Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Johnny

Velas Iridium

27 posts in this topic

Fala galera! To super sumido, estudando mto esse semestre mas aí, sempre tive curiosidade sobre esse tema e achei esse vídeo bem honesto.

Dá uma olhada aí:

Please login or register to see this link.

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estava querendo colocar essas velas na minha preta pq vi muita gente colocando e tal, falando que melhora a potência do carro, mas aí resolvi pesquisar mais sobre o assunto e vi que as coisas não são bem assim neh, agora vendo esse vídeo desisti por enquanto da idéia de trocas as velas.

Seria bom se alguém que já colocou essas velas iridium na raposa desse um parecer tb.

abras

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse maluco ai é bom, rsrsrs

Olha, eu usei um jogo Denso ik22, no 1.6 por +/- uns 8000km, não fiz medições mas tive a impressão de um leve ganho na aceleração, o consumo ficou praticamente o mesmo... voltei as originais para ver se sentia diferença e como falei, aparentemente o ganho é mesmo na aceleração. Vou tentar fazer medições precisas.

Enviei um e-mail a Denso e disseram que não haveria problema em usar a vela um grau mais frio, a ideal seria a ik20, e também confirmaram que o GAP ideal seria o 0,9, tive que ajustar já que as velas vieram com 0,7mm. Abc

Share this post


Link to post
Share on other sites

show essa materia hein !! Sempre pensei sobre esse assunto de vela

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso um jogo de velas iridium da NGK, com gap de 1,1mm, e não tenho nenhum problema.

Senti que o carro ficou mais espero na aceleração, um pouco de torque a mais em baixa rotação,

e bem mais esperto de final. Mas foi colocado junto com um filtro K&N esportivo in-box, provavelmente

os ganhos sejam pelo conjunto.

Mas vale a pena porque a vela de iridium dura muito mais do que um jogo de velas comum, isso ja compensa

muito.

E o filtro esportivo K&N tem garantia LIFE-TIME, basta fazer as manutenções usando o kit proprio da K&N, que custa

baratinho. Também vale a pena por nunca mais ter gastos com filtro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso um jogo de velas iridium da NGK, com gap de 1,1mm, e não tenho nenhum problema.

Senti que o carro ficou mais espero na aceleração, um pouco de torque a mais em baixa rotação,

e bem mais esperto de final. Mas foi colocado junto com um filtro K&N esportivo in-box, provavelmente

os ganhos sejam pelo conjunto.

Mas vale a pena porque a vela de iridium dura muito mais do que um jogo de velas comum, isso ja compensa

muito.

E o filtro esportivo K&N tem garantia LIFE-TIME, basta fazer as manutenções usando o kit proprio da K&N, que custa

baratinho. Também vale a pena por nunca mais ter gastos com filtro.

Quanto ta custando um jogo de velas iridium da NGK?

E quanto ta custando um kit air cool da k&n?

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode usar velas de iridium no Fox? vi na tabela de aplicação da NGK não consta esse modelo, só tem Bora, Golf, Jetta, Touareg, etc, só importados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas ai tem que ver qual modelo é equivalente ao original...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode usar velas de iridium no Fox? vi na tabela de aplicação da NGK não consta esse modelo, só tem Bora, Golf, Jetta, Touareg, etc, só importados.

Na tabela que eu tenho tem as especificações pro Fox, não tem do modelo Novo mas creio que deve ser o mesmo.

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quanto ta custando um jogo de velas iridium da NGK?

E quanto ta custando um kit air cool da k&n?

Abraços

Cara, qdo eu estava olhando pra comprar estava achando a 37 conto cada vela aqui em BH.

O KIT air cool da K&N acho q eh mto caro cara, nunca vi um menos de 1000 conto.

O negócio eh vc comprar o filtro inbox, se quiser manter a oroginalidade e não se preocupar em trocar mais o filtro. Tem tbm suas vantagens como foi dito pelo Elias acima.

Agora, pra montar um sistema air cool da K&N acho q sai mais em conta vc comprar o filtro espotivo separado e ir montando o resto, mangote, braçadeiras, filtro de respiro por fora. Pelo menos eh isso que estou fazendo, hehe.

