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nelsonspfox

Invertendo A Posição Do Estepe.

40 posts in this topic

Todos devem saber que é importante manter todos os pneus calibrados, e vc se lembra do estepe? Pois é, eu sempre lembro dele quando vou calibrar os pneus, mas graças a ideia da WV para calibrar o estepe temos que ter uma certa dose de paciência e um pequeno trabalho, temos que levantar ou tirar o carpete, soltar a cinta e retirar a caixa que prende o macaco, soltar o parafuso e por fim virar o estepe do avesso.

Daí pensei num jeito de facilitar um pouco o acesso à válvula. Vai a lista de materiais:

Custo em média do parafuso com porcas: R$5,00

1- Um parafuso de 17cm* (No meu caso como não encontrei acabei comprando um de 1m);

2- Duas porcas;

3- Serra arco;

4- Martelo;

5- Chave de boca.

Primeiramente será necessário soltar o parafuso que prende o estepe:

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Utilizando o martelo bata o parafuso do lado contrário, não é necessário usar muita força:

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Com o estepe no porta malas e a válvula virada para cima, coloque o parafuso junto com a peça plástica que serve de trava, gire o parafuso suficiente para ter certeza que vai segurar o estepe e com um canetão marque a área a ser cortada,

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Prendendo o parafuso numa morsa (ao prensar o parafuso aconselho a usar dois pedaços de madeira para não estragar a rosca) , utilize a serra arco para cortar,

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Parafuso cortado com a porca;

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Encaixe o parafuso com a porca na peça plástica e use a outra porca do outro lado e aperte com a chave de boca;

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Agora com uma serra ou estilete será necessário cortar a caixa de isopor que prende o macaco e a chave de roda para que o parafuso passe do outro lado;

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Depois de tudo pronto coloque tudo no seu devido lugar.

ATENÇÃO!! Passe a cinta por cima do macaco ao invés de passar na posição original, isso impede que o macaco caia quando for virar de ponta cabeça;

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Pronto! Agora é só colocar de volta no porta malas! :thumbsu:

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Atenção: Por precaução aconselho a cortar um pedaço de papelão e forrar o assoalho, pois a cinta que prende o macaco e a chave pode se afrouxar com o tempo fazendo com que risque o assoalho.

Edited by nelsonspfox
GSFreitas, joão neto, maa and 2 others like this

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Belo DIY. Gostei muito da sua ideia, facilita bastante a vida da galera! rs

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tem malandro pra tudo aquiii, hashas....

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De fato é muito chato mesmo ter que tirar o estepe pra calibrar. Virado pra cima fica bem mais facil. Boa ideia e parabens pelo DIY....

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Só tem parceiro safo nesse forum! :cigar:

Parabens Nelson!

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Excelente ideia, e melhor ainda o DIY...muito bem detalhado e explicado!! Parabens!!!

Por isso que eu adoro esse clube!! hehehe...

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Tá parecendo aquela revista fácil a fácil edição de Agosto,rsrsrsrsrsrrs

Parabéns, mostrou iniciativa e criatividade !!!!

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Belo DIY. Nunca tinha pensado nisso antes. Parabéns!

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Grande idéia... Parabéns...

Esse Final de Semana vai ter neguinho tentando fazer o mesmo... rs

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Parabéns pela criatividade!

Nunca calibrei o estepe, por isso nem tinha pensado nesse "problema", baita relaxo hahaha.

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Otimo DIY! E é simples e qlq um pode fazer!

Parabens!

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Hoje usei o carro até o trabalho, percorri uns 13km e não percebi nenhuma diferença, usei um pedaço de papelão para forrar o assoalho.

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não ficou fazendo barulho batendo o macado e a chave de roda nao?

Porque já vi uns carros que fica por baixo do estepe igual vc fez e fica batendo. Dependendo do terreno é uma barulheira que só. Dessa maneira ficou tudo bem preso sem barulhos?

Bela idéia.

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nelsonspfox,

não ficou fazendo barulho batendo o macado e a chave de roda nao?

Porque já vi uns carros que fica por baixo do estepe igual vc fez e fica batendo. Dependendo do terreno é uma barulheira que só. Dessa maneira ficou tudo bem preso sem barulhos?

Bela idéia.

Como citei acima, usei um pedaço de papelão por baixo do estepe e até agora não ouço barulho do macaco ou chave batendo no assoalho.

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Dei valor! Hehehe.

Fui calibrar uma vez... Pra nunca mais! kkkkkk

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Atrasado, mas gostei... parabéns! Muito interessante!

Amplexo.:

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Atrasado [2]... mas muito bom tópico parabens!

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legal a ideia!

eu nunca me lembro de calibrar o estepe.

eh um erro que pode custar caro

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Belo trabalho !! Muito útil !!

Não sei se irei mexer no meu original e, como tenho um mini-compressor e tomada 12V na mala, acho q não terei problemas com pneu vazio. Além do mais, todos os meus últimos carros NUNCA tirei o Estepe. Fiquei 5 anos com um Polo Hatch 2006 e nunca utilizei.

Mas, nunca se sabe, né? Também comprei por precaução um Spray Reparador Instantâneo Pneu Cheio da Luxcar. Nunca utilizei mas, fica ai essa dica. Na hora do perrengue achei esta solução mais fácil e rápida até o borracheiro.

Abraços !!

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Já comprei um mini compressor, esse treco demora o dia inteiro pra encher o pneu isso porque o motor não aguenta nem 30 minutos ligado.

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Sistema confiavel para evitar furtos de estepe.

Me roubaram o estepe 2 vezes, prejuizo de +- 2000R$, na segunda vez tinha

corrente que so serviu para fazer barulho. Comprei um kit antifurto

smartfix.com.br que custa uns 150R$ agora parece que resolveu o problema

porque a tecnlogia me pareceu inviolavel . vem com um adesivo que vc cola do

lado da fechadura que inibe os malandros de abrir o seu carro. Ainda mais

agora que tao roubando estepes ate no aeroporto...Interessante desse kit que

eu pesquisei é o unico aceito pelas montadoras, porque nao faz ruido, nem

permite sistema Mixa(ou mestra) e gira em falso no caso de alicates de

pressão. Fiquei bem satisfeito. Recomendo essa tecnologia porque as demais

tem pontos falhos...

achies likes this

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Excelente tópico! No meu caso como tinha uma Ranger e calibrar o estepe da cabrita era bem mais difícil que o do Fox, sempre levava atrás dos bancos um mini compressor. Calibro o estepe com 33 libras e esqueço por um tempo. Me garanto com o compressor que acabei mantendo na raposa.

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