Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Olá Galera,

Gostaria de compartilhar um problema com vcs. Sou de BH e enfrento muitas ladeiras por aqui, por duas ou três vezes meu carro simplesmente parou numa ladeira íngreme fazendo confusão entre primeira e segunda marcha, ou seja reduziu para primeira e subitamente em baixa velocidade passou para segunda o que fez o carro parar e o cambio travou em segunda. Tive que selecionar o modo manual para seguir adiante em primeira marcha. Penso que pode ser a aceleração que faz o giro subir rápido e o cambio selecionar a segunda marcha de forma equivocada.

Outro problema, que me traz muita insatisfação, é o cambio nunca fazer as trocas progressivas numa descida a não ser que eu acelere ou opte pelas trocas manuais. Ou seja, se eu descer uma ladeira e tiver que freiar por algum motivo o cambio reduz normalmente para segunda marcha ou até mesmo primeira marcha, mas se eu continuar descendo as marchas não sobem automaticamente sem que eu acelere ou passe manualmente a marcha, mesmo com giro na casa dos 4500 ou mais.

Vcs já observaram esse comportamento?

Spacefox Sportline 2011 1.6 I-Motion

Volante multifunção c/ Paddles

4 meses de uso e 5000 km

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala cara!! Seguinte, tenho a resposta para as duas perguntas!

Seguinte, primeiro. No próprio manual do carro falo sobre como proceder na subida de ladeiras. Você deve, assim que começar a subir a ladeira, ou um pouco antes, ao dirigir no modo "D" precionar a tecla "S". Com isso, com o modo Sport ligado, ele vai segurar mais as trocas de marcha (como você normalmente faria com um carro manual ao subir uma ladeira). E vai, com isso, manter a marcha forte na subida e sem trocá-la em baixas rotações, ocorrendo a tal perda subta de potência.

Agora, quanto ao câmbio automatizado ficar "segurando" o carro nas descidas, ficar com as primeiras marchas engatadas (tipo 1ª e 2ª) isso também é normal e é explicado no manual. Isso ocorre porque o câmbio fica sempre equalizando a rotação da roda com o do motor (o que é correto), com isso, na descida, o carro desce engrenado, valendo-se do freio motor. Tal procedimento não aumenta o comsumo de combustível do carro não, pois, mesmo subindo a rotação do motor, os pistões do motor estão sendo implusionados pela rotação das rodas dianteiras, e não pela combustão do combustível, sendo portanto equivalente a descer desengrenado, porém com a vantagem do freio motor, que ajuda a não sobrecarregar os freios.

Que é meio irritante um carro muito "segurado" nas descidas é. O que eu faço, quando não estou com paciência de deixar acontecer isso é jogar no "N". E descer desembolado, na banguela mesmo, com o carro solto solto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, acho que depois dessa explicação esta tudo resolvido!!! Eu concordo 100% com a explicação do Johnny...

Apesar de nao ter um I-motion, eh bem coerente essa explicação.

Quanto a questao de descer com giro alto, ate nos carros com cambio manual, o consumo eh zero, pois usa a inercia pra movimentar o motor...ou seja, a rotação das rodas...

O consumo eh maior quando esta na "banguela"...tanto que nessa condiçao o I-system marca o consumo, ja quando se tira o pe com o carro engato, fica traço -,-- no visor...ja que nao esta sendo injetado combustivel...

Eh isso..

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Johnny, vc comentou algumas coisas de forma correta como usar o S em subidas.

Mas colocar o N em descida é PROIBIDO cara....como vc mesmo diz, o carro fica solto, e pode acontecer de vc perder o controle do carro....

No manual diz que em descidas longas ou serras, devemos colocar o modo manual, pois assim garantimos a marcha ideal pra descida conforme desejo

e além disso o freio motor funciona de forma mais eficiente.

E esse freio motor, que vc comenta que "segura" o carro, é justamente pra isso....pra vc ter o controle total do carro...e no M vc controla essa segurada dele

na marcha de seu desejo...

N em descida....NUNCAAAAA...segurança em primeiro lugar.

Travador and Catitao like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço muito a resposta e confesso não ter utilizado o "S" nas subidas, fico muito mais tranquilo pois imaginei que tivesse problemas com meu cambio pois o comportamento é muito diferente do automático que tive antes desse.

