexao e cabo?? Precisa de algun drive específico ou só plugar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns,com sua matéria,este acervo fica cada vez melhor !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Poxa queria colocar o com paddle shift no meu, mas como não vou ficar com o fox por muito tempo nao sei se seria importante ou prioridade. Assim que a garantia (motor e cambio) acabarem vou procurar outro mesmo.

Mas belo tutorial ;D

Só uma pergunta, esse VAg como usa? Num laptop conectado ao carro? Como seria essa conexao e cabo?? Precisa de algun drive específico ou só plugar?

Esse VAG é feito apenas na concessionária! vc tem que ter um tec de confiança para poder ativar

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse Slip Ring também não é chamado de disk ryder ou disk raid ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , pelo q eu li, na Wiki, não, não é a mesma coisa, apesar de saber q esse "disk raid" tem nomes específicos pra cada montadora.

Veja em: Please login or register to see this link.

O tal disk, vai no volante, dentro dele para conectar ao chicote de som e algumas outras coisas como air-bag... ele q dá (ou não) o acionamento para a explosão do air-bag.

Já o slip são anéis de rolamento (deslizamento) para se ter uma melhor rotação em motores/volantes.

Foi o q eu entendi, agora se na Vw eles usam agora esse nome "Slip Ring", mudou esse ano, pois quando olhei para trocar meu volante, era Disk Raid.

Amplexos.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito legal saber disso, encomendei um volante com borboletas para um amigo que tem um jetta automatico. Pelo que parece eh plug n play neh ? E depois leva na CC para ativarem a opção ... Vamo ver quando chegar o volante dele :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma pergunta de leigo, peguei o "bonde andando", existe alguma possibilidade de trocar o volante do Prime com comandos de som etc... por um volante com Paddle Shift e habilitar a função? Agora vem a pergunta, mas e o sistema de embreagem, pisaria normalmente até o fim mas ao invez de mecher na alavanca do câmbio, apertaria o botão da "borboleta"?? Isso? t+

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma pergunta de leigo, peguei o "bonde andando", existe alguma possibilidade de trocar o volante do Prime com comandos de som etc... por um volante com Paddle Shift e habilitar a função? Agora vem a pergunta, mas e o sistema de embreagem, pisaria normalmente até o fim mas ao invez de mecher na alavanca do câmbio, apertaria o botão da "borboleta"?? Isso? t+

Lendo o tópico fiquei com a mesma dúvida do Giba. Up!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma pergunta de leigo, peguei o "bonde andando", existe alguma possibilidade de trocar o volante do Prime com comandos de som etc... por um volante com Paddle Shift e habilitar a função? Agora vem a pergunta, mas e o sistema de embreagem, pisaria normalmente até o fim mas ao invez de mecher na alavanca do câmbio, apertaria o botão da "borboleta"?? Isso? t+

Please login or register to see this link. , a parada é a seguinte, o sistema de Paddle Shift (Borboletas) só funciona em carro I-Motion saindo de fábrica, pois precisa de um conector (disk raid) específico, isso foi o q me falaram na cc, quando eu olhei pra colocar! No caso o volante vem com um conector, mas tem q ver se no carro tem o chicote, pois um chicote desse custa mais de 2k... se tiver o I-Motion, pode ser tb necessária a atualização do fw da central do carro!

Eu não troquei, pois pra mim não serviria pra nada, ter um volante bonito com umas luzinhas vermelhas...? Prefiro mexer em outras coisas no carro! Seria até "barato" o volante com couro, mas só pra estética, não rola!

Amplexos.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, se conseguisse um volante desse com os botões e os mesmos funcionassem com o som mesmo não sendo original ja estaria bom. Resta saber se o chicote do carro ja tem a conexão para que essas funções do volante funcionem com um cd não original e com a interface para os botões. No caso o meu é um Trend 1.0. Esse tutorial ai é mais pra quem tem o carro com cambio Imotion sem as padle shift e quer adicionar. Realmente é um "up" muito legal tanto pra nós que temos carros 1.0 na versão Trend como pra quem tem o carro na versão Imotion e gostaria de adiconar o volante com padle shift. Nunca tive curiosidade de desmontar a capa da coluna de direção para observar esse chicote. Bem que alguem poderia ter colocado esse volante com os comandos de som em uma versão 1.0 e poderia postar aqui os resultados ou um possivel DIY....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse VAG é feito apenas na concessionária! vc tem que ter um tec de confiança para poder ativar

Nao necessariamente amigo... Eu tenho este cabo em casa. Qualquer pessoa pode compra-lo tb. Existem diversos locais que o mesmo eh vendido.

