Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

rodrigoandreata

Aditivo Do Radiador

73 posts in this topic

Mandei fazer limpeza, 69 reais com aditivo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nelson, quando trocou o seu com 3 anos, percebeu alguma diferença como líquido sujo? Vc fez em casa mesmo?

 

O meu está com 2 anos e meio e estou pensando em trocar todo o líquido de arrefecimento, mas não faço nem idéia de como estão os valores cobrados para fazer a troca!

 

Abraços

Tinha um pouco de impurezas no fundo do reservatório, a cor do líquido estava normal, eu mesmo fiz a troca comprei 3 frascos de Delphi R$18,99 cada e dividi entre os dois carros que tenho.

Drenei todo líquido velho e fiz 4 enxagues com água limpa sempre esperando o ventilador elétrico armar e deixando a posição do ar condicionado em quente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Minha opinião é a seguinte: Se for pra completar o nível do reservatório de expansão, vai com água mesmo. Não há a necessidade de completar o nível com aditivo, uma vez que o que evapora é a água e não o "glicol" do aditivo. Se quiser ser caprichoso, nada impede também.

Os aditivos atuais tem validade de 5 a 10 anos. Todos são do tipo orgânico, que duram mais que os inorgânicos. Antigamente é que se fazia a troca a cada 2 anos pois aquele aditivo verde ou azul era inorgânico.

Ou seja, dá para se fazer a troca a cada 5 anos ou mais, ou no caso de ter sujeira no sistema (ferrugem). Só para comparar, a Honda cita em seu manual que a troca do líquido de arrefecimento é feita a cada 10 anos (1ª troca). Eu acho um exagero, mas tá lá escrito...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Minha opnião é que a troca deveria ser mesmo em torno de 5 anos ou em torno de 50000km, salvo em situações em que é possível perceber que o sistema está sujo.

 

Ainda não verifiquei o manual para saber se a VW informa prazo ou limite de km para a troca, alguém ja verificou?

 

Pensei em trocar agora com 2 anos e meio já que em vários lugares indicam a troca com 2 anos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém sabe dizer quantos litros de água pega os nossos fox's?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia à todos,

Eu tinha um gol power 2009 e quando ele baixou o nível (cerca de 200 ml) comprei o G12 e completei, vendi o carro este ano (2014) e até a presente data não teve nenhuma baixa, ou seja, o preço apesar de altíssimo compensou devido ao tempo. Caso aconteça no meu novo FOX repetirei a operação.

 

Espere ter ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou fazer a limpeza / troca completa do liquido de arrefecimento do sistema.

 

Na CC disseram que apenas 1,5 bastava p/ a troca isso confere?

 

Amanhã vou levar o carro na oficina e to em dúvida se preciso comprar mais.

 

Tem problema em fazer a mistura com água de torneira mesmo?

 

:)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu carro vai pra 2 anos (4ª revisão) e como presa a lenda urbana se troca de 2 em 2 anos o aditivo, pois bem tal troca não costa em manual e diante disso liguei no 0800 e segundo informações o aditivo não se troca e sim se completa quando necessário observando a proporção correta entre aditivo e agua desmineralizada ou o aditivo pronto pra uso (obvio que mesma marca).

 

Conclusão: Não trocarei o meu líquido original de fábrica visto que essa substituição não é prevista pela montadora! vamos combater a manutenção desnecessária, o meio ambiente e o bolso agradecem!

fcardoso101 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém sabe dizer quantos litros de água pega os nossos fox's?

O sistema completo deve ter cerca de 5 a 6 litros totais (não sei o valor exato). Mas na troca, esse valor nunca é alcançado, pois muita água fica dentro das galerias do motor, no radiador de ar quente, no próprio radiador e mangueiras. Quando eu fiz a troca, couberam 3 litros de aditivo concentrado e um pouco de água.

 

Na CC disseram que apenas 1,5 bastava p/ a troca isso confere?

 

 

Tem problema em fazer a mistura com água de torneira mesmo?

Eu acho pouco. No mínimo 2 litros ou 2,5 pra ficar garantido.

Tem gente que prefere usar água destilada na troca, mas na hora de lavar o sistema usa da mangueira. Então eu não vejo muita lógica em usar água destilada. Eu, pessoalmente, uso água da torneira mesmo e nunca tive problema algum com corrosão ou depósitos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se eu não me engano eu li em alguma parte do manual (não lembro qual deles) a troca a cada dois anos.

 

 

Mas vou conferir isso melhor!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que na minha raposa vou ter q trocar e fazer aquela limpeza.. ai vem a duvida, qdo eu for fazer o serviço eles vao lavar o motor com agua comum, ou algum produto especifico!?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Do jeito que o meu anda "bebendo" acho que vou colocar é pinga mesmo rsrsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seguinte pessoal, estou qrendo completar o nivel do liquido ! Posso colocar somente agua ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seguinte pessoal, estou qrendo completar o nivel do liquido ! Posso colocar somente agua ?

Não!

 

Vá até a cc e complete com G3 que ja vem pronto para o uso, jamais deixe frentista de posto ou você colocar água de torneira, vai contaminar o liquido existe e corroer o sistema.

 

Obs: Em ultima hipótese complete com água desmineralizada encontrada em postos de combustíveis ou autopeças, não contaminara o sistema mas perdera a proporção correta de aditivo x água.

