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Beltrame

Cuidando E Zelando Da Raposa De Modo Consciente![Atualizado 15/07]

43 posts in this topic

Bom rapaziada como estava com um tempo livre hj resolvi montar um topico que possa englobar vários assuntos que são mtu abordados por bastante gente!

O tópico aborda (por enquanto) desde:

- Proteção Veicular (Alarmes/Vacina/Rastreadores...)

- Cuidados com a pintura (Como lavar o carro/Cera/Polimento/Cristalização..)

- Como comprar sua raposa ou outro carro usado com segurança! (Vale a pena ler)!

- Os 10 maiores vicios ao volante e suas conseguencias (O perigo atras dos vicios!)

Espero que gostem de todo o conteúdo apresentado e que seja de ajuda para a quem interessar! Com o tempo vou atualizando ele para deixar cada vez melhor e com mais informações que possam ajudar a todos!

E por favor quem quiser colaborar se sinta a vontade pq informação a + é sempre bão! hehehe

Vamos começar com o Topico de Proteção Veicular!

Alarmes:

Um item indispensável no carro nos dias de hoje, é um alarme, pois o índice de furtos e roubos de carros está cada dia maior, e com esse alto índice os proprietários de carros recorrem aos alarmes já que não querem ter seu veiculo furtado ou roubado.

Em alguns modelos de carros o alarme é item de série e em outros é um opcional.

Antes de decidir qual a marca e o modelo do alarme você terá que se certificar da empresa que ira instalar, pois existem relatos de casos de instalações em alarmes mal feitas em que o carro chcgou a pegar fogo e o prejuízo ficou por conta do proprietário do carro.

Certifique-se que a empresa que vai instalar o alarme é uma empresa de tradição e que possui profissionais treinados pela industria que fabrica o alarme, peça referêcia a amigos e parentes sobre lojas especializadas que prestam esse tipo de serviço.

Você também poderá instalar o alarme do seu carro em uma das concessionárias representante do seu carro lá com certeza eles possuem profissionais treinados para executar esse serviço com perfeição.

Existem no mercado diversos tipos de alarmes e vários preços.

As funções dos alarmes são diversas;

Alarmes que são acionados quando a porta do carro é aberta, alarmes que acendem os faróis, os piscas, alarmes com sensor de movimento, alarmes com sensor de ruídos, alarmes que são acionados quando a porta é aberta e a luz interna é acesa, alarmes que ao serem acionados bloqueia automaticamente a ignição, alarmes que desligam a boba de combustível evitado que o motor do carro funcione…

A maioria dos alames possui:

- Sensores de pressão e detector de movimento.

- 1 ou 2 sirenes, que podem variar o som de acordo com com o que for programado para você poder distinguir o som do seus alarme.

- Transmissor que fica no chaveiro junto com a chave do carro que você arma ou desarma o alarme a distancia ou liga e desliga a sirene e pode possuir a função de levantar ou abaixar os vidros com um único toque.

- Bateria reserva para que o alarme e a Sirene continue funcionando mesmo que seja cortado o fio que liga a bateria principal.

- Uma Central que controla todos os sensores, detectores e a Sirene.

- Botão de desarme extra para que você possa desarmar caso o controle não funcione “esse botão fica escondido e só você saberá o local.

As marcas mais vendidas do mercado são;

Positron, Microcontrol, DefenderTech, Olimpus.

Eu (Beltrame) tomei a liberdade de pesquisar essas quatro marcas de alarmes mais vendidas no mercado e vou postar aqui um modelo de alarme padrão de cada marca para vcs terem uma noção de preço de marca para marca!

Positron:

Modelo: Positron Px Cyber 2011 com Controle Presença!

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Preço: R$ 195 a 220 reais

Caracteristicas:

- Recebe comandos via telefone: bloqueio e desbloqueio do seu alarme (Esse serviço não oferece informação sobre a localização do veículo ou confirmação que o alarme recebeu e/ou executou qualquer comando que tenha sido solicitado)

- Comandos via internet: emitir "beeps", piscar as setas, ligar e desligar o alarme (Esse serviço não oferece informação sobre a localização do veículo ou confirmação que o alarme recebeu e/ou executou qualquer comando que tenha sido solicitado)

- Cobertura da rede com mais de 400 localidades.

- Leve segurança em dobro por apenas R$59,90 de taxa de ativação de serviço, que dá direito a um ano de bloqueio remoto grátis

- Sensores de ultrassom digitais: discretos, com design inovador e de alta precisão.

- 3 anos de garantia.

- Exclusiva tecnologia PAN (Positron Area Network) - o seu alarme Cyber PX 293 @ ® se comunicará com outros produtos da linha Positron, como Rastreadores, Bloqueadores e Vidros Elétricos

- 2 saídas auxiliares que possibilitam acionar até 2 equipamentos de seu veículo, como por exemplo, abrir os vidros elétricos e porta-malas.

- Possibilita a temporização dos faróis do veículo.

- Novo controle remoto de presença Pósitron DP45: ao afastar o controle do veiculo, o motor de partida é bloqueado automaticamente. Esta função agora é programada através da Chave Master para evitar desprogramação acidental.