Agora ficou outra duvida, como tenho os paddles no volante o que eu tenho feito rotineiramente é passar a marcha, sem colocar o cambio no "M", ou seja, o cambio responde ao comandos de troca manual normalmente, mesmo com a alavanca posicionada em "D" porém ao reduzir a velocidade e deixar que a troca das marchas ocorra no modo semi-automático as comandos retornam para o modo automático. Na verdade gosto muito disso pois só utilizo os paddles do volante, a alavanca só uso para ré, "N" e "D", não é necessário utilizar no "M".

Isso também é normal?

Share this post


Link to post
Share on other sites

isso não é so em i-motion não. subi o pico onde pessoal voa de asa delta em governardor valadares mg com o city automatico do meu pai. e acontece o mesmo, nestas ocasioes você que tem que assumir o controle, ou colocando no S ou fazendo a troca manual mesmo. tanto na subida como na descida (lá na descida precisava de freio motor).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço muito a resposta e confesso não ter utilizado o "S" nas subidas, fico muito mais tranquilo pois imaginei que tivesse problemas com meu cambio pois o comportamento é muito diferente do automático que tive antes desse.

Agora ficou outra duvida, como tenho os paddles no volante o que eu tenho feito rotineiramente é passar a marcha, sem colocar o cambio no "M", ou seja, o cambio responde ao comandos de troca manual normalmente, mesmo com a alavanca posicionada em "D" porém ao reduzir a velocidade e deixar que a troca das marchas ocorra no modo semi-automático as comandos retornam para o modo automático. Na verdade gosto muito disso pois só utilizo os paddles do volante, a alavanca só uso para ré, "N" e "D", não é necessário utilizar no "M".

Isso também é normal?

é normal sim, tanto usando as borboletas ou o + e -

cai em um modo semi automatico

logo adiante quando der uma folga ele volta pro automatico

Share this post


Link to post
Share on other sites

As explicações estão certinhas mesmo. E em descidas não é recomendado mesmo colocar em N... O que eu faço é aumentar a marcha manualmente mesmo pelos paddles ou pela alavanca. Em descidas ou subidas eu já seleciono a melhor marcha antes da central do I-Motion calcular, rs, e dependendo do tamanho da descida ou subida eu ja jogo em M e vou guiando...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu pessoal, fico mais tranquilo com o carro, o comportamento está normal. O segredo é se adaptar ao sistema de mudanças do cambio robotizado. Acredito que é mais fácil se adaptar quando está acostumado com o cambio manual e passa para o automatizado. Passar do automático pro automatizado é osso, as respostas são muito diferentes.

Obrigado e abraços a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu pessoal, fico mais tranquilo com o carro, o comportamento está normal. O segredo é se adaptar ao sistema de mudanças do cambio robotizado. Acredito que é mais fácil se adaptar quando está acostumado com o cambio manual e passa para o automatizado. Passar do automático pro automatizado é osso, as respostas são muito diferentes.

Obrigado e abraços a todos!

Com certeza! Eu tb passei de um automático para o automatizado, e no começo estranha bastante mesmo... mas com o tempo pega o jeito fácil fácil.

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com certeza! Eu tb passei de um automático para o automatizado, e no começo estranha bastante mesmo... mas com o tempo pega o jeito fácil fácil.

Abs

Amigos. Estou com meu Fox Imotion há uma semana e estou me adaptando bem. Existem realmente alguns comportamentos estranhos do robô que devemos aprender a lidar. Eu vim de um câmbio manual e tenho preferido usar os paddles com trânsito livre aqui em Salvador. No engarrafamento ou trânsito intenso jogo no D. Fora isso também utilizo a forma híbrida. O legal é que, mesmo no manual, o câmbio reduz marcha sozinho, quando você não está a fim de reduzir antes. A principal queixa que tive até agora foi num pequeno aclive, numa avenida de alta velocidade. O Imotion ficou sem saber se colocava 4ª ou 5ª, mudando duas ou três vez de velocidade. No mais, quando estou em D, tenho tentado aumentar o meu controle via acelerador, mas ainda preciso de prática. Enfim, apesar de não ser perfeito, é um câmbio muito versátil que tem me agradado bastante.

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

De vez em quando,meu Fox I-motion,quando vou pôr a marcha a ré,ele não engata,e no painel avisa : " pise no freio e repita a manobra".Já aconteceu isso com vocês?

Share this post


Link to post
Share on other sites

De vez em quando,meu Fox I-motion,quando vou pôr a marcha a ré,ele não engata,e no painel avisa : " pise no freio e repita a manobra".Já aconteceu isso com vocês?

acontece várias vezes! é que tem que fazer a manobra com o carro parado/com o freio para o robô passar a marcha com segurança, sem "arranhar" ou dar trancos...

