Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Erlon

Comparação Entre Os Motores Do Gol 1.6 2009 E Fox 1.6 2011

50 posts in this topic

eu venho de um peugeot 206 1.6, então tudo perto dele para mim, é porcaria.

Eu acho esse motor do fox muito barulhento e pode até desenvolver legal apartir da terceira, mas a arrancada também é muito fraca.. isso porque meu carro é 1.6

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meus cálculos para o Z06

Please login or register to see this link.

Vídeo referência

0:10 aos 6500rpm > Velocidade 95km/h > 1ª Marcha

Ficha técnica do carro (marcha, diferencial e pneu traseiro)

Please login or register to see this link.

Achei isso sobre o Z06 por coincidência e verifiquei meus cálculos

Please login or register to see this link.

Bateu :D (56.7 mph = 91.23kmh)

Bom, acho que é isso o que queria falar sobre marchas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu venho de um peugeot 206 1.6, então tudo perto dele para mim, é porcaria.

Eu acho esse motor do fox muito barulhento e pode até desenvolver legal apartir da terceira, mas a arrancada também é muito fraca.. isso porque meu carro é 1.6

Consegui marcar o 0-100 em 11.7s usando gasolina (11.3s de acordo com a VW). Outro dia tento fazer em 11s fechado com rollout ou tentando sair com rotacao maior. O novo palio 1.6DL faz em 9.9s de acordo com a fiat :o

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que bom que opinião é pessoal... mas falar mal do motor 1.6 da VW, mesmo utilizado no polo e no golf sportline para elogiar peugeot... sinto muito mas forçou a barra!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando se coloca o fox a 140 de terceira, ele já esta pedindo macha descaradamente, a 180 vai de quarta, mais depois fica complicado continuar. A minha curiosidade é se tem como marca os 240 do velocimetro

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando se coloca o fox a 140 de terceira, ele já esta pedindo macha descaradamente, a 180 vai de quarta, mais depois fica complicado continuar. A minha curiosidade é se tem como marca os 240 do velocimetro

Share this post


Link to post
Share on other sites

Consegui marcar o 0-100 em 11.7s usando gasolina (11.3s de acordo com a VW). Outro dia tento fazer em 11s fechado com rollout ou tentando sair com rotacao maior. O novo palio 1.6DL faz em 9.9s de acordo com a fiat :o

Olha, tudo depende das trocas de marchas e embreagem... nunca fiz o teste de aceleração e acho q nem vou, pq não tenho onde testar e quem seja meu assistente de bordo (conhecido tb como co-piloto)! rs Além do mais, meu carro é apenas 1.0! lol

Mas acho q dá sim, pra diminuir esse tem da fábrica depende do motor estar ou não amaciado, se vc coloca ou não 6k giros no motor, se troca a marcha com a embreagem ainda em baixo...

Não tô falando q vc não saiba dirigir, nunca faria isso, afinal eu NãO sou bom motorista (para alguns, rs)! E muito menos quero te ensinar algo sobre direção...

Mas se vc colocar mais de 6k rotações e trocar marcha "estilo (pro) racing", vc abaixa e muito esse tempo!

Boa sorte e nos envie o resultado!?

Amplexo.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olha, tudo depende das trocas de marchas e embreagem... nunca fiz o teste de aceleração e acho q nem vou, pq não tenho onde testar e quem seja meu assistente de bordo (conhecido tb como co-piloto)! rs Além do mais, meu carro é apenas 1.0! lol

Mas acho q dá sim, pra diminuir esse tem da fábrica depende do motor estar ou não amaciado, se vc coloca ou não 6k giros no motor, se troca a marcha com a embreagem ainda em baixo...

Não tô falando q vc não saiba dirigir, nunca faria isso, afinal eu NãO sou bom motorista (para alguns, rs)! E muito menos quero te ensinar algo sobre direção...

Mas se vc colocar mais de 6k rotações e trocar marcha "estilo (pro) racing", vc abaixa e muito esse tempo!

Boa sorte e nos envie o resultado!?

