Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Branca

Ligo O Ar Condicionado, Perco O Freio

29 posts in this topic

Caros colegas vejamos se alguém aqui consegue decifrar este mistério que está me deixando maluca:

Minha raposa é maravilhosa, amoooooooooo, desde que comprei nunca me deu um único trabalho, mas descobri uma coisa interessante e preocupante: ao ligar o ar condicionado, passados uns 10 minutos que o bicho tá funcionando, perco o freio!

É sério. Com o ar condicionado funcionando, o freio simplesmente 'zera', não funciona. Por mais que você meta o pé até o final, o freio não responde e, basta desligar o ar condicionado e na hora o freio volta.

Alguém aqui já se deparou com este tipo de problema ou conhece alguém que já teve este problmea e como resolveu e se resolveu?

Cansei de levar na concessionária. Levei em 5 concessionárias da VW e o que escuto é sempre: 'olha não detectamos nenhum problema nos freios e nem com o ar condicionado'.

Estou buscando agora a ajuda dos universitários porque as Cartas não ajudaram. Olha que testei por 3 vezes após a peregrinação nas concessionárias e o resultado foi o mesmo: ar condicionado ligado, freio fica duro, duro, duro, vc força o pé até o final e ele não responde.

Obrigada desde já. Bjks a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso ai é um dos defeitos cronicos do Fox ao sair de fabrica...rsrs. Leva na concessionaria que eles resolvem. La eles farão o chamado "telecarregamento". A grosso modo é uma reprogramação da central de injeção para que aumente o fluxo de ar enviado ao servo-freio enquanto voce estiver usando o ar condicionado para que assim diminua a força exercida para que o freio seja acionado. Embora seja teoricamente de simples solução, evite usar o ar enquanto não for feito o reparo. Mas como se trata de algo que envolve a segurança é melhor voce levar o quanto antes na concessionaria para resolverem. Isso ai é serviço de algumas horas. Ou seja, voce leva pela manhã e pega no inicio da tarde. Alias é serviço de no maximo um dia. Se não me engano tem tópico aqui ja falando disso com muitos outros usuarios que passaram por essa situação...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alias nem perde seu tempo ligando. Ja leva na concessionaria e faça com que executem o reparo. Isso ai é defeito que influencia diretamente na sua segurança!!! Faça o consultor andar no carro e assim ele ira comprovar o defeito.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alias nem perde seu tempo ligando. Ja leva na concessionaria e faça com que executem o reparo. Isso ai é defeito que influencia diretamente na sua segurança!!! Faça o consultor andar no carro e assim ele ira comprovar o defeito.

Will

Muito obrigada pela dica. Esta semana está meio complicado para mim, mas na próxima semana levarei para fazer exatamente o que você orientou, daí posto aqui o resultado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, esse foi novidade pra mim...

Sei que temos topicos falando de problema no freio, mas nenhum tinha citado o uso do ar-condicionado como causador da falta de freio...

No meu carro ja senti umas 2x que logo ao dar partida, na primeira freada ele ficou um pouco mais pesado, depois voltou ao normal....

Mas ja faz um tempinho que nao acontece, se acontecer de novo vou na cc...

Realmente como se trata de problema de segurança, as cc normalmente dão prioridade no atendimento, trantando o caso como urgencia....

Entao fique esses dias que voce nao pode levar o carro na cc sem usar o ar, senao eh perigo na certa....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que estranho!!!! Nunca vi um problema desses.... mas boa sorte com a resolução do problema, e não ligue o ar hein!!!! kkk

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, esse foi novidade pra mim...

Sei que temos topicos falando de problema no freio, mas nenhum tinha citado o uso do ar-condicionado como causador da falta de freio...

No meu carro ja senti umas 2x que logo ao dar partida, na primeira freada ele ficou um pouco mais pesado, depois voltou ao normal....

Mas ja faz um tempinho que nao acontece, se acontecer de novo vou na cc...

Realmente como se trata de problema de segurança, as cc normalmente dão prioridade no atendimento, trantando o caso como urgencia....

Entao fique esses dias que voce nao pode levar o carro na cc sem usar o ar, senao eh perigo na certa....