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

As velas pro motor VHT, tanto 1.0 quanto 1.6 são de grau 7, segundo a NGK

Aqui o listão de velas que dá pra usar

BKR7ESB-9: A original

BKUR7ETB-10: A do Gol 1.0 16V, de 1997 a 2001. CABE CERTINHO no motor. Tem 3 eletrodos e o grau térmico é o mesmo

BKR7EIX-9 ou BKR7EIX-11: Ambas são de Iridium. Se vc achar essa vela vendendo sem os números -9 ou -11, ela não serve, pois é de 0,8 mm

Bosch

F5DRE2 ou SP-30

Denso

IK-22
VK-22
IK-01

Lucas

PRTSB8E6A-10: É equivalente a vela BKUR7ETB-10


Velas DPL


A marca DPL lançou velas de Ignição

Pro Fox VHT, a referência é essa


DPL 26R795: Equivale a vela BKUR7ETB-10

Outra da Bosch que serve, alem da SP-30 é a SP-39



VELAS GAUSS

GC7R95: Equivalente a NGK BKUR7ETB-10

É só fuçar

Share this post


Link to post
Share on other sites

As velas pro motor VHT, tanto 1.0 quanto 1.6 são de grau 7, segundo a NGK

Aqui o listão de velas que dá pra usar

BKR7ESB-9: A original

BKUR7ETB-10: A do Gol 1.0 16V, de 1997 a 2001. CABE CERTINHO no motor. Tem 3 eletrodos e o grau térmico é o mesmo

BKR7EIX-9 ou BKR7EIX-11: Ambas são de Iridium. Se vc achar essa vela vendendo sem os números -9 ou -11, ela não serve, pois é de 0,8 mm

Bosch

F5DRE2 ou SP-30

Denso

IK-22

VK-22

IK-01

Lucas

PRTSB7E6A-10: É equivalente a vela BKUR7ETB-10

Velas DPL

A marca DPL lançou velas de Ignição

Pro Fox VHT, a referência é essa

DPL 26R795: Equivale a vela BKUR7ETB-10

Outra da Bosch que serve, alem da SP-30 é a SP-39

É só fuçar

Nosso amigo eliassoares citou que BKR7EIX-11 não é a correta... :blink: Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Top da balada essas dicas hein!

Estou programando uma revisão da minha raposinha 1.0 pra esse início de ano pra viajar e gostei demais das dicas.

Estou notando que meu carro está muito fraco (desconsiderando que é meu primeiro e último 1.0, sempre tive 1.6 pra cima), um amigo meu tem um fox praticamente igual ao meu que é mais forte e mais econômico.

 

Nesta revisão trocaria só velas, cabos e faria um rastreamento para regulagem da injeção, mas a ideia do filtro esportivo pra aguçar a audição nas trocas de marchas falou mais alto.

 

Vou fazer essas trocas, filtro K&N inbox, com kit ou montado por mim (vou estudar ainda pra ver qual vale mais), uma das velas mencionadas acima, com respectivo cabo e também o rastreamento.

 

Quando concluído posto as fotos e as impressões, cidade e estrada.

 

Abrass galera!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Denso

IK-22

VK-22

IK-01

 

 

Amigo, será que essa serve? comprei pro meu Corolla 96, pois estava prestes a começar uma preparação aspirada leve, e planejava usar alcool, porém já nem lembro mais do grau da vela, pois isso tava a tanto tempo aqui guardada, que já nem lembrava mais dela, dai quando li o fórum lembrei que tinha hehehe...

 

sabe me dizer pelo código do que se trata?

 

Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, será que essa serve? comprei pro meu Corolla 96, pois estava prestes a começar uma preparação aspirada leve, e planejava usar alcool, porém já nem lembro mais do grau da vela, pois isso tava a tanto tempo aqui guardada, que já nem lembrava mais dela, dai quando li o fórum lembrei que tinha hehehe...

 

sabe me dizer pelo código do que se trata?

 

Please login or register to see this image.

 

 

Vela IK-22 equivale a:

 

NGK BKR7EIX, BKR7ESB-9 e BKUR7ETB-10. O grau térmico da Denso é igual o da NGK nos Fox VHT em diante

 

Bosch F5DRE2, SP-30 e SP-39.

 

BKR7ESB-9 é a do Fox VHT, 1.0 e 1.6 original. Bosch SP-30 ou F5DRE2 idem

 

A BKUR7ETB-10 é a do Gol 16v de 1997 a 2001. Apesar de ser uma vela pra carro a gasolina, não há problema em utilizar num carro flex. Eu uso elas com álcool e no problem.

 

Mas para que possa usufruir de todos os benefícios, confira se sua bobina está OK, sem fissuras. Caso esteja, providencie outra. O custo médio dela(Bosch o Marelli) é uns R$ 250,00.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se eu colocar essas velas Iridium é necessário estar trocando os cabos de vela e algum outro componente?