Amplexo.:

Bom, coloquei em S e deixei o carro passar a marcha por si só. Digo pois um amigo tem um city ex AT e a gente ficou de ver um 0-400m sem modo sequencial pois o dele nao tem essa opcao.....acho que é a saída, tem dia que consigo cantar um pneu, quando quero nunca consigo kkkkkkkkkkkkkk.

Mas tenho que tentar, obvio quando estiver com a câmera e num dia sem movimento, sair com rotação maior ou roll-out. Talvez em fevereiro consiga.

Ah, mae comprou um sandero AT, e uma coisa notei que embora tenha 4 marchas e isso é um pecado, ele em alta rotacao parece estar com mais folego que o fox, se bem que sao 16válvulas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , sei não, pra mim carro com menos marcha tem q puxar mais mesmo... carro manual com 6 marchas, por ex., as marchas são curtas... eu não gosto, por mim, carro teria de ser igual aos carros antigos, acho q tem um Dodge com 3 marchas, e 3 válvulas, se não me engano, a 1ª chegava nos 70 - 80 km/h, a 2ª dava até 140 km/h... acho q tô enganado mas é mais ou menos isso... as marchas eram muuuuuito longas... nos carros de 5 marchas automáticos/automatizados/hidramáticos (ou o q vc preferir, rs), têm a troca de marcha macia... mais do q os de 4 marchas... Se o Sandero tivesse 9 marchas (q acho q não existe carro com esse tanto de marchas no AT), qq Uno adaptado com câmbio AT daria pau no Sandero, fácil... imagina, carro sem final e sem força...?!?! 16 válvulas ajuda sim, mas não sei se chega ao ponto de compensar cavalos...

O S, eu não indico pra se colocar em ruas planas e muito menos pra deixar o carro ir passando marcha, assim vc não vai bater o tempo nunca!!! rs Pode até colocar no S para dar mais "gas" no carro, mas tem q trocar manualmente as marchas, pq o carro custa a chegar no vermelho (q é onde o câmbio troca a marcha, quase cortando rotação), creio q por volta dos 7k giros, no caso do I-motion 1.6, ele custa a reconhecer q está na hora... e isso é feito por querer... pro carro atender melhor em caso de atolamento ou neve!

Esse negócio de 0 - 400m, pra mim é bobeira, vc pode marcar em 10 tentativas, 8 tempos diferentes, já q raramente vc conseguirá fazer o mesmo processo de troca de marcha da mesma forma q fez antes, só se vc for profissional e fizer dezenas, quando não centenas de vezes... Se vc trocar uma marcha em tempo diferente, vc pode ganhar ou perder tempo no final...

O certo mesmo, seria de 0 - 1 km... mas teria tb q realizar várias vezes... eu dirigindo o seu carro com certeza seria diferente de vc dirigindo o seu carro... eu não teria dó! Não é meu mesmo!!! kkkkkkkkk Brincadeira!

Mais uma vez, repito, não quero ensinar nada, apenas expressar o q penso!

Lembrando q o Gol 1.6 anda mais por causa da escalonagem das marchas serem diferentes do q as do Fox, por ser mais baixo e ter menos atrito em maior velocidade! Pra não sair da temática do Tópico! lol

Amplexo.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aí que tá Bruck, mudando de marcha para desempenho.

Hoje fiz uma bateria de 5 corridas com um amigo, ele num Honda City EX e eu no Fox prime. Foi praticamente empate, só o tempo de reação que deixava um pouco mais na frente do outro pois quando aceleravamos a distância entre os carros era praticamente a mesma o tempo todo, ambos em modo automático (eu no D com Sport acionado). A gente não teve dó do carro em momento algum :P kkkkkkkkkk

Mas nisso percebi que o fox em alta rotação ficava manco, não desenvolvia muito e não sei como conseguia acompanhar, afinal temos apenas 8v e o city 16v, o que permite uma maior vazao e ar-combustível e assim em alta rotação faz diferença. Diferente do carro de mãe que já dei uma esticada e quando chegava em 4500rpm pra cima o motor acordava bonito (sandero 1.6 16v AT) bem mais que o VW.

