Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

rodrigoandreata

Aditivo Do Radiador

73 posts in this topic

Aki em ctba paguei 67 no aditivo original na concessionaria nesse de 1,5L

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu fox ta no minino e tem um pouco de sujeira no reservatório o que vcs acham? devo completar com agua deionizada porq trabalho no laboratório quimico e tenho de graça a vontade kkk ou ja faço a limpeza e compro um novo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se ta baixo e a agua ta suja é bom fazer limpeza e troca do aditivo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ressucitando o tópico, quantos litros cabem no sistema de arrefecimento do Fox?

Aproveitando, vejam esse vídeo sobre aditivos, é longo mas é bem interessante:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 26/09/2013 at 09:42, nelsonspfox disse:

Recentemente troquei o líquido de arrefecimento do meu, comprei um frasco de Radiex para 2 anos, paguei R$20,90.

também utilizo esse Radiex Otimo produto.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Travador disse:

também utilizo esse Radiex Otimo produto.

Qual deles utiliza?

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 07/04/2016 at 17:47, PhucDen disse:

Qual deles utiliza?

Please login or register to see this link.

Agora uso Delphi

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 10/03/2014 at 10:09, ademirelx disse:

Olá moçidade!

 

Seguinte, meu carro agora em julho completa 2 anos e na revisão anterior o mecânico já falou que nessa próxima revisão (4ª\2anos) deve ser trocado o aditivo, procurei no manual e não cita a troca deste aditivo como manutenção preventiva, ai pergunto? é previsto ou não trocar? onde esta essa indicação? liquido de arrefecimento é importante, caso seja real essa troca deveria constar em algum lugar no manual como consta correia dentada, velas, liquido de freio etc...

Esse liquido não é long live que tem uma duração maior? essa troca que vem sendo pratica a cada 2 anos seria empurra empurra de cc já que não é previsto em manual?

 

Obs. quando o veiculo é novo é normal baixar um pouco, pois as galerias internas do motor não estão 100% preenchidadas, depois de alguns km rodados isso estabiliza.

Cara 2 anos já é o tempo bom pra vc estar fazendo a limpeza do sistema de arrefecimento seu mecanico está correto em recomendar a troca do aditivo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 15/04/2014 at 14:21, ademirelx disse:

Meu carro vai pra 2 anos (4ª revisão) e como presa a lenda urbana se troca de 2 em 2 anos o aditivo, pois bem tal troca não costa em manual e diante disso liguei no 0800 e segundo informações o aditivo não se troca e sim se completa quando necessário observando a proporção correta entre aditivo e agua desmineralizada ou o aditivo pronto pra uso (obvio que mesma marca).

 

Conclusão: Não trocarei o meu líquido original de fábrica visto que essa substituição não é prevista pela montadora! vamos combater a manutenção desnecessária, o meio ambiente e o bolso agradecem!

Cara todo fluido perde suas propriedades com o tempo não caia nessa conversa de  fluido não se troca a concessionaria só quer o seu dinheiro amigo fluido de arrefecimento se troca sim e pode fazer a cada 2 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém já usou Mocool? Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desculpem ressucitar o tópico mas vou compartilhar minha experiência.

Na raposa, já está chegando a hora de fazer a troca, é 2012 e nunca foi trocado.. já está bem clarinha a cor do aditivo.. mas ainda muito limpo.

Porém, no Ka 1.6 da patroa, em Setembro/16 eu resolvi fazer uma limpeza .. pois se conhecem a linha zetec sabem que 99% está com o sistema de arrefecimento PODRE (podre de verdade).

Pois como acompanho canais no YouTube de mecânica (principalmente Diego Velocímetros).. resolvi utilizar no Ka o aditivo Koube Sintético, e só alegrias até agora.

De acordo com relatos, este aditivo dura menos que o original/base glicol e também tem menos proteção contra congelamentos, porém no quesito proteção do metal ele é muito melhor.

Faz pouco tempo que estou "testando" porém, eu recomendo.. e pretendo utilizar na raposa em breve.