O jeito é fazer a troca entre D <- N -> R com mais calma e com o carro totalmente parado e com o pé no freio...

Share this post


Link to post
Share on other sites

De vez em quando,meu Fox I-motion,quando vou pôr a marcha a ré,ele não engata,e no painel avisa : " pise no freio e repita a manobra".Já aconteceu isso com vocês?

O Dualogic também faz isso. As vezes na pressa, se pisar no freio sem parar totalmente e tentar engatar, não entra de jeito nenhum. Ele totalmente parado, com o pé no freio, nunca aconteceu comigo..

Share this post


Link to post
Share on other sites

é normal isso. imotion precia fazer as coisas com calma e carro completamente parado. e sem motor forçando a caixa de marcha.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, concordo com tudo isso aí tb, o Johnny deu explicação sobre suas dúvidas... eu diria pra colocar no modo "S" (esportivo) pq a rotação chega aos 6,5K RPM e com isso te dá mais liberdade de 1ª, pra vc ir subindo na manha...

Pra descer, nunca se deve usar o "N", por motivos de segurança, é claro, mas tb por motivo de economia de combustível, pois o motor tem q receber gasosa (ou álcool) pro motor continuar ligado e funcionando bem!

Sobre a ré... é comum carro automatizado ou Dualogic (no caso da Fiat) pedir pra repetir a "operação", pois a ré é contrária ao sentido normal do carro, é uma coisa "contra" ao q o motor está acostumado, mas se fizer parando o carro totalmente e depois engatando a ré, rola de boa!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu estou muito satisfeito com meu Imotion. Câmbio versátil pra caramba, sobretudo quando vem com os paddle shifts no volante. Só acho que a central vacila um pouquinho nos aclives, mas aí é só botar no manual e um abraço.

chun83 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos,

Hoje, quando cheguei e parei o carro para manobrar e guardá-lo na vaga da garagem, meu Fox I-motion 2010 (+ de 20 mil Km rodados) morreu. Já aconteceu com alguém? Alguém sabe explicar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos,

Hoje, quando cheguei e parei o carro para manobrar e guardá-lo na vaga da garagem, meu Fox I-motion 2010 (+ de 20 mil Km rodados) morreu. Já aconteceu com alguém? Alguém sabe explicar?

Mais e ai,ligou novamente para ver se voltou ao normal ? Detalhe mais para que os amigos possam similar sua situação !!!

OK ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais e ai,ligou novamente para ver se voltou ao normal ? Detalhe mais para que os amigos possam similar sua situação !!!

OK ?

Sim, girei a chave e imediatamente o motor voltou a funcionar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso está confuso. Coloca direitinho o que aconteceu pois dessa forma não dá pra saber ao certo. Foi o motor do carro que morreu ou o câmbio travou? Pq se for só o motor pode não ter nada a ver com o I-Motion... explica melhor ai.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso está confuso. Coloca direitinho o que aconteceu pois dessa forma não dá pra saber ao certo. Foi o motor do carro que morreu ou o câmbio travou? Pq se for só o motor pode não ter nada a ver com o I-Motion... explica melhor ai.

Também estou com esta dúvida,mais vamos esperar !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

E aí rapaziada do I-Motion....

O Câmbio é bom? Sempre tive carro manual, mas minha esposa comprou um NF automatizado. Ainda ao chegou.

Tô meio assustado.

E a durabilidade, passa confiança?

saudações.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando fui comprar minha space também pensei muito no i-motion, mas vi muitas reclamações de pessoas dizendo que "travava" o câmbio e tiveram que rebocar o carro e aqui no clube dizem que a central não acerta as marchas.

Acabei optando pelo câmbio manual mesmo, pagar R$1.000,00 a mais para ter dor de cabeça não vale a pena. Alê, vc podia ter feito um test drive antes de comprar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E aí rapaziada do I-Motion....

O Câmbio é bom? Sempre tive carro manual, mas minha esposa comprou um NF automatizado. Ainda ao chegou.

Tô meio assustado.

E a durabilidade, passa confiança?

saudações.

Eu tô gostando do meu.

Não me deu problemas..

Comprado em Maio,e está com três mil e poucos quilômetros..

Excelente carro!

O problema é quando vou dirigir o Mille do meu pai,e esqueço que o mesmo é manual...

huauhauhahua...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now