Nossa esse é um dos mais "famosos" defeitos do Fox. At[e a solução ja é manjada nas concessionarias. E esse problema se manifesta mais nos Fox com ar condicionado. Agora uma coisa que eu não sabia era que acontecia nos 1.0 com ar. Achei que era defeito mais comum nos 1.6. A concessionaria faz uma alteração no software do módulo de injeção para que seja enviado maior fluxo de ar para o servo freio no momento da frenagem. Eu até questionei o que tinha a ver o freio mesmo não sendo ABS ter relação com o software de injeção. Mas ai o conversando com o chefe da oficina da concessionaria ele me explicou do que se tratava. Disse que era "comum" essa ocorrencia mas que a solução era rapida e simples. Apesar que, ha relatos frequentes de proprietarios que levaram seus carros na concessionaria e que o diagnostico era problema no servo freio e que a peça estava sendo trocada em garantia. De qualquer forma pra quem tem esse problema é bom ficar alerta...

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, esse foi novidade pra mim...

Sei que temos topicos falando de problema no freio, mas nenhum tinha citado o uso do ar-condicionado como causador da falta de freio...

No meu carro ja senti umas 2x que logo ao dar partida, na primeira freada ele ficou um pouco mais pesado, depois voltou ao normal....

Mas ja faz um tempinho que nao acontece, se acontecer de novo vou na cc...

Realmente como se trata de problema de segurança, as cc normalmente dão prioridade no atendimento, trantando o caso como urgencia....

Entao fique esses dias que voce nao pode levar o carro na cc sem usar o ar, senao eh perigo na certa....

Silver direto acontece isso comigo também !!!

só que não é todas as vezes que acontece isso...

acontece uma vez depois de um tempo outra e assim vai

levei na cc e como nosso amigo lá em cima disse o diagnóstico foi: "Não foi constatado nenhum problema no freio" - Traduzindo para nossa língua do fórum agora: "Não foi constatado nenhum problema, pois não andamos com seu carro e não nos aprofundamos neste problema"

Simples assim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah sim, o problema do freio ficar duro eu ja tinha ouvido varias vezes e senti no meu carro 2x....

Oq eu falei que era novidade pra mim era o fato disso estar relacionado diretamente ao acionamento do ar-condicionado, como relatou a nossa amiga...isso foi a parte diferente da historia...... hehehe...

Pq vamos combinar que eh bem estranho, o freio funcionar normalmente, ai quando aciona o AC ele para de funcionar e desligando o AC volta ao normal....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só fikei sabendo desse problema no 1.0...

Na comunidade do orkut ja falaram disso a tempos...desdos primeiros Nf's...

Só levar na CC =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu começou com uns problemas no freio agora, depois de mais de 5000km rodados...As vezes quando piso no freio o mesmo fica duro e perde muito a eficiência do freio, mais não chega ao ponto de não freiar. Ja quase bati o carro umas 3 vezes ao tentar parar e o freio ficar duro, detalher q o meu é 1.0 e ñ tem AC. Vou levar essa semana para a revisão dos 6 meses e pedir para eles darem uma olhada nisso além de uma série de probleminha q to fazendo uma lista hauhaua.

Share this post


Link to post
Share on other sites

tenso! vc ainda te coragem de ligar o ar? kkk..

bom.. brincadeiras a parte.. isso é grave mesmo! leva na CC.. pega o consultor.. empurra ele dentro do carro e pede pra dar uma volta contigo.. pra ele comprovar..

essas safadezas de deixar o carro com problema la.. e depois eles vierem dizendo que nao tem nada.. é dose..

aproveitem enquanto tem a garantia.. usem e abusem..

a minha ta acabando.. então.. to procurando todos os defeitos possiveis pra corrigir.. hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah sim, o problema do freio ficar duro eu ja tinha ouvido varias vezes e senti no meu carro 2x....

Oq eu falei que era novidade pra mim era o fato disso estar relacionado diretamente ao acionamento do ar-condicionado, como relatou a nossa amiga...isso foi a parte diferente da historia...... hehehe...

Pq vamos combinar que eh bem estranho, o freio funcionar normalmente, ai quando aciona o AC ele para de funcionar e desligando o AC volta ao normal....

Quando voce aciona o ar condicionado do seu carro. Observe que a rotação ira cair ligeiramente e logo na sequencia o atuador de marcha lenta compensa essa queda de rotação fazendo o motor ficar mais acelerado para que a marcha lenta fique sempre com uma rotação padrão. O caso é que por conta desse defeito de software, a compensação exercida pelo atuador de marcha lenta não é suficiente para fazer com que a rotação do motor fique constante caindo consideravelmente fazendo com que o motor mande menor vacuo para o servo freio e por consequencia diminuindo a ação dele que é de diminuir o esforço para se frear o carro. É como se voce tentasse parar um carro em movimento com o motor desligado, na primeira pisada o pedal ta leve ja na segunda pisada ele endurece e voce precisa exercer um esforço maior. Mas eu achava que esse defeito era comum nos 1.6 nos 1.0 pra mim é novidade. Mas como foi dito ai acima esse foi um dos defeitos que mais apareceram nos primeiros Novo Fox de 2009/2010 e nos fabricados no inicio de 2010. Achei que os carros fabricados ja no segundo semestre não teriam esse problema de software mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todo de boca aberta, nunca tinha ouvido falar disto !!1

Gente fico ate com medo destes problemas, como disse nosso amigo aqui,tem carro dando isto já com algumas quilometragens 5000k, como pode isto ?