:)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Thiago

Como poderia tirar o volante do fox G1 to quebrando a cabeça para conseguir, e

como vc é de Salvador vamos junta essa galera para fazer um encontro

Share this post


Link to post
Share on other sites

da para colocar esse volante com os comandos dos 2 lados, em um carro que ja tem os comandos do som?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu até comprei o volante, mas queria apenas acender os botões do som, pois não tenho o disk raid. Vou colocar só por estética mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal to querendo colocar um desses no meu carro.

 

O meu é um I-motion  só que modelo Trend, pelo o que andei vendo tem que ter o disk raid.

 

Estou procurando esse bendito disk raid e só acho ele de air bag alguém sabe informar se esse serve pra tornar o volante totalmente funcional?

 

Quanto ao som eu sei que se não for o original ele não vai funcionar, porém eu vi que estão vendendo um modulo que faz os aparelhos de marcas como pioneer, sony e etc.. funcionem com comando via infra-vermelho.

 

O som, o air bag e ate os comando do computador de bordo funcionar pra mim é secundário, o que quero mesmo é que os paddles funcionem, se tem uma coisa que me lamento de ter sido apressadinho e não ter pego o carro com os paddles pq é uma das coisas que mais sinto falta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal to querendo colocar um desses no meu carro.

 

O meu é um I-motion  só que modelo Trend, pelo o que andei vendo tem que ter o disk raid.

 

Estou procurando esse bendito disk raid e só acho ele de air bag alguém sabe informar se esse serve pra tornar o volante totalmente funcional?

 

Quanto ao som eu sei que se não for o original ele não vai funcionar, porém eu vi que estão vendendo um modulo que faz os aparelhos de marcas como pioneer, sony e etc.. funcionem com comando via infra-vermelho.

 

O som, o air bag e ate os comando do computador de bordo funcionar pra mim é secundário, o que quero mesmo é que os paddles funcionem, se tem uma coisa que me lamento de ter sido apressadinho e não ter pego o carro com os paddles pq é uma das coisas que mais sinto falta.

Então, mas, se não me engano, todos os que tem troca de marcha no volante tem air bag. O jeito vai ser voce comprar com o air bag e montar ou comprar sem o air bag e deixar desligado.

Muito ja foi comentado sobre esse assunto aqui no clube, existe muita informação desencontrada sobre a real possibilidade de se instalar esse volante no carro, pois falta algo no chicote do carro que não da certo com o chicote do disk raid. Uns dizem que tem que ativar na CC outros dizem que existe um "módulo I-system" que faz a ativação e quando esse "módulo fantasma" não esta instalado no carro, essa instalação do volante não da certo. O caso é que até hoje nunca ninguem viu uma foto real desse tal módulo instalado no carro, somente comentarios de vendedores do ML ou coisa do tipo.

Tem um usuario aqui do Clube que fez a instalação desse volante, mas ele mesmo relata que foi até a concessionaria e que uma pessoa que ele conhece da oficina fez pra ele e ativou via software utilizado na concessionaria.

Teve membro aqui do clube que comprou esse volante e nem a iluminação dos botões quando se liga a lanterna conseguiu fazer funcionar. Outro comprou e nem a buzina funcionou ou mesmo nem instalou o volante. Quem tem a informação não divulga, então, acabamos ficando com varias suposições e duvidas. Vamos ver se aparece alguem que saiba como instalar e faça um DIY ou algo do tipo, pois com certeza esse é muito esperado aqui no forum do clube, sobretudo pra quem tem interesse real em instalar o volante e ver ele funcionando....

fat jack likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parece que esse tópico vai virar lenda rs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom pelo o que andei lendo ai na net pros Jettas o volante é plug and play, mas não encontrei nada falando do Fox.