Share this post


Link to post
Share on other sites

água sempre desmineralizada ou água de chuva (de preferencia lugares fora das grandes capitais devido a poluição) e a proporção é de 50% de água e 50% de aditivo.

 

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não!

 

Vá até a cc e complete com G3 que ja vem pronto para o uso, jamais deixe frentista de posto ou você colocar água de torneira, vai contaminar o liquido existe e corroer o sistema.

 

Obs: Em ultima hipótese complete com água desmineralizada encontrada em postos de combustíveis ou autopeças, não contaminara o sistema mas perdera a proporção correta de aditivo x água.

 

se eu não me engano e G13 não? do liquido lilas..

Share this post


Link to post
Share on other sites

LucasN, o ideal é fazer o que os amigos disseram: completar com uma solução de água+aditivo (normalmente na proporção de 50/50%).

Entretanto, não vejo problema algum em completar com água. Dependendo do nível, não vai entrar mais de 500ml de água, valor irrisório se levar em conta a quantidade total do sistema.

Com relação à água, eu não vejo problema maior em colocar da torneira. Eu sempre usei e nunca me deu problema em todos os carros que já fiz a troca. Em casos de corrosão, o problema principal não é a água e sim a proporção de aditivo e a qualidade dos materiais das galerias onde o líquido circula.

Share this post


Link to post
Share on other sites

tem problema sim usar água de torneira, sem sombra de dúvidas, a água que chega às nossas torneiras é pensada para o consumo humano e, ao contrário do que muitos imaginam, não deve ser utilizada no sistema de arrefecimento veicular. Isso porque a água da torneira é extremamente danosa ao motor, por sua carga de componentes químicos, como o cloro, que reage ao entrar em contato com os metais presentes no radiador, como o alumínio, provocando corrosão e afetando, consequentemente, as demais peças do sistema.  A ampla utilização de água ‘torneiral’ no sistema de arrefecimento é fruto de uma cultura errônea que, graças às informações que chegam aos profissionais, através de palestras, informativos, atendimentos técnicos e profissionais bem esclarecidos, vem se alterando a cada dia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desculpe discordar de um detalhe Lost, mas o cloro que você se refere, evapora. E rápido.

A única coisa que me faz pensar que água da torneira pode ser ruim, é com relação a sedimentos, mas até aí, pode filtrá-la.

Usar água destilada ou desmineralizada é uma boa, mas é custosa demais para algo que não necessita de tantos cuidados. Pelo custo, eu acho um roubo e nada garante que a água dentro do frasco realmente é pura.

Para me justificar, eu me baseio nos próprios carros atuais que nunca tiveram o líquido trocado (portanto, 1º enchimento original de fábrica) e mesmo assim estão com sinais de corrosão e sujeira. A fábrica usa água da torneira?? Provavelmente não, mas isso não impediu do sistema se deteriorar.

Outra analogia: se a água da torneira fosse tão corrosiva assim, não haveria chaleira que aguentasse dentro de uma casa.

Por isso, acredito ser mais importante preocupar-se mais com a qualidade do aditivo e na proporção dele, que a própria água.

Share this post


Link to post
Share on other sites

não tem que pedir desculpas Sekiya, estamos apenas trocando informações...rs

qto a água, vc pode usar a água da chuva que é de graça (apesar desses tempos sem ela...rs), enfim, água de torneira tem cloro, flúor e minerais e eles são os mais perigosos para o sistema, pois com o tempo eles ficam depositados nas partes internas do motor e principalmente na bomba de água, diminuindo a vida útil e prejudicando a troca térmica.

 

abz!

Share this post


Link to post
Share on other sites

se eu não me engano e G13 não? do liquido lilas..

 

Isso!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou la agora na CC comprar um reservatório para eu fazer a troca e a limpeza do sistema.. Mas ate agora nao sei o que colocar G13, mais o que? Água comum ou outro tipo de agua e onde posso compra la? Rsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera!!! achei essas instruções no verso da garrafa que eu tinha comprado, mas eu não consegui decifrar a figura. 

Alguém pode me ajudar a decifrar?

 

 

Please login or register to see this image. /uploads/imgs/pre_1405954196__2014-07-21_11-10-34_520.jpg" alt="pre_1405954196__2014-07-21_11-10-34_520.">

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera!!! achei essas instruções no verso da garrafa que eu tinha comprado, mas eu não consegui decifrar a figura. 

Alguém pode me ajudar a decifrar?

 

 

Please login or register to see this image. /uploads/imgs/pre_1405954196__2014-07-21_11-10-34_520.jpg" alt="pre_1405954196__2014-07-21_11-10-34_520.">

 

"Adequado para o enchimento vitalício" 

 

Portanto líquido de arrefecimento (g13, original de fabrica) não se troca...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera!!! achei essas instruções no verso da garrafa que eu tinha comprado, mas eu não consegui decifrar a figura. 

Alguém pode me ajudar a decifrar?

 

 

Please login or register to see this image. /uploads/imgs/pre_1405954196__2014-07-21_11-10-34_520.jpg" alt="pre_1405954196__2014-07-21_11-10-34_520.">

 

O desenho informa como deve ser a proporção de água ~~ aditivo que irá diluí-lo de acordo com a temperatura ambiente da região que o veículo se encontra... quanto maior for a temperatura negativa, maior será a proporção de aditivo em relação a água (desmineralizada, filtrada, da torneira... ai vai de cada um!!)

Will1 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now