Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Erlon

Comparação Entre Os Motores Do Gol 1.6 2009 E Fox 1.6 2011

50 posts in this topic

Olá pessoal! Tive um Novo Gol Power 2009 1.6 e agora estou com um Fox Prime 2011 1.6. Estou muito satisfeito com este motor! Estou achando ele melhor que o do Gol, apesar de eles, no papel, serem idênticos.

O meu Gol tinha um torque bom no geral, e perdia torque a partir dos 4500 rpm, me obrigando a trocar marcha no máximo aos 5000 rpm. Pra vocês terem uma ideia, o torque de outro Gol 1.6 original no Dinamometro, a 5000 rpm é igual a 10Nm, o torque máximo do Gol 1.0. Pensei até em trocar o comando de válvulas do Gol para um comando mais agressivo, que desviasse a curva de torque levente para a direita.

Pois bem, a impressão que eu tive com o Novo Fox é que ele já veio com este comando envenenado! Ele parace que melhora levemente o torque a partir dos 4000 e vai forte aos 6000, com um ronco mais áspero. não dá nem vontade de trocar a marcha antes.

Quem tem o 1.6, percebeu esta disposição do carro nessa rotação elevada?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom na minha opinião o toque dele dos 2500 até os 4000 é o que eu chamo de exelente pra quem precisa de motor em ultrapassagens e afins...

porém acho que o motor 1.6 depois dos 160km/h não tem final, não evolui... e pra chegar nos 180 km/h leva tempo..

isso falando em 4ª marcha né...

Lógico que fazendo isto em areas reservadas né...

mas no geral, eu adoro o motor..

marquinhosportline likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em relação ao 1.0 acham muito ruim??, comprei 1.0 e nao sei se com ar condicionado ele fica muito pesado...

Obs: nao viajo muito ando mas na cidade e as viajes que faço nao sao muito longas!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tiago, eu peguei um 1.0 com ar tambem.

Na estrada achei o motor muito bom, mantem 140/150 sem esforço no plano, mesmo com ar e é extremamente suave o funcionamento.Eu tinha uma saveiro g4 e a 140 parecia que o motor estava no meu colo de tanto que vibrava.

Em subidas, por causa do cambio ser bem mais longo que na maioria dos 1.0 ele exige que voce use mais o cambio, mas é somente questao de se acostumar.

Na cidade fica meio manco com ar, e se trocar as 3 primeiras marchas antes dos 3/3,5 mil rpms tu empaca o transito

Share this post


Link to post
Share on other sites

Calma ai, 160km/h de quarta marcha? 'pqp'!!!!

Uma das poucas vezes que estiquei 'sem pena'(não gosto de fazer isso com o carro) com o meu Fox 1.6 foi quando voltei de Brasilia - DF. Um amigo de lá havia comprado recentemente um Astra SS (top d+ aquele carro) e ele me falou: "ai to de bobeira com esse carro, ele passa facil dos 120km/h de terceira marcha!" e eu falei: "facil? não, duvido! ele passa, mais facil nao!" moral da historia o astra passa sim e facil, para minha surpresa, mais o Fox as 120km/h de terceira marcha ja ta pedindo a quarta.

Ou seja resumo,

Motor 1.6 da VW hoje é igual, muda do Gol para o Fox apenas aerodinamica. Gol é mais baixo(ja tive um) isso faz ele não balançar igual nossas raposas. Eu acho que falando em 1.6 o Gol é mais velocidade e o Fox é mais conforto. Peguei estrada com motor 1.0 e putz! precisei aumentar o som, pois o ruido foi mais alto e tambem não olhar para o conta giros, senao ficava com pena.

Share this post


Link to post
Share on other sites

160 de quarta marcha SIM, e vai mais.

Não pode ter pena de subir o giro não, motor é feito pra rodar mesmo.

Pra ter uma ideia, muitos carros conseguem subir o giro além do limite de corte sem grandes problemas,

pois o limite de corte é mais em baixo para evitar problemas, e aumentar a vida util do motor.

Claro que você não vai trocar toda marcha no corte, a todo momento. Mas em ocasiões que você precisa,

não vejo o menor problema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Calma ai, 160km/h de quarta marcha? 'pqp'!!!!