O city, como sabemos, é 1.5 automático de 5 marchas e cortava a 6500rpm (eu 6250rpm no modo D+S, percebi melhor isso hoje). Embora seja pouco mais pesado, além de ter menos torque, tem mais potência em alta que o VW, deixando o resultado praticamente em empate, mas acho que se ele não tivesse o conversor de torque (que rouba uma boa potência) e sim uma embreagem teria ganhado de mim que tenho uma embreagem robotizada. A gente foi em modo automático mesmo para ficar equivalente, só na última fui em Manual para testar e ele cortava a 6500rpm (nisso, passou a marcha no meu lugar uma vez antes de eu ter passado pois o câmbio tenta se "proteger" atuando no lugar do motorista)

OBS.: Sim moderadores sei que não é permitido falar sobre essas corridas aqui no fórum, só usei como base de informação, espero não criar conflitos.

Por falar em marchas, viu a Amarok Automática? Câmbio ZF 8HP de 8 marchas, essa brincadeira de mais marchas pode-se deixar a primeira mais curta que o normal para ter mais força quando necessário. Eu já penso o contrário, quanto mais marchas melhor pra mim pois posso aproveitar melhor o motor e suas curvas de torque e potência. E como experiência própria, numa viagem um colega numa Zafira AT4 falou que o câmbio as vezes pulava entre 3 e 4 pois a viagem não foi num regime permanente, foi bem pertubada (ladeira, descida, carro lento, ultrapassagem com sucesso e desistidas, curvas e etc, nada que deixasse a mesma numa velocidade constante), como se estivesse em dúvida, enquanto no megane de pai foi só na 5ª para ultrapassar sem precisar força rmuito e 6ª para overdrive, numa ultrapassagem mais forte foi que reduziu para a 4ª. Se precisasse era só eduzir mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que bom que opinião é pessoal... mas falar mal do motor 1.6 da VW, mesmo utilizado no polo e no golf sportline para elogiar peugeot... sinto muito mas forçou a barra!

Sério? Só pq está no polo e no golf não quer dizer que o motor é bom.

é economico, tem uma faixa de torque legal (com o torque maximo já a 2500rpm), mas em alta ele sofre um pouco, tanto que a potencia maxima é a 5250rpm

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lembrando q o Gol 1.6 anda mais por causa da escalonagem das marchas serem diferentes do q as do Fox, por ser mais baixo e ter menos atrito em maior velocidade! Pra não sair da temática do Tópico! lol

Tenho um gol g5 também aqui em casa, já passei alguns dias dirigindo ele e sei que de 1ª a 4ª é praticamente a mesma coisa, o motivo para o gol conseguir velocidade máxima maior é pq a 5ª dele é bem mais curta que o fox.

Já o tempo no 0-100 dos dois é muito parecido, o gol é um pouco mais rapido só por ser mais leve.

Share this post


Link to post
Share on other sites

nao querendo fugir muuito do assunto em questao, mas fiquei uma semana com uma saveiro trooper do meu pai, 1.6...eiiiita bixinha lerda, sinto muito mais torque no fox 1.6 e msm se tratando do msm motor, vejo muito diferença no cambio, será que tem alguma regulagem ou algo do tipo diferente??

abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

nao querendo fugir muuito do assunto em questao, mas fiquei uma semana com uma saveiro trooper do meu pai, 1.6...eiiiita bixinha lerda, sinto muito mais torque no fox 1.6 e msm se tratando do msm motor, vejo muito diferença no cambio, será que tem alguma regulagem ou algo do tipo diferente??

abraços

Sobre o torque é impressão sua, nos dois é exatamente a mesma coisa.

O cambio da saveiro é mais curto, acredito que desde a 1ª marcha pq ela é projetada para levar carga.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acredito que a saveiro tenha o mesmo cambio do gol, que por sua vez é o mesmo do fox...

Infelizmente no site da vw não tem muita informação a respeito! ;/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sobre o torque é impressão sua, nos dois é exatamente a mesma coisa.