OBS: No Ka eu fiz a troca da carcaça da válvula termostática completa antes do procedimento, pois já apresentava vazamento. Até hoje não apareceram vazamentos (eu esperava por alguns)

OBS2: A foto do reservatório é como ele está hoje.

 

Abss!

Please login or register to see this image. /monthly_2017_01/IMG-20160902-WA0007.thumb.jpg.acf5fb2a21fc08c8fd9037f35f6ff130.jpg" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="IMG-20160902-WA0007.jpg">

Please login or register to see this image. /monthly_2017_01/IMG-20161211-WA0002.thumb.jpg.eccd9d269da2f2dccd49cf43d4fd9a20.jpg" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="IMG-20161211-WA0002.jpg">

Please login or register to see this image. /monthly_2017_01/nfc_1.thumb.jpg.3dd69a9c75a57a6212c0c31a388ec51b.jpg" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="nfc_1.jpg">

Please login or register to see this image. /monthly_2017_01/nfc_2.jpg.1c1b0ed5e370e099e9f8dee253e29808.jpg" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="nfc_2.jpg">

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 10/03/2014 at 16:06, GiBa disse:

É importante trocar sim por causa da sujeira... mas lembre-se de acionar a ventoinha, através da valvula termostática para liberar o líquido retido no compartimento do motor... se não num troca 100%

Caramba, meu carro tem 4 anos, a ex dona nunca trocou (a css só fazia troca de óleo e filtro) olhei agora ele e ainda está limpinho sem sujeira, estava um pouco baixo, completei com agua desmineralizada, mas, sua cor não está mais tão "rosa", mas, com um termodensímetro, mostrou que ainda esta em boa proporção, quase 40% ( que é oq pede o manual.)
abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 13/04/2011 at 21:27, rodrigoandreata disse:

Fala galera,

Sempre completo o radiador com a mistura correta de água/aditivo. Porém o custo do VW G12 (aditivo lilás da VW) é absurdamente alto, em torno de R$70,00 o litro na CC. Encontrei um aditivo de ótima qualidade (orgânico) no Extra Hipermercado e que é compatível com o exigido pela VW (VW TL774 F). O aditivo é o Havoline Extended Life e seu preço foi R$19,90 pela garrafa de 1 litro. Fica aí a dica.

Abraços.

Boa. Esse substituo é concentrado ou pronto pra uso? No caso de concentrado, sempre prefiro diluir (preparar) antes a solução final num recipiente a parte, tipo aquelas garrafas de água de 6 litros. A questão é se fica algum resto de aditivo anterior no sistema, se essa mistura traria problema...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 29/06/2012 at 15:32, nelsonspfox disse:

Sim, já vem com aditivo, os fabricantes recomendam a troca a cada 2 anos, de preferência aos aditivos orgânicos.

Sabe dizer se o G12 (antigo) era orgânico e à base de monoetilenoglicol?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 10/03/2014 at 23:48, Sekiya disse:

Minha opinião é a seguinte: Se for pra completar o nível do reservatório de expansão, vai com água mesmo. Não há a necessidade de completar o nível com aditivo, uma vez que o que evapora é a água e não o "glicol" do aditivo. Se quiser ser caprichoso, nada impede também.

Os aditivos atuais tem validade de 5 a 10 anos. Todos são do tipo orgânico, que duram mais que os inorgânicos. Antigamente é que se fazia a troca a cada 2 anos pois aquele aditivo verde ou azul era inorgânico.

Ou seja, dá para se fazer a troca a cada 5 anos ou mais, ou no caso de ter sujeira no sistema (ferrugem). Só para comparar, a Honda cita em seu manual que a troca do líquido de arrefecimento é feita a cada 10 anos (1ª troca). Eu acho um exagero, mas tá lá escrito...

