Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

estou com 8000 km

sem reclamações

mas como disse ali em cima.

realizar as trocas de marcha ré, drive e neutro (ligar o carro) requer o carro estar COMPLETAMENTE parado

quando desligar o carro, não deixa a caixa ficar forçando.

puxa sempre primeiro o freio de mão bem puxado, depois desligar na posição drive

não me arrependo hora nenhuma

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu peguei minha Space I-Motion c/ paddles em março, esta semana completou 10000kms. Como passei do automático pro automatizado penei muito pra me adaptar ao câmbio, as respostas são muito diferentes. Esse câmbio tem respostas mais similares ao manual. O meu nunca apresentou qualquer problema, meu caso foi de adaptação ao novo sistema.

Só um conselho, as respostas são lentas, portanto se tiver muita pressa, mantenha a calma e guie com paciência. Não faça bobagens como manobrar numa rodovia, vai ter sufoco, pois, para a marcha engatar em "D" ou "R" o carro deve estar parado e com o pedal de freio pressionado e isso toma segundos preciosos, não tem essa coisa de arranhar a marcha ou engatar na marra, a marcha não entra, o led correspondente fica piscando e vc tem que repetir o procedimento com calma.

Em viagens, certamente vc vai usar o modo manual , pois em situaçoes de ultrapassagem o cambio tem que ser preciso, coisa que nenhum automatizado consegue ser, vacila nas trocas e realiza trocas excessivas quando muito exigido. No modo "S" realiza trocas com giro mais alto, o que gera desconforto pelo ruido interno e pesa no bolso pois o gargalo aumenta.

Se vc adota o estilo "direção defensiva" esse cambio vai atendê-lo. Se vc é agressivo e acha que carro é igual a campo de força os outros que saiam da frente pois vc está passando, desista agora! Opte pelo cambio manual, pois o automatizado vai lhe converter e ensiná-lo a ser paciente no trânsito!

hcasantos and Robsoncb like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sinceramente tinha medo desse cambio ao comprar minha space, mas digo uma coisa, é tudo questão de prática, no começo eram comuns os erros nas trocas, trocas desnecessárias e marchas não engatando (mudar de D para N, R, por exemplo), agora, depois de pegar o jeito, não falha uma, e tem outra, posso afirmar que consigo "trocar" para a marcha que quero seja acima ou abaixo mesmo estando em D, isso porque tudo tem a ver com o peso do pé no acelerador, eu reduzo antes de subidas sempre no pé, e quando quero uma marcha longa, é só aliviar beem o pé que ele passa a marcha para uma maior, dificilmente uso manual ou sport, sempre em D e vai que uma blz, exceto quando pretendo fazer uma ultrapassagem com segurança coloco em sport (S), aí as trocas e respostas são bem mais rápidas e precisas, mas o tranquinho existe nas trocas, o que não me incomoda em nada... mas tudo é questão de costume, pois recomendo a todos esse cambio, mas aí vai da capacidade de adaptação de cada um...

Abraço

Travador likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Falou tudo!! No modo drive o que manda é o peso do pé!! Quase 5k km com o meu e tudo perfeito!!

Travador likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nelson,

Fizemos o test drive. Maravilha. Mas teste é teste e na vida real é diferente. Tudo funciona direitinho e o percurso é limitado. Mas estou animado e vejo as pessoas aqui no forum satisfeitas. Vamos aguardar. 3

Roberto, tenho certeza de que seu Pai adora o Mille dele....rs

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nelson,

Fizemos o test drive. Maravilha. Mas teste é teste e na vida real é diferente. Tudo funciona direitinho e o percurso é limitado. Mas estou animado e vejo as pessoas aqui no forum satisfeitas. Vamos aguardar. 3

Roberto, tenho certeza de que seu Pai adora o Mille dele....rs

Abraço

Tomara que fique satisfeito com o câmbio e não ter aborrecimentos, boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites

estou com 8000 km

sem reclamações

mas como disse ali em cima.

realizar as trocas de marcha ré, drive e neutro (ligar o carro) requer o carro estar COMPLETAMENTE parado

quando desligar o carro, não deixa a caixa ficar forçando.

puxa sempre primeiro o freio de mão bem puxado, depois desligar na posição drive

não me arrependo hora nenhuma

Amigo, antes de desligar não tam que deixar o cambio na posição N ????

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu so desligo ele Engatado.

Porem puxo bem o freio de mão para não deixar dar aquela andadinha que força a caixa.