O cambio da saveiro é mais curto, acredito que desde a 1ª marcha pq ela é projetada para levar carga.

O câmbio da saveiro, em relação ao do fox manual, é mais curto apenas na primeira e segunda marchas, sendo iguais nas outras. Acredito que seja curto apenas na 1ª e 2ª por questão de força, já nas outras marchas como o veículo já está em movimento então não precise de tanta força assim.

SAVEIRO TROOPER 2011 Câmbio manual de 5 marchas (cinco marchas à frente), acionamento por cabos; tração dianteira Relação das marchas 1a marcha - 3,769 1 2a marcha - 2,095 1 3a marcha - 1,281 1 4a marcha - 0,927 1 5a marcha - 0,740 1 Ré - 3,182 1 Redução do diferencial 4,188 Embreagem Monodisco, acionamento hidráulico

Fox PRIME 2011 MQ200 - Câmbio manual de 5 marchas (5 marchas à frente, acionamento por cabos); tração dianteira Relação das marchas 1a marcha - 3,455 1 2a marcha - 1,954 1 3a marcha - 1,281 1 4a marcha - 0,927 1 5a marcha - 0,740 1 Ré - 3,182 1 Redução do diferencial 4,188 Embreagem Monodisco, acionamento hidráulico

Fonte:

Please login or register to see this link. e Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

É realmente o 1.0 é manco andei num hoje e por isso que vim nos tópicos de preparação já vou usar um pra ir pra facul, mais pra viajar e nos finais de semana graças a deus tenho um Ap 1.6 aspirado qe hj em dia anda com 123cv .

Mais 160km/h de 4° é normal, meu golzim vai até os 185km/h de 4° e sem cortar giro, acredito que o fox 1.6 também chegue a essa velocidade de quarta, só não vai ser tão rapido porque o meu é mechido. E quanto a 3° marcha o meu chega a 145km/h se deixar cortar, o fox 1.6 tb deve chegar a isso .

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

CARACA GALERA, ESSE CARA FALOU QUE É DIFÍCIL 120 EM 3????? POIS MEU FOX CHEGA FACIL E RAPIDO AOS 145 DE 3. QUANTO A QUARTA CHEGA DE BOA A QUASE 190. O MEU É UM 1.6 2012 APENAS COM UM K&N INBOX E AMACIADO DESDE 0KM NO GRAU. ESTOU SATISFEITISSIMO COM A CARANGA, E JA CANSEI DE DAR PAU EM ASTRA E NEW CIVIC... DEIXEI FALANDO TANTO NA CIDADE QUANTO NA ESTRADA. ABRAÇOS A TODOS.

Share this post


Link to post
Share on other sites

CARACA GALERA, ESSE CARA FALOU QUE É DIFÍCIL 120 EM 3????? POIS MEU FOX CHEGA FACIL E RAPIDO AOS 145 DE 3. QUANTO A QUARTA CHEGA DE BOA A QUASE 190. O MEU É UM 1.6 2012 APENAS COM UM K&N INBOX E AMACIADO DESDE 0KM NO GRAU. ESTOU SATISFEITISSIMO COM A CARANGA, E JA CANSEI DE DAR PAU EM ASTRA E NEW CIVIC... DEIXEI FALANDO TANTO NA CIDADE QUANTO NA ESTRADA. ABRAÇOS A TODOS.

 

Botaram motor errado no seu então.

 

O meu tbem tem filtro K&N e 190km ele não daria nem se tivesse a sexta marcha.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Botaram motor errado no seu então.

 

O meu tbem tem filtro K&N e 190km ele não daria nem se tivesse a sexta marcha.

O meu não tem filtro nada é todo original...... e já dei 180 - 185 nele algumas vezes tenho filme e foto.... chega a 190 sim tranquilo e a rotação ainda esta longe do vermelho....... 

Já andei em um gol 1.6 g5 e uma saveiro 1.6 g5 e ambos na minha opinião são mais rápidos que o fox.....

Minhas referências são em 2º corta a pouco mais de 90km/h - 3º pouco mais de 135km/h e a 4º a pouco mais de 175km/h..... Até no youtube mostra isso....