- Controles remoto DP45 com tecnologia anticlonagem Rollling Code e Flex Code.

- Controle de Som: liga e desliga o som ao ativar e desativar o alarme.

- Aviso de lanterna ligada na abertura das portas do veículo.

]Microcontrol:

Modelo: Amx 902 Af - Com Anti-furto

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Preço: R$ 150 a 180 reais

Caracteristicas:

- Antifurto Incorporado

- Rádio Controle Rolling Code

- Ultra som colado ao para-brisas c/ led de advertência Azul - Cabo com Conector

- Sirene de seis tons

- Conector dedicado

- Botão smart

- Travamento de portas negativo

- Saída auxiliar 1

- Saída auxiliar 2

- Relé de corte de corrente incorporado

- Proteção de portas e capôs

- Aviso de farol ligado

- Iluminação de Cortesia

DefenderTech:

Modelo: Todos (OLHA A TABELA)

Preços:

- Fox SB / Fox CB / Fox TOP = R$ 115 a 150 reais

- Multi Key = R$ 160 a R$ 180 reais

- Platinum S = R$ 130 a 150 reais

- ELITE = R$250 a 280 reais

Caracteristicas:

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Olimpus:

Modelo: Padlock Elite

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Preço: R$ 190 a 230 reais

Caracteristicas:

- Alarme de acionamento manual;

- 2 controles remotos convencionais;

- Sirene dedicada;

- Sensor de ultra-som programável;

- Bloqueio incorpora

- Bloqueio elétrico do veículo com relê incorporado;

- Sensor de ultra-som com ajuste de sensibilidade pelo controle remoto;

- Dispara na violação de portas, capô e malas;

- Comanda as travas elétricas; Comanda o módulo extra de subida de vidros;

- Função pânico: dispara o alarme pelo controle;

- Reativação automática;

- Permite adicionar novos controles remotos;

- Controles remotos anti-clonagem;

- Senha digital personalizada para desativação do alarme;

- Travamento universal;

- Saída auxiliar “2”;

- Personalização de Sirene;

- Alerta de velocidade e parada brusca.

Bom é isso ai pessoal! AQUI agora vou abordar mais um item de segurança para nossas raposas!

A VACINA ANTI-FURTO!

Oq é vacina anti-furto e qual seus benefícios?

Vacina anti-furto, ou DNA Security significa Distribuição Numérica de Autenticidade e visa multiplicar a localização dos números de identificação de um bem, evitando furto, roubo, fraude ou desmanche do mesmo. Em veículos, é um sistema de controle e de gravação do número do chassi em baixo relevo, nas diversas peças do carro.

Objetivos do Sistema :

- Combater o desmanche clandestino;

- Desestimular o roubo e a receptação, inviabilizando-os economicamente;

- Gerar rastreabilidade permitindo :

- Auxiliar na identificação da organização criminosa;

- Inibir as fraudes contra o seguro e outros segmentos que tem o veículo como negócio.

Além da proteção a mais, o dispositivo garante uma vantagem financeira: como forma de estimular a adesão ao produto, empresas oferecem descontos no valor do seguro (prêmio). Segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros e de Capitalização (Sincor), o preço final pode ficar até três vezes inferior.

É isso ai rapaziada! Com ctza algo a mais para estar protegendo nossas raposas dos ladrões de carro!

Vamos falar agora de RASTREADORES E BLOQUEADORES!

RASTREADORES E BLOQUEADORES:

Existem no mercado VARIAS empresas e produtos que dizem que rastreiam nossos carros! Porém nem todas são boa e rastreiam nossos carros como deviam!

Aqui vai algumas dicas para quem quer ou pretende instalar no seu carro:

Marca para recomendar é algo bem complicado. Porque rastreamento de veículos é um tipo de prestação de serviços onde temos que observar diversos pontos antes de contratar o serviço. O módulo que é instalado no veículo, geralmente, todos, cumprem a mesma função. que é: Captar o as coordenadas geográficas dos satelites, a partir de sua antena GPS. a segunda etapa é se conectar ao servidor da empresa de rastreamento, através de uma porta TCP/IP via internet, comumente utilizando o serviço de dados GPRS das diversas operadoras de telefonia celular do mercado: TIM, CLARO, etc.

E Claro, no caso de um sinistro (roubo, furto), cortar a ignição do veículo remotamente.

As principais dicas, para contratar um serviço de rastreamento. são os seguintes:

- Verificar se o número 0800 da central de monitoramento, recebe ligações de telefone celular

- Qual o prazo da assistência técnica, para reparar eventuais problemas no módulo de rastreamento

- Quantos testes você tem direito à fazer, e de quanto em quanto tempo (Isso é primordial, que seja feito de sua parte, porque como qualquer equipamento eletrônico, é passível de falhas) Os testes a serem feitos são: Bloqueio, Sirene, Setas, e Localização.

- Se possível, peça para conhecer a empresa, e a central de monitoramento, Pois existem muitos picaretas no mercado.