Se deixar aquela andadinha, na hora de colocar no N pra dar a partida, você escuta aquele barulho na caixa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que Bruno disse é verdade. Se deixar forçando quando vc coloca N dá aquele tranco.

Eu só desligo no D quando para em uma ladeira, mas antes puxo bem o freio de mão. Em outras ocasiões só desligo no N.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não sabia desse "pormenor"...rs

Eu sempre puxava o freio de mão com ele desligado.

mas épra deixar ele em D ou em N qdo estacionar?

Aqui vai essa dúvida...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que eu saiba câmbio automatizato não tem posição Park, então ele sempre fica em neutro quando desligado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que eu saiba câmbio automatizato não tem posição Park, então ele sempre fica em neutro quando desligado.

Nos automatizados não tem posição "Park" mesmo. Mas garanto para vc que ele fica engatado quando desligado em "Drive". Então antes de ligar o carro vc coloca em Neutro, dá até pra ouvir o câmbio desengatando... ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

o stilo dual logic ,nao aceita desligar em marcha , so em N, ele pisca no painel e diz manobra nao permetida, entao o stilo daqui de casa do deixo ele no N, tanto em ladeiras, qto em baixadas!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal! acrescentando minha opinião, 3000km rodados e só alegria com esse câmbio. O que falaram sobre o modo D ter o estilo de pilotagem tranquila, é verdade, mas é tudo costume, por exemplo, se vc está num cruzamento e quer passar rápido, não pode acelerar até a metade e ir, no meio da pista ele vai passar a marcha e isso pode ser fatal, mas na boa, ou vc espera uma oportunidade boa (com tempo), ou acelera até o final do acelerador e ele puxa que chega as vezes a cantar pneu, usa o modo S, ou ainda o manual e troca quando vc quiser...

Ou seja, o D é pra vc andar na boa, mas se vc quer um carro mais agressivo, anda no S, se quer controlar, anda no M....

Por exemplo, eu ando na rodovia com o D...e quando quero ultrapassar, desço o pé, o sistema entende, baixa as vezes até 2 marchas dependendo da velocidade e passa com rotações bem altas para dar segurança na ultrapassagem.

Só estou achando o meu um pouquinho gastador...tá fazendo de 9km/l a 10.5km/l reais. Média de 10.2km/l nos 3000km rodados. Na rodovia, chego tá fazendo 13km/l puxando bem o carro.

Enfim, estou muito feliz com o carro e o problema de verdade é só o que o amigo falou acima...ao pegar um câmbio manual vc esquece de apertar na embreagem...kakak...já dei altas comidas no câmbio do Voyage do meu pai, tentando engatar marcha sem apertar na embreagem....hehehehehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

sempre li e ouvi ser errado estacionar o carro engatado pois força o cambio e no caso de sofrer uma batida estando parado o prejuízo vai ser maior, afetando o cambio. inclusive um pequeno toque de outro carro que esteja manobrando em vaga a frente ou atrás pode gerar problema.

sempre puxo o freio até o talo e deixo as rodas viradas no sentido da calçada, sem encostar para não danificar os pneus.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, excelentes depoimentos, super esclarecedores.

Alexpires, gostei muito das observações e das dicas. Entendo que posso usar o cambio dos 03 modos, D/S/M, tranquilamente, dependendo do percurso e situação.

Quando o meu chegar, coloco aqui as minhas impressòes também. E como sou conservador, desligarei sempre em N.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei se vocês já observaram, ou é só no meu que ocorre o problema. Algumas vezes na cidade quando vou fazer alguma curva, em uma esquina por exemplo, eu freio antes de entrar e logo acelero e o carro prende a aceleração e solta de uma vez quase cantando pneu, é problema só no meu ou ocorre ou já ocorreu no de alguém aqui?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nunca aconteceu isso comigo não.

Share this post


Link to post
Share on other sites

comigo também nunca aconteceu isso....estranho mesmo e pior...perigoso.

Leve já a uma concessionária...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal,

Hoje quando estava indo para o trabalho senti um forte tranco na mudança de todas as marchas e também notei que o carro praticamente não acelerava e a central limitava o motor em 3000rpm.

No começo da tarde levei à concessionária e o técnico passou o scanner e não encontrou nenhum problema. Ele também fez testes de aceleração em N e o câmbio parecia estar normal.