Uma das poucas vezes que estiquei 'sem pena'(não gosto de fazer isso com o carro) com o meu Fox 1.6 foi quando voltei de Brasilia - DF. Um amigo de lá havia comprado recentemente um Astra SS (top d+ aquele carro) e ele me falou: "ai to de bobeira com esse carro, ele passa facil dos 120km/h de terceira marcha!" e eu falei: "facil? não, duvido! ele passa, mais facil nao!" moral da historia o astra passa sim e facil, para minha surpresa, mais o Fox as 120km/h de terceira marcha ja ta pedindo a quarta.

Ou seja resumo,

Motor 1.6 da VW hoje é igual, muda do Gol para o Fox apenas aerodinamica. Gol é mais baixo(ja tive um) isso faz ele não balançar igual nossas raposas. Eu acho que falando em 1.6 o Gol é mais velocidade e o Fox é mais conforto. Peguei estrada com motor 1.0 e putz! precisei aumentar o som, pois o ruido foi mais alto e tambem não olhar para o conta giros, senao ficava com pena.

É realmente o 1.0 é manco andei num hoje e por isso que vim nos tópicos de preparação já vou usar um pra ir pra facul, mais pra viajar e nos finais de semana graças a deus tenho um Ap 1.6 aspirado qe hj em dia anda com 123cv .

Mais 160km/h de 4° é normal, meu golzim vai até os 185km/h de 4° e sem cortar giro, acredito que o fox 1.6 também chegue a essa velocidade de quarta, só não vai ser tão rapido porque o meu é mechido. E quanto a 3° marcha o meu chega a 145km/h se deixar cortar, o fox 1.6 tb deve chegar a isso .

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites
Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

sera que achou carvao ou pedras preciosas?

Share this post


Link to post
Share on other sites

auhauhauhauha, sensacional Bulga!!!

Po galera, se o topico eh muito antigo e voce nao tem nada a acrescentar, pode ler a vontade, mas nao precisa colocar um post somente com um EMOTICON.....pra que???

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nos mínimos detalhes não,rsrsrsrsrsrs

Mais sei que com gasolina v power o carro esta mais bravo e econômico ao mesmo tempo.......

Share this post


Link to post
Share on other sites

vixe,nao sei nao eu ainda acho q o gol é mais forte, 1.0 nem se fala, o fox chega a diminuir quando troca de marcha...nao tem jeito.. a unica economia q o 1.0 tem é no preço, de resto gasta tudo a mais,mas gasolina, mais embreagem...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já que dessenterraram o tópico vale a observação:

O motor é exatamente o mesmo do gol g5 e fox "g2"

E o Fox chega até 180km/h em 4ª

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já que dessenterraram o tópico vale a observação:

O motor é exatamente o mesmo do gol g5 e fox "g2"

E o Fox chega até 180km/h em 4ª

A velocidade máxima está mais relacionada a relação de marchas, tamanho do pneu e diferencial que ao motor em si. Claro, ele só chega a essa velocidade pois tem potência para tal.

Share this post


Link to post
Share on other sites
A velocidade máxima está mais relacionada a relação de marchas, tamanho do pneu e diferencial que ao motor em si. Claro, ele só chega a essa velocidade pois tem potência para tal.

Só fiz uma observação para o cara que falou de 160km/h em 4ª

A velocidade máxima depende de 2 fatores:

-Potencia

-Aerodinamica (lógico, um pneu mais largo vai aumentar o arrasto)

A partir daí é calculada a relação certa do cambio e diferencial, a maioria dos carros hoje chega na velocidade máxima na penultima marcha, a ultima é só overdrive. é o que acontece com o Fox.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só fiz uma observação para o cara que falou de 160km/h em 4ª

A velocidade máxima depende de 2 fatores:

-Potencia

-Aerodinamica (lógico, um pneu mais largo vai aumentar o arrasto)

A partir daí é calculada a relação certa do cambio e diferencial, a maioria dos carros hoje chega na velocidade máxima na penultima marcha, a ultima é só overdrive. é o que acontece com o Fox.

Sim, a potência tem que superar o arrasto, mas o que falei foi que para chegar na máxima, a relacao do cambio diferencial e pneu são importantes no fato de "coloquei 180 em quarta" para isso teria que estar a 6250rpm no fox manual, claro considere erros de velocimetro para até uns 4km/h + ou -.

Se vc colocar num dinamometro, vai ter essa mesma velocidade a mesma rpm, a diferenca é que aí nao vai ter arrasto aerodinamico, podendo chegar a uns 230km/h na quinta por uma fórmula que fiz em casa. Vou conferir quando chegar em casa mas é por aí.