- Se possui Site para acompanhamento On-Line do carro

- Qual o intervalo de transmissão do módulo de rastreamento (geralmente o comum é intervalos de 2 em 2 minutos, importante verificar também, se o módulo transmite em intervalos de tempo, com a ignição desligada, que geralmente é de 30 em 30 minutos)

- Verifique também, qual operadora de telefonia é utilizada no módulo de rastreamento, e verifique a cobertura do mesmo. Locais onde não possuem determinada cobertura, sem chance de comunicação com o módulo, consequentemente sem rastreamento, bloqueio.

- Esqueçam esse lance de helicóptero, viatura que vai no local, etc, isso é puro marketing.

- Importante frisar, que geralmente não é RASTREAMENTO VIA SATÉLITE, a unica coisa que o satelite serve é para mandar a posição do carro no globo terrestre, no mais depende tudo de telefonia celular. Existe rastreamento via satelite/transmissão sim, entretanto um modulo de rastreio desse custa uns R$ 10.000,00 e a mensalidade é umas 4, 5x maior

No mais é a famosa briga de foice, valores mensais, valores de instalação, geralmente as empresas utilizam o famoso regime de comodato, mas cuidado, pois vc fica "preso" por contrato por 2, 3 anos geralmente.

CUIDADOS COM A PINTURA:

Agora mudando de assunto vamos falar sobre cuidados com a pintura da nossas raposas e como conserva-la por mais tempo!

Para começar, é bom conhecer um pouco sobre os tipos de pintura. Existem basicamente três tipos de pinturas oferecidas pela indústria automobilística: sólida – cores básicas, como vermelho, preto e branco -; metálica, com aspecto metalizado; e a perolizada, resultado de um método mais aprimorado. A pintura sólida é a mais barata e a perolizada a mais cara. Mas não se preocupe, pois os cuidados entre as pinturas são as mesmos.

Agora que sabemos os tipos de pintura, com certeza temos uma opinião em comum, carro brilhando é sempre muito bonito e sinal que o mesmo é bem tratado. Para que esse brilho dure um bom tempo é necessário seguir algumas regras, começando pela limpeza do exterior do veículo. A lavagem deve ser sempre à sombra e com a lataria do carro fria, caso contrário, podem surgir manchas terríveis. Junto da sombra alie-se de um xampu apropriado ou então de sabão neutro. Caso você não tenha tempo ou paciência para lavar seu carro e prefira os lava-rápidos, escolha os que não utilizam máquinas equipadas com escovas, pois as cerdas geralmente acumulam sujeira e isso pode arranhar a pintura.

Munido de sombra e sabão, vamos para a água. De fato a lavagem com um aparelho de alta pressão facilita a lavagem, pois a água sob pressão ajuda na remoção da sujeira. Mas é bom saber que o jato d’água deve ser manuseado com cuidado para evitar alguns estragos, principalmente em carros com a pintura já um pouco mal-tratada.

Com todos estes itens na mão, é hora de iniciar a lavagem. O processo começa na parte inferior do carro, onde se acumula a sujeira mais grossa. Salpicos de asfalto podem ser retirados com uma receita caseira composta por uma solução de 95% de água e 5% de querosene. Essa solução deve ser aplicada apenas na região afetada com um pano macio, caso contrário pode manchar a pintura e/ou riscar. Fuja de usar esta mistura nos plásticos do veículo também, pois o mesmo pode ficar esbranquiçado. Terminado o processo de lavagem “de baixo para cima” é hora da secagem. É sempre bom enxaguar ao máximo o veículo pois quaisquer resíduos que ficarem no carro podem causar manchas.

Com o passar do tempo o verniz de proteção da pintura se dissolve, a cor começa a ficar opaca, sem brilho. Então é necessária a aplicação de nova película para assegurar o brilho original da pintura. É neste momento que a cera entra em ação. A cera automotiva deve ser de ótima qualidade e com pouco silicone em sua composição. Assim como a pintura, a cera deve ser aplicada sempre à sombra e com a lataria fria. O processo de cuidado é o mesmo do querosene, pois as partes plásticas se entrarem em contato com a cera podem ficar com manchas difíceis de remover. O tempo ideal para a aplicação da cera é a cada três meses ou na pior das hipóteses, duas vezes ao ano.

Além dos cuidados rotineiros da pintura, existem mais opções como o Polimento, a cristalização, a revitalização ou espelhamento de pintura. Estes processos devem ser feito por profissionais especializados e torna-se necessário quando a pintura perde o brilho. O processo utiliza produtos especiais, flanelas e equipamentos especiais para polimento. É importante lembrar que a cada polimento diminui a espessura da camada de tinta. Portanto, deve-se fazê-lo em circunstancias especiais. O ideal é fazer um destes processos a cada dois anos.

Principalmente em carros pretos, pequenos arranhões, riscos ou batidas de pedra acontecem a todo o momento. Estas pequenas imperfeições devem ser corrigidas o quanto antes, para evitar que surja algum ponto de ferrugem.