Saí da concessionária para o trabalho e o câmbio tinha voltado ao normal. Conseguia chegar até 6000rpm sem problema.

Na saída do trabalho, a troca da 1a. para a 2a. teve um grande tranco e quando estava parado, esperando para entrar na rua, do nada o carro morreu. E também voltou o problema da limitação da aceleração.

Levei o carro até a casa do meu pai para mostrar o problema e quando cheguei lá o carro morreu mais uma vez. Esperei um tempo e fui dar uma volta com o meu pai e para minha surpresa o câmbio voltou a funcionar.

Parece que às vezes o câmbio entra em um modo de proteção que limita o giro do motor e quase não aciona a embreagem.

O problema é que o problema parece que acontece só algumas vezes. Nessas vezes que o carro apresentou o problema, após um tempo desligado parece que a central zera alguma espécie de erro e o câmbio volta a funcionar normalmente.

Essa situação é bastante grave pois pode-se provocar um acidente pelo fato do carro não deixar acelerar.

Gostaria de uma opinião de vocês sobre esse problema. Levarei o carro amanhã na concessionária para verificar o problema.

Grato.

Edited by anferote
Tópico unido ao já existente

Share this post


Link to post
Share on other sites

não pode ser a troca de combustível?

você trocou gasolina por alcool recentemente ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

não pode ser a troca de combustível?

você trocou gasolina por alcool recentemente ?

Não, só abasteci com gasolina.

O carro está com 40 dias.

Mesmo se fosse a troca de combustível, não era para a central limitar o giro do motor em 3000 rpm e nem para dar um tranco tão forte nas trocas de marchas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal,

Hoje quando estava indo para o trabalho senti um forte tranco na mudança de todas as marchas e também notei que o carro praticamente não acelerava e a central limitava o motor em 3000rpm.

No começo da tarde levei à concessionária e o técnico passou o scanner e não encontrou nenhum problema. Ele também fez testes de aceleração em N e o câmbio parecia estar normal.

Saí da concessionária para o trabalho e o câmbio tinha voltado ao normal. Conseguia chegar até 6000rpm sem problema.

Na saída do trabalho, a troca da 1a. para a 2a. teve um grande tranco e quando estava parado, esperando para entrar na rua, do nada o carro morreu. E também voltou o problema da limitação da aceleração.

Levei o carro até a casa do meu pai para mostrar o problema e quando cheguei lá o carro morreu mais uma vez. Esperei um tempo e fui dar uma volta com o meu pai e para minha surpresa o câmbio voltou a funcionar.

Parece que às vezes o câmbio entra em um modo de proteção que limita o giro do motor e quase não aciona a embreagem.

O problema é que o problema parece que acontece só algumas vezes. Nessas vezes que o carro apresentou o problema, após um tempo desligado parece que a central zera alguma espécie de erro e o câmbio volta a funcionar normalmente.

Essa situação é bastante grave pois pode-se provocar um acidente pelo fato do carro não deixar acelerar.

Gostaria de uma opinião de vocês sobre esse problema. Levarei o carro amanhã na concessionária para verificar o problema.

Grato.

certa,detalhe com o chefe da mecânica mais não saia sem pelo menos uma vistoria com diagnostico,coisa grave não se pode esperar,ha tem um tópico sobre o cãmbio ,vc já leu ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Putz realmente perigoso isso... agora eu pergunto e se vc estiver em uma rodovia precisando ultrapassar um veículo... e a porcaria da aceleração esperada não for correspondida! Palhaçada comprar um veículo com tecnologia. conforto etc... para acontecer esse tipo de defeito! Desculpa sinceridade! Vc não é o único que fala isso não, por isso desde que comprei minha raposa eu pensei "imotion nem ferrando" infelizmente rsrsrs boa sorte ai parceiro!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Putz realmente perigoso isso... agora eu pergunto e se vc estiver em uma rodovia precisando ultrapassar um veículo... e a porcaria da aceleração esperada não for correspondida! Palhaçada comprar um veículo com tecnologia. conforto etc... para acontecer esse tipo de defeito! Desculpa sinceridade! Vc não é o único que fala isso não, por isso desde que comprei minha raposa eu pensei "imotion nem ferrando" infelizmente rsrsrs boa sorte ai parceiro!

Levei hoje na concessionária e o scanner apontou erro no sensor de rotação do motor. O técnico está esperando uma resposta da fábrica sobre o defeito para decidir o que fazer.

Pelo visto vou ficar sem carro no carnaval...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now