 

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olha eu coloquei no meu uma vez e não senti diferença. Só no valor, paguei num jogo 200 reais. Troquei com 50mkm, diz que a durabilidade é de 100mkm. Ao realizar a troca por outro jogo "normal" uma delas estava bem desgastada, coisa que com as velas "normais" não acontecia e não acontece. Questão de consumo, desempenho, aceleração, partida mais rápida se houve melhora foi imperceptível. Não aconselho trocar! Mas caso queira experimentar seria interessante trocar os cabos de vela da (marca NGK é uma boa pedida) e fazer reset da central pra zerar tudo. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

BKUR7ETB-10: A do Gol 1.0 16V, de 1997 a 2001. CABE CERTINHO no motor. Tem 3 eletrodos e o grau térmico é o mesmo

Olá pessoal estou usando a vela acima no meu cross, porém tecnicamente falando não procuro muitaaaaaa potência, mas sim qualidade na queima por isso estou usando esta, nos meus carros anteriores a gasolina usava as borch com quatro eletrodos lembram ...? Dava ate pra fazer uma Maria mole no tanque 20% de gasolina e 80 de álcool e nunca tive problemas principalmente pelas manhãs frias... Na minha opinião tá esperto sim, mas não sou muito fã de ligar e já sair mas nesses casos havendo a necessidade(atrasos) não falha, vai de boa.   

Share this post


Link to post
Share on other sites

Prezados bom dia,

Tenho um fox 1.6 8v 13/14, minha dúvida é a seguinte...

Posso colocar as velas da Bosh  F5DRE2  com os cabos NGK 05.08/07.09 serve de boa? será que fica bom? ou se vocês tiverem algo melhor para indicar pode falar.

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

No máximo essas velas vão ajudar a melhorar a queima e ter uma economia pequeníssima em combustível. 

Só acho que vale a pena pra quem for ficar muito tempo com o carro, pois a durabilidade é maior. 

Para a maioria das pessoas é dinheiro bem mal gasto. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que não é só isso não:

- Acelerações e retomadas mais rápidas;

 

- Maior economia de combustível;

 

- Maior estabilidade de marcha lenta;

 

- Redução na emissão de poluentes;

 

- Partidas mais fáceis, mesmo em dias frios;

 

- Queima de misturas ar/combustível mais pobres;

 

- Menor índice de falhas de ignição;

 

- Menor carbonização;

 

- Maior durabilidade da vela;

 

- Redução na tensão/voltagem requerida para centelhar;

 

Em motores que usam originalmente velas comuns multieletrodo e/ou convertidos á GNV, os ganhos são ainda maiores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, tudo que você citou faz parte da melhor queima... 

Menos as melhores retomadas, isso só se daria com aumento do torque, o que não tem relação nenhuma com a melhor queima do combustível. 

 

As velas não vão mudar em nada o desempenho. 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 horas atrás, PhucDen disse:

Acho que não é só isso não:

- Acelerações e retomadas mais rápidas;

 

- Maior economia de combustível;

 

- Maior estabilidade de marcha lenta;

 

- Redução na emissão de poluentes;

 

- Partidas mais fáceis, mesmo em dias frios;

 

- Queima de misturas ar/combustível mais pobres;

 

- Menor índice de falhas de ignição;

 

- Menor carbonização;

 

- Maior durabilidade da vela;

 

- Redução na tensão/voltagem requerida para centelhar;

 

Em motores que usam originalmente velas comuns multieletrodo e/ou convertidos á GNV, os ganhos são ainda maiores.

Inclusive, poderia postar um teste em dinamômetro mostrando a diferença no desempenho que você mencionou? 

Já que se existe uma diferença na retomada vai haver demonstração gráfica no ganho de tempo de aceleração e torque.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já usei no EA111 velas iridium, no caso desse motor a vantagem mesmo está na durabilidade, consumo, potência e partida no motor não vi nenhuma diferença. Para quem pretende ficar vários anos com o carro aí é vantagem.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 14/08/2016 at 12:01, brunomys disse:

Inclusive, poderia postar um teste em dinamômetro mostrando a diferença no desempenho que você mencionou? 

Já que se existe uma diferença na retomada vai haver demonstração gráfica no ganho de tempo de aceleração e torque.

Opa, será um prazer compartilhar tal conhecimento com o senhor. Numa moto já dá uma diferençazinha, imagina agora num 6 caneco 4.1 ou num V8tão!!!

 

Em 14/08/2016 at 11:51, brunomys disse:

Amigo, tudo que você citou faz parte da melhor queima... 

Menos as melhores retomadas, isso só se daria com aumento do torque, o que não tem relação nenhuma com a melhor queima do combustível. 

As velas não vão mudar em nada o desempenho.

E aí, convenceu??

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0