Eu sempre prefiro preparar a solução de arrefecimento na proporção correta num recipiente à parte, tipo aquelas garrafas d'água de 6 litros. Sempre preparo um pouco a mais pra uma eventualidade. Ou seja, se for pra completar, não é nem com água desmineralizada (que tenderia a diluir mais o que está no circuito) nem com o aditivo concentrado. É com a solução na proporção original, mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 15/04/2014 at 14:21, ademirelx disse:

Meu carro vai pra 2 anos (4ª revisão) e como presa a lenda urbana se troca de 2 em 2 anos o aditivo, pois bem tal troca não costa em manual e diante disso liguei no 0800 e segundo informações o aditivo não se troca e sim se completa quando necessário observando a proporção correta entre aditivo e agua desmineralizada ou o aditivo pronto pra uso (obvio que mesma marca).

 

Conclusão: Não trocarei o meu líquido original de fábrica visto que essa substituição não é prevista pela montadora! vamos combater a manutenção desnecessária, o meio ambiente e o bolso agradecem!

Ok, mesma marca e mesma proporção. Por isso é recomendável preparar um pouco mais da solução, guardando-a em local adequada para ser de complementação.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 16/08/2016 at 13:27, adalcirmoraes disse:

Cara todo fluido perde suas propriedades com o tempo não caia nessa conversa de  fluido não se troca a concessionaria só quer o seu dinheiro amigo fluido de arrefecimento se troca sim e pode fazer a cada 2 anos.

Lembrando que após 2 anos a solução de arrefecimento já começa a ficar turva...

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, looidi disse:

Lembrando que após 2 anos a solução de arrefecimento já começa a ficar turva...

Eu acho que o tempo varia conforme a concentração do aditivo usado e a qualidade do mesmo. Eu prefiro sempre deixar a concentração acima de 50%, pois eventualmente ou numa emergência posso colocar água pura sem dó. Sei que aditivo muito acima do recomendado compromete a troca de calor, mas pelas experiências que tive com o Fox, após 4 anos, o aditivo ainda estava na cor original.
 

1 hora atrás, looidi disse:

Eu sempre prefiro preparar a solução de arrefecimento na proporção correta num recipiente à parte, tipo aquelas garrafas d'água de 6 litros. Sempre preparo um pouco a mais pra uma eventualidade. Ou seja, se for pra completar, não é nem com água desmineralizada (que tenderia a diluir mais o que está no circuito) nem com o aditivo concentrado. É com a solução na proporção original, mesmo.

Em um mundo ideal, o correto é isto mesmo. Completar com aditivo na concentração perto da recomendada. Eu não vejo muito problema em adicionar apenas água no sistema, até porque a quantidade é pouca (se tudo estiver ok). Talvez por isso as fabricantes recomendam a troca a cada 5 anos aproximadamente por prever a adição de água pura pelo proprietário. Acho que se colocar aditivo na proporção correta, o líquido deve durar muito mais que o tempo recomendado para a troca.

Share this post


Link to post
Share on other sites
11 horas atrás, looidi disse:

Sabe dizer se o G12 (antigo) era orgânico e à base de monoetilenoglicol?

Que eu saiba sempre usam orgânico, quando comprei meu carro atual fui medir a quantidade de etileno glicol estava em 30% isso num carro 0km.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é por menos que enferruja tudo... 30% em carro 0km é sinal que a fabricante não está muito interessada na qualidade, só no lucro mesmo...
Uma pena.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Sekiya disse:

Não é por menos que enferruja tudo... 30% em carro 0km é sinal que a fabricante não está muito interessada na qualidade, só no lucro mesmo...
Uma pena.

Mas é isso mesmo, hoje em dia visam mais o lucro.

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Sekiya disse:

Não é por menos que enferruja tudo... 30% em carro 0km é sinal que a fabricante não está muito interessada na qualidade, só no lucro mesmo...
Uma pena.

Os adiitivos pronto-pra-uso acho que são feitos à proporção 50%/50%

 

São até um pouco viscosos mesmo sem serem concentrados

 

Fiz esse tópico pois queria saber como o pessoal avalia o RV Extra, da Visconde: Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não recomendo usar o Petronas Coolant no EA211, cheguei a usar esse aditivo mas depois de uma semana a cor ficou turva como se o sistema estivesse todo enferrujado, não sei se foi alguma reação com o alumínio.

O aditivo em si é bom pois já usei um bom tempo no motor AP.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now