Quando se trata de farois, botoes ai tudo bem, mais freio ????

O pior é quando a gente é pego de surpresa !1111:blink:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todo de boca aberta, nunca tinha ouvido falar disto !!1

Gente fico ate com medo destes problemas, como disse nosso amigo aqui,tem carro dando isto já com algumas quilometragens 5000k, como pode isto ?

Quando se trata de farois, botoes ai tudo bem, mais freio ????

O pior é quando a gente é pego de surpresa !1111:blink:

Isso ai nem depende de quilometragem pois, o carro ja sai de fabrica com esse defeito. Alguns percebem com poucos quilometros outros com mais quilometragem mas na internet se procurarem voces poderão confirmar que ha relatos de falha ao tirar da concessionaria.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will, eu entendi tudo oq voce falou, mas o detalhe eh...

MEU CARRO NAO TEM AR CONDICIONADO!!! Kkkkk....por isso nem imaginava que acontecia isso...hehe...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will, eu entendi tudo oq voce falou, mas o detalhe eh...

MEU CARRO NAO TEM AR CONDICIONADO!!! Kkkkk....por isso nem imaginava que acontecia isso...hehe...

Por isso que eu disse que pra mim é novidade esse lance de acontecer com Fox 1.0 eu sabia com o 1.6 que alias é a maioria das reclamações desse defeito. Derepente se acontece com o seu pode ser que seja outra coisa e agora por estarmos comentando coincidiu...

Share this post


Link to post
Share on other sites

olá pessoal !!! O meu aconteceu quando cheguei da cc e ainda sem placa....,guardei o carro e no outro dia quando fui sair,liguei o ar e o freio ficou duro,ja levei 3 vezes ma cc,eles reprogramaram o software e mesmo assim de vez em quando acontece,principalmente na ré,vou levar para revisão dos 30.000 Km e vou falar de novo,talvez o servo freio possa estar com problemas e se tiver espero que eles troquem na garantia,pois ja passou de um ano,pórem eles que não acharam o defeito.......

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ehr...

Alguns esclarecimentos...

Esse defeito começou com os Gols G5, pois foi quando mudaram para o motor VHT.

Isso só acontecia nos 1.0 com AC, por ser um motor com menor potência ao ligar o AC o motor não conseguia gerar vácuo suficiente no servo-freio, endurecendo o pedal.

Isso já foi motivo de recall para o Gol e Fox G1 há tempos atrás antes do NF começar a ser vendido.

O conserto foi uma reprogramação na central do carro (ECU) para evitar essa deficiência no servo-freio.

Please login or register to see this link. Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Branca,

como disseram, é recomendável você ir urgentemente na CC para consertarem isso. E por enquanto, não utilize o AC. A segurança é prioritária a qualquer coisa. ;)

Silver,

Esse endurecimento do pedal é normal pela manhã, ao ligar o carro. Basta andar um pouco que o freio volta ao normal. É só não abusar do motor no começo. ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Silver,

Esse endurecimento do pedal é normal pela manhã, ao ligar o carro. Basta andar um pouco que o freio volta ao normal. É só não abusar do motor no começo.

Pois eh Massaki, mas no meu caso, quando ocorreram essa falhas, nao foi de manha, foi depois de ter andado varias vezes, sem problema...

Estava parado no serviço e tive que sair pra fazer umas coisas, liguei o carro e virei pra fazer meia volta na rua...parei de frente pro muro, e na hora de dar a ré, na segunda manobra, o freio ficou duro e fraco, e acabei encostando akele gancho de reboque (embaixo do parachoque traseiro) na guia pq não consegui parar o carro....

Ai quando fui pra frente, o freio voltou ao normal e nao deu mais problema...essa foi a primeira...

Depois, em casa, tava com o carro na garagem (a noite, depois de usar o carro o dia todo) e tinha que sair pra ir na casa da minha namorada.

Ao sair, fui freiar para descer e fechar o portao, e senti o freio bastante duro...na saida da calçada...parei com o freio de mao, desci, fechei o portao e quando voltei pro carro, acelerei e o freio ja tava funcionando normalmente....