Caso o risco seja mais profundo (quando já chegou na camada da base, normalmente numa cor cinza), o serviço de micro-pintura,é o mais indicado pois fica mais fácil de disfarçar o defeito. Mas sempre procure empresas que mantenham um bom nível de trabalho e escolha lugares com uma boa estufa para que se possam fazer reparações em dias úmidos ou chuvosos, além de melhorar e agilizar o processo de secagem da pintura.

Além destes itens, você pode cuidar no dia-a-dia da pintura do seu carro com as dicas abaixo:

- Estacione sempre que possível o veículo na sombra, mas de preferência em locais onde não existam muitos pássaros. Aquela “marca branca” deixada por eles é um veneno para a pintura;

- Nunca misture detergente (de qualquer tipo) no reservatório do limpador do pára-brisa. Se você usar ele em dias de sol, a espuma poderá ficar acumulada em algum lugar e manchar a pintura;

- Verão, ou férias, é a hora de ir à praia, curta muito e na hora de retornar para casa, vá para a lavagem de sua escolha e peça uma lavagem geral do carro. Lave principalmente por baixo do veículo, pois a salinidade, dos ares praianos e da areia, é um dos fatores que mais prejudica a pintura dos carros e originam pontos de ferrugem;

- Caso seu carro tenha uma mancha ocasionada por resíduos de concreto, ou mesmo tenha sofrido um ataque de pássaros, corte um limão e passe-o em cima da área afetada que ajuda a tirar a mancha. Mas faça este processo apenas quando você for lavar o carro, não aplique o limão e deixe-o ali;

- Se seu carro tiver adesivos na lataria e seja necessário retirar o mesmo, faça isso com a ajuda de um secador de cabelos. O calor do ar irá deixar a cola do adesivo mais fácil de ser retirada. Caso fique um pouco de cola na lataria, basta passar um pano embebido com um pouco de azeite e a cola irá sair.

Aqui começarei a explicar os processos diversos para embelezar a pintura do carro! Qual é melhor e qual atenderá as necessidades que vc procura para o carro!

Antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre a pintura do carro!

Pintura original:

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Quando um carro sai de fábrica, sua chapa de aço é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícrons para o 'primmer' que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícrons para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda um última camada de verniz incolor (clear cote). Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão. A tinta brilha pois é, dentro do possível, absolutamente lisa e sem irregularidades.

Desgaste:

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Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

Polimento:

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O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

Cera:

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Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura. A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova como pode ser observado na ilustração. Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. Uma camada pintada protegida por cera, e mantida desta maneira por enceramentos regulares, evita a necessidade de polimentos.

O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as 'bolinhas' de água características da cera. Uma pintura permanentemente mantida protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo (massa de polir) mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento. A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.

Já que a cera é a mais usada por nos nas lavagens de nossas raposas nos finais de semana, vou escrever rapidamente qual cera vc pode estar utilizando e qual a diferença básica entre uma e outra!

Qual cera devo utilizar?

As mais utilizadas são as famosas "coloridas" , a tradicional "da latinha" e ceras acrílicas "siliconadas". As três apresentam resultados excelentes. Para carros novíssimos, as siliconadas tem resultado excelente, dispensando a cera "colorida", que veda de forma superficial alguns riscos da lataria. A tradicional "da latinha" é rápida e eficiente, além de mais barata e em muitos casos não apresentar muita diferença da cera "siliconada", cumprindo bem a sua função

Espelhamento de Pintura:

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Espelhamento de pintura é um novo processo de polimento recém lançado pela 3M americana, que consiste em várias etapas de um polimento, usando materiais importados, como massas, líquidos de polimento espumas e papel para polir, que revitalizam a pintura, eliminam manchas e riscos que afetaram o verniz ou camada superficial, e no acabamento é usado uma cera importada a base de carnaúba e teflon que dá um brilho duradouro (cerca de 6 meses), e uma camada de proteção contra chuva acida, cocô de passarinho, seivas de árvore, etc...

O que é Espelhamento de Pintura?

O espelhamento de pintura é o melhor "tratamento de beleza" para o seu carro,consiste em um sistema especial de polimento para recuperar o brilho e remover riscos superficiais, manchas, oxidação e outros pequenos defeitos na pintura. Cria uma película protetora que garante o brilho perfeito da pintura por até 6 meses ou 20 lavagens.

Depois da pintura do automóvel se transformar em um verdadeiro espelho, o trabalho se completa com a aplicação de produtos 3M para limpeza de vidros, partes cromadas, pneus e rodas, etc.

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Cristalização do Veiculo:

Esse é o engana trouxa, é o mesmo processo do polimento só que lixam o carro com uma abrasivo e lixa especial, passam uma camada de polimero e depois passam a massa de polir, só que o polimero deles que é o diferencial da cristalização só funciona na hora pois ele precisa de 243º graus para ficar na pintura, ai na hora que faz vc acha lindo! Tenho certeza de que a porcentagem do pessoal falou que num gostou ou com o tempo acho que perdeu rápido o brilho, pois, ou o profissional enganou vcs alegando que era espelhamento ou ele foi mtu ruim e usou produtos péssimos para realizar o trabalho!