Um exemplo bem de laboratório seria colocar por exemplo a 5ª mais longa, num dinamometro poderia chegar a uns 260km/h por exemplo. No real nao chega por que?? Porque o carro nao tem força para superar o arrasto.

Da pra entender pq sou ruim em explicar =X.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , concordo plenamente, a última marcha é só para não forçar o motor em uma estrada, por ex. Mas eu nunca cheguei nos cento e tantos de 4ª, só fiz 150 km/h (e não aconselho a ninguém fazer o mesmo), pq estava "correndo" de um caminhão numa descida, estava de 5ª e coloquei 4ª pra aumentar o giro e ganhar mais velocidade...

O 1.0 é excelente em alta... mas se deixou cair, acabou... esquece e volta pra 3ª! Qq carro 1.0 é assim, pelo menos os q eu já dirigi... a retomada é lenta depois da 3ª e em um morrinho, com ar à 90 km/h, dê seta pra direita e deixe os carros passarem!!! rs

Amplexos.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rburiti, se for colocar num dino um Fox, não vai dar nem 175 km/h... o painél mostra a velocidade com uma margem de segurança, tanto pra radar, quanto para o próprio motorista e tb por causa do sensor do chicote q leva o cabo de RPM/Velocímetro... se for olhar os 250 km/h, pode escrever uns 240... a diferença é cada vez maior, à medida q for aumentando a velocidade no painél.

Quanto à RPM, 6250 giros é o ideal para troca de marcha (pra mim)... apesar de q, em 5750 já dá praticamente a mesma potência ao motor... eu troco marcha (hj em dia) entre 5k - 6k... mas sei q em 6,5k, onde começa o vermelho, o motor fica como "guepardo" nas suas condições, e não raposa! rs

Amplexos.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, esses 180km/h eu falei baseado em calculos, a 60km/h (no painel) em 4ª eu estou a exatamente 2000rpm. A 6000rpm da 180km/h, como só vai cortar a 6500rpm até poderia chegar a um pouco mais.

Já fui até perto do corte em 4ª mas não fiquei olhando para o painel para ver a velocidade exata que eu cheguei, tinha que prestar atenção na estrada :P

Mas no dinamometro da até para chegar a 240km/h onde o cambio acaba em 5ª

Acho que eu entendi o que vc quis dizer, eu sei também, em alta velocidade o arrasto é muito grande, e o Fox tem um cx e area frontal razoaveis para os padrões atuais, mas tem carros bem melhores. O melhor exemplo que eu lembro agora é o Calibra.

Tem um calculo sim, da para saber quanto de potencia o carro está utilizando para se manter em certa velocidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para saber a potência é simples:

Primeiro calcula a força de arrasto

F = Cx * V² * p * A * (1/2)

p=massa específica do ar

A= área do veículo

V = velocidade

Cx= Coeficiente arrasto

Sabendo que Pot = F * V, multiplica-se a força pela velocidade e temos a potência.

Fonte: Questão básica da minha prova de mecânica dos fluidos 2 ;D

Please login or register to see this link.

Cx do fox = 0.353

Area Frontal = 2.17m²

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vc só podia ser aluno de engenharia também :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

o painél mostra a velocidade com uma margem de segurança, tanto pra radar, quanto para o próprio motorista e tb por causa do sensor do chicote q leva o cabo de RPM/Velocímetro... se for olhar os 250 km/h, pode escrever uns 240... a diferença é cada vez maior, à medida q for aumentando a velocidade no painél.

Sim, geralmente da uns 5% para mais no painel que o real, nesse vídeo que fiz

(só não gostei pq ele passou a marcha a 6mil rpm) peguei como exemplo 5mil rpm na 3ª, o que mostra 92-93km/h e nos cálculos 88km/h. O primeiro teste que fiz foi no megane de pai, a gente testou até cerca de 155km/h e a diferença era coisa de 5km/h no carro dele a essa velocidade (sendo assim acredito que seja mais preciso que o velocimetro do fox). Claro nunca vai dar exatamente certo por causa do VSS e o que vc falou, mas que é um calculo válido é.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , lembrando q não corta marcha em 6,5k...!!! Já fiz 7k de 1ª e 2ª... não sei, mas o limite (acho q) é 7,5k... mas dá dó, e muita quando chega nos 7k...

Por falar nisso, "Off-topic": meu carrinho tá dando um som estranho, como se tivesse aberto o cano... isso é vontade de colocar filtro/turbo... lol Quando eu chego nos 5,5k dá um barulhão... "vrummmm", até gostoso.

Amplexos.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now