Foram somente essas duas vezes que tive esse tipo de problema...nada grave, mas pode ser algum problema...ja passei na cc e falei sobre isso.

A segunda revisao esta chegando entao vou esperar, se nao acontecer nada ate la, quando for pra revisao eu ja aviso pra darem uma olhada.

Se acontecer dnovo antes, eu ja levo direto...afinal eh questao de segurança, eles dao prioridade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal se vocês ficaram boca aberta imaginem como eu fiquei em plena Régis Bittencourt, um calorão lazarento e eu toda paquita ligando AC e de repente: cadê o freio?!...kkkk...Ainda bem que meu anjo da guarda estava de plantão naquele dia...rs

O que mais me revoltou foi que, ao procurar as CC da VW ouvir diversas vezes que a minha raposa não tinha nada. Confesso que a VW às vezes deixa a desejar em termos de atendimento.

Minha raposinha é 1.0, GII e afirmo que até hoje o único problema encontrado e surgiu a pouquíssimo tempo foi este lance do freio ficar de cara virada com o AC...rs...Outro dia contei para um amigo e ele não acredito. Fiz ele vir até em casa, pegar meu carro e fazer o teste. Ele constatou a mesma coisa que eu: AC ligado, o freio vai para o vinagre e, no exato momento que vc desliga o AC automaticamente o freio volta. Vai entender!

Por medida de precaução, não estou usando o AC até que tenha segurança novamente. Prefiro fazer sauna seca dentro do carro a me arrebentar por aí...rs

Mas tudo bem vou levar na CC e postar aqui os próximos capítulos da novela 'o freio e o ar'...rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal se vocês ficaram boca aberta imaginem como eu fiquei em plena Régis Bittencourt, um calorão lazarento e eu toda paquita ligando AC e de repente: cadê o freio?!...kkkk...Ainda bem que meu anjo da guarda estava de plantão naquele dia...rs

O que mais me revoltou foi que, ao procurar as CC da VW ouvir diversas vezes que a minha raposa não tinha nada. Confesso que a VW às vezes deixa a desejar em termos de atendimento.

Minha raposinha é 1.0, GII e afirmo que até hoje o único problema encontrado e surgiu a pouquíssimo tempo foi este lance do freio ficar de cara virada com o AC...rs...Outro dia contei para um amigo e ele não acredito. Fiz ele vir até em casa, pegar meu carro e fazer o teste. Ele constatou a mesma coisa que eu: AC ligado, o freio vai para o vinagre e, no exato momento que vc desliga o AC automaticamente o freio volta. Vai entender!

Por medida de precaução, não estou usando o AC até que tenha segurança novamente. Prefiro fazer sauna seca dentro do carro a me arrebentar por aí...rs

Mas tudo bem vou levar na CC e postar aqui os próximos capítulos da novela 'o freio e o ar'...rs

Dirigido por mim,

guiado por DEUS !!!!!! B)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Colegas venho a público agradecer ao Will pela dica.

Finalmente acabou a novela entre o ar condicionado e o freio...rs...Minha raposa está em paz novamente e tinindo....rs

Obrigada mesmo Will. Tudo bem que tentaram me engambelar na concessionária, mas paguei de 'manjo tudo', plagiei você e eles se limitaram a fazer telecarregamento(depois de quererem me convencer de que TODOS os sensores estavam com problemas e depois quiseram me convencer de que o rastreiador instalado estava interferindo e mais outras cozitas que me fizeram ser grosseira e responder ao técnico: "Façamos assim, vou vender meu carro pq do jeito que vc está falando tá tudo bichado, então vamos tentar primeiro o teleccaregamento (lá eles deram outro nome) e se não funcionar, me ajudem a vender o carro"...rs.

Brigaduuuuuuuuuuuuuuu mesmo Will

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu não quero desanimar voce não...mais eu vou contar o que aconteceu comigo,eu estou com o mesmo problema,ja fiz esse tal de telecarregamento ficou bom por um tempo mais voltou tudo de novo..espero que no seu caso tenha resolvido,vou levar na cc para fazer a revisão dos 30.000 Km e vou ver se consigo arrumar isso,sem contar que agora quando freio o carro e ele esta quase parando escuto um rangido no disco de freio,da impressão que tem algo riscando os discos....muita paciência viu...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fabão espero que o problema não volte...rs...até lá vou aproveitar o ar condicionado, se bem que, com o friozinho que anda fazendo em Sampa nada como um bom ar quente....rs...Férias para o ar condicionado...rs :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now