A partir daqui vou falar um pouco sobre pretinho para pneus e como vc poderá fazer o seu próprio pretinho!

A quantidade de produtos de limpeza para carros é incontável nas prateleiras, mas nem sempre o produto caro, importado ou o que tem a embalagem mais bonita e chamativa é o melhor, por ter a imagem de um carro, uma roda ou um pneu brilhando colada no recipiente.

Quem é que não gosta de passar limpa pneus ou melhor dizendo, o famoso pretinho nos pneus depois de dar aquela lavada no carro?

Particularmente, eu não lavo o carro se não tiver pretinho, pois o brilho do pneu é o que destaca no carro limpo!

Os produtos comprados prometem o brilho e a proteção, porém de todos os que eu já usei, nenhum me satisfez com relação à aparência, pois na hora o pneu parece novo, mas passadas algumas horas, o brilho já se foi. Então eu resolvi pesquisar algumas fórmulas mágicas que o pessoal usa por aí e vejam que loucura:

- Passar Coca-Cola no pneu.

- Se você por acaso estiver lavando o carro no período da tarde, ao invés de jogar fora, passe no pneu o café que foi feito no período da manhã.

- Fazer uma mistura louca com água, açúcar e groselha.

Tudo isso é doce e é óbvio que pouco tempo depois o pneu além de estar brilhando, estará forrado de formigas, portanto essas fórmulas doidas já estão descartadas!

Com tudo isso vou passar aqui um formula bastante conhecida por bastante gente e como preparar um excelente pretinho para o seu pneu!

Ingredientes: Glicerina, álcool e água

A quantidade depende de quanto vai preparar, mas a proporção é sempre a mesma. Metade da mistura deve ser de glicerina, um quarto da mistura deve ser álcool e o outro quarto de água.

O pretinho pronto nos mercados custa entre R$ 3,00 a R$ 6,00 e vem 500 mL. O pretinho feito em casa sai um pouco mais caro, pois o potinho com 100 mL de glicerina custa em média R$ 4,00, logo deve-se usar 50 mL de álcool e 50 mL de água totalizando 200 mL de produto. A diferença é que o pretinho feito em casa rende bem mais e proporciona um brilho maior e de longa duração.

Espero que estas dicas ajudem a nos todos cuidarmos melhor das nossas raposas! Pq com ctza elas merecem esse carinho e valor!

Comprando Usado Com Segurança!

Esse topico é destinado a aquelas pessoas que procuram comprar um FOX (RAPOSA) ou outro usado e não sabem oq olhar no carro na hr para comprar para saberem se o carro é bom ou ruim!

Bom logo mais vou postar dicas e o MINIMO que vc deve fazer quando for comprar um usado! Espero que essas dicas ajudem alguém a tomar a decisão certa e escolher um carro de procedência!

Chega de delongas vamos ao que interessa!

Após vc ter achado uma raposa linda em um estacionamento ou loja e ter se interessado a comprar ela, mais mesmo o carro estar aparentando estar bom vc ainda fica com a pulga atrás da orelha sobre como saber se aquela raposa está legal mesmo, eis que essas dicas podem te ajudar a escolher certo a raposa!

Vamos analisar por parte os itens que devem ser olhado antes de comprar a raposa usada:

1 - Carroceria. Passe um imã na lata do carro, com um pano entre ele e a lata, pois se não tiver o pano, o dono do carro vai ficar um pouco vermelho. Se o imã soltar, é que tem massa ali naquela parte.

2 – Pintura. Observe se há diferenças de coloração na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. Pode ser que alguma parte do carro já tenha sido reparada. A chance cresce de acordo com a idade do carro.

3 – Suspensão. Se você ver como estão sendo gastos os pneus, você vai adivinhar se o carro tem problemas de suspensão. Mas de qualquer maneira, leve o carro a um centro automotivo para verificar mais a fundo.

4 – Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo).

5 – Portas. Se as portas não fecham direito, muito provavelmente o carro já bateu. Pode ser que o dono tenha um filho que seja uma peste(meu caso hehehehe) , e que vivia se pendurando na porta, mas isso é menos provável.

6 – Amortecedores. Balançando o carro em cima de cada roda você consegue ver se o amortecedor está bom. Se ele pular mais de uma vez, tem que trocar a peça

7 – Pneus. Só aceite eles se estiverem acima da “meia vida”. Geralmente quando a pessoa te diz que o pneu tem “meia vida” é que ele está nos últimos 30% de vida.

8 – Vidros. É importante que os vidros não apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o número do chassi.

9 – Motor. Veja se não sai uma fumaça estranha do escape. Além disso, leve no seu mecânico de preferência, e não diga pro mecânico que o dono do carro é aquele que está ali com você. Ou então peça pro mecânico te dar a opinião dele depois, por telefone, pois ali na frente do dono do carro ás vezes fica chato falar mal.

10 – Painel. Teste todos os botões e funções do painel.

11 – Veja também como estão os retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.

12 – Ar-condicionado. Ele pode estar precisando de uma carga, daquelas que custam 80 reais ou mais.