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu não tem filtro nada é todo original...... e já dei 180 - 185 nele algumas vezes tenho filme e foto.... chega a 190 sim tranquilo e a rotação ainda esta longe do vermelho....... 

Já andei em um gol 1.6 g5 e uma saveiro 1.6 g5 e ambos na minha opinião são mais rápidos que o fox.....

Minhas referências são em 2º corta a pouco mais de 90km/h - 3º pouco mais de 135km/h e a 4º a pouco mais de 175km/h..... Até no youtube mostra isso....

 

Vocês não andaram no bluemotion 1.6, o cambio parece infinito >< 2a vai a 100 km/h, 3a vai até 160 km/h, 4a não sei pq não tem força para passar dos 187 a pouco mais de 4 mil giros.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com o meu nunca passei de 180 km/h na RETA, sem vácuo. Acho que até daria mais um pouco, talvez 190, mas demoraria pra chegar lá...

Galera uma coisa que vocês não podem confundir é relação de marcha com potência. Quando você coloca um filtro esportivo, coloca um escape dimensionado, ou outras coisas que aumentem a potência, seu carro irá acelerar mais rapidamente e atingirá uma velocidade maior. Porém isso não interfere em nada em qual será a velocidade máxima em 1ª/2ª/3ª/4ª ou seja lá qual marcha for. O que muda a velocidade máxima de cada marcha são apenas a relação da marcha, diâmetro do conjunto roda com pneu e rotação máxima. Por exemplo, se você pegar um carro original que dá digamos 90km/h em 2ª e turbinar ele, vai continuar dando 90km/hª em 2ª, porém vai chegar aos 90km/h muito mais rapidamente. Isso é algo importante que o pessoal as vezes confunde, acho importante explicar.

Maersk likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Botaram motor errado no seu então.

 

O meu tbem tem filtro K&N e 190km ele não daria nem se tivesse a sexta marcha.

 

Não concordo...!! Infelizmente deu "azar"...! Passa tranquilo, sempre tive motor original...! Não vou fazer comentários pq o foco é motor e não desempenho...! Mas o que os outros amigos mencionaram é possível sim! Porém ocorre um desgaste prematuro do motor se realizado constantemente!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu bluemotion 1.0 vai a 160 de quarta fácil... É o pico da alegria com ele, pq quando engata a quinta o bichinho murcha... Em descida ele já foi a 175 no max, e em subida, alcançou 160 fácil com a quarta haha... Se ele tivesse uma quinta um pouquinho mais curtinha pra ele baixar menos o giro, e uma sexta um pouco mais longa que a quinta atual para economia, seria perfeito xD
Alguem sabe se dá pra colocar o corte desse tranquerinha em 8000 rpm? O bichinho é girador nato, bore x stroke 0.99, 4v por cilindro + vvt =) Se pudesse esticar mais a quarta pra ele ja entrar a quinta cheia, acho que daria pra passar dos 180 com meu milzinho =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu bluemotion 1.0 vai a 160 de quarta fácil... É o pico da alegria com ele, pq quando engata a quinta o bichinho murcha... Em descida ele já foi a 175 no max, e em subida, alcançou 160 fácil com a quarta haha... Se ele tivesse uma quinta um pouquinho mais curtinha pra ele baixar menos o giro, e uma sexta um pouco mais longa que a quinta atual para economia, seria perfeito xD

Alguem sabe se dá pra colocar o corte desse tranquerinha em 8000 rpm? O bichinho é girador nato, bore x stroke 0.99, 4v por cilindro + vvt =) Se pudesse esticar mais a quarta pra ele ja entrar a quinta cheia, acho que daria pra passar dos 180 com meu milzinho =)

Trocando comando e molas de válvulas + reprogramação, sim, mas tentar apenas liberar o giro com reprogramação vai flutuar válvula e o pistão pode acabar atropelando a mesma. O problema de trocar de comando, teria que ser um muito bom, de forma que não perdesse torque em baixas rotações.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now