 

Eu me lembro que no dia que comprei o carro conversando com o vendedor pra ver o quanto a mais custaria o volante, ele disse que pra ter o volante teria que ter o som original que custava em torno de R$1000, o famigerado modulo i-system R$700, o air bag R$1000 mais o custo do volante que ficava em torno de mais R$1000, quer dizer 3700,00 só pra ter a troca de marchas e os comandos no volante.

 

Eu vi que tem como ativar o volante sem ter que ir na concessionaria utilizando o VAG ou VCDS, inclusive encontra o cabo mais os dois softwares pra venda na internet.

 

Mas o que mais me intriga é como descobrir se o carro tem o bendito chicote para o disk raid e se o disk raid que vendem para o air bag faz as borboletas funcionarem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom pelo o que andei lendo ai na net pros Jettas o volante é plug and play, mas não encontrei nada falando do Fox.

 

Eu me lembro que no dia que comprei o carro conversando com o vendedor pra ver o quanto a mais custaria o volante, ele disse que pra ter o volante teria que ter o som original que custava em torno de R$1000, o famigerado modulo i-system R$700, o air bag R$1000 mais o custo do volante que ficava em torno de mais R$1000, quer dizer 3700,00 só pra ter a troca de marchas e os comandos no volante.

 

Eu vi que tem como ativar o volante sem ter que ir na concessionaria utilizando o VAG ou VCDS, inclusive encontra o cabo mais os dois softwares pra venda na internet.

 

Mas o que mais me intriga é como descobrir se o carro tem o bendito chicote para o disk raid e se o disk raid que vendem para o air bag faz as borboletas funcionarem.

São muitas informações desencontradas, mas pela lógica, o fato de ter o som original não implicaria no funcionamento das trocas de marchas. Mesmo porque, como voce viu, o chicote para a comunicação com o painel existe juntamente com o chicote do som.

O que muda de fato, é o disk raid, pois na versão com air bag, os fios se comunicam com o módulo de acionamento, então de fato o disk raid é diferente. Pegando pelo lado lógico, se existir a troca de marcha no volante, tambem existe uma forma de comunicação com o módulo, então existem mais fios a serem ligados ao disk raid. Ou outra coisa a se considerar seria que o mesmo disk raid que é usado na versão com air bag e sem troca de marchas, seja usado tambem na versão com air bag e troca de marchas.

Como pode ver, são muitas as variaveis, soma-se a isso a quantidade de especulação e informações vagas, acaba ficando dificil achar a solução exata para o problema.

Existe ai circulando pela internet um esquema elétrico bem apurado com as versões existentes desses volantes multifuncionais. O esquema elétrica esta correto, até porque, pelo que vi, foi "retirado" de alguma concessionaria. No entanto esse esquema elétrico é da linha Gol/ Voyage, não creio que a arquitetura elétrica seja compartilhada com a linha Fox. Digo isso porque, no esquema elétrico, são citados as cores dos fios mas não creio que sejam as mesmas cores do chicote do Fox, as funções até podem ser as mesmas, mas as cores são diferentes, e tudo isso tambem é suposição, sem um carro completo e um carro basico para testar e comparar tambem acho dificil.

Mas o teu carro por ser i-Motion, pode ser que o chicote do carro ja tenha tudo isso, bastando apenas trocar o disk raid e o volante que tudo vai dar certo. Como pode perceber, são varias coisas a se considerar, e mesmo o mais simples, que seria a compra somente dos 2 itens, volante e disk raid, acredito que voce gastaria pelo menos R$1.000,00.

Share this post


Link to post
Share on other sites

To vendo que é mais fácil e talvez ate mais barato vender o carro e comprar um com o volante já.

 

Ou aparecer um alma caridosa disposta a gastar uma grana e ver se realmente da pra instalar e ter todas a funções funcionando, ou se o volante vai ser só um up estético. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se já tem airbag é o mesmo slip ring pra todos, com 5 pinos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então mas será que esse disk raid só faz o air bag funcionar ou ativa todos os comandos? acho que essa é a duvida de todo mundo aqui, outra coisa são os chicotes como saber qual é qual.

Share this post


Link to post
Share on other sites

todos os comandos passam por ele.

 

O chicote dentro do volante muda, são três modelos até onde consegui levantar. Do slip ring pra frente não sei, só desmontando uns dois modelos pra comparar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou ver se no final de semana eu desmonto o meu volante pra ver se tem chicote e tiro foto pra postar aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now