13 – Observe os equipamentos de segurança, como extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe.

14 – Som. Se o carro tiver som instalado e você for comprar ele com o som, veja o estado do CD e também dos falantes.

15 – Freio. Veja se o carro está com o fluído em ordem, pisando no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Ele tem que baixar rapidamente, sem dificuldades.

16 – Veja se as revisões foram todas feitas corretamente. Mas isso só no caso de carros novos. Não vai adiantar verificar as revisões daquela Brasília 77.

17 – Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.

Se você gostou do carro, depois leve para o seu mecânico verificar estes itens:

1 – Situação do óleo do motor.

2 – Se a ventoinha do motor funciona.

3 – O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade.

4 – Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.

5 – Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.

6 – Avaliação da suspensão, freios e direção hidráulica e escapamento, etc etc etc.

Feito tudo isso e o carro atendendo todas as suas expectativas vc TEM POR OBEIGAÇÃO e SEGURANÇA ainda fazer os seguintes procedimentos para o barato não sair caro no final!

1-) Entrar no site do DENATRAN na área de consultas e ver se seu carro não é clone, produto de roubo e etc. O site é esse aqui! Please login or register to see this link.

2-) Pesquisar no site de seu Estado se o carro tem multas pendentes nele!

3-) Verificar se o IPVA está quitado mesmo! (Mtas pessoa alegam que o IPVA do ano está quitado e na verdade não está!)

4-) Consulte se o DPVAT está em dia e quantos donos o carro já teve! Site: Please login or register to see this link.

Feito tudo isso e o carro estando dentro de todas es exigências, com ctza vc não terá mtu com se preocupar! Vc ALEM de estar comprando um carro de procedência e bem cuidado, vc terá poucos sustos com o tempo!

O básico a se fazer antes de comprar um usado eu acredito que seja isso!

Vlw galera!

Os 10 maiores vicios ao volante e suas conseguencias:

Com o tempo, todo motorista encontra a forma de dirigir que mais lhe convém. E, para mudar de hábito depois, fica difícil. Afinal, ninguém acha que dirige errado, né? Mas, e se você estiver fazendo algo errado, que pode estar te custando um bom dinheiro ou, pior, pondo a sua segurança em risco?

Então. vamos analisar os 10 piores hábitos ao volante e o que eles causam ao carro!

1. Dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem:

É um saco ficar trocando de marcha toda hora nos congestionamentos, não é? Aí você acha que não tem problema deixa o pé parado ali na embreagem, pronto para usá-la. Pois saiba que a conseqüência é a redução da vida útil do disco de embreagem em até 50%. E se tem uma peça que dói no bolso, é esta. Portanto, tire o pé de lá!

2. Desencanar da calibragem semanal dos pneus:

Sem tempo para calibrar os pneus? Nem sabe o que é isso? É bom saber: a pressão correta nos pneus é fundamental para manter a vida útil deles. Além disso, ela impacta diretamente o consumo de combustível e o desempenho do carro. Portanto, guarde isso: reserve um dia da semana (pode ser o dia em que você completa o tanque) para a calibragem. Se não souber como fazer, peça para o frentista dar uma ajuda.

3. Frear em ponto morto ou com a embreagem acionada:

Trânsito parando e você já desengata o carro ou mete o pé na embragem bem antes de brecar. Errado, meu amigo. Ao fazer isso, você deixa de usar o próprio motor para ajudar na frenagem, pois está aliviando o peso nas rodas. Os efeitos são o desgaste prematuro das pinças e lonas de freio e aquecimento excessivo do fluido, o que causa o aumento do espaço de frenagem. Por isso, o ideal é reduzir a marcha e brecar com suavidade, gradualmente.

4. Andar com o tanque na reserva:

Se você é daqueles que faz questão de só passar no posto quando faltam 100m para acabar o combustível, fique esperto: essa vida emocionante faz mal ao seu carro. Quando o tanque fica quase vazio, os resíduos acumulados nele podem ser sugados para a injeção, levando ao entupimento dos bicos. Sim, todo carro tem filtro de combustível, mas para que facilitar, não é? Largue mão da emoção e complete o tanque quando o marcador chegar a 1/4, ao menos.

5. Acelerar antes de desligar o motor:

Esse é um dos mitos do tipo "não se come leite com manga". Alguém inventou essa história um belo dia e ela ficou para a posteridade. Não há necessidade alguma de dar aquela acelerada final, já com o carro parado, antes de desligar o motor. Isso não o irá deixá-lo mais forte, mais novo, mais limpo, mais nada. Você só está queimando seu dinheiro…

6. Dirigir com a mão descansando na alavanca de câmbio:

Eis aqui um hábito parente da coisa errada Nº1, no post aí de cima. E, assim como deixar o pé descansando na embragem, faz mal ao seu carro ficar com a mão sempre apoiada no alavanca do câmbio. O peso de seu braço a força para baixo, provocando desgaste prematura das engrenagens dentro da caixa. Não tem onde por a mão? Que tal deixá-la o volante, hein?

7. Sair em segunda marcha:

A maioria dos carros atuais têm torque (a força do motor) suficiente para colocâ-lo em movimento mesmo em segunda marcha. Então, para que usar a primeira, né mesmo? Pois saiba que a 1ª ainda não foi abolida. Para sair em 2ª, é preciso acelerar mais na saída. Isso, além de gastar mais combustível, causa desgaste prematuro do platô da embreage. Portanto, é só prejuízo.

8. Esquecer o afogador puxado:

Essa dia é para modelos mais antigos, sem injeção eletrônica. O afogador aumenta a quantidade de combustível e ajuda o carro a dar partida. No entanto, tem seu preço: aumento do consumo; desempenho prejudicado e desgaste prematuro do escapamento.

9. Estacionar com as rodas apoiadas na guia:

Você morre de medo que seu carro saia sozinho por aí quando você estaciona em uma ladeira e aí trata de colar as rodas na guia. Piiii. Errado. Essa mania causa deformação e esvaziamento dos pneus, desgaste da caixa de direção e desalinhamento. Trate de deixar o carro engatado, puxe bem o freio de mão e, se mesmo assim não tiver segurança, coloque um tijolo ou uma pedra

embaixo de uma das rodas.

10. Passar em lombadas com apenas duas rodas na diagonal:

Assim como o item 5, eis um daqueles mitos surgidos ninguém sabe de onde e que um monte de gente ainda faz por aí. E sabe do mais legal? Assim como o item 5, não tem qualquer razão de ser. Não é necessário cruzar uma lombada na diagonal. Ao fazer isso, você corre o risco de furar as coifas das juntas homocinéticas e de causar torções prejudiciais ao monobloco do veículo. Apenas freie antes e, assim que as rodas da frente passarem, retome a aceleração gradualmente.

É galera! Com ctza vale a pena rever como dirigimos as raposa! As dicas estão ai!

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Bom é isso ai pessoal... POR ENQUANTO é isso e com tempo e paciência agente vai melhorando esse tópico para deixar ele como referencia para o pessoal que procura informações diversas para seu carro!

Espero que gostem dele e que sirva de ajuda!

Abração a todos!

Autoria inicial: Ricardo Goldschmidt Beltrame

achies, Ansveluj and Gabriel Deivit like this

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Mais um otimo topico em belt, sempre quis saber sobre a vacina anti furto e nao sabia oque era,bacana.

Abrass

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Mais um otimo topico em belt, sempre quis saber sobre a vacina anti furto e nao sabia oque era,bacana.

Abrass

Vlw Paiva! COm o tempo e com a ajuda do pessoal eu vou aumentando os topicos e assuntos abordados!

O Objetivo desse topico é tratar de diversos assuntos que possam nos ajudar no dia a dia com a raposa!

Abração

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Esse Beltra tah a cada dia mais danado hein kkkkkkkkk

Show o tópico pco.

abs

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Espetacular o post! Muito bom Beltrame!

Abraço!

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Opaaa agora eu sei a maneira mais chuchu de lavar a mulatinha!!!

vlw BELT! kkkk

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Espetacular o post! Muito bom Beltrame!

Abraço!

Vlw Math! =)

Esse Beltra tah a cada dia mais danado hein kkkkkkkkk

Show o tópico pco.

abs

VLw pco. Com o tempo agente vai melhorando ele!

Opaaa agora eu sei a maneira mais chuchu de lavar a mulatinha!!!

vlw BELT! kkkk

Hahahaha maneira mais chuchu foi foda! Mais aguarde MOLL que logo mais vou atualizar ele com novas informações de como lavar o carro e que produtos usar para uma melhor lavagem! Só vou juntar mais informações e vou pesquisar um novo topico legal para postar tb de novidade!

Abração e fique ligado q logo mais vem novas informações de como deixar a raposa mais chuchu ainda! hehehe

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Caraca exelente topico parceiro :D

escuta vc acha q vale a pena trocar o alarme original do FOX? Ou ele atende as exigencias?

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Boa Beltra

muito bom esse tópico parabéns...

Para lavar o carro eu faço muito semelhante ao que você escreveu. Porém lavo o carro com shampoo para carro e já vem com cera. Fica brilhando.

E para finalizar passo aquele pretinho que deixa o pneu brilhando semana inteira. Vou tirar uma foto e coloco aqui para o pessoal da uma olhada.

Quem gostar e quiser a receita eu passo. Pois sou eu que faço o pneu pretinho.

Abraço

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Muito bommm!! :thumbsu:

esses cuidados com a pintura é sempre bom da uma lidaaa

abraço!

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Caraca exelente topico parceiro :D

escuta vc acha q vale a pena trocar o alarme original do FOX? Ou ele atende as exigencias?

Cara eu acho que não vale a pena! Acredito que o original atende as axigencias minimas para uma segurança, se não eles não poderiam equipar nossos carros!

Ele não tem tantas funções que nem esses apresentados, mais eu creio que não haja necessidade de trocar o original por um desses!

Abração

Boa Beltra

muito bom esse tópico parabéns...

Para lavar o carro eu faço muito semelhante ao que você escreveu. Porém lavo o carro com shampoo para carro e já vem com cera. Fica brilhando.

E para finalizar passo aquele pretinho que deixa o pneu brilhando semana inteira. Vou tirar uma foto e coloco aqui para o pessoal da uma olhada.

Quem gostar e quiser a receita eu passo. Pois sou eu que faço o pneu pretinho.

Abraço

Vlw cara! Dps mande por MP essa receita ai para que eu possa compartilhar com todos e que possa colocar no post como complemento de informação! "Pretinho show por Weslley Cardoso" hehehehe

Abração cara!

Muito bommm!! :thumbsu:

esses cuidados com a pintura é sempre bom da uma lidaaa

abraço!

Vlw cara! Com ctza é bom ficar ligado em algumas dicas!

Fique atento que logo logo eu atualizarei o topico com novas informações referente a produtos que possam ajudar na proteção!

Abração

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Achei esse melhor ainda do q o do Vw page... rs

Parabéns pela iniciativa.

Muito legal, vou deixar como favorito pra ler algumas vezes! lol

Amplexo.:

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Achei esse melhor ainda do q o do Vw page... rs

Parabéns pela iniciativa.

Muito legal, vou deixar como favorito pra ler algumas vezes! lol

Amplexo.:

Vlw cara! Hj eu estou meio enrrolado mais COM CTZA vou dar uma atualizada nem que seja coisa pequena!

Brigadão mesmo cara! =)

Fico feliz que sirva de leitura e conhecimento!

Abração

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EXCELENTE TÓPICO, está de parabéns!

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Tópico maravilhoso!! Boa Beltrame!!!!!

Abs

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Pessoal...

Eu estava navegando no site Please login or register to see this link. e vi uma Cera Japonesa para polir carro chamada Water Block Wax Gloss...

Eu já ouvi comentários de que é uma das melhores que existe e navegando pelo site diz que é umas das mais vendidas no Japão...

Alguém conhece ou já ouviu falar?

Abraço

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Aew rapaziada agradeço mesmo os elogios e para retribuir eles eu já dei mais uma atualizada no seguinte topico:

- CUIDADOS COM A PINTURA! Onde foram acresentadas novas informações sobre a pintura do carro e como mante-la e conserva-la e uma explicação dos processos de consevação e manutenção dela e as diferenças entre uma e outra!

- PRETINHO PARA PNEUS! como vc pode fazer o seu pretinho na sua casa!

AInda hj estarei atualizando e criando mais um topico novo com um novo assunto!

Abração a todos!

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Só complementando...

Eu também já utilizei diversos tipos de pretinho, mas os melhores são os caseiros...

Um pretinho que eu já usei e o resultado é bacana... é a famosa Groselha Milani misturada com alcool... No meu caso nunca juntou formiga, mas depois de uns 3 dias, conforme anda com o carro, a groselha vai saindo do pneu e vai melando a porta do carro...

Uma outra receita que já utilizei e foi citada pelo Beltra, é a famosa mistura de Glicerina, Alcool e Água... Lembrando que o alcool não é o Etanol, que é utilizado por muita gente, pois o Etanol resseca o pneu...

Mas a que eu utilizo hoje é:

Glicerina misturado com um pretinho que vende no caminhão da Candida que passa na rua de casa "rs"... e um pouco de açucar... "Detalhe, não junta formiga"

Eu conheço um local que vende um galão 5 litros de glicerina pura, ela é própria para fazer pretinho... O Fabricante recomenda você utilizar pura ou a cada 1 litro de glicerina, colocar 1 litro de alcool ou 1 litro de água...

Eu comprei esse galão por aproximadamente 50 reais... Mas isso já faz 1 ano, pois a glicerina rende muito...

A noite parece que o pneu está molhado, o resultado é perfeito...

Prometo que esse final de semana vou postar uma foto para vocês darem uma olhada...

Abraço.

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Ótimo tópico, esclareceu minhas dúvidas sobre tratamento da raposa!

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Sobre o alarme eu não esquento por causa do seguro e tenho o de fabrica,mais o resto me interessou muito !!Please login or register to see this image. Please login or register to see this image.

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Vlw galera!

Aew galera Atualizei o post com mais um TOPICO mtu legal que espero que ajude alguém algum dia!

O Topico novo são dicas para comprar uma Raposa ou outro carro USADO sem dor de cabeça!

Isso ai pessoal, espero que gostem! E aguardem novas atualização!

Abraçao!

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Muito showww esse post cara vlw pelas informações;;;

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Aew rapaziada! Atualizei o Topico com mais um POST! Vale a pena dar uma olhada!

Abração a todos e espero que gostem!

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Show de bola esse tópico...ja ta virando uma mini enciclopédia hhahahahhaha

Muito Obrigado Beltrame

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Esse tópico está perfeito heim... Parabéns...

Acho que poderiam usar essas dicas em uma auto escola... Quem sabe aqueles motoristas "Domingueiros" tenha mais noção sobre o veiculo e o trânsito